• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tree and Leaf, de Tolkien, aqui na Valinor!

Imrahil

Kyknos kyknón
Acabo de defender meu mestrado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. O trabalho foi uma tradução comentada, em edição bilíngüe, de Tree and Leaf (Árvore e Folha), uma das mais bonitas e menos conhecidas das obras de Tolkien e ainda inédita no Brasil. Não mais! A partir de agora, a Equipe Valinor tem a honra de disponibilizar o texto integral desse trabalho de graça, em formato PDF!

A disponibilização de graça para um público amplo em formato eletrônico é uma das regras recentes implantadas para todo mundo que participa de uma pós-graduação numa universidade brasileira. Portanto, não há qualquer elemento de pirataria nesse publicação em acesso livre.

No caso da minha dissertação, cada um dos quatro textos que formam o livro aparece no original em inglês e na tradução em português, com comentários detalhados sobre como a tradução foi feita, e por quê, além de informações extras sobre o contexto da obra.

Além disso, temos uma introdução sobre a teoria da tradução e a obra de Tolkien, uma breve nota biográfica sobre o autor, explicações detalhadas sobre os tipos de poesia utilizados por ele e introduções curtas para cada um dos textos.

É bom lembrar que esta é uma versão preliminar, que deve ser melhorada em alguns detalhes. A versão definitiva será postada aqui na Valinor assim que possível. Espero que todos possam aproveitar os textos, que são muito legais. Se por acaso a introdução estiver muito acadêmica e chata, é só pular para os textos em si. Agradeço também todos os comentários e sugestões.

Para baixar o PDF da dissertação, clique aqui: http://www.valinor.com.br/tree_and_leaf
 
Última edição por um moderador:
Infelizmente, creio que não. A obrigação da divulgação é apenas para fins não-lucrativos.
 
Vocês não têm noção do que tem nessa tese. Dentre outras coisas, deixa eu falar do mais suculento: temos On fairy-stories, Mythopoeia, Leaf by Niggle e The homecoming of Beorhtnoth Beorhthelm’s son todos até então inéditos no Brasil traduzidos e comentados!
 
Vocês não têm noção do que tem nessa tese. Dentre outras coisas, deixa eu falar do mais suculento: temos On fairy-stories, Mythopoeia, Leaf by Niggle e The homecoming of Beorhtnoth Beorhthelm’s son todos até então inéditos no Brasil traduzidos e comentados!

:joy: :gira: :joy:

Que bom!!

Já tenho uma das leituras de férias garantida :joy:
 
O Mythopoeia é de longe uma das coisas mais lindas que eu já li na vida.

Eu já li todo o pdf e está matador! :D
 
Excelente iniciativa, Cisne! Ler esse trabalho está sendo como ler um livro com o autor do lado, explicando "pessoalmente" os detalhes mais relevantes. Assim que sair a versão definitiva eu vou imprimir para encadernar, para ganhar seu lugar na minha prateleira tolkieniana. :D

E Parabéns pelo sucesso acadêmico!
 
Pulei direto para o Mythopoeia, pq eu já tinha muito ouvido falar dele, e fiquei impressionado. Acho que é o melhor poema que Tolkien já escreveu, e a tradução está impecável. :clap:
 
Repito aqui meus parabéns a você, por ter concluído com honras o mestrado! Ainda mais se tratando de uma obra de Tolkien, que não costuma ser simples.

Infelizmente não tenho tido tempo para leituras fora da faculdade, então farei como o Gildor disse e esperarei sair a definitiva para imprimir e encadernar!

Mas estou bem curiosa para ver como ficou!

Parabéns novamente, Cisne! :clap:
 
É, terei que chover no molhado e dizer o quanto essa tradução... aliás, o trabalho como um todo, com notas realmente relevantes, está simplesmente fantástico! Meus parabéns e obrigado ao Reinaldo por nos ter presenteado com uma obra de altíssimo nível sobre Tolkien, do tipo que ainda não havíamos visto por aqui e do qual carecemos e muito! Que seja o primeiro a abrir as portas para muitos outros! :clap:

Só vou esperar também a edição definitiva para imprimi-la e encardená-la como ela merece. :D
 
Última edição:
O Mythopoeia é de longe uma das coisas mais lindas que eu já li na vida.
É realmente um poema maravilhoso! Há muito que sou fã dele!! :cerva:
E já fiz o downlaod e to super ansioso pra ler!
Mas vou esperar a versão definitiva pra poder imprimir e encadernar!

Coitadinha da Martins Fontes... :lol:

Ah, parabéns, Cisne!!! :clap:
 
Porque?! O que a Conrad tem com isso?!
Se ela tiver tendo prejuizos com isso, muito bem-feito pra ela! Passei a odiar essa editora devido a umas coisas aí...
 
É uma história bem fedida, pra falar a verdade. Mas acho que é melhor o próprio Reinaldo explicar (caso ele queira, claro), pois ele tem os maiores detalhes "de dentro".
 
Emocionante. Genial. O On Fairy eu tinha me aventurado a ler em inglês, mas ver em português é emocionante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo