• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Áreas dos territórios da Terra-média

Gabriel Souza

Usuário
Pessoal, estou postando um tópico que coloquei no orkut uma vez. Digam o que vcs acham. Valeu...


Antes de mais nada, vou perguntar: tá correta a escala do mapa contido nos livros em português da 2ª edição do Senhor dos Anéis (são os 3 livros separados)????

Porque com base nessa escala eu fiz algumas estimativas do tamanho de certos reinos na Terra-média. Mas cheguei a conclusões de que as terras onde as histórias ocorrem são menores do que eu esperava.

Por exemplo:
- O palco onde se desenrolam todos os eventos da Seguda Era e da Terceira Era nos contos de Tolkien tem uma área de mais ou menos 4,2 milhões de quilômetros quadrados. Das terrras que aparecem no mapa, não estou contando apenas as regiões ao sul do Harnen e nem os Ermos do Norte (ou territórios ao norte de Carn Dûm).
Agora, 4 milhões e pouco de km² é apenas metade da área territorial do Brasil ou cerca de 40% do tamanho do continente europeu.

- Arnor, antes de ser dividida entre os três filhos de Eärendur, tinha cerca de 550 mil km², ou o tamanho do Estado da Bahia.

- Mordor tem cerca de 400 mil km², duas vezes o tamanho do Paraná.

- Gondor, em seu período mais glorioso, controlava todos os territórios ao sul de Arnor, Lórien e da Floresta das Trevas, e ao norte do Harnen. Englobava o Mar de Rhûn, os portos de Umbar e Mordor (embora este último local não fosse ocupado). Quando li isso a primeira vez, olhei para o mapa e pensei que fosse algo equivalente aos grandes impérios da história mundial (em minha empolgação, não parei pra pensar no fato de que Gondor ainda era apenas um reino, por maior que fosse). Bom, na minha estimativa, a área máxima dos territórios controlados por Gondor atinge 1,7 milhões de km², um pouco maior que a área do nordeste ou menos de 30% do Império Romano no século II.


Enfim, antes eu achava que todas essas terras cobriam um espaço geográfico maior. Mas, por outro lado, isso até bate com o fato de que todos esses territórios não apresentam diferenças gritantes de clima e vegetação, o que condiz com uma extensão não muito grande de terras.
 
Uau! Muito boa essa pesquisa. Bem, pelo que parece e que sempre pareceu, tudo era meio grande. Mas não sabia que poderia ser tão pequeno. Arnor do tamanho da Bahia?! Tem como saber mais ou menos, se é dito em algum lugar a extensão das Montanhas Cinzentas? É esquisito imaginar tudo tão comprimido. Mas se essas regiões, desde Gondor e Mordor até Arnor e Rhovanion, fossem a Europa, então talvez não esteja errado. Mas ainda assim é esquisito.
 
Tenho. Eu fiz isso há alguns meses atrás, mas eu lembro que conferi várias vezes. E tb, essas estimativas batem com uma declaração do Tolkien, comparando as distâncias dos locais na TM com distâcias entre lugares da Europa. Foi numa das letters, vou ver se encontro o trecho pra postar aqui..
 
Carta 294:

"Esta é uma palavra antiga [Terra-média], não inventada por mim, como referência a um dicionário tal como o Oxford Shorter mostrará, significava as terras habitáveis de nosso mundo, fixadas entre o Oceano circundante. A ação da história acontece no Noroeste da Terra-média, equivalente em latitude às terras costeiras da Europa e às praias do norte do Mediterrâneo. Mas esta não é uma área puramente 'Nórdica' em nenhum sentido. Se Hobbiton e Valfenda são tomados (como planejado) para estar aproximadamente na latitude de Oxford, então Minas Tirith, 600 milhas ao sul, está aproximadamente na latitude de Florença. As Fozes do Anduin e a antiga cidade de Pelargir estão aproximadamente na latitude da antiga Tróia."

Eu lembro que do mesmo jeito que calculei as áreas eu calculei a distância de Valfenda até a latitude que seria correspondente a de Minas Tirith. Deu 599 milhas, hehehehe.
 
Cara. To de cara! Não importa mais nada, mas os cálculos são impressionantes! Já pesnei em fazer isso só para ver ao que correspondia, mas fiquei com preguiça. Enfim, também acho que é mais pequeno do que eu imaginava. Parabéns pelos cálculos...
 
Como aparece a escalinha no mapa é só usar régua e calculadora, nem dá tanto trabalho, hehehe. Mas mesmo assim obrigado pelos elogios.
 
Mesmo que isso seja oficial [é o que parece], é difícil de imaginar o pequeno tamanho da expansão gondoriana quando esta estava poderosa. Talvez seja por isso que Frodo, quando chegou em Mordor e se livrou da Torre de Cirith Ungol, tenha passado pelo Morgai e chegado perto de Udûn tão rápido. =O
 
Exato, Alisson. Outra coisa que indica que os tamanhos são esses mesmos é a geografia que Tolkien descreve, pois não há muita variação, sempre é aquele tipo de bioma de floresta temperada ou campos. Isso acontece pq nas viagens de norte a sul que acompanhamos nos livros não há uma grande variação de latitude.
 
E se o tamanho fica menor, é quase impossível comparar a Terra-Média com o mundo em que vivemos pois o clima na TM varia com uma pequena distância, o que não acontece no nosso planeta, em algumas regiões talvez, mas como na Europa, eu não creio. Mas, como dizia Eistein, ''tudo é relativo''.
 
Cara acho q seria mais facil com o atlas da terra media da karen....neh
c bem q ali jah esta feito.
 
Parabéns, Gabriel Souza! Fantástico trabalho! Eu sempre quiz saber as distâncias aproximadas entre os reinos!

Só pode ser brincadeira afirmar que Terra-média é pequena. Olhando da perspectiva de quem viaja de avião, trem-bala ou ônibus na Europa atual, até concordo. Percorrer 599 milhas ou 963,71 km a pé não deve ser nada convidativo. É o mesmo que sair daqui do Rio Grande do Sul e atravessar os três estados para chagar em Curitiba. Se não errei nas distâncias, é claro.

PS: correção, não chega a São Paulo o cálculo. Fica dentro do Paraná, saindo da capital.
 
Última edição:
Estive pensando em algo agora: se a Terra-Média era desse tamanho, pequena, Beleriand então seria microscópica! Se Arnor tinha o tamanho aproximado da Bahia, e Beleriand tinha mais ou menos o tamanho de Arnor, Doriath teria que tamanho, então?! O de Sergipe? =O
 
1-Gente, podemos sim compara a TM com o mundo..afinal foi analizado apenas o Noroeste da TM....Tolkien diz que as terras do leste e do sul eram enormes (Africa e Asia, quem sabe) certo?

E outra, parece pequeno, no nosso mundo, onde existem carros e aviões e todas as tranqueiras..mas tentem ir de cavalo até Coritiba, ou a pé, puxando um ponei até o Rio de Janeiro...
 
Pois é. sempre entendi as dimensões da TM principalmente pq li a 294 antes. Não me surpreende. Aliás, já tinha feito uma estimativa mental das dimensões, o que me levou à, mais uma vez, dar o braço a torcer para a genialidade do Professor, o cara pensou em tudo.

Para perceber a proporcionalidade é só imaginar que a maior parte de Eriador compreende os território da Ibéria e França, beirando a Floresta Negra (na fronteira entre a França e Alemanha).

Neithan está certo, os ermos do leste e as terras pardas não tem dimensionamento concreto, dá para imaginar que seja do tamanho da Ásia, e o sul como a África. Além disso, o universo Tolkieniano foi pensado como passado da Terra. Lembrem-se que para os grego, também existia um oceano circundante no extremo-leste.

Só para constar... Belerinad é pouco maior que Eriador.
 
Última edição:
Nossa, fiquei de boca aberta ao ler todas essas informações!
Parabéns pelo trabalho!

(Eu sou péssima nessas coisas, fico admirada com quem entende e consegue ainda fazer essas comparações!!)
 
Rapaz.. muito bom!
Eu acreditava em algo nao muito grande, mas vc superou minhas estimativas.. é muito menor do que eu imaginava..

Agora espero que vc faça tbm o calculo do território de BELERIAND.. tbm deve vir alguma surpresa.. eheheeh..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo