• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mobile Suit Gundam Wing (Shin Kidō Senki Gundam W, 1995)

Primula

Moda, mediana, média...
Sei que esse anime passa em algum canal (para desespero de um amigo meu, hehe), mas vou comentar a respeito do que vi em inglês/japonês.

Por que eu fiz este tópico? Por que por causa dessa série fiquei com vontade de ver os outros Gundam. Porque achei Gundam Wing (junto com Macross 7) foi muito injustiçado pelos puristas da "série original".

Gundam Wing é a estória de 5 jovens que lutam contra a opressão e... geez! que horror! parece coisa de Backstreet boys!

Melhor contar o que eu gostei de Gundam Wing, fazer um resumo. Ou seja, é spoiler!

Não é a estória de 5 adolescentes. Na verdade, não é a luta deles o tema principal, ao contrário do que muitos pensam.

A estória pra mim começou com eles sendo jogados na Terra para enfrentar OZ. Nossa, eu que não entendia nada de Gundam, comecei achando um absurdo jogar crianças para guerrear.

Mas já viu como guris nessa idade conseguem manusear controles? Os reflexos deles nessa idade?

Faz sentido treinar crianças para que aos quinze anos se tornem máquinas de matar. Faz sentido porque em muitos lugares isso realmente acontece!

Mas não é por isso apenas. Crianças em batalha nos chocam. Porque nos lembram inocência perdida. Inocência roubada.

Não entendi no começo, mas essa é a principal idéia. Não é colocar um soldado qualquer com carisma para se tornar o herói e guiar a humanidade pra fora da m-e-r-da que é o mundo. A idéia não é criar um Hitler. A idéia é criar uma inspiração.

Os cinco pilotos Gundam são inspiração. Um momento para reflexão. Onde quer que eles vão, com quem quer que eles falem ou conversem eles mudam as pessoas, as formas de pensar das pessoas. Eles não pedem para ser seguidos, a simples presença deles é um questionamento "quem começou essa guerra? Quem pode acabar com essa guerra?"

Eles são os soldados perfeitos. Não no sentido de ser máquinas de matar. Ao contrário! Eles são humanos. Como disse Treize, é uma guerra triste a guerra de máquinas. Elas não percebem a beleza da guerra, a tragédia da guerra, a necessidade da guerra, a futilidade da guerra. Somente o homem pode se cansar de matar. Somente o homem pode aprender algo com a morte de um adversário.

A estória não centra-se nos pilotos, mas na reação das pessoas à sua existência. Passamos mais tempo vendo o que Treize, Noin, Zechs, Howard, Hilde, e tantos outros fazem do que vendo o que os 5 garotos fazem.

Passamos a admirar alguns (e detestar outros), mas no geral percebemos que cada elemento, personagem É NECESSÁRIO. Como disse Treize "é necessário que o homem perceba a inutilidade da guerra para que o homem páre a guerra". São necessárias as Dorothys e as Relenas (por mais sonsa que muitos dos que a odeiam digam).

Por que é necessário? Zechs mesmo diz "isso mesmo, Relena...continue assim" quando ela reclama que não o entende. Ele entende porque precisa fazer aquelas coisas horríveis, mas ela... se quer continuar a manter a pureza de seu ideal pacifista não pode entender o que Zechs quer. Relena é peça chave em continuar pura (ou sonsa se vocês preferem) para que tenha a força de trazer paz ao mundo.

E a mensagem é - exatamente, como disse Croik (http://croik.com/essays/gundamwing/) - JUST WILD BEAT COMMUNICATION. Os cinco trazem uma mensagem, uma necessidade das pessoas de se ligarem umas com as outras, de tentarem entender umas às outras. Sem compreensão, sem conversar, é lógico que sai briga, sai guerra, sai sangue.

E essa ligação... relacionamentos NÃO PRECISAM ser do tipo romântico. Porque se for só do tipo romântico o mundo lá fora pode estar desabando que nem ligam. Esse tipo de coisa não serve! Uma pessoa tem de ter TODO tipo de relacionamento, senão ela se isola, ela passa a não entender e não lidar com o mundo que a rodeia.

Gundam Wing quer passar essa mensagem: que as pessoas nào podem ficar sós, isoladas para conseguir a paz. Que temos todos de nos unir, nos entender. Que somente assim, podemos ter paz. Que somente assim podemos parar a guerra. Isso fica claro em Endless Waltz!

Mais que isso: somente nós podemos parar as guerras. Não um governo ou um líder: nós!
 
Que eu saiba, Gundam é sobre 5 garotos mandados por colonias espaciais para a terra para proteger as colonias de Oz E a Aliança da Terra. Eles são feitos de Gundanium, que é um metal que só pode ser produzido no espaço.. Daí nenhuma outra maquina consegue destruir eles.. Agora vem os spoilers..
O nome do "mocinho"(que de mocinho nao tem nada, mas é o cara mais importante da historia), é Heero Yui, o piloto do Gundam Wing. Existem outros 4, mas eu nao sei os nomes direito.. Tá, eles acabam se encontrando e juntando as forças, até que Oz destroi a Aliança terreste e vai pro espaço.. Lá eles começam a criar os Mobile Dolls, maquinas de guerra perfeitas, por nao precisarem de soldados. Lá no espaço Oz começa a se aliar com as Colonias humanas, que EXILAM os Gundams e os pilotos. Os pilotos acabam tentando taticas suicidas, e quase todos perde os seus Gundams. Depois de muitos esforços, Heero volta a terra e acha o seu gundam.. Agora ele precisa proteger Relena, a única capaz de promover paz na terra, que agora virou um campo de batalha para Oz.
Fim dos Spoilers.
Bom, isso é um resumo do que eu já assisti do Gundam. Depois disso, eu parei de assistir.. :)
 
Bem.. Eh nesse ponto que se encontra a série, que está sendo transmitida pelo Cartoon... E, Primula, eu não acho a Reelena chata nem ingenua.. Pelo contrário, ela se esforça defendo aquilo que acredita (a Paz) e tentando se aproximar do homnem (?) que ama, o Heero.... Mith, os pilotos são: Catre (Sandrock), Trowa (HeavyArms) Wu Fei (shen Long), Duo (Death-alguma-coisa) e o Heero (wing).... Não sei se acertei a a escrita mas a pronúncia é essa.. Alguem sabe me dizer se o trowa morreu na exoplosão do Mobile Suit azul da OZ, o Variant. e a para onde foram o Duo e o Wu Fei com os novos gundams? Eu perdi o capítulo de segunda passada.....
 
Eu sei.. pretendo voltar a assistir.. Agora, o nome do gundam de Duo é Death Scythe. Trowa NAO morreu na explosão do variant, por incrivel que pareça.. Eita menino resistente.. Mas o heero tb pareciaque tinha morrido, quando ele decidiu fazer a auto-detonação do Wing.. Duo e Wu-Fei conseguiram escapar para a Terra, se eu nao me engano, e como os gundams novos nao estavam prontos, pois faltavam ajustes, eles estao completando os novos Gundams.. Um Gundam legal foi o Gundam Zero, que tinha a força para destruir uma COLONIA inteira com um só tiro!
 
Foi pq?
ele foi destruido?
acabei de perder o capitulo de hj (sexta) e adorei os novos Gundans q apareceram, o preto eh lindo! o Vermelho tb eh maravilhoso!
 
cara, GUNDAM RLZ!
eu vi 2x a série!!!

cara! o heero eh o melhor! soh o que ele faz com o wing no 1º mangá ganhou a minha honra!!!
 
Ok Ok.
Gundam Wing é mais ou menos assim:
Para se obter paz na terra, criou se a Aliança da Esfera Terrestre, que era uma união de todos os paises do globo. O poderio militar da aliança era fornecido por uma organização, a OZ, que era liderada por Treize Kushrenada, membro da organização Romefeller.
Porém a aliança terrestre começou um ataque contra as colônias espacias, dizendo que queriam apenas garantir a paz sobre elas. Mas na verdade o que eles queriam era dominar as colônias, pois tinham medo que elas podessem atacar a terra futuramente.
Durante um dos ataques da Aliança as colônias, o lider de todas as colônias, Heero Yui, foi morto. O povo das colônias resolveu fazer uma retaliação, mandando cinco mobile suits feitos de liga de gandânio. Eram os Gundams:
Gundam Wing - Heero Yui
wing1.jpg

Gundam DeathScythe - Duo Maxwell
death1.jpg

Gundam Heavyarms - Trowa Barton
heavy1.jpg

Gundam Sandrock - Quatre Raberba Winner
sand1.jpg

Gundam ShenLong - Wu Fei
shen1.jpg

Bom, pra mim, o desenho é muito bom, a história também é muito boa.
É um ótimo anime.
 
gostei do estilo d desenho mais num curti mto a historia...da sono fica assistindo todo dia...eu achu

t mais^^
 
Gundam é legal, mas eu nao tenho Cartoon :cry: e fiquei toda feliz quando saiu o mangá, mas quem concorda comigo que a Panini fez serviço nas coxas?Até erro de ortografia tem! :evil: A qualidade da ediçao brasileira ficou vergonhosa!!!!!!
Entretando...Duo-chan continua LINDO!!!!!!!!!!! :wink:
 
Washu-chan disse:
Gundam é legal, mas eu nao tenho Cartoon :cry: e fiquei toda feliz quando saiu o mangá, mas quem concorda comigo que a Panini fez serviço nas coxas?Até erro de ortografia tem! :evil: A qualidade da ediçao brasileira ficou vergonhosa!!!!!!
Entretando...Duo-chan continua LINDO!!!!!!!!!!! :wink:
O Mangá esta bem razoavel, só achei ele meio apressado, pulando muitas partes da história do Anime
Quanto a Duo, você quer dizer esse infeliz daqui??
duo.jpg

8O
 
O Duo é o Piloto Deus da Morte, e até o nome do gundam dele tem a ver com a morte, oras.. Deathscythe.. E depois ele teve o novo Deathscythe Hell, que era ainda mais poderoso.. Ele leva aquela lenda de quem ver um gundam nao sãi com vida bem a sério!
Oba, hj vai ter o episódio estreando o Gundam Epyon! Não percam!
 
Ah, e só pra constar, Gundam Wing não é o único seriado de TV com o nome Gundam.. Ele é um dos mais velhos da serie, que já existe faz muito tempo.. Ah, e pra quem já assistiu o seriado todo, existe ainda o OVA Endless Waltz, que pelo que me falaram, é bem legal.. Tô atrás do endless waltz tb..
 
Sem querer cortar o barato de vcs..
Mas eu odeio GW.... acho muito banal e bobo.
Sei la... eu fui ver o anime, acho que esta no nivel de Pokemon.
Mas gosto é gosto.
E eu odeio GW!
 
Hm.. Heruost, é o seguinte: Primeira coisa: É Epyon com y... Epyon com i fica parecendo ópio.. :P
E agora, a surpresa:
A CN, os cretinos, decidiram RECOMEÇAR a série.. O episódio Epyon vs Wing Zero é um dos melhores episódios... Mas se vc quiser mesmo saber, eu te conto os spoilers.. Mas fique avisado, vc vai ler por sua propria conta e risco..
SPOILERS
Os 2 lutam uma luta incrível, até que no fim os dois entram em colapso por causa do cansaço mental, graças ao sistema Zero... Depois, o Zechs acorda e entra no Epyon, e vai embora, deixando o Wing Zero pro Heero. Eles trocam de Gundams..
SPOILERS
Bom, é isso..
 
O Mangá esta bem razoavel, só achei ele meio apressado, pulando muitas partes da história do Anime
Quanto a Duo, você quer dizer esse infeliz daqui??

Bom Nemesis, nao posso afirmar com certeza, mas geralmente os mangas sao bem mais curtos e menos enrolados que os animes. Nao sei no caso do Gundam. Eu acho legalzinho, mas assisto mais pela animacao mesmo. Acho que Macross e muito superior, no quesito historia e animacao. Outro no estilo que e maravilhoso e engracado e o Patlabor (animacao otima), alem de que ele faz voce rir bastante. =D
 
Clarice Starling disse:
Sem querer cortar o barato de vcs..
Mas eu odeio GW.... acho muito banal e bobo.
Sei la... eu fui ver o anime, acho que esta no nivel de Pokemon.
Mas gosto é gosto.
E eu odeio GW!

Por mim, não curtir não tem problema algum.

Mas "nivel de Pokemon"???

Você prestou atenção no roteiro e desenvolvimento de história bem escritos? Pode não ter curtido, mas dizer que é nível de Pokemon, é porque não prestou atenção em nada do que viu mesmo.

Tente ver de novo pra ter certeza que a história é tão ridicula assim mesmo. Por favor.

Droga. Por isso que misturar gosto com senso crítico nunca dá certo.
 
Clarice Starling disse:
Sem querer cortar o barato de vcs..
Mas eu odeio GW.... acho muito banal e bobo.
Sei la... eu fui ver o anime, acho que esta no nivel de Pokemon.
Mas gosto é gosto.
E eu odeio GW!

Olha, eu também não gosto, não tenho paciencia pra animes de mekka, mas gundan tem uma historia até complexa, nem pode ser comparado com algo como Pokemon ( sem preconceito nenhum alias )... isso fica muito simplista...
 
Stop! Vou falar bem de pokemon em outro tópico, OK? Sim Primula é biruta e o psiquiatra tá receitando anti-depressivo. Cuidado comigo. :wink:

Como disse o Fox, não misture gosto com senso crítico. Vocë pode não gostar de jiló, mas tem de concordar que tem mais nutrientes que chuchu, certo?

Gundam Wing como disse é um coitado. Dentre a série Gundam os fãs não gostam porque vai na onda do Backstreet Boys, Menudo, cinco garotos, blá blá blá. e por isso não tem política, intriga, blá bla bla.

E quem não é fã Gundam, e gosta de cinco garotos, não gosta de Gundam porque não é simples e fácil de entender, com sequência na ordem.

Não sei o que está passando na Cartoon. O que eu vi foi uma das versões onde Zechs não é um bastardo, nem Heero uma máquina de matar sem sentimentos.

Como ardorosa fã de Patrulha Estelar (Uchuu Senkan Yamato), SDimensional Fortress Macross e Legend of the Galactic Heroes (Ginga Eiyu Densetsu), Gundam Wing NÃO é simplista como Pokemon (que aliás está perfeito para a faixa etária original, e por isso foi um sucesso).

(mas também não chega a ser Legend of the Galactic Heroes)

Eu recomendo fortemente que leiam o link de Croik que deixei no post original. Quem já viu Gundam Wing vai ver todos os personagens sob uma nova ótica (principalmente Duo)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo