• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda Os Homens de Púkel

Décimo

The Swanson Code
Os Homens de Púkel

attachment.php

Homens de Púkel era o nome dado pelo povo de Rohan a um conjunto de estátuas construídas em tempos antigos por gente misteriosa e desconhecida, possivelmente antepassados dos Drúedain, um povo tribal que, ao final da Terceira Era, habitava em florestas e grutas perto das fronteiras de Gondor e Rohan. As estátuas estavam perto de Dunharrow, nas Montanhas Brancas, junto ao caminho sinuoso que ligava a fortaleza dos Rohirrim à capital do reino, Edoras, na parte em que este subia desde o vale de Harrowdale até ao acampamento, muitos pés acima.

Os Homens de Púkel foram gravados em pedra, à imagem de homens pequenos e atarracados sentados com as pernas cruzadas e os braços cruzados à volta das suas barrigas redondas. Representavam os Drúedain, ou Woses, que viveram nas Montanhas Brancas durante a Primeira Era, até serem expulsos por homens das montanhas com más intenções.

attachment.php

Representação das estátuas

Os Druédain eram conhecidos por gravar representações suas em pedra. Chamavam a estas estátuas "pedras-de-vigia", e colocavam-nas em pontos onde os caminhos dobravam. Os Orcs, inimigos mortais dos Drúedain, temiam estas estátuas, e evitavam passar por elas. Acreditava-se que os Drúedain passaram algum do seu poder para as pedras.

Segundo uma história chamada "A Pedra Fiel", um Druadan deixou uma pedra-de-vigia para guardar um seu vizinho. Quando Orcs atacaram a casa desse vizinho com fogo, a estátua ganhou vida e matou um deles. As pernas da pedra-de-vigia foram queimadas, e apesar de o Druadan que a fez se encontrar nesse momento muito longe, também recebeu queimaduras no mesmo sítio.

attachment.php

Os Rohirrim passam junto aos homens de Púkel, por John Howe

Merry Brandybuck viu os Homens de Púkel quando viajava junto ao rei Théoden para Dunharrow, a 9 de Março de 3019. Com o passar dos anos as estátuas tinham envelhecido e os seus contornos eram agora pouco distintos, excepto os buracos dos olhos.

"Percorria uma estrada como nunca vira igual, uma grande obra saída de mãos de homens em anos longínquos, de que nem as tradições falavam. Subia a ziguezaguear como uma serpente, abrindo o seu caminho através da alcantilada e rochosa encosta. Íngreme como uma escada, subia em caracol, para trás e para a frente. Os cavalos podiam subi-la a passo e era possível puxar lentamente os carros; mas nenhum inimigo conseguiria passar por aquele caminho, a não ser que viesse do ar, se o defendessem lá de cima. A cada curva da estrada havia grandes pedras que tinham sido esculpidas à semelhança de homens, enormes e de membros toscos, acocorados de pernas cruzadas e com os braços informes apoiados no ventre gordo. Alguns, com o desgaste dos anos, tinham perdido todas as feições menos nos buracos dos olhos, que ainda fitavam tristemente os que passavam. Mas os cavaleiros mal os olhavam. Chamavam-lhes os "homens de Púkel", e davam-lhes pouca importância: já não possuíam o poder de aterrorizar. Merry, contudo, olhava-os com espanto e quase piedade, ao vê-los surgir melancolicamente no crepúsculo."

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, capítulo III: A Concentração de Rohan​

Mais tarde, quando Merry viu Ghan-buri-Ghan, líder dos Drúedain da floresta de Druadan, este relembrou-o das estátuas.

Outras Informações​

Localização

attachment.php

Os Homens de Pukel estavam perto de Dunharrow, pouco a sul de Edoras.

No mapa da Terra-Média

Nome

O nome "Homens de Púkel" foi dado pelos Rohirrim. O elemento púkel deriva do Anglo-Saxão púcel, que significa "goblin, demónio".

Autores

O 10º membro da Sociedade

Fontes

Websites:
Thain's Book

Livros:
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, J. R. R. Tolkien
Contos Inacabados, J. R. R. Tolkien - Os Drúedain
The Complete Tolkien Companion, J. Tyler
 

Anexos

  • map-pukel.jpg
    map-pukel.jpg
    192,1 KB · Visualizações: 199
  • 252.jpg
    252.jpg
    4 KB · Visualizações: 851
  • pukelman.jpg
    pukelman.jpg
    11,5 KB · Visualizações: 919
  • sketchespukel-men.jpg
    sketchespukel-men.jpg
    106,5 KB · Visualizações: 921
  • pukel-map-small.png
    pukel-map-small.png
    171,6 KB · Visualizações: 884
Saitor, onde achou as imagens? :lol:

Mas, são interessantes....mas, não creio que entrarão para a minha lista dos Sete Mais.
 
Nossa, 10º rules mesmo, hein?! Eu não consegui imagens das estátuas. Bem, essas estátuas dos homens de Púkel são uma maravilha porque o mistério envolto nelas que dá o ar da graça. Ainda não fiz minha lista, mas quem sabe essa não vá?
 
Acho que não são do filme por que não lembro que essas estátuas aparecem.

São diferentes, mas não me conquistaram. Não entram pra minha lista.
 
Pior que aparece: a primeira imagem aparece no filme, quando Elrond chega ao Templo da Colina, para entregar Anduril para Aragorn e pedir para que ele vá às Sendas dos Mortos, em O Retorno do Rei.
 
Eu não tinha pensado nessas estátuas como maravilhas, mas cabem muito bem na lista.
Têm uma história rica, cercada de mistérios, são numerosas e sobreviveram por milênios às mudanças do mundo.

Talvez entrem na minha lista!
 
Saitor, onde achou as imagens? :lol:

Pesquisando. :g:

essa foto é do filme? num lembro knd passou!? o_O

Pior que aparece: a primeira imagem aparece no filme, quando Elrond chega ao Templo da Colina, para entregar Anduril para Aragorn e pedir para que ele vá às Sendas dos Mortos, em O Retorno do Rei.

De certeza? Acho que aparecem apenas na Versão Estendida, mas posso estar enganado, só vi o filme umas três vezes.

Eu não tinha pensado nessas estátuas como maravilhas, mas cabem muito bem na lista.
Têm uma história rica, cercada de mistérios, são numerosas e sobreviveram por milênios às mudanças do mundo.

Talvez entrem na minha lista!

A ideia foi também um pouco colocá-las porque eram como que as estátuas da Ilha de Páscoa da Terra-Média, que também foram nomeadas na votação "real".
 
De certeza? Acho que aparecem apenas na Versão Estendida, mas posso estar enganado, só vi o filme umas três vezes.
Aparecem na versão normal sim. No exato momento em que Elrond começava a subir a estrada para o Templo da Colina.

A ideia foi também um pouco colocá-las porque eram como que as estátuas da Ilha de Páscoa da Terra-Média, que também foram nomeadas na votação "real".
Pois é, essa idéia delas serem como as estátua da Ilha de Páscoa muito me agradaram!
 
São interessantes, misteriosas, mas não entram na minha lista. Existem outras interessantes, misteriosas e belas maravilhas antes dessa...
 
Essas entram na minha lista! Afinal, por mais que os Argonath fossem imponentes e emanassem "poder", eles não saíam correndo pra matar um orc, hauaahuhauhahau...
 
Estava relendo essa parte no livro e não lembrava como esse lugar poderia ser bonito com toda esse ar de mistério e antiguidade que os homens-púkel possuíam.
 
Segundo uma história chamada "A Pedra Fiel", um Druadan deixou uma pedra-de-vigia para guardar um seu vizinho. Quando Orcs atacaram a casa desse vizinho com fogo, a estátua ganhou vida e matou um deles. As pernas da pedra-de-vigia foram queimadas, e apesar de o Druadan que a fez se encontrar nesse momento muito longe, também recebeu queimaduras no mesmo sítio.

Me lembrou aqueles bonequinhos de vudu agora o_O'

Não gostei muito da aparência das estátuas, mas em compensação a história é muito bacana!

Os homens gostam de mostrar o seu poder ou amedrontar seus inimigos/desconhecidos através de estátuas e monumentos.
E eles conseguiram isso através destas estátuas :yep:
 
Sinceremente não me chamaram a atenção, gostei muito mais pela historia do que pela beleza delas.Parabéns pela pesquisa^^
 
É muito intessante saber que os povos criavam esse tipo de esculturas, lembra um pouco as cabeças da ilha de pacoa, acho que é apenas em mim essa impreçao.

Valeu
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo