• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aquarismo

vc pode comprar um acidificante próprio, mas eu já usei até vinagre :lol:


mas acidificante num aquário com troncos é desnecessário. Ele vai estabilizar ácido, independente do tempo que levar. O que vc chama de um pouco alcalina? pH do betta é perto de 7, então até 7,5 tá super tranquilo. Se estiver em 8 aí é problema.
 
vc pode comprar um acidificante próprio, mas eu já usei até vinagre :lol:


mas acidificante num aquário com troncos é desnecessário. Ele vai estabilizar ácido, independente do tempo que levar. O que vc chama de um pouco alcalina? pH do betta é perto de 7, então até 7,5 tá super tranquilo. Se estiver em 8 aí é problema.
7,2. É que forças malignas ainda continuam falando dentro de mim para eu colocar neons. :assobio:
 
Como o aquário está agora:

DSC04297.jpg

Como estava anteontem:




Notam a diferença? As plantas já estão mais "robustas", mais verdes e livres de algas (no detalhe, a coridora terminando o banquete no tronco). Também venho podando as folhas.

Enquanto ainda não arrumei a lâmpada de 4W, estou mantendo a de 15W sem contato com a água, ao lado, a meio metro do vidro, mais pelo visual mesmo. Vou plantar as gramíneas ali na frente, circundando o lado esquerdo do tronco até o arco, e talvez, mais tarde (se aquela plantinha ali no fundo não vingar), algumas elodeias do lado direito, no fundo, e aí devo ficar satisfeito com a "parte verde" do layout. Peixes, possivelmente dentro de uma semana.
 
Última edição:
vc ja mediu o pH da agua que sai da sua torneira?

além do tronco deixar a agua acida, pois ele esta em constante decomposição, quando vc começar a fazer as trocas semanais de agua, caso a agua da sua torneira seja acida, vc vai conseguir manter o pH acido tbm

mas antes de por os neons, é preciso estabilizar o pH no acido, não adianta vc me dir um dia, ver q ta acido e jogar os peixes la, vc tem que medir o pH durante um tempo e ver que não ocorreu mudanças

eu sei q vc ta louco pra por peixes ai dentro, mas tem q ter calma e paciencia, muito peixes não morrem necessariamente com a mudança do pH, mas eles sofrem muito, ficam lentos, não se movimentam muito, e ai o aquario fica até sem graça, sem vida

mas fique tranquilo, com esse tamanhão de tronco ai, logo o pH vai abaixar
 
Essa semana eu fiquei arrasado: a coridora morreu. :sad: No dia em que plantei as gramíneas, não sei por quê (talvez pela quantidade de substrato levantada, pelo estresse, ou pelas horas em que mantive a bomba desligada), ele apareceu morto. Eu pretendia colocar mais peixes o quanto antes, aconteceu isso e eu decidi esperar um pouco mais...

Fiz uma pequena TPA e notei que o pH diminuiu mesmo, Beorzenni! O pH da água da torneira, chequei, é de 6,8. Acho que fazendo a TPA toda semana eu consigo manter esse padrão para os neons.

Esquecendo os neons, que peixe vocês recomendam para um aquário de 7,5L? Meu pé atrás com o betta ainda é o fato de só se dever colocar um. Três fêmeas betta, será que daria certo?
 
eu colocaria um casal.

O coridora morreu muito provavelmente porque a biologia do aquário ainda não estabilizou. O que é super previsível, já que vc está no primeiro mês do aquário. Se esse é o caso, quase tudo o que você colocar agora vai morrrer.
 
eu colocaria um casal.

O coridora morreu muito provavelmente porque a biologia do aquário ainda não estabilizou. O que é super previsível, já que vc está no primeiro mês do aquário. Se esse é o caso, quase tudo o que você colocar agora vai morrrer.
Eu associei a morte da coridora mais ao fato de eu ter mexido demais no aquário naquele dia. Porque até aquele dia ela estava bem saudável, morreu de repente... Mas, de qualquer forma, eu estou disposto a esperar o quanto for antes de colocar peixe novamente. Vacilei, achei que a coridora fosse mais resistente e tal, e queria dar um jeito logo nas algas.

Quanto ao casal de betta, já criei uma vez, mas num aquário grande, e a impressão que tive é que dei sorte com o temperamento dos dois, porque tenho visto muita gente desaconselhar: dizem que é comum o macho pode matar a fêmea, quando ela não está pronta para reprodução...
 
coridora é bem mais resistente que cascudo pra composição da água, mas se não em engano ela se estressa muito fácil. Uma vez eu comprei algumas e ia levar à pé, o vendedor me disse que se eu sacodisse demais a sacola elas morreriam de stress. Sinceramente não sei se acredito.
 
Artigo bom e divertido sobre o que NÃO fazer no aquário, para iniciantes:

O que NÃO fazer em seu aquário


http://www.aquabase.com.br/2008/coluna_sergio.php?id_noticia=161

Todo mundo vive dizendo pros outros o que não fazer. Desde pequeno ouvimos nossos pais “menino, não mexe aí, não faça isso, não faça aquilo”. Depois vamos crescendo e os “não’s” continuam por todos os lados. Revistas dizem o que não comer, o que não vestir, o que você não pode perder...

É não que não acaba mais...

Eu não agüento mais ouvir tanto não... Você agüenta? Não? Sinto decepcioná-lo, mas para não fugir à regra, eis aqui mais uma lista de não’s . Como todos os outros não’s, estes aqui têm o objetivo de ajudá-lo. É claro que, utilizá-los ou não vai de cada um.

Um amigo certa vez disse que leu que beber demais faz mal, comer alimentos gordurosos faz mal, fumar faz mal, dormir tarde faz mal. Resolveu parar de ler...

Muitos dos não’s descritos aqui podem até fazer parte da rotina de alguns aquaristas, até porque, muitos dos procedimentos que recomendo que sejam evitados, por si só, talvez não sejam decisivos para o insucesso do aquário, mas há que se tomar algum cuidado, pois somados, podem causar sérios problemas. Portanto, sugiro que não faça como meu amigo que parou de ler, mas sim que reflita sobre alguns pontos. E se teve insucesso com seus aquários, talvez entre a lista dos não’s, identifique os seus erros.

1 – Não compre seu aquário sem antes ler um pouco sobre o assunto – Nessa, mais da metade já dançou. Normalmente compramos o aquário, fazemos um monte de bobagem e depois que os peixes começam a morrer nos desesperamos e vamos procurar entender o que aconteceu. Ocorre que muitas vezes não encontramos as respostas e desistimos, achando que aquários dão trabalho, não funcionam e só dão dor de cabeça. Deveria existir uma lei que obrigasse todos que quiserem comprar um aquário fizessem um cursinho rápido antes. Certamente o mercado de aquaristas no país seria 1000 vezes maior.

2 – Não coloque peixes antes de 30 dias completos desde a montagem do aquário – Aqui, quem não dançou na primeira, dançou agora. É muito difícil para os lojistas convencer seus clientes de que estão levando um aquário que ficará 30 dias funcionando somente com água. E mais difícil ainda chegar em casa com o aquário, a mulher, os filhos, a sogra, o cunhado (que mora de favor), o cachorro e principalmente o gato, todos com cara de “cadê o peixe?” e você dizer que “só daqui 30 dias”. Mas isso é FUNDAMENTAL. Aquários levam cerca de 6 meses para equilibrarem-se biológica e quimicamente. Até lá, tudo influi na formação do pequeno mundo que é o aquário. Portanto, console todo mundo em casa e explique que se colocar peixes antes de 30 dias, o risco dos peixes sofrerem e morrerem é muito grande.

3 – Não coloque mais que 3 ou 4 peixes por vez no aquário – Imagine a cena. Você com seu bermudão jeans, sandalha de couro e camisão havaiano, o uniforme do fim de semana, saindo de casa e avisando todo mundo que hoje faz 30 dias que o aquário está pronto e que hoje chega o peixe. Vai na loja, pede “10 peixinho vermelhinho, 5 amarelinho, 8 azulzinho e 4 laranjinha”. “Ah, e pega os ‘maiorzinho´ heim chefia!?” recomenda você com autoridade. Chega em casa, todos satisfeitos. O cunhado recomenda um churrasco pra comemorar a chegada dos peixes. Sua mulher olha desconfiada tentando imaginar o quanto você já gastou nesse aquário e agora com esses peixes. A sogra já bota o veneno “Nossa, são lindos! Deve ter custado uma fortuna heim Genrão! Ta podendo heim!?”. Dois dias depois, os peixes aparecem cheios de pintas e alguns com manchas. Dois peixes aparecem boiando, mortos. Você entra em pânico. Liga pra 3 lojas de aquário diferentes, cada um te recomenda uma coisa diferente, você, então, decide fazer as três coisas de uma vez pra dar melhor resultado. Os peixes começam a morrer seguidamente até que sobram dois ou três e as mortes cessam. A esposa te dá uma palestra não solicitada de como não gastar dinheiro em porcaria, o cunhado se encolhe no sofá (usando seu chinelo preferido), a sogra faz cara de indignada e aperta os olhos pra ouvir melhor a novela e você se sente o pior dos seres humanos. Não desiste, vai à loja, faz tudo de novo, só que desta vez compra peixes ainda mais baratos “só pra ver como tá o aquário” filosofa você. O mesmo processo se desencadeia novamente. De cabeça cheia de tanto perder peixes, de ouvir conselhos totalmente diferentes em cada loja que vai, e de ouvir as palestras não solicitadas da esposa, você desiste do seu aquário ou resolve ir aprender o que fez de errado. Só que olha só o desgaste! Portanto, coloque apenas 3 ou 4 peixes por vez, procurando aprender sobre as características de cada um antes de comprá-los e dando intervalos de 1 ou 2 semanas por compra.

4 – Não superalimente nem economize na ração para seus peixes – Uma coisa deve ficar bem clara para você: Se exagerar na comida, seus peixes vão morrer. O alimento deve ser dado com muito cuidado. Não é para alimentar pouquinho, pois se o fizer, seus peixes vão emagrecer e podem ter problemas de saúde. É para alimentar o necessário. Jogue uma pequena pitada no aquário sempre usando os dedos... “Pô Sergio, não sou tão burro! Não vou usar a orelha para alimentar meus peixes né?!”. Sim, claro, mas tem orelhas que usam o pote. Daí vem àquela avalanche de ração, cai no aquário, o orelha pega a redinha pra tirar o excesso de alimento, mas aí a sopa já está pronta e a vaca caminha para o brejo... Dê uma pitadinha, espere que comam, mais uma pitada, aguarde novamente, mais uma... E assim repetidas vezes até que os peixes diminuam a velocidade e voracidade com que atacam o alimento. Não deixe que a ração se espalhe pelo aquário. Ela deve ficar pela superfície. “Ah, mas eu tenho peixes de fundo...” Mesmo? Então compre rações específicas para peixes de fundo. Não espalhe os flocos no aquário. E economizar na ração é o mesmo que latir no quintal pra economizar cachorro. Não faz o menor sentido. Rações de qualidade são mais caras, é natural. Só que o custo mensal de um pote de ração é muito baixo. É o máximo ver uma pessoa em um pet shop com uma ração de cachorro com 15 kg que custa R$ 100,00 e dura 20 dias achar caro um pote de ração para peixes que custa R$ 10,00 e dura 3 meses. Uma ração melhor tem melhor digestibilidade, ou seja, você oferece menos aos peixes e eles aproveitam mais, ficam maiores, mais coloridos e saudáveis e o aquário mais limpo pois o desperdício é mínimo.

5 – Não compre na loja que simplesmente vende mais barato – Uma loja de aquário não é como um supermercado. É o local onde você aprende sobre o hobby. É onde troca opiniões e encontra as soluções para seus problemas através de vendedores atenciosos e bem informados. É o local que cuida do seu peixe antes de você comprá-lo, portanto, tem os aquários mais limpos e bem cuidados da região. Um peixe doente colocado em seu aquário é uma dor de cabeça terrível. Pior que cunhado morando de favor ou opinião de sogra. Se a sua loja de preferência não se parece em nada com a que citei acima, sinto informar, mas você está comprando na loja errada. Na maioria das vezes, vale a pena pagar um pouco mais caro pelo seu peixe ou equipamentos, desde que a loja seja sua fonte de segurança, informação e bom atendimento. Em aquarismo, muitas vezes o barato sai muito caro. Fique atento!

6 – Não lave seu aquário – Nunca, jamais, em hipótese alguma, sob nenhum tipo de pretexto, lave o aquário. Não há qualquer motivo que justifique desmontar tudo e montar tudo de novo. Além de não ter benefício algum, fazer isso pode acabar com todos os seus peixes. Uma manutenção mensal deve ser feita, como a troca parcial de água em 20 -30% do total, sifonagens (aspiração do fundo se o aquário não for de plantas) e limpeza dos vidros com limpador magnético, mas lavar o aquário, nunca! “Ah, mas ele vai ficando turvo, com limo e os peixes ficam tristes...”. Se isso ocorre é porque tem algo de errado ou na quantidade e/ou qualidade do alimento usado, ou seu filtro é insuficiente para o tamanho do seu aquário ou você tem peixes demais. Aquário bem montado, com uma população ideal e peixes alimentados corretamente e com qualidade, não deteriora. Pelo contrário! Fica melhor com o tempo.

7 – Não coloque peixes demais! – Se seu aquário tem 10 litros, não dá pra colocar mais que 2 ou 3 peixes e ponto final! Quem mandou ser mão de vaca na hora de comprar o aquário? Nunca ultrapasse 1 cm de peixe para cada litro de água do aquário. Não abuse disso. Um aquário superlotado dá mais trabalho, suja depressa, os peixes ficam doentes a toda hora e brigam muito. Se possuir um aquário de Kínguios, aqui vai mais um não. Não misture com outros peixes. São peixes de água fria com necessidades químicas, físicas e nutricionais diferentes dos outros peixes. Neste caso, mantenha 1 cm de peixe para cada 4 litros de água.

8 – Não economize no filtro externo – O filtro externo é basicamente uma caixa com uma bomba e um refil de perlon recheado com carvão ativado que retém (e adsorve) a sujeira. Além disso ele movimenta a água oxigenando-a o que é essencial para os peixes, mas também para as bactérias benéficas que processam a sujeira do aquário. Torna desnecessário o uso do filtro biológico de fundo, se dimensionado de acordo com o tamanho do seu aquário. Trata-se simplesmente do coração (ou pulmão) do seu pequeno mundo. Por isso, deve ser da melhor qualidade possível e da marca mais confiável. O que? Você não tem um filtro externo? Não deixe de comprar um o mais rapidamente possível. Parcele, financie, faça um rolo, compre usado, mas tenha sempre um filtro externo de ótima qualidade com refil em dia em seu aquário. Os benefícios que trazem são incontestáveis.

9 – Não escolha seus peixes como escolhe roupas – muitos peixes são agressivos, outros são sensíveis a certos parâmetros como dureza, pH e outros fatores e outros simplesmente crescem demais para o tamanho de seu aquário. Leve tudo isso em consideração ao escolher seus peixes. Pesquise antes. Faça um planejamento dos peixes que quer ter no aquário e direcione-o para isso.

10 – Não deixe de ler o máximo possível sobre aquários. Dificilmente com uma só leitura e uma só fonte encontrará tudo o que precisa. O hobby está em constante evolução. Procure aprender sempre.

Sérgio Gomes

Queria criar três peixes. Vocês têm alguma outra ideia além de betta?
 
Última edição:
em 8 litros?

se não for betta...





Fancy_Guppy_Poecilia_reticulata_3.jpg


Lebiste. 1 macho e 2 fêmeas

pH 7.2 (mas aguenta teus 6.8), temperatura ambiente (27 ºC), e são muito parecidos com os humanos em duas coisas: comem qualquer coisa o tempo todo, e trepam sempre que conseguem. Grandes chances de as fêmeas já virem grávidas (são ovovivíparos).
 
em 8 litros?

se não for betta...





Fancy_Guppy_Poecilia_reticulata_3.jpg


Lebiste. 1 macho e 2 fêmeas

pH 7.2 (mas aguenta teus 6.8), temperatura ambiente (27 ºC), e são muito parecidos com os humanos em duas coisas: comem qualquer coisa o tempo todo, e trepam sempre que conseguem. Grandes chances de as fêmeas já virem grávidas (são ovovivíparos).
Lebiste e Guppy são o mesmo, né? Legal, bem lembrado! É um peixe bem bonito (parecido com o betta até), quando eu tinha aquário grande eu criava dois, mas eles começaram a aparecer com a cauda toda comida, e só depois fui descobrir que eram os paulistinhas! Como o cardume de paulistinhas era grande, devolvi o guppy à loja. Boa oportunidade para criar novamente!

O problema é só que eu ainda não sei sobre a ideia de ter muita reprodução num aquário desse tamanho... Se em vez de três eu ter só um casal só de guppy, daria certo? É uma a menos para emprenhar. :dente:
 
Última edição:
Sim, lebiste = guppy. Daria sim, é pq vc disse que queria três.

Os únicos sentidos em que o guppy é parecido com o betta são a resistência e o fato de o macho ter rabão. Betta é asiático, labirintídeo (respira ar), violento, territorialista, e excelente pai, fazendo ninho e cuidando dos filhotes. Guppy é amazônico, respira como peixes normais, pacífico, geralmente apanha dos outros, recomendado ter ele sem outras espécies, justamente pra não ter a cauda comida. São péssimos pais: se ele encontrar os filhotes, come na hora.
 
Sim, lebiste = guppy. Daria sim, é pq vc disse que queria três.
Queria três se fosse de até 3cm. Como os guppies passam disso, vou manter o casal mesmo!

Os únicos sentidos em que o guppy é parecido com o betta são a resistência e o fato de o macho ter rabão. Betta é asiático, labirintídeo (respira ar), violento, territorialista, e excelente pai, fazendo ninho e cuidando dos filhotes. Guppy é amazônico, respira como peixes normais, pacífico, geralmente apanha dos outros, recomendado ter ele sem outras espécies, justamente pra não ter a cauda comida. São péssimos pais: se ele encontrar os filhotes, come na hora.
Me referi à semelhança só física mesmo, por causa da cauda. Então, se reproduzirem, vou ter que separar os alevinos, né?

A água estabilizou no 7,0. Vou arriscar o casal de guppies hoje mesmo! :yep:
 
Comprei um casal de guppies! Até as primeiras horas tudo ótimo, mas hoje percebi um problema: a fêmea não tá deixando o macho em paz! Toda hora dá umas carreiras nele e o bica. Ele tenta se esconder mas ela não deixa! O que faço? Receio que isso seja consequência do tamanho do aquário. =X
 
vish!

nem idéia! o vendedor era bem informado, ou era essas lojas genéricas tipo agropecuária? pergunta pra ele, às vezes é alguma outra coisa (ex: fêmea mto grande pro macho), aí se pá ele troca pra vc
 
Mantive a luz apagada a noite toda para ela pelo menos não enxergar ele, porque é só ver que ela mete porrada! Não lembrava de guppy com esse temperamento, acho que eu dei azar com essa fêmea mesmo! :lol: Amanhã vou trocá-la.
 
Parece que se aquietaram, nem precisei trocá-la. Só de vez em quando que ela dá umas carreiras nele, mas tô de olho e nenhum dos dois apareceu com ferida. Uma explicação possível é o fato de ela ser a única fêmea para o apetite ininterrupto do macho. :think: Uma outra fêmea, como você sugeriu, Vela, seria uma boa solução, o problema é que eu já coloquei uma coridora além do casal, e acho que eles três já são o limite para um aquário de 7,5L.

Tô devendo fotos atualizadas, vou tentar postar essa semana.
 
Última edição:
Atualizando! Foto de quinze dias atrás:

DSC04310_zps40800347.jpg

Foto de hoje (já com a lâmpada de 5W, em vez de 15W):

DSC04353_zpsa4b22883.jpg


Ando segurando os nervos recentemente. Ontem foi pra plantar as elódeas novas: plantar num nanoaquário é desafio para os pacientes, acreditem. Quando a planta desenraíza pela quinta vez dá vontade de pegar a primeira coisa na frente e espatifar o vidro! Mas foi tranquilo. O pior foi hoje: desembolsei pra comprar um difusor artificial de CO2, porque as plantas já tinham começado a amarelar (as valisnérias e gramíneas morreram quase todas), e finalmente quando eu acertei a montagem e abri um espaço para instalar aquele brutamontes... o pH foi de 7.2 para 6.2! Em 10 minutos! Retirei imediatamente e fiz 3 TPAs seguidas, até chegar a 6.6, preocupado com meus guppies. E saí correndo pra loja de aquário para providenciar um alcalinizador. Agora estabilizou, no 7.0, mas não sei o que vou fazer com o difusor. Agora a válvula está fechada. Será que vou poder abrir um pouco todos os dias, ficando de olho para não deixar o pH baixar demais? Já vi que para quem quer manter o aquário bem plantado é fundamental o CO2 (notem que até a amazonense começou a cair), vou ter que dar um jeito. [Sim, aceito sugestões]

Também gravei um vídeo filmando o aquário em vários ângulos, mas enquanto dura a minha preguiça para fazer o upload, fiquem com mais imagens:

DSC04365_zpsc80e67b5.jpg


DSC04368_zpse5a15bf4.jpg


DSC04360_zps0c247c42.jpg
 
Última edição:
cara, ficou show!


só acho que 1) mta elódea, e 2) elódea pra enraizar é mesmo um saco, já que na natureza ela fica na maioria das vezes boiando mesmo (forma moitas flutuantes).

Minha sugestão é cryptocoryne sem co2.

Cryptocoryne é uma planta que veio do inferno. O único jeito de ter certeza que ela morreu é botar fogo. E ainda assim não duvido que brote de novo.

E é uma planta bonita:

Cryptocoryne_beckettii.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo