• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Minority Report" (Philip K. Dick)

Engethor

Son of Jango
As obras mais conhecidas de Philip K. Dick são The Man in the High Castle (ganhador do Hugo) e Do Androids Dream of Electric Sheep? (q originou o filme Blade Runner). Ubik tb é um livro citado.

O único q li dele é Os Três Estigmas de Palmer Eldritch. Não consigo ainda resumir o enredo em 2 linhas (é muito vai e vem), só os temas. Posso dizer q ele fala de vida, morte, o conceito de realidade (identificados como temas recorrentes em sua obra), tudo isso movido a drogas (outro tema recorrente).

Dados biográficos e bibliográficos estão em sites de referência, como esse (não-oficial):
http://www.philipkdick.com/overview.htm

Chegando nos finalmentes, recentemente foi lançada uma (nova?) edição nacional do conto Minority Report (não sei se já houve alguma edição nacional dele). Apesar da capa só apresentar MR, é uma coletânea de contos, incluindo o conto q originou o filme Totall Recall. Na formatação do livro, aumentaram espaçamento e letra para parecer maior. Mas o conto é curto, então deu pra dar uma boa olhada de cabo a rabo.

No conto MR, John Anderton é o comissário chefe da divisão de Pré-Crime, e praticamente fundou a divisão, há 30 anos. Um dia, chega o jovem Edward Witwer, com as graças do Senado, para aprender com Anderton e, tudo indica, futuramente ocupar seu lugar. Anderton se recusa a pensar em si como um "careca, velho e gordo" à beira da aposentadoria. Não vai com a cara do lourinho ambicioso, mas cumpre seu papel de anfitrião e apresenta a divisão. Desde q o Pré-Crime foi adotado, há 30 anos, o número de crimes foi a quase zero. Previsões de crimes q não homicídios são encaminhadas às divisões correspondentes. O último homicídio registrado (eles não conseguiram evitar) tinha sido há 5 anos.

Durante o tour com Witwer, Anderton nota q na próxima previsão ele é acusado de matar alguém. Um homem q sequer conhece, Leopold Kaplan. Busca ajuda da esposa Lisa, q tb trabalha na Pré-Crime, mas em vão. Desconfiado de tudo e todos, John foge. Mais tarde, John descobre q sua inocência pode ser provada com o relatório da minoria: a previsão distoante de um dos videntes. Enqto isso, John tem q descobrir quem é Kaplan e o q o levaria a matar alguém q ele nem conhece...

O conto é interessante, tem algumas reviravoltas e esta premissa de prender alguém por um crime q não cometeu.
 
Eu to com vontade de comprar os Livros de Phillip, mas não sei se realmente são bons. Como o Knol falou, disseram que MR é melhor.
 
Eu to lendo o livro de contos Minority Report do Philip K. Dick e estou amando.

Ele com certeza é um dos melhores escritores de ficção científica de todos os tempos. Aliás, até arriscaria dizer que ele é um dos melhores escritores de todos os tempos.

Mas não vou elogiar demais sem ler outras obras dele. Se pelos contos que eu li ele conseguiu criar histórias que me deixaram pensando por dias, imagina o que ele pode fazer com um livro inteiro. Só posso sonhar(pq não consigo achar nada mais dele).

Os que eu to mais interessando são A Maze of Death e A Scanner Darkly. Se alguém souber como eu consigo isso no Brasil... Ou se alguém estiver disposto a me vender algum livro dele...
 
Eu li o Caçador de Andróides (o Do Androids Dream of Artificial Sheep?) e é mto bom. Recomendo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo