• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda A Cidade do Lago

Décimo

The Swanson Code
Esgaroth
A Cidade do Lago

attachment.php

Esgaroth, ou simplesmente Cidade do Lago, era o local onde habitava uma comunidade de Homens, conhecidos por Homens do Lago. A cidade foi construída na superfície do Lago Comprido, localizado a leste de Mirkwood. Era suportada por enormes pilares de madeira assentes no fundo do lago, e estava na sua margem oeste, junto à foz do Rio da Floresta, numa calma baía protegida por um promontório rochoso. Uma longa ponte de madeira ligava a cidade à terra.

Os edifícios da Cidade do Lago eram igualmente feitos de madeira. As maiores casas se situavam em redor da praça de mercado, uma área redonda no centro da cidade sem construção alguma, com degraus e escadas que desciam até às águas do lago. A Grande Casa, de onde o Mestre da Cidade do Lago presidia, estava igualmente nesse sítio. O Mestre era um oficial eleito, normalmente escolhido de entre os mais velhos e sábios.

attachment.php

Esgaroth, por Alan Lee

Originalmente Esgaroth era uma cidade grande, rica e poderosa. A maior parte da troca de mercadoria, principalmente vinho e comida, entre Dorwinion (perto do mar de Rhûn), pelo Rio Corrente, e o reino dos Elfos de Mirkwood, pelo Rio da Floresta, passou a ser feita através de Esgaroth. Assim, para além de pescadores, a cidade passou a ter mercadores e barqueiros, que cobravam quantias modestas por acelerar este tráfego comercial. Mas com o passar do tempo a sua influência diminuiu e se tornou mais pequena; pilhas de madeira podiam ser vistas saindo um pouco das águas, nos lugares onde outrora se erguiam casas. A situação piorou quando, em 2770 da Terceira Era, o dragão Smaug, o Dourado, chegou àquela zona e se instalou na Montanha Solitária, um pouco a norte, expulsando os Anões que lá viviam. Se estabeleceu na Montanha, fazendo incursões ocasionais até ao lago, onde semeava o pânico.

Mas apesar de todos os contratempos, sempre alguns Homens permaneceram na cidade, e mantiveram a funcionar as suas trocas comerciais, principalmente com Thranduil e o seu povo, em Mirkwood.

attachment.php

O mercado da Cidade do Lago

A Cidade do Lago ficaria mais tarde no centro das atenções, quando foi palco de alguns dos acontecimentos mais importantes do final da Terceira Era, envolvendo a morte de Smaug e a Batalha dos Cinco Exércitos.

Bilbo Baggins, o Hobbit, e Thorin Escudo-de-Carvalho, Rei do povo de Dúrin no Exílio, durante a sua demanda até à Montanha Solitária, passaram por Esgaroth. Bilbo ajudou Thorin e os outros anões a escapar dos Salões de Thranduil usando barris vazios que eram transportados pela corrente do rio até à Cidade do Lago. Chegaram às margens perto da cidade no dia 22 de Setembro de 2941, e aproximaram-se dos guardas da ponte. A atravessaram até à cidade e à praça de mercado, onde se encontraram com o Mestre, e Thorin anunciou pomposamente que o "Rei sob a Montanha" havia regressado.

A chegada dos Anões causou grande excitação em Esgaroth. As pessoas tinham esperança que a prosperidade voltasse assim que eles voltassem a residir na Montanha Solitária. Deram aos Anões uma grande casa onde ficar, e ofereceram-lhes grandes quantidades de roupa e comida. Quando a comitiva partiu para a montanha, cederam-lhes provisões, barcos e póneis.

Algum tempo depois, Smaug emergiu da Montanha Solitária e desceu até à cidade. Foi primeiro avistado por Bard, cujos antepassados tinham escapado ao dragão quando este se convencera que Bilbo, que o tinha roubado, viera dali.

attachment.php

Smaug ataca a cidade

Bard fez soar o alarme e o povo da cidade cortou as pontes e pegou nas suas armas. Smaug pegou fogo a muitos edifícios de madeira, e esmagou com a cauda o teto da Grande Casa. As pessoas escapavam de barco ou atirando-se para o lago. Então um tordo chamado Roäc apareceu a Bard e lhe disse que o ponto fraco de Smaug era a sua barriga, e Bard atingiu o dragão com uma flecha nesse ponto, matando-o. Smaug caiu diretamente sobre a cidade, que ficou destruída.

Depois da Batalha dos Cinco Exércitos, Bard deu uma parte daquilo que tinha ganho do tesouro do dragão ao Mestre da Cidade do Lago, mas ele era um Homem ganancioso e fugiu com o ouro, morrendo pouco depois nos ermos. Foi escolhido um novo Mestre, mas sábio e honroso, e Esgaroth foi reconstruída, um pouco acima do local original, onde agora estavam os ossos do dragão. Pela altura da Guerra do Anel, o reino de Valle (que também fora reconstruída), governado por Brand, neto de Bard, se estendia para sul e leste da Cidade do Lago.

Outras Informações​

Nome

Esgar se traduz como "cama de juncos", e Esgaroth significa "lago de juncos", pois havia grandes amontoados desta planta na margem oeste do lago.

Localização

attachment.php


A Cidade encontra-se a sul de Erebor, no Lago Comprido.

No mapa da Terra-Média

Autores

O 10º membro da Sociedade - Texto e tradução, revisão final.
AlissonTuor - Pesquisa de imagens.

Fontes

Websites:
Thain's Book

Livros:
O Hobbit, J. R. R. Tolkien
O Senhor dos Anéis - Apêndice A: O Povo de Dúrin, J. R. R. Tolkien
The Complete Tolkien Companion, J. Tyler
 

Anexos

  • esgarothmap.jpg
    esgarothmap.jpg
    190,6 KB · Visualizações: 282
  • J.R.R._Tolkien_-_Lake_Town_(Colored_by_H._E._Riddett).jpg
    J.R.R._Tolkien_-_Lake_Town_(Colored_by_H._E._Riddett).jpg
    30,6 KB · Visualizações: 10.080
  • laketown2big.JPG
    laketown2big.JPG
    123,9 KB · Visualizações: 4.632
  • smaug.jpg
    smaug.jpg
    188,2 KB · Visualizações: 4.400
  • LKTWNmarketL.jpg
    LKTWNmarketL.jpg
    167,1 KB · Visualizações: 4.477
Última edição:
attachment.php

Imagem representando a Cidade do Lago

attachment.php

Desenho da cidade

attachment.php

Smaug destruindo casas

attachment.php

Canal na cidade

attachment.php

Mapa hipotético de Esgaroth
 

Anexos

  • LKTWNcanal.jpg
    LKTWNcanal.jpg
    171 KB · Visualizações: 3.585
  • 270px-Smaug_in_the_lake.jpg
    270px-Smaug_in_the_lake.jpg
    11,7 KB · Visualizações: 3.626
  • LAKETOWN00text.jpg
    LAKETOWN00text.jpg
    180,7 KB · Visualizações: 3.686
  • esgaroth2.jpg
    esgaroth2.jpg
    74,5 KB · Visualizações: 11.924
  • Esgaroth1.jpg
    Esgaroth1.jpg
    180,4 KB · Visualizações: 3.765
Última edição:
attachment.php

O Rio da Floresta

attachment.php

Desenho original da Cidade do Lago por Tolkien

attachment.php

Esgaroth

attachment.php

Pintura da cidade (autor desconhecido)
 

Anexos

  • forestriver.jpg
    forestriver.jpg
    13,8 KB · Visualizações: 3.253
  • Map-of-rhovanion.jpg
    Map-of-rhovanion.jpg
    43,5 KB · Visualizações: 6.694
  • esgaroth.jpg
    esgaroth.jpg
    181,6 KB · Visualizações: 11.177
  • laket-pr.jpg
    laket-pr.jpg
    25,1 KB · Visualizações: 3.845
  • laketown-2.jpg
    laketown-2.jpg
    184 KB · Visualizações: 3.185
Muito bom, 10º. Aliás, perfeito. Esgaroth é muito rica em imagens... podia ter tamanha riqueza em textos e histórias do local. Não sei se entra na minha lista porque ainda não a fiz, mas merece entrar. A disputa vai ser grande...
 
Só algumas coisas a serem ditas:
Não é Lago Longo, é Lago Comprido. E não é Rio Corredor, é Rio Corrente. E não é Dale, é Valle. E não é este, é leste!

:lol:

São tão legais essas diferenças!! :mrgreen:

Mas então, a Cidade do Lago tá na minha lista! Eu acho...

Aproveitando a oportunidade, eu não consigo entender porque a população da cidade derrubou as pontes quando Smaug chegou. Smaug veio voando, então, de nada adiantaria destruir as pontes.
Acho que ficou ainda pior, pois eles não tinham por onde fugir e acabariam afundando com a cidade.
 
Nunca tinha parado pra pensar nisso, Snaga! Se o bicho vem voando, destruir a ponte por quê e pra quê?! Eles acabaram se emboscando. Mas pode ser que talvez tivessem feito isso pra fugirem pela água, pois com o desespero do povo, todo mundo ia sair por terra, e o dragão queimaria tudo, podendo cercá-los e matá-los facilmente. Viajei...
 
Só algumas coisas a serem ditas:
Não é Lago Longo, é Lago Comprido. E não é Rio Corredor, é Rio Corrente. E não é Dale, é Valle. E não é este, é leste!

:lol:

São tão legais essas diferenças!! :mrgreen:

Aqui também é Lago Comprido, eu é que não me lembrei disse. Vou arranjar o resto também (embora não goste de ficar traduzindo nomes de cidades como Dale - para que são os dois "l"?)

Aproveitando a oportunidade, eu não consigo entender porque a população da cidade derrubou as pontes quando Smaug chegou. Smaug veio voando, então, de nada adiantaria destruir as pontes.
Acho que ficou ainda pior, pois eles não tinham por onde fugir e acabariam afundando com a cidade.

Talvez este excerto lance alguma luz sobre o assunto:

O Hobbit: Capítulo XIV - Fogo e Água disse:
Entre guinchos e lamentos e os gritos dos homes, ele [Smaug] avançou sobre eles, seguiu na direcção da ponte, e sentiu-se frustrado! A ponte desaparece e os seus inimigos estavam numa ilha em água funda - demasiado funda, negra e escura para o seu gosto. Se mergulhasse nela, erguer-se-ia um vapor suficiente para cobrir toda a terra durante dias; mas o lago era mais poderoso que ele, apagá-lo antes que pudesse atravessá-lo.

Bom, continua não sendo muito claro, mas parece que sem a ponte eles conseguiam vantagem sobre o dragão - provavelmente porque assim ele não ousava aproximar-se tanto da cidade, com medo da água.
 
Aqui também é Lago Comprido, eu é que não me lembrei disse. Vou arranjar o resto também (embora não goste de ficar traduzindo nomes de cidades como Dale - para que são os dois "l"?)
Eu tava zuando. Não precisa corrigir nada. Dá pra entender perfeitamente do que se trata cada palavra.
Só não sabia que em Portugal se falava 'este' em vez de 'leste'.
E essa coisa dos dois 'L' em Valle, não tenho idéia do porque.

Bom, continua não sendo muito claro, mas parece que sem a ponte eles conseguiam vantagem sobre o dragão - provavelmente porque assim ele não ousava aproximar-se tanto da cidade, com medo da água.
Valeu a intenção, mas pra mim continua sem sentido. =/
 
É muito bonito, mas uma cidade de madeira não pode ser vista como uma maravilha, parece mais palafitas da amazônia construídas sobre um lago, não há muita grandiosidade nisto, que é bela é, mas na minha opinião não merece o título.
 
É muito bonito, mas uma cidade de madeira não pode ser vista como uma maravilha, parece mais palafitas da amazônia construídas sobre um lago, não há muita grandiosidade nisto, que é bela é, mas na minha opinião não merece o título.
Acho que aqui não vale a grandiosidade, mas a dificuldade.
Nem mesmo hoje encontramos cidades assim, somente casinhas isoladas e precárias nas margens de rios pelo mundo afora.
Atolar estacas de mandeira no fundo de um lago, num período onde o mergulho era feito na raça, sem nenhum aparelhagem, não era pra qualquer um não.
Esgaroth pra mim é como a Veneza da TM!
 
Veneza da Terra Média já é exagero. Esgaroth é muito bonito e tudo o mais, mais eu também creio que, se fôssemos olhar pela grandiosidade, ela chega até mesmo a ser um pouco pobre... Não me matem, por favor!
 
Veneza da Terra Média já é exagero. Esgaroth é muito bonito e tudo o mais, mais eu também creio que, se fôssemos olhar pela grandiosidade, ela chega até mesmo a ser um pouco pobre... Não me matem, por favor!
Calma, amiguinho, eu sou um orc, mas sou bonzinho!
Bom, com certeza veneza é bem mais grandiosa e toda feita em alvenaria, no entanto Esgaroth é o que chega mais próximo a ela na TM.
 
É uma das minhas preferidas mas......
Pra que construir a cidade no Logo. Ela poderia se chamar cidade do lago por estar ao lado do lago....
 
É uma das minhas preferidas mas......
Pra que construir a cidade no Logo. Ela poderia se chamar cidade do lago por estar ao lado do lago....
Questão de segurança, Mené.
Pra invadir a cidade, só passando pela ponte.
 
Deve ser uma fortaleza mesmo uma cidade em cima de uns troncos...
fico imaginando que se fosse assim não teriamos castelos e fortalezas...
 
Deve ser uma fortaleza mesmo uma cidade em cima de uns troncos...
fico imaginando que se fosse assim não teriamos castelos e fortalezas...
Não é em qualquer lugar que existem lagos grandes e fundos o suficiente para construir uma cidade assim, né?!
Lembre-se que todos os castelos, mesmo com suas muralhas imponentes, tinham um grande fosso ao redor e, normalmente, cheio d'água.

E é aí mesmo que está o motivo dela ser uma maravilha: é raridade.
 
Acho que aqui não vale a grandiosidade, mas a dificuldade.
Nem mesmo hoje encontramos cidades assim, somente casinhas isoladas e precárias nas margens de rios pelo mundo afora.
Atolar estacas de mandeira no fundo de um lago, num período onde o mergulho era feito na raça, sem nenhum aparelhagem, não era pra qualquer um não.
Esgaroth pra mim é como a Veneza da TM!

Bem, isso eu tenho que concordar que foi um bom trabalho em madeira e é lógico que ela é uma cidade perfeitamente planejada, os construtores enfiaram longas e resistentes estacas de madeira para sustentar a cidade, isso pode ter sido feito de dois métodos:

1) Eles esperaram um período de seca do lago e fizeram as bases de sustento da cidade, para depois construí-la, mas acho isso muito pouco provável, pois não creio que o Lago Comprido secava com tanta facilidade.

2) Usaram embarcações e avançadas técnicas de planejamento com o lago cheio para enfiar as estacas e construír as bases da cidade para só então fazê-la. Isso seria facil se as águas do lago fossem calmas, mas o lago tem sua estrutura comprida e talvez siga por ele uma correnteza, isso deve ter dificultado o trabalho, o que é uma possibilidade de essa teoria de construir a cidade com o lago cheio não ser verdadeira, mas se as águas fossem calmas isso era mais fácil, concerteza.

Sim, e é mais fácil defender uma ponte do que uma cidade inteira "aberta".

Eu comparo essa estratégia com uma espada de dois gumes, a cidade podia ser bem defendida com uma só entrada mas se essa entrada fosse destruída, ela ficaria isolada e sem a possibilidade de se extrair recursos vitais como alimento(água tem de sobra) isso facilitaria o cerco.

Deve ser uma fortaleza mesmo uma cidade em cima de uns troncos...
fico imaginando que se fosse assim não teriamos castelos e fortalezas...

Mas é difícil imaginar a cidade bem defendida por ela ser feita completamente de madeira, torna-se mais fácil destruí-la.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo