• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nick Drake

Thico

The Passenger
Na minha opinião, chegou a hora de vocês ouvirem as palavras de Deus.


attachment.php
 

Anexos

  • nickhillpose.jpg
    nickhillpose.jpg
    50,8 KB · Visualizações: 337
  • drake_nick~_fiveleave_101b.jpg
    drake_nick~_fiveleave_101b.jpg
    42,7 KB · Visualizações: 68
  • pinkmoon.gif
    pinkmoon.gif
    67,9 KB · Visualizações: 59
É verdade, e eu nunca tinha notado tal semelhança, sempre liguei o nome da música do Radiohead a Subterranean Homesick Blues do Dylan.

Quem quer saber um pouco quem é Nick Drake, resumindo: Trovador de Folk do final dos anos 60 que tocava violão como poucos (tenho um amigo que é um fenômeno na guitarra/violão e tem dificuldade de tirar as músicas do Drake), tinha uma voz serena bem particular e fazia letras formidáveis. Gravou apenas 3 discos, todos primorosos.

Os dois primeiros(Five Leaves Left [69] e Bryter Layter [70]) marcados belos arranjos(acompanhados por Cellos, Pianos, Violinos, Flautas, etc), na totalidade são discos impecáveis. O primeiro tendendo para a melancolia, já o segundo mais alegre e com algumas influências particulares como de Jazz na música Poor Boy(essa que eu pus parte da letra aí em cima).

O terceiro disco: Pink Moon(72), é o mais famoso dele, basicamente voz e violão, com algumas curtas passagens de piano em poucas faixas. O que é interessante nesse álbum é a história da gravação dele, Nick o fez em apenas dois dias, por isso dá para notar algo bem crú e natural nas músicas, até com erros do próprio, o que deixa o disco mais espetacular ao meu ver.

Algum tempo depois, quando Nick planejava a quarta obra em meio a crises depresivas(por não ser tão reconhecido e problemas particulares), ele foi encontrado morto em decorrencia de anti-depressivos que tomou em larga escala, provável suicídio, mas há controversias sobre o assunto.

Enfim, o cara é um dos maiores gênios musicais que já passou pela Terra na minha opinião, fez três obra-primas dignas de +90. Apesar disso um dos mais injustiçados também, recebeu pouca resposta do público na época, em relação ao que merecia. Mas hoje nota-se que ele influenciou muita gente aí, como toda galera nova do Folk(Sufjan Stevens, Iron & Wine, Kings of Convenience, Devendra Banhart, etc.), fora pessoas como Badly Drawn Boy e o Belle & Sebastian.

Qualquer um dos discos é bem indicado para começar, mas acho que o Bryter Layter é uma boa pedida.
 
Última edição:
Para quem quiser unir o util ao agradável, veja esse filme... além de ser uma ótima documentação da vida de Nick, traz inúmeras canções do próprio acompanhadas de belas imagens de paisagens da Inglaterra, etc. 48 minutos que valerão a pena na vida de qualquer um.

[70]


attachment.php
 

Anexos

  • nickdrake-a_skin_too_few.jpg
    nickdrake-a_skin_too_few.jpg
    7,3 KB · Visualizações: 307
Última edição:
Não leve pessoalmente Thico, mas normalmente suas indicações pra música, fora rock progressivo, nunca me chamaram atenção :lol: Até esse tópico.

Me pareceu muito interessante mesmo. Conferi o Bryter Layter e, realmente, excelente.
 
O melhor de todos. Prefiro Nick Drake ate em relação ao Bob Dylan. O cara é *o artísta*. Um dos grandes gênios da música de todos os tempos.

O terceiro disco: Pink Moon(72), é o mais famoso dele, basicamente voz e violão, com algumas curtas passagens de piano em poucas faixas. O que é interessante nesse álbum é a história da gravação dele, Nick o fez em apenas dois dias
Foram duas gravações de duas horas nos dois dias. Ambas começaram e terminaram entre meia noite e duas da manhã.
 
Última edição:
Ia (re)movimentar esse tópico hoje, que bom que você já o fez.

Faram¡r disse:
O melhor de todos. Prefiro Nick Drake ate em relação ao Bob Dylan. O cara é *o artísta*. Um dos grandes gênios da música de todos os tempos.

Sim, eu estava falando isso com uma amigo hoje na mesa de bar, ele dizia que o dizzy gillespie era melhor que o miles davis(aí eu não posso confirmar pq não conheço o trabalho do dizzy direito e adoro o miles). E eu comparei essa situação com o caso do Nick Drake, que foi totalmente genial em apenas 3 discos, enquanto o Bob Dylan já fez inumeros, e nem por isso pode ser considerado mais foda que o Drake. A questão não é quantidade, muito menos "comercialidade", e sim o fato da qualidade, ou melhor genialidade.
 
Eu também pensei sobre esse detalhe. Não temos como saber se Nick Drake teria feito apenas obras geniais se continuasse vivo. Pelo menos sabemos que estava na contramão do showbusiness, então provavelmente ele não seguiria uma trajetoria comercial. O importante é que tudo o que ele produziu pode ser considerado obras de arte supremas.
 
attachment.php



Going to see the river man
Going to tell him all I can
About the plan
For lilac time.
 

Anexos

  • nickdrake.jpg
    nickdrake.jpg
    36,6 KB · Visualizações: 1.106
Eu ouvi o Pink Moon. Muito bom. Bastante cru e emana muito sentimento. E as letras dele são belas.

Vou atrás dos outros discos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo