• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Globo] Maysa - Quando Fala o Coração

Hugo

Hail to the Thief
Nova minissérie a ser exibida pela TV globo em janeiro 2009. Escrita por Manoel Carlos, com direção do Jayme Monjardim, filho da cantora.

Na minha opinião, antes de fazer uma minisséri da Maysa, deveriam fazer de outras cantoras que foram culturalmente e musicalmente mais importantes dentro da música brasileira, como Dolores Duran, Elis Regina e Clara Nunes. É claro que a Maysa tem sua importância também.

Espero que o Manoel Carlos não derrape no texto (como o faz com suas novelas) e o Monjardim, não cague como fez com OLGA.


Mais em:

http://maysa.globo.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maysa
 
Eu não acho que o Manoel Carlos derrape nos textos. Aliás é o autor que mais foge do lance mocinha/vilão em novelas. Claro que ele tem escorregadas, como Páginas da Vida, mas em geral, eu curto os textos dele.

O Jayme Monjardin é filho da Maysa, então deve ter uma visão bem realista das coisas que aconteceram, pelo menos nas partes que ele lembra :g:
 
Do Wikipedia do Maneco:

"Por amor também abordava temas como bissexualismo, alcoolismo, jogo do bicho, e outros. Mulheres apaixonadas teve muitos temas fortes, como lesbianismo, preconceito social e contra os idosos, celibato, alcoolismo, violência doméstica, traição, câncer, romance entre mulheres mais velhas e jovens rapazes, o tormento provocado pelo ciúme e outros. Seu trabalho mais recente foi a telenovela Páginas da vida (2006), e abordando bulimia, racismo, Síndrome de Down, alcoolismo, impotência sexual e outros"

Ou seja: nas novelas dele só tem pinguço, racistas, homossexuais, raquetadores de mulheres, matadores de velhinhos e etc. Personagens estereotipados, esquematizados, repetitivos. Tudo bem (ou mal na verdade) que o formato da novela brasileira siga essa fórmula torpe, mas nem por isso eu devo dizer que isso é de qualidade.

Tisf: Esse lance de mocinha e vilão já tá bem ultrapassado. Evoluiu (?) para esse daí, de mostrar personagens desregulados e desajustados, como lidar com eles, como consertá-los e em último caso, como matá-los. Pare de ver Malhação ...
 
Última edição:
Quando eu li o título do tópico em pensei "pqp, a Globo já tirou a Maísa do SBT é?"
 
Tisf: Esse lance de mocinha e vilão já tá bem ultrapassado. Evoluiu (?) para esse daí, de mostrar personagens desregulados e desajustados, como lidar com eles, como consertá-los e em último caso, como matá-los. Pare de ver Malhação ...
Ah é? Vai ver a das 8, A Favorita pra ver do que a Flora é capaz!
 
Mas A FAVORITA foi original neste ponto. No começo estava aquele negócio, ninguém sabia quem era o bem e quem era o mau. Depois que ficou nessa coisa de sempre. E tirando a malvadeza da Flora, voltamos para o que falei antes, como se vê pelos temas da novela:

[from wiki]
Temas Recorrentes

* Política - Elias, Romildo Rosa e Didu.
* Analfabetismo - Vanderlei.

Doenças

* Esquizofrenia - Augusto César.
* Drogas - Juca.
* Alcoolismo - Didu.

Sentimentos e ações negativas

* Obsessão compulsiva - Flora por Donatela.
* Obsessão por dinheiro - Dodi, Romildo Rosa, Maria do Céu, Dulce, Léo, Sabiá, Fafá, Manu, Roseli, Gurgel e Amelinha.
* Mentira obsessiva - Flora, Silveirinha, Dodi, Diva, Romildo Rosa, Halley e Maria do Céu.
* Maus tratos - Zezé a Diva e a Donatela, Flora a Pedro e Léo à sua família.
* Agressão física - Léo a Catarina, Domênico, Mariana e Copola, Elias a Damião e a Dedina, Silveirinha a Cilene.
* Machismo - Léo a Catarina.

Sexualidade

* Traição - Damião e Dedina a Greice e Elias, Irene e Copola a Gonçalo e Iolanda, Cida e Átila a Lorena, Romildo Rosa e Arlete à ex-mulher de Romildo, Flora e Marcelo a Donatela, Lara e Halley a Cassiano, Cassiano e Maria do Céu a Lara, Dodi e Tina a Donatela.
* Gravidez Precoce - Mariana.
* Falso Incesto - Lara e Halley.
* Homossexualismo - Stela.
* Bissexualismo - Orlandinho Queiroz.
* Prostituição - Maria do Céu, Manu, Melissa, Sharon, Luma e Geralda.
* Tentativa de Assédio Sexual - Léo a Stela

Criminalidade

* Tráfico de Armas - Diva e Romildo Rosa.
* Seqüestro de menores - Silveirinha a Mateus Fontini.
* Falso seqüestro - elaborado por Flora, Dodi e Silveirinha.
* Assassinato - Flora a Marcelo, Maíra, Dante Salvatore, a dois bandidos, a Adaílton e a Gonçalo Fontini[1].
* Preconceito - Léo e alguns cidadãos de Triunfo a Stela e estudantes a Mariana.
* Guerrilha - Diva Palhares e Tito.
* Violência urbana - Alícia Rosa.
 
Eu já vi muitos usos inadequados da Wikipédia como fonte, mas em posts semi-inteiros é a primeira vez.
 
Eu não sei o que é ad hominem.


Mas enfim, sobre a série, eu acho que o grande defeito é justamente ter o Jayme Monjardim na direção. Nas próprias chamadas já tá dando raiva a quantidade de vezes que aparece alguém falando no "Jayminho", culminando no constrangedor momento em que alguém vira pra Maysa e fala "Um dia ele há de crescer e julgar se você foi ou não uma boa mãe."

É praticamente ele gritando "Sim! Nessa série vc vai ver o que eu acho! AUHAHuauhahuauh"
 
Atacar a pessoa ou o formato, não o conteúdo, o que está sendo dito ou escrito =] Tipo, "ah, é wikipedia" e desprezar. Há que se diver o porque está errado o argumento utilizado

Ah tá. Tá certo.

Mas é que tem coisas que são difíceis de resistir. :mrgreen:
 
De fato, pesquisei muito buscando por fontes seguras e idôneas sobre novelas brasileiras.

Não achei. Talvez num futuro próximo as organizações Globo lancem algo do naipe, a Globopédia, só que vai ter que falar das novelas da Record e do SBT também.
 
Então vejamos Hugo: novelas são poços de desajustados sendo enfiados goela abaixo da população inocente. Ok.

Agora me diz... o que VOCÊ vê na televisão?

Pq novelas (e eu não gosto, sou amis livros) são OPORTUNIDADES de se mostrar coisas. Oras eu achei bem legal qdo vi aquele brasileiro esgrimista que não pode ir no Pan pq se feriu no treino com o irmão, contando que muitos atletas de HOJE começarem na época da novela Que Rei sou Eu.

Ou então o aumento REAL e coprovado de doações de orgãos após a novela que teve uma moça com leucemia (desculpem ams eu não sei qual era).

E o nº de denúncias sobre crimes conrra mulher na época da novela do Tom naks brasileiro e suas raquetadas?

Catso novela atinge um parcela considerável da população, e quando mostra que no mundo tem gay, louco, tarado, bandido, doenças e mostra formas de agir CONTRA isso eu apóio.

Até agora vc disse que novela mostra coisas ruins, mas e aparte de que novelas INFORMAM? Esqueceu?
 
Rama, é impressão minha ou vc sem querer incluiu os gays no tipo de coisas que precisam ser combatidas? :lol:

Cuidado que aqui no fórum eles são uma turma considerável, hein.... vc vai apanhar na rua... auhahuahua
 
Então vejamos Hugo: novelas são poços de desajustados sendo enfiados goela abaixo da população inocente. Ok.

Agora me diz... o que VOCÊ vê na televisão?

Pq novelas (e eu não gosto, sou amis livros) são OPORTUNIDADES de se mostrar coisas. Oras eu achei bem legal qdo vi aquele brasileiro esgrimista que não pode ir no Pan pq se feriu no treino com o irmão, contando que muitos atletas de HOJE começarem na época da novela Que Rei sou Eu.

Ou então o aumento REAL e coprovado de doações de orgãos após a novela que teve uma moça com leucemia (desculpem ams eu não sei qual era).

E o nº de denúncias sobre crimes conrra mulher na época da novela do Tom naks brasileiro e suas raquetadas?

Catso novela atinge um parcela considerável da população, e quando mostra que no mundo tem gay, louco, tarado, bandido, doenças e mostra formas de agir CONTRA isso eu apóio.

Até agora vc disse que novela mostra coisas ruins, mas e aparte de que novelas INFORMAM? Esqueceu?

Começando pelo fim do que vc disse. Usar uma novela como meio de informação não é meio estranho ? Ora, se a questão é informar, não existem formatos mais inteligentes para fazer isso ? Pode ser que a novela tenha um alcance maior da população, que mais pessoas assistam novelas do que jornal, mas defender as novelas como fonte de informação é de lascar. Não estou criticando só as novelas, é algo maior, da população ter uma educação decente, buscar analisar as noticias, ler mais, etc. Se pelo menos as novelas tivessem como objetivo apenas informar, seria bom, mas o que mostram de coisas fúteis não tá no papel, ou melhor, está no roteiro.

Qual o sentido de ter um gay em quase toda novela ? Mostrar que isso é normal ? Que as pessoas não devem ter preconceito ? E o moralismo de não mostrar um casal gay beijando ? E quais seria as formas de agir contra os gays ?

Enfim, concordo que algumas ações importantes como: doação de orgãos, estatuto do idoso, etc, são desencadeadas através das novelas, mas pq tem que ter uma novela para despertar esse interesse na população ?
 
Última edição:
Bem, sobre a série, tenho assistido boa parte dos capítulos. O resultado até que está legal. E a Maysa é a Amy Winehouse brasileira, como disse a FOLHA...hehe

O trabalho da atriz Larissa Maciel é bom, mas nas partes das apresentações musicais não ficou convincente, mas também pudera, a voz não é dela. E a desconstrução narrativa também ficou bacana, atrai mais a atenção dessa forma.
 
Pois é, eu também gostei. Eu li que a Globo de arrependeu de ter cortado a minissérie pra 9 capítulos quando na verdade o Manoel Carlos queria 16. A minissérie bateu recorde de audiência e tá girando na casa dos 30 pontos.

Porém, como vai começar o Big Brother, acho que o horário mais tarde vai dar uma prejudicada nessa última semana.
 
Eu vi os dois primeiros capítulos e detestei. Jayme Monjardim é desprovido de talento. A única cena boa é a do acidente, e foi a única que não foi ele quem filmou (foi feita em 3D).


Ele resolveu fazer terapia de grupo e o grupo é a gente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo