• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A genética orc nas eras posteriores

Eye

Futuro naugrin
Gostaria de saber se os semi-orcs são seres que podem ser "salvos" pela misericórdia de Eru? :think:

Se existiam semi-orcs espalhados por algumas regiões da Terra media, podemos supor que vários deles no decorrer do tempo cruzaram com outras pessoas, sejam elas orcs, semi-orcs e humanos.

Será que os descendentes dos semi-orcs que habitavam as regiões da Terra Parda e adijacências carregavam que essência? A humana? A élfica? Ou somente dos Orcs?

Isso me faz lembrar o caso do semi-orc que estava a serviço de Mordor lá na Villa Bree, o sulista vesgo. Ele parecia um informante bem preciso com muita esperteza e maldade. Esse cara poderia ser redimido?

E com relação aos seus descendentes? Seriam eles portadores dos gens orcs?

Obrigado galera!!! :joy:
 
O problema maior a ser resolvido é se os orcs tem fëa (alma) ou não. Caso eles não tenham, o semi-orc ou:

  1. Não terá fëa (o que elimina a possibilidade e a necessidade de "redenção")
  2. Ou terá fëa do outro progenitor (o que torna mais fácil a capacidade de arrependimento, já que a tendência ao mal seria muito menor.
Se os orcs têm fëan, imagino que o fëa do semi-orc possa ser uma mistura das características dos fëar dos progenitores, o que novamente diminui a tendência ao mal e aumenta a possibilidade de arrependimento.

Mas mesmo os próprios orcs tem o livre-arbítrio então sempre há a possibilidade de arrependimento e redenção (se eles tiverem fëar).
 
Bom questionamento :joinha:

Vou dar uma pesquisada e depois eu posto minha opinião, ok.
 
Célio, não sei nada sobre os HoME, mas provavelmente os orcs tinham fëar, caso contrário eles não teriam vontade, não é?

Olha, ser salvos eles poderiam até ser, eu acho, mas não iriam querer. Muita gente acha que os piores servos de Sauron eram os balrogs, ou os nazgul, mas na minha opinião eram os orcs. Um orc é a essência da maldade pura. Os orcs foram o principal trabalho de Morgoth, onde ele injetou toda sua maldade. Eles não iriam se redimir, porquê o dano estava feito.
 
Última edição:
Célio, não sei nada sobre os HoME, mas provavelmente os orcs tinham fëar, caso contrário eles não teriam vontade, não é?
Mas aí é que está. Eles poderiam não ter vontades próprias, agindo única e exclusivamente pela vontade de Melkor. Vide o caso das Águias, que aparentemente eram movidas só por vontade própria, mas não necessariamente tinha fëar. Esse domínio sobre as vontades dos orcs poderia ter se dado, quando Melkor foi jogado para o Vazio, através do poder de Melkor disperso na Terra, o elemento-Morgoth. Se não me engano, Tolkien até cogitou a adotar essa possibilidade, mas aparentemente mudou de ideia, como podemos ver no Myths Transformed X:
Melkor era impotente para produzir qualquer coisa viva, mas habilidoso na corrupção de coisas que não procediam de si mesmo, se ele pudesse dominá-las. Mas se ele de fato tivesse tentado fazer criaturas de si mesmo em imitação ou escárnio dos Encarnados, ele teria, como Aule, tido sucesso em produzir apenas títeres: suas criaturas agiriam apenas enquanto a atenção de sua vontade estivesse sobre elas, e elas não mostrariam nenhuma relutância em executar qualquer comando dele, mesmo se fosse para destruírem a si mesmas. Mas os Orcs não eram desse tipo. Eles certamente eram dominados por seu Mestre, mas seu domínio era pelo medo, e eles estavam cientes desse medo e o odiavam. Eles eram, de fato, tão corrompidos que eram impiedosos, e não havia crueldade ou vileza que eles não cometeriam; mas esta era a corrupção de vontades independentes, e eles tinha prazer em seus feitos.

Enfim, essa, como várias das questões relativas aos orcs, são coisas em que Tolkien nunca pensou em uma solução permanente, e estava sempre sujeito às mudanças de ideia frequentes de Tolkien nessa área.
 
Célio, não sei nada sobre os HoME, mas provavelmente os orcs tinham fëar, caso contrário eles não teriam vontade, não é?

Olha, ser salvos eles poderiam até ser, eu acho, mas não iriam querer. Muita gente acha que os piores servos de Sauron eram os balrogs, ou os nazgul, mas na minha opinião eram os orcs. Um orc é a essência da maldade pura. Os orcs foram o principal trabalho de Morgoth, onde ele injetou toda sua maldade. Eles não iriam se redimir, porquê o dano estava feito.

Pois é! Mas a questão fundamental é acerca do semi-orcs, pois eles passaram caracteristicas genéticas aos descendentes. Pois se leva em consideração que os semi orcs são uma mistura de homem e orc, portanto, é considerável características que possamos considerar legais, boas e etc e possíveis de redenção. Esse é um ponto fundamental. :think:
 
Pois é! Mas a questão fundamental é acerca do semi-orcs, pois eles passaram caracteristicas genéticas aos descendentes. Pois se leva em consideração que os semi orcs são uma mistura de homem e orc, portanto, é considerável características que possamos considerar legais, boas e etc e possíveis de redenção. Esse é um ponto fundamental. :think:
Elrond, mesmo os orcs eram passíveis de redenção (se tiverem o livre-arbítrio). Então, são passíveis de redenção (acho que Tolkien comenta isso no Myths... vou procurar). Os semi-orcs tinham uma fëa muito mais "livre". Suas vontades não estavam escravizadas por Melkor como os orcs.

Os semi-orcs são, a meu ver, essencialmente homens. Então teriam um fëa de homem, e portanto livre-arbítirio (mesmo que tivessem uma tendência ao mal...). Isso é o que é "passado de pai pra filho" digamos assim (pus entre aspas porque a alma é criada por Eru, então Eru é quem dá a liberdade). As outras características boas provêm disso, dessa liberdade. Não são bem "passadas".
 
Os orcs sempre tiveram uma existência misteriosa e para decidir se têm alma ou não teria de se discutir qual foi sua real origem.
Se tomarmos por base a especulação que há no Silmarillion sobre eles serem elfos corrompidos, eles teriam uma alma mesmo que esta não fosse levada a valinor após sua morte.
Se elas eram de fato levadas para Mandos fica a dúvida se alguma alma vil como a de um orc seria "abssolvida", afinal que outra escolha ele tinha em vida a não ser seguir seus mestres?

Após tantos "Se"s fica dificil determinar se um orc ou algum de seus decendentes poderia ser chamado a Valinor (se tivessem fëar é claro). Tolkien nos deixou bem pouco informado em relação aos orcs e aos cruzamentos mistos na TM, só podemos especular...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo