• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O casamento entre os Valar

Me surgiu uma dúvida, alguns dos Valar se casaram ( Manwë e Varda, Aulë e Yavanna, Mandos e Vairë, Lórien e Estë, Tulkas e Nessa e por fim Oromë e Vána) e não há relatos de nenhum filho deles (embora na segunda profecia de Mandos está escrito que o filho de Manwë e Varda ajudaria a matar Melkor).
Como era esse casamento? Havia tudo o que um casamento normal tinha, por exemplo, o ato sexual? Eles eram tão "divinos" que fica difícil imaginar eles tendo relações sexuais...ou será que o casamento era só uma forma de "juntar" eles, tipo eles se amavam e casavam pra irem moravar juntos e viver esse amor... somente isso?
Eu realmente não entendo, pra mim eles nem deveriam se casar (imagina os santos se casando) eles perdem um pouco dessa aura divina que lhe são atribuídos e se tornam mais próximos dos Filhos de Ilúvatar, provando que só mesmo Ilúvatar era "santo", "divino".:think:
O que vocês acham?Vamos botar a cabeça pra funcinar!:mrgreen:
 
Eu acho que é possível sim eles se reproduzirem. Não sei se o ato sexual daria algum prazer para qualquer um deles, mas acredito que ter filho é algo bastante possível e provável. Só creio que nenhum teve um filho, por enquanto, por ter maiores preocupações na cabeça.
Mas fiquei com um questionamento: se os Valar fossem como coelhos, o mundo seria cheio de deuses, ou os filhos dos Valar não herdariam essa divindade - pelo menos por completo -?
 
Mas como eles se reproduziriam se não fosse pelo ato sexual?
Bom, eu acho que se eles tivessem filho esses seriam parecidos com os Maiar.
 
Devemos separar os mitos cristãos de uma obra de fantasia. Tolkien não faz paralelo nenhum com o Cristianismo, bem diferente de seu amigo C.S. Lewis.

Os Ainur são uma raça superior aos maiar e tinham liberdades de ação que os Anjos não tinham, como a de intruir elfos, criar uma morada na Terra e outras funções.

E eles praticavam o ato sim. Vide a festa que Manwë promoveu e onde foi desposada Nessa por Tulkas... que durmiu exausto e contente. E como nem em batalhas o poderoso Tulkas ficou daquele jeito, já dá para imaginar que foi A festa.
 
E eles praticavam o ato sim. Vide a festa que Manwë promoveu e onde foi desposada Nessa por Tulkas... que durmiu exausto e contente. E como nem em batalhas o poderoso Tulkas ficou daquele jeito, já dá para imaginar que foi A festa.

Me basiei nesse trecho pra criar o tópico, isso sempre me intrigou. Se bem que essa frase pode ser ambígua, ele pode estar querendo dizer que depois da festa de casamento, depois de dançar e beber e farrear muito ele foi dormir exausto...
 
Mas como eles se reproduziriam se não fosse pelo ato sexual?
Bom, eu acho que se eles tivessem filho esses seriam parecidos com os Maiar.


Eles têm sim ato sexual, só não sei se eles realmente têm prazer em praticá-lo, senão teríamos diversos filhos-de-Valar.

E sim, concordo com o Elring, realmente essa passagem é bastante sugestiva. Quando eu li ela deixei isso passar despercebido:yep:
 
Devemos separar os mitos cristãos de uma obra de fantasia. Tolkien não faz paralelo nenhum com o Cristianismo, bem diferente de seu amigo C.S. Lewis.

Os Ainur são uma raça superior aos maiar e tinham liberdades de ação que os Anjos não tinham, como a de intruir elfos, criar uma morada na Terra e outras funções.

E eles praticavam o ato sim. Vide a festa que Manwë promoveu e onde foi desposada Nessa por Tulkas... que durmiu exausto e contente. E como nem em batalhas o poderoso Tulkas ficou daquele jeito, já dá para imaginar que foi A festa.

Os Maiar tbm são Ainur, não podemos esquecer disso ;)
E realmente, é um bom argumento, o incansável Tulkas dormindo...hasuhauhas
Bom, acredito que em caso de reprodução, seguindo o padrão adotado por Tolkien quanto a descendencia...Filhos de Noldor, são Noldor, Filhos de Homens, são homens...Logo, filho de Vala, é Vala.

E acabou de me ocorrer, os Valar são Ainur assim como os Maiar, ta no Silmarillion, n posso dizer exatamente onde pq n to com ele aqui, mas é no Valaquenta...Valar são mais poderosos que Maiar, mas sendo o mesmo povo seguem as mesmas "regras", ou seja, deixam as mansões de Iluvatar para adentrar nos salões de Eä, Melian a Maia teve uma filha com Elu Thingol...E no Silmarillion também está escrito que assim a linhagem dos Maiar tbm se uniu à dos Elfos e dos Homens...Logo, os Valar podem ter filhos e transmitem seu status quo a eles...Desculpem a desorganização e ausência concreta de citações...To sem o livro em mãos.
Excelente tópico Saitorë
 
Nos primeiros escritos de Tolkien sobre o Silmarillion, os Valar tiveram filhos: Oromë era filho de Yavanna e Aulë, e Fionwë era filho de Manwë e Varda (uma vez foi filho de Tulkas e Nessa). Fionwë virou Eonwë.

Depois Tolkien descartou essa idéia, e os Valar deixaram de ter filhos. O casamento dos Valar era mais, na minha opinião, porque um complementava o outro. Manwë enxergava mais longe com Varda ao seu lado, etc.

Não acho que eles faziam sexo, não. Eles não sentiam necessidade nem prazer, então pra quê?
Eu digo que eles não sentiam prazer por que o corpo deles não era material, não sei direito o que era, mas eles eram mais da turma do pensamento do que da ação :)
 
Mas os elfos pareciam não ter muito prazer em praticar o ato também mas, até que tinham bastante filhos, a maioria tinha um só mas...

Eles não tinham muita pressa, mas quando acontecia...ficavam anos como Thingol e Melian, perdidos no tempo. na questão dos filhos, eles não podiam ter muitos porque uma parte de seus espíritos seria consumida pela criança. Somente Fëanor foi excessão a regra.
 
Nunca tinha pensado nessa parte da vida dos Valar. Acho que me deixei levar pela imagem cristã da coisa e sempre os vi como seres celestiais, aquém dessas coisas carnais. Mas não sei, ainda assim pra mim é estranho de pensar neles fazendo sexo, por mais careta que isso possa parecer. Sempre visualizei o casamento deles como sendo a expressão de uma afinidade tão grande, que aproximava e unia esse seres tão poderosos. Como se algo os ligasse ou os aproximasse desde Eru e de sua música. Não sei. Tolkien não fala nada sobre o assunto?
 
Última edição:
Bom, acredito que em caso de reprodução, seguindo o padrão adotado por Tolkien quanto a descendencia...Filhos de Noldor, são Noldor, Filhos de Homens, são homens...Logo, filho de Vala, é Vala.Excelente tópico Saitorë


SAbe que faz sentido...mas não ia ser estranho mais Anuir pra governar Arda? Ou eles não governariam assim como seus pais?

Depois Tolkien descartou essa idéia, e os Valar deixaram de ter filhos. O casamento dos Valar era mais, na minha opinião, porque um complementava o outro. Manwë enxergava mais longe com Varda ao seu lado, etc.

Eu também acho que era mais um complemento...o ato sexual é uma coisa muito "mundana" pra se aplicar também aos Ainur.
 
Eles não tinham muita pressa, mas quando acontecia...ficavam anos como Thingol e Melian, perdidos no tempo. na questão dos filhos, eles não podiam ter muitos porque uma parte de seus espíritos seria consumida pela criança. Somente Fëanor foi excessão a regra.

Os Anuir também tinham muito tempo...mas e a Nerdanel então?
 
Mas os Ainur receberam o título de Valar por serem parte do mundo, tanto que podiam vestir um corpo como o dos eldar. E se não ouvesse interesse por parte dos Valar, por que ele incentivariam a dança, a música, a plantação e as festividades? O que não existia era casamento com mais de um ser. Tanto que, quando Finwë casou-se outra vez, os Ainur ficaram desconcertados pois nunca havia ocorrido algo parecido. Contra o amor, nem os Poderes estão imunes.

Ah, ela também era fogosa, não? Sete filhos não é bolinho e haja força de espírito.
 
Mas os Ainur receberam o título de Valar por serem parte do mundo, tanto que podiam vestir um corpo como o dos eldar. E se não ouvesse interesse por parte dos Valar, por que ele incentivariam a dança, a música, a plantação e as festividades? O que não existia era casamento com mais de um ser. Tanto que, quando Finwë casou-se outra vez, os Ainur ficaram desconcertados pois nunca havia ocorrido algo parecido. Contra o amor, nem os Poderes estão imunes.


Mas o amor é um pouco diferente do ato sexual né, tudo bem que é tudo ligado mas, pra mim o casamento deles era somente isso, AMOR. :grinlove:

Pra casar com Fëanor tinha que ser fogosa mesmo né :sacou:
 
Mas o amor é um pouco diferente do ato sexual né, tudo bem que é tudo ligado mas, pra mim o casamento deles era somente isso, AMOR. :grinlove:

Pra casar com Fëanor tinha que ser fogosa mesmo né :sacou:

Diria que os Ainur eram em alguns aspectos parecidos com os Deuses gregos, com a diferença de que não saiam matando por mero capricho. E sendo criaturas que possuam corpos como o dos eldar, seria normal que eles ficassem curiosos com as demonstrações de amor que um casal élfico fazia entre os bosques, ou em casa. Se era bom, porque não tentar. :mrgreen:
 
Diria que os Ainur eram em alguns aspectos parecidos com os Deuses gregos, com a diferença de que não saiam matando por mero capricho. E sendo criaturas que possuam corpos como o dos eldar, seria normal que eles ficassem curiosos com as demonstrações de amor que um casal élfico fazia entre os bosques, ou em casa. Se era bom, porque não tentar. :mrgreen:

Faz sentido...mas pra mim os Valar eram mais próximos dos santos católicos do que dos deuses gregos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo