• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda Forte da Trombeta

Tuor

dei um rolê em Vinyamar
Forte da Trombeta


attachment.php



Fortaleza em Rohan; local da Batalha do Abismo de Helm, uma das batalhas-chave da Guerra do Anel.

O Abismo de Helm localiza-se próximo ao Desfiladeiro de Rohan, aos pés de três picos chamados Thrihyrne, no braço noroeste das Montanhas Brancas. Nele há um vale chamado Garganta do Abismo. O Dique de Helm, uma trincheira com baluarte antiga cortada através da garganta, quatrocentos metros abaixo do Portão de Helm, ficava um pouco depois da entrada da garganta.

O Abismo de Helm é uma ravina com altos penhascos de ambos os lados. Uma muralha foi construída através da entrada para a ravina, e na parte norte da muralha havia o Forte da Trombeta. Nenhum inimigo tomou o Forte enquanto este esteve sendo defendido.

O Forte da Trombeta ficava numa protuberância chamada Rochedo da Trombeta, que se sobressaía do penhasco. O Forte da Trombeta era envolto por uma parede, em que atrás havia uma cidadela contendo uma alta torre. Na torre havia a grande trombeta de Helm Mão-de-Martelo. Quando a trombeta é soada, ecoa por toda a ravina, causando medo e desespero entre as forças inimigas.



Localização


attachment.php



Um passadiço em aclive levava aos portões do Forte. Havia uma pequena porta que se abria num canto da parede oeste do forte, onde o penhasco se esticava na direção dela. Daquele lado um caminho estreito ia em direção ao grande portão, entre a muralha e a borda íngreme do Rochedo. Dali Éomer e Aragorn saíram para proteger os portões durante a batalha.

A muralha do abismo tinha seis metros de altura, e era larga o bastante para quarto homens andarem lado a lado, com um alto parapeito virado para fora. A superfície da muralha era lisa e com pedras bem-assentadas. Três lances de degraus levavam para a parte superior, saindo do Abismo, do lado de dentro, e outro lance para o Forte da Trombeta.

Atrás da Muralha do Forte, os penhascos se aproximam, se estreitando, a ponto de se fecharem. Neste fim há uma entrada para as Cavernas Cintilantes sob Thrihyrne. O Riacho do Abismo saía das cavernas e passava sob a Muralha através de uma pequena abóbada, como um fosso, seguia para debaixo do passadiço e para fora da Garganta. Do Forte da Trombeta, havia uma estrada paralela ao riacho que se juntava à Grande Estrada do Oeste.

O forte e a muralha foram construídos pelos Homens de Gondor em alguma época entre 830 e 1149 da Terceira Era. Seu propósito era para manter guarda na parte sul do Desfiladeiro de Rohan, enquanto Isengard guardava a parte norte.

Em 2510, a Fortaleza se tornou parte da nova terra da Rohan. Quando Rohan foi invadida pelos Homens da Terra Parda em 2758, o Rei Helm levou seu povo para ali se protegerem. A ravina se tornou conhecida como o Abismo de Helm, e o forte foi chamado de Forte da Trombeta porque Helm fazia soar a grande trombeta antes de sair da fortaleza para atacar os campos inimigos.

Helm e seu povo foram cercados no Abismo durante o Longo Inverno, de novembro de 2758 a março de 2759. Depois de Yule, os suprimentos começaram a escassear e as pessoas passaram fome. O filho de Helm, Háma, partiu para procurar mantimentos, mas nunca retornou. Depois Helm congelou até a morte no Dique. Os invasores foram finalmente expulsos de Rohan por Frealáf, sobrinho de Helm.



attachment.php



À época da Guerra do Anel, Théodred, filho do Rei Théoden, fez sua base no Abismo de Helm, e Erkenbrand, o senhor do Folde Ocidental, residiu no Abismo também. Após a morte de Théodred na primeira batalha dos Vaus do Isen em 25 de fevereiro de 3019, Erkenbrand percebeu que Saruman planejava tomar Rohan. Assim, fez reparos e fortificou as defesas do Abismo de Helm, com muitas das pessoas do Folde Ocidental se protegendo nas Cavernas Cintilantes. Erkenbrand cavalgou para reunir as forças do Folde, trazendo cerca de 1.000 Rohirrim para defender o Abismo de Helm, incluindo a companhia de Gamling, para prover o Dique de Helm.

O Rei Théoden chegou ao Abismo de Helm com uma força de mais de 1.000 Rohirrim, de Edoras, na noite de 3 de março. Théoden entrou no Forte da Trombeta enquanto seu sobrinho Éomer comandou as defesas da Muralha do Forte com a ajuda de Aragorn. O exército de Saruman de 10.000 orcs, também como os homens da Terra Parda, começaram o ataque ao Abismo após a meia-noite de 4 de março.



attachment.php



Nessa batalha, orcs plantaram um dispositivo explosivo na curva do fosso sob a Muralha do Forte, conseguindo assim penetrar Abismo de Helm adentro através do estrago deixado. Muitos dos Rohirrim bateram em retirada para o Forte da Trombeta, enquanto outros foram adiante no abismo para defenderem a entrada das Cavernas Cintilantes onde refugiados se abrigavam.

Ao amanhecer, os orcs arrebentaram o portão principal do Forte da Trombeta, mas naquele momento a trombeta de Helm Mão-de-Martelo soou, e Théoden liderou um ataque, descendo os portões, atravessando o passadiço, em direção ao Dique de Helm.

“E todos os que escutaram aquele som tremeram. Muitos orcs se jogaram no chão cobrindo os ouvidos com as garras. Os ecos retornavam do Abismo, clangor após clangor, como se em cada penhasco e colina estivesse um poderoso arauto. Mas das muralhas os homens olhavam para cima maravilhados; pois os ecos não diminuíam. Os clangores continuavam circulando entre as colinas; mais próximos agora e mais fortes respondiam uns aos outros, soando ferozes e livres.” O Senhor dos Anéis – As Duas Torres: “O Abismo de Helm”, pág. 142/143.



attachment.php



As forças de Saruman fugiram ante eles, e no fim da Garganta, foram confrontados por uma floresta de Huorns enviados por Barbárvore que haviam se posicionado naquele local durante a noite anterior. Na cordilheira oeste do vale, Erkenbrand chegou com Gandalf e mil homens, e avançaram. Os homens do exército de Saruman se renderam, e os orcs, entre o Dique e a Floresta, adentraram nesta e não a atravessaram.

O dia após a Batalha do Abismo de Helm, os mortos de Rohan foram enterrados em dois montes no campo em frente ao Forte da Trombeta, enquanto Háma, o capitão da guarda do Rei, foi enterrado num túmulo isolado. No meio da noite seguinte, os Huorns enterraram os orcs numa colina de pedras que se tornou conhecida como Colina da Morte.



Nomes e Etimologia

O Abismo de Helm foi nomeado por Helm Mão-de-Martelo, que tomou refúgio ali. A palavra “abismo” se refere ao vale profundo entre os penhascos.

O Forte da Trombeta foi nomeado pela grande trombeta de Helm. A palavra “burg”, do inglês Hornburg, o Forte da Trombeta, significa “fortaleza, castelo”, no inglês antigo. O Forte era às vezes chamado de Forte e o Rochedo da Trombeta de Rochedo.

Antes de Helm, os Rohirrim chamavam o Forte da Trombeta de Súthburg, que significa “forte/fortaleza do sul”, por causa da guarda que esta tinha na parte sul do Desfiladeiro de Rohan.

Os homens de Gondor originalmente deram o mesmo nome à fortaleza e às cavernas (Aglarond, ou “cavernas cintilantes”) por trás dessa.


Vídeos



Fonte

Thain's Book
O Senhor dos Anéis, As Duas Torres - O Abismo de Helm


Autores

Trevile: imagens e vídeos
Tuor: tradução e revisão
 

Anexos

  • Abismo.jpg
    Abismo.jpg
    37,5 KB · Visualizações: 3.204
  • army_big.jpg
    army_big.jpg
    52 KB · Visualizações: 1.809
  • cwestfoldcolor.jpg
    cwestfoldcolor.jpg
    67,3 KB · Visualizações: 1.572
  • helms_deep_2.jpg
    helms_deep_2.jpg
    38,8 KB · Visualizações: 1.584
  • helms_deep_charge.jpg
    helms_deep_charge.jpg
    51,3 KB · Visualizações: 1.846
Última edição por um moderador:
Cenas do filme


attachment.php



attachment.php



attachment.php




attachment.php



attachment.php
 

Anexos

  • edoras07.jpg
    edoras07.jpg
    164,9 KB · Visualizações: 1.686
  • helms_deep_small.jpg
    helms_deep_small.jpg
    64,8 KB · Visualizações: 1.437
  • charge_big.jpg
    charge_big.jpg
    59,8 KB · Visualizações: 1.389
  • helms_deep_1.jpg
    helms_deep_1.jpg
    54 KB · Visualizações: 1.444
  • helms-deep.jpg
    helms-deep.jpg
    29,5 KB · Visualizações: 1.421
Última edição:
Ilustrações


attachment.php

Por Tolkien


attachment.php

Pelos irmãos Hildebrandt


attachment.php



attachment.php



attachment.php

Por Alan Lee
 

Anexos

  • lotr_defending_wall.jpg
    lotr_defending_wall.jpg
    31,4 KB · Visualizações: 1.294
  • helmsdeep-tolkien.jpg
    helmsdeep-tolkien.jpg
    23,4 KB · Visualizações: 1.351
  • HelmsDeep.jpg
    HelmsDeep.jpg
    110,8 KB · Visualizações: 1.309
  • helmsdeep1_large.jpg
    helmsdeep1_large.jpg
    39,6 KB · Visualizações: 1.660
  • helms_deep.jpg
    helms_deep.jpg
    63,6 KB · Visualizações: 1.343
Última edição:
attachment.php



attachment.php




attachment.php




attachment.php




attachment.php
 

Anexos

  • battle for helms keep.jpg
    battle for helms keep.jpg
    64,6 KB · Visualizações: 1.211
  • WETA_A_Lee_painting_Gandalf_Gwaihir-533x402.jpg
    WETA_A_Lee_painting_Gandalf_Gwaihir-533x402.jpg
    36,2 KB · Visualizações: 1.222
  • normal_kaluta_006.jpg
    normal_kaluta_006.jpg
    161,3 KB · Visualizações: 1.240
  • helrmsdeep.jpg
    helrmsdeep.jpg
    82,6 KB · Visualizações: 1.235
  • Attack_to_the_Helms_deep.jpg
    Attack_to_the_Helms_deep.jpg
    107,4 KB · Visualizações: 1.247
Última edição:
Cenário, maquetes e imagens de jogos


attachment.php



attachment.php



attachment.php



attachment.php



attachment.php




Comentem.



=]
 

Anexos

  • Blue Crane (1).jpg
    Blue Crane (1).jpg
    31,7 KB · Visualizações: 1.225
  • GEBOOM-helmsdeep142.jpg
    GEBOOM-helmsdeep142.jpg
    77,3 KB · Visualizações: 1.181
  • helms1.jpg
    helms1.jpg
    54,8 KB · Visualizações: 1.281
  • Helms_Deep_Demo.sized.jpg
    Helms_Deep_Demo.sized.jpg
    80,7 KB · Visualizações: 1.171
  • aoc_helms_deep0007.jpg
    aoc_helms_deep0007.jpg
    70,4 KB · Visualizações: 1.160
Última edição:
Texto muito bom, completo.
No filme As Duas Torres, apesar de mostrar o Gimli soprando a parada da trombeta, senti muita falta desse terror que ela emana para as forças inimigas. Uma coisa muito simples e fácil de ser feita (além de que seria fiel a obra), que por motivo nenhum deveria estar deslocado do filme. Realmente uma pena.
O Forte da Trombeta, mais que um refúgio ou ponto estratégico para Rohan, é acima de tudo simbólico, na medida em que seus habitantes nunca perderam qualquer batalha dentro dele, mesmo quando foi invadida. É um símbolo de poder, na minha perpectiva.
 
Parabéns garoto! Ultimamente c tá com um melhor que o outro viu!!!! Muito legal!
 
Muito bom o texto e as imagens são ótimas! Parabéns, Tuor e Trevile!

A segunda ilustração do 3º post é muito linda! Alguém sabe de quem é?
Proválvel que seja do Howe.

Essa com certeza entra na minha lista de 10, mas tenho que diminuir pra 7 e não vai ser fácil. Cada vez aparece uma Maravilha mais bonita que a outra.
 
Obrigado. Comentem porque as apresentações em breve terminarão.
 
Tá cada um melhor que o outro! Ótima pesquisa de texto e imagens, Gostei particularmente da primeira imagem do primeiro post e da 3ª maquete.
Parabéns aos realizadores. :joinha:
 
Belo tópico, belas imagens, Forte da Trombeta um dos pontos altos da obra O Senhor dos Anéis, da batalha do Abismo de Helm, o Rei Théoden e os Rohirrim, a imponência do forte, suas torres e muralhas, realmente é impressionante. A torre desenhada por Alan Lee é totalmente diferente dos irmãos Hildebrandt, não sei o motivo das diferenças, na do Alan tem uma espécie de abrigo aberto, como uma pequena capela e já na outra é somente uma torre gótica normal. Acho que a de Alan Lee é mais condizente, parece uma torre vigia.
 
Muito bom o texto.

Muito interessante a descrição, bem minuciosa.

E pessoal, as imagens deram um plus para o texto. Parabéns a todos.
 
Cara é impresionante como voce consegue imagens impressionates.
Parabenz igualmente pelo texto, esta otimo.


Valeu
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo