• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mãos de um rei são mãos de um curador

Fimbrethil

Esse chato é um
Procurei um tópico com esse assunto e não encontrei, perdão se for repetido. Pode ser uma fonte de onde Tolkien tirou a idéia de que as pessoas de Gondor reconheceriam Aragorn por que ele é um curador.
Olha só que interessante:

Durante a Idade Média se acreditava que os monarcas da França e da Inglaterra tinham o divino poder de curar scrófula (inflamação dos gânglios do pescoço), um termo então aplicado a várias infecções e doenças de pele. De fato, um outro nome para scrófula era "king's evil" (ou "Mal do Rei"). O poder para curar scrófula , acreditava-se, descia aos governantes durante a coroação quando eles eram ungidos com os óleos sagrados. Monarcas franceses proclamavam essa habilidade desde o tempo de Clovis em 481 d.C. até Luís XVI, que foi decapitado em 1793. Na Inglaterra, a prática evidentemente começou com o Rei Eduardo o Confessor antes da conquista Normanda e durou até a morte da Rainha Annie em 1714.

David Cofield, artigo "The hands of a King", Beyond Bree, Setembo 1986 [pag. 2]
 
Última edição:
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Mas você só criou na Area errada né ?

Aqui é a parte que só se fala de Tolkien e suas Obras
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Procurei um tópico com esse assunto e não encontrei, perdão se for repetido.
Olha só que interessante:

Durante a Idade Média se acreditava que os monarcas da França e da Inglaterra tinham o divino poder de curar scrófula (inflamação dos gânglios do pescoço), um termo então aplicado a várias infecções e doenças de pele. De fato, um outro nome para scrófula era "king's evil" (ou "Mal do Rei"). O poder para curar scrófula , acreditava-se, descia aos governantes durante a coroação quando eles eram ungidos com os óleos sagrados. Monarcas franceses proclamavam essa habilidade desde o tempo de Clovis em 481 d.C. até Luís XVI, que foi decapitado em 1793. Na Inglaterra, a prática evidentemente começou com o Rei Eduardo o Confessor antes da conquista Normanda e durou até a morte da Rainha Annie em 1714.

David Cofield, artigo "The hands of a King", Beyond Bree, Setembo 1986 [pag. 2]

Bom linda, eu tenho um livro que se chama o Santo Graal e a Linhagem Sagrada que aborda vários assuntos com relação ao divido, especificamente com uma outra face da história de Jesus Cristo que tinha fugido de Israel e se mudou para a Europa. Aborda também a questão da origem dos Templários e etc. Na verdade esse livro ele e muito, mas muito complexo onde sua ênfase várias vezes vai até contra os fimamentos da Biblia. Bom, daí diz que Jesus Cristo depois de se estabelecer numa provìncia da antiga Gália (atual França) ele teria tido vários filhos e estes filhos com o passar dos anos migrou para várias regiões da Europa e que se tornaram os reis das atuais monarquias existentes e daí vem um pouco da ação da mão divina dos reis, de suas descendências diretas de Deus e e tal, e que eles teriam dons que poderiam ser usados para vários fins desde domínios de povos até a cura.

Na verdade esse história deste livro é muito louca.

Mas fazendo um paralelo com relação a Aragorn quando ele cura Eowin, não sei dizer se Tolkien tinha um conhecimento e fazia uma relação de sua obra com as realezas "abençoadas" da Europa.
Mas há semelhanças neste introdução do tópico com as virtudes e dons de Aragons como por exemplo os dons de cura, que extrapolam o mundo físico de certo modo e entra num âmbito espiritual, meio que divino.

Muito interessente essa sua proposta com este tópico.
:kiss:
 
Última edição:
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Bom linda, eu tenho um livro que se chama o Santo Graal e a Linhagem Sagrada que aborda vários assuntos com relação ao divido, especificamente com uma outra face da história de Jesus Cristo que tinha fugido de Israel e se mudou para a Europa. Aborda também a questão da origem dos Templários e etc. Na verdade esse livro ele e muito, mas muito complexo onde sua ênfase várias vezes vai até contra os fimamentos da Biblia. Bom, daí diz que Jesus Cristo depois de se estabelecer numa provìncia da antiga Gália (atual França) ele teria tido vários filhos e estes filhos com o passar dos anos migrou para várias regiões da Europa e que se tornaram os reis das atuais monarquias existentes e daí vem um pouco da ação da mão divina dos reis, de suas descendências diretas de Deus e e tal, e que eles teriam dons que poderiam ser usados para vários fins desde domínios de povos até a cura.

Na verdade esse história deste livro é muito louca.

Mas fazendo um paralelo com relação a Aragorn quando ele cura Eowin, não sei dizer se Tolkien tinha um conhecimento e fazia uma relação de sua obra com as realezas "abençoadas" da Europa.
Mas há semelhanças neste introdução do tópico com as virtudes e dons de Aragons como por exemplo os dons de cura, que extrapolam o mundo físico de certo modo e entra num âmbito espiritual, meio que divino.

Muito interessente essa sua proposta com este tópico.
:kiss:

Legal esse livro :)
:kiss:
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Não! neste caso a Cali está certa! Existe sim a possibilidade de fazer uma comparação de Aragorn com o tema proposto.

Este é meu ponto de vista.

Não estou dizendo que não podemos discutir, o fato é que ela não expressou que queria discutir isso relacionado a TOLKIEN & Obras.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Não! neste caso a Cali está certa! Existe sim a possibilidade de fazer uma comparação de Aragorn com o tema proposto.
Foi em Aragorn que pensei quando vim postar aqui.

Mas eu não acho que Tolkien quiz fazer algum paralelo com a mão divina que, por crença ou verdade, estava sobre os reis. O tom do poder de cura de Aragorn no livro está mais pra magia do que pra divindade, penso eu.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Não estou dizendo que não podemos discutir, o fato é que ela não expressou que queria discutir isso relacionado a TOLKIEN & Obras.

Sim, eu entendi meu caro.
É só ela fazer uma edição no primeiro post que pronto, resolvido.


Porque se levar ao pé da letra as discussões das obras do Tolkien, então deveriam mover 80% de todos os topicos aqui existentes. :roll:
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Sim, eu entendi meu caro.
É só ela fazer uma edição no primeiro post que pronto, resolvido.


Porque se levar ao pé da letra as discussões das obras do Tolkien, então deveriam mover 80% de todos os topicos aqui existentes. :roll:

Cite três topics.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Procurei um tópico com esse assunto e não encontrei, perdão se for repetido. Pode ser uma fonte de onde Tolkien tirou a idéia de que as pessoas de Gondor reconheceriam Aragorn por que ele é um curador.

Pronto!! :cool: Resolvido!!!!

Agora, segue novamente minha análise:

Bom linda, eu tenho um livro que se chama o Santo Graal e a Linhagem Sagrada que aborda vários assuntos com relação ao divido, especificamente com uma outra face da história de Jesus Cristo que tinha fugido de Israel e se mudou para a Europa. Aborda também a questão da origem dos Templários e etc. Na verdade esse livro ele e muito, mas muito complexo onde sua ênfase várias vezes vai até contra os fimamentos da Biblia. Bom, daí diz que Jesus Cristo depois de se estabelecer numa provìncia da antiga Gália (atual França) ele teria tido vários filhos e estes filhos com o passar dos anos migrou para várias regiões da Europa e que se tornaram os reis das atuais monarquias existentes e daí vem um pouco da ação da mão divina dos reis, de suas descendências diretas de Deus e e tal, e que eles teriam dons que poderiam ser usados para vários fins desde domínios de povos até a cura.

Na verdade esse história deste livro é muito louca.

Mas fazendo um paralelo com relação a Aragorn quando ele cura Eowin, não sei dizer se Tolkien tinha um conhecimento e fazia uma relação de sua obra com as realezas "abençoadas" da Europa.
Mas há semelhanças neste introdução do tópico com as virtudes e dons de Aragons como por exemplo os dons de cura, que extrapolam o mundo físico de certo modo e entra num âmbito espiritual, meio que divino.

Muito interessente essa sua proposta com este tópico.
:kiss:
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Até onde eu sei, os "dons" de cura de Aragorn, não passavam de anos de conhecimento.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

O dom da cura é citado também nos Atos dos Apóstolos e em vários outros livros do NT, seria um dos dons do espirito santo, uma das formas do ES se manifestar através das pessoas. Tolkien como extremamente religioso pode ter tirado a idéia dai. Como pela tradição os reis também eram os invocadores do Único (uma espécie de reis-sacerdotes), essa seria uma de suas manifestações.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

O dom da cura é citado também nos Atos dos Apóstolos e em vários outros livros do NT, seria um dos dons do espirito santo, uma das formas do ES se manifestar através das pessoas. Tolkien como extremamente religioso pode ter tirado a idéia dai. Como pela tradição os reis também eram os invocadores do Único (uma espécie de reis-sacerdotes), essa seria uma de suas manifestações.
Ah gente! Apesar de eu ser católico, mas não consigo imaginar Tolkien escrevendo com uma Bíblia do lado. Do jeito que a gente fala parece que ele escrevia um parágrafo e folheava a Bíblia pensando "que elemento eu vou colocar agora?"... Oh, mess! Não é bem assim!

Como eu disse, é possível que inconscientemente Tolkien tenha utilizado de elementos bíblicos, mas não em tudo, por favor!

Quanto aos reis, ali em O Retorno do Rei, acredito que Tolkien estava mais procurando uma forma de confirmar a legitimidade real de Aragorn e por isso conferiu poderes mágicos próprios de reis ao personagem.
Isso não é fato. É minha opinião.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Quanto aos reis, ali em O Retorno do Rei, acredito que Tolkien estava mais procurando uma forma de confirmar a legitimidade real de Aragorn e por isso conferiu poderes mágicos próprios de reis ao personagem.
Isso não é fato. É minha opinião.

Que poderees mágicos é esse ? Cite uma parte para mim re-lembrar por favor (Se é que tem algo para re-lembrar)
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Ah gente! Apesar de eu ser católico, mas não consigo imaginar Tolkien escrevendo com uma Bíblia do lado. Do jeito que a gente fala parece que ele escrevia um parágrafo e folheava a Bíblia pensando "que elemento eu vou colocar agora?"... Oh, mess! Não é bem assim!

Como eu disse, é possível que inconscientemente Tolkien tenha utilizado de elementos bíblicos, mas não em tudo, por favor!

Quanto aos reis, ali em O Retorno do Rei, acredito que Tolkien estava mais procurando uma forma de confirmar a legitimidade real de Aragorn e por isso conferiu poderes mágicos próprios de reis ao personagem.
Isso não é fato. É minha opinião.


Na verdade eu também não acho que Tolkien escrevia seus livros com a Bíblia do lado, mas também acho que inconscientemente ele pode ter se utilizado de elementos bíblicos. E que nossas crenças e nossas leituras acabam se espressando em nossa maneira de ver a vida e isso deve influenciar (não orientar ou dirigir) a maneira de escrevermos. Vou ver se acho alguma referência a esse assunto nas cartas e depois posto aqui.:uhum:
 
Última edição:
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Ah, Belfalas. Eu falei mágicos, mas desculpe-me. Não seria a palavra correta. Acho que tu falaste mais corretamente lá em cima. Está mais ligado à sabedoria e conheciemnto de Ervas. Segue o trecho:

Então uma senhora idosa, Ioreth, a mais velha das mulheres que trabalhavam naquela casa, olhando o belo rosto de Faramir, chorou, pois todo o povo o amava. E ela disse: - Ai de nós se ele morrer! Ah, se houvesse reis em Gondor, como contam que havia outrora! Pois diz a sabedoria antiga: As mãos do rei são as mãos de um curador. Dessa maneira, sempre se sabia quem era o verdadeiro rei.
O Retorno do Rei pág. 127 "As Casas de Cura"
Aí está uma fala que traz o que a gente chama de pista-recompensa na construção de uma história: Tolkien insere a fala de um personagem mostrando características que ele vai trabalhar depois. Aqui, confirma-se o que o Belfalas falou lá anteriormente. Mas se analisarmos o que acontece na hora da cura, parece mais fruto de magia, veja:
Então, talvez porque Aragorn tivesse realmente algum esquecido poder do Ponente, talvez pelo efeito causado pelas palavras ditas sobre a Senhora Éowyn, todos os circustantes tiveram a impressão de que, à medida que a doce influência da erva se espalhava pelo quarto, um vento penetrante soprava através da janela, sem trazer fragância alguma, mas era um ar inteiramente fresco, limpo e jovem, como se nunca tivesse sido inspirado por qualquer criatura viva, e tivesse acabado de sair diretamente de montanhas cheias de neve, altas sob uma abóbada de estrelas, ou de prais de prata distantes, banhadas por mares de espuma
O Retorno do Rei pág. 135. "As Casas de Cura"
É diante da descrição que Tolkien faz nesse último trecho citado que eu vejo como "mágicos" os poderes de Aragorn. Porque só as ervas não poderiam trazer aquela brisa que é descrita. Enfim. Interpretação pessoal.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo