• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aquarismo

normal o CO2 fazer o pH cair
o negocio é vc colocar algo la dentro de faça ele subir, assim fica equilibrado
no meu a solução foi um pedaço de coral morto, que libera bastante cálcio e faz o pH subir
 
normal o CO2 fazer o pH cair
o negocio é vc colocar algo la dentro de faça ele subir, assim fica equilibrado
no meu a solução foi um pedaço de coral morto, que libera bastante cálcio e faz o pH subir
O negócio é que o aquário é de 7,5L, é muito complicado acompanhar essa variação...

Enfim, desisti do CO2. E mudei de novo, tô parecendo a Lee Liu com o cabelo.

DSC04412_zpsa797e4d8.jpg

Mas acho que assim acaba o período de testes. Fiquei bem satisfeito com o novo layout, com a quantidade de plantas e com a quantidade de peixes (um macho e duas fêmeas guppy e uma coridora), agora é só mesmo manutenção. A amazonense é uma planta excelente, a única que permaneceu viva desde a montagem, só precisei podar duas ou três folhas. E sobrevive sem a adição de CO2. Elódeas, nem pensar para aquário pequeno: soltam muita folha, o fundo fica imundo e toda hora entope o filtro, acabei retirando todas.

A tendência da água ainda é a alcalinização (não sei por quê, já que tenho agora dois troncos imersos), mas leva uma semana para passar de 7,2 (pH que eu considero ideal): o tempo que faço a TPA e volta a margear 7,0. Amônia está estável em 0,002.

No fim das contas, estou me rendendo à realidade: se o aquário é pequeno, eu tenho que montá-lo como um aquário pequeno. Gosto de aquários bem plantados, mas com uma quantidade menor de planta, consigo um equilíbrio melhor e o visual fica até mais agradável.
 
Última edição:
No fim das contas, estou me rendendo à realidade: se o aquário é pequeno, eu tenho que montá-lo como um aquário pequeno. Gosto de aquários bem plantados, mas com uma quantidade menor de planta, consigo um equilíbrio melhor e o visual fica até mais agradável.

É bem isso, cara.

No fim das contas, acho que o visual do teu aquário tá simplesmente perfeito. Eu não teria feito melhor. Aliás, eu não teria conseguido fazer igual.
 
Velho... já tô ficando louco. O aquário está perfeito, todos os índices bons, mal tenho precisado mexer nele (o que poderia estressar os peixes), mas hoje perdi mais um peixe: desta vez, o macho guppy (na semana passada tinha sido a fêmea, e no início a coridora). A morte não é súbita, no dia anterior todos eles ficaram quietos, escondidos, sem comer (mas, notei, sem manchas), para aparecerem mortos no dia seguinte. O que devo fazer, e o que pode haver errado para tantos estarem morrendo?
 
estresse, não necessariamente do dia em que morreu, mas devido a uma serie de variações que ocorreram muito rapido no aquario enquanto eles estavam la.
aquario pequeno é dificil estabilizar, então nesse começo podem haver variações de temperatura, pH, etc, as vezes se num dia faz muito calor e evapora muita água o pH muda, durante o meu primeiro ano de aquario eu perdi bastante peixes, só depois que ele realmente estabilizou que os peixes pararam de ficar estressados.
no começo qualquer coisinha ja da diferença, é um dia de frio seguido de outro de calor, se o termostato não for bom, com uma boa circulação de agua, já era.
agora no verão, que evapora bastante agua, tente manter o nivel da agua, sempre que vc ver que evaporou um pouco, coloque mais um pouquinho pro nivel continuar igual.
não faça mais que uma TPA por semana, muitas trocas tbm estressam os peixes
e vai com calma na comida, não pode dar muito, uma que os peixes não param de comer até morrerem estufados, e outra que se eles não comerem a comida enquanto ela esta flutuando, uma vez q ela chega no fundo do aquario eles não vão mais come-la, e ai ela começa a entrar em decomposição e o aquario começa a sofrer variações por causa da amonia e tudo mais
 
vale mais a pena deixar os valores de temperatura e ph ficarem um pouco fora do ideal, do que ficar oscilando ele tentando manter as rédeas... estabilidade é mais importante que o valor em si
 
Índices estão perfeitos: pH varia no máximo 0,2 por semana, e é o tempo que eu faço uma TPA (estou fazendo só uma por semana mesmo) e volta ao normal, e amônia está estável em 0,002. Não faço outras medidas, deveria? Começo a suspeitar da temperatura mesmo: não tenho termômetro ou termostato, porque o clima aqui não varia muito - leia-se: 30ºC o dia e o ano todo -, mas pode ser que, na hora das TPA's, haja uma discrepância grande entre a temperatura da água do aquário e da torneira. E, tratando-se de um aquário bem pequeno, isso pode ser relevante... não tinha pensado nisso ainda.

Vocês até já discutiram isso, mas será que vale a pena o termostato? Ou basta me certificar de que, na troca, a água a ser inserida está em temperatura próxima à do aquário?
 
É importante ficar de olho no comportamento dos peixes. A presença de sintoma é sinal de que a alteração está presente ou no peixe ou no ambiente (as vezes nos dois). Se houver algo anormal no comportamento do peixe (agitado ou enfraquecido) recomenda-se isolar o peixe afetado e colocar em um aquário individual que sirva de enfermaria para ter mais controle e ficar de observação, basicamente por duas razões:

-Se for doença contagiosa ele pode passar para os outros.
-Em caso de necessidade de aplicar medicação dissolvida na água não vai afetar o aquário inteiro, apenas o animal que estiver doente (em caso de banhos temporários e periódicos por exemplo).

Também é recomendável ter um recipiente de quarentena para a aquisição de peixes novos poderem ficar em observação por mais de um mês e ver se eles não manifestam nenhuma doença que poderia entrar no aquário.

Para conseguir medicar com eficácia deve-se buscar um técnico ou veterinário.

Eu uso o raciocínio do controle em várias atividades de rotina como quando vou cozinhar. Para obter controle total do preparo de um ingrediente eu uso uma panela por ingrediente até acertar o ponto e misturo eles só no final. Ou seja, para isolar o problema e descobrir a causa dá trabalho mas para tratar nem sempre precisa descobrir a causa bastando ter mais controle do que entra e do que sai do aquário.
 
Última edição:
Reportando as novidades:

Finalmente estou em paz com o aquário. A coridora morreu pouco após o meu último post, mas desde então não houve perdas. Ok, houve uma cria, de que sobreviveu por uns tempos um único alevino (os outros suponho que a própria mãe tenha comido), até que não o vi mais. Eu não tenho experiência com reprodução, por isso não soube o que fazer com o alevino sobrevivente (só notei a cria quando só ele havia sobrado): deveria ter isolado? Eles sobrevivem num frasco sem oxigenação?

Desta vez, além das fotos, fiz um pequeno vídeo:

http://www.4shared.com/video/sOhHXZVi/MOV04454.html

Digo e repito: das que são facilmente encontradas, a amazonense é a melhor planta aquática que existe! Super recomendo: sobrevive bem, cresce com pouco CO2, mal exige manutenção (poda, etc) e dá uma beleza fantástica ao aquário!

Quanto aos peixes, segui a recomendação do Vela e estou satisfeito com os guppies: são resistentes, pacíficos e não exigem muito espaço. Não nego que cheguei à conclusão, no fim das contas, que para um aquário de 7,5L o Betta é a melhor opção, mas alguém que tem uma certa experiência consegue criar um trio de guppies. No momento, estou com apenas duas fêmeas (quis esperar se elas reagiriam bem antes de comprar outro macho, e elas estão ótimas) e um limpa-vidro, que está fazendo um trabalho excelente (notem como não há sinal de algas nas folhas, e os vidros estão brilhando).

Fotos:

DSC04462.jpgDSC04456.jpg
 
Última edição:
Atualizando o Aquadiário... :mrgreen: Logo completa um mês que eu fiz o que vocês me aconselharam a fazer desde o início: comprei um betta. Minha teimosia me rendeu experiência, mas me custou seis peixes em três meses, entre coridoras e guppies.

Incrível: foi só colocar o Betta para notar a diferença. Gravei novamente um vídeo, para vocês compararem o comportamento dele com o dos guppies, no vídeo do penúltimo post:

http://www.4shared.com/video/zz-djePn/MOV04523.html

É nítido como o peixe se sente mais "à vontade": aproveita o volume inteiro do aquário, explora os espaços, está esperto, se alimentando bem, anda fazendo até o ninho de bolhas, característico da espécie quando deseja reproduzir (vou estudar um pouco a respeito antes de arranjar a fêmea). No geral, dá mais vida ao aquário.

O aquário está, agora sim, em perfeita harmonia, e eu finalmente digo que não mudaria mais absolutamente nada!

E eu queria destacar: ambiente bom para o betta é ASSIM. Aguenta viver em até meio litro, aguenta, mas viverá definhando. Dê uma casa para ele 15 vezes maior, como esta, com plantas (ele adora roçar entre as folhas), com refúgios (ele dorme naquela caverninha que eu cavei sob o arco do tronco), que aí sim ele será feliz. Não precisei de uma semana para virar fã do betta: ele reconhece o tratador (sério, eu coloco o dedo e ele fica nadando e sacudindo a cauda em volta), é um peixe com expectativa de vida longa, resistente, e muito ATIVO, o que torna o criatório em beteiras de meio litro (em que o betta mal consegue esticar as nadadeiras) um crime ainda mais deplorável...

Fotos:

DSC04518.jpgDSC04503.jpgDSC04520.jpg
 
Última edição:
Aeeeeeee mais um! o/


Eu também sou fã, e eu já sei a cara que você vai fazer quando assistir um casal de betta trepando:

cute_meme%5B1%5D.png


Mais ainda quando vir a fofura que são os filhotes de betta

1209665632_f.jpg


axxpci.png
 
Oba, um tópico sobre aquarismo? Nem tinha ideia que haviam entusiastas aqui no fórum! :D

Em casa, sempre tivemos aquários grandes, ao menos até nos mudarmos para o interior. É uma das melhores coisas do mundo, observar os animais crescendo e se reproduzindo no aquário, sinal de que o ambiente está perfeito.
Há algum tempo tenho amadurecido a ideia de ter um pequeno aquário aqui em casa (será minha primeira vez tendo peixes sem meu pai e meus irmãos perto), e ao que parece preciso fazer isso com o Bruce (meu gato) ainda pequeno, pois será mais fácil educa-lo a não mexer com os peixes.

Em casa criávamos Kinguios, Acarás, Guppies, Paulistinhas e sempre um Cascudo, tudo no mesmo grande aquário (e não dava briga), mas nosso traquejo era mesmo com os Kinguios. Dávamos moscas mortas a eles, e eles cresciam bastante. :lol:


Queria três se fosse de até 3cm. Como os guppies passam disso, vou manter o casal mesmo!

Taí uma espécie que eu não crio em casais, porque depois haja aquários-maternidade! As fêmeas dão muitas crias. E quando os filhotes não são de cores muito bonitas, as pessoas não querem nem de graça.

Vela, a única coisa que percebo entre Betas 'trepando' é o cacete que o macho dá na fêmea! :lol:
Esse é outra espécie que acho um pouco difícil de criar, devido à sua agressividade.
 
Faz sentido dizer que o aparecimento de algas está relacionado com a quantidade de plantas e troncos dentro do aquário? Ou seja: quanto mais plantas e troncos eu tiver, mais chances de aparecerem algas?
 
Faz sentido dizer que o aparecimento de algas está relacionado com a quantidade de plantas e troncos dentro do aquário? Ou seja: quanto mais plantas e troncos eu tiver, mais chances de aparecerem algas?

Nem sempre. Está mais relacionado com a exposição à luz, talvez seu aquário esteja excessivamente iluminado, principalmente se a luz for solar.
Isso provoca a fotossíntese das algas, e maior proliferação. Onde seu aquário está localizado no cômodo?
 
Nem sempre. Está mais relacionado com a exposição à luz, talvez seu aquário esteja excessivamente iluminado, principalmente se a luz for solar.
Isso provoca a fotossíntese das algas, e maior proliferação. Onde seu aquário está localizado no cômodo?
O mais distante possível da janela, justamente pensando nisso... Mas ainda assim, incide muita luz no quarto. Esses dias estou fazendo "apagão total" da luz artificial, daqui a uma semana meço os resultados. Se não funcionar, vou cobrir o aquário por uma semana e ver no que dá.

Não são muitas: o comedor de algas dava conta, mas o Betta não deixava ele em paz, então achei melhor tirá-lo. A maioria se concentra na parte inferior dos vidros.
 
Ah, nem falei! O "apagão" deu certo! :joinha: Deixei uns 10 dias completamente sem luz: as algas sumiram, e não voltaram a aparecer. E como, agora, só tem a amazonense (tirei aquela planta do fundo), posso usar menos iluminação no aquário. Mantenho aceso por umas duas horas por dia, e a planta está ótima - aliás, como já disse, virei fã dessa espécie.

Semana que vem arranjo uma fêmea pro betta reproduzir, tá na hora! :lol:
 
Última edição:
Ah, nem falei! O "apagão" deu certo! :joinha: Deixei uns 10 dias completamente sem luz: as algas sumiram, e não voltaram a aparecer. E como, agora, só tem a amazonense (tirei aquela planta do fundo), posso usar menos iluminação no aquário. Mantenho aceso por umas duas horas por dia, e a planta está ótima - aliás, como já disse, virei fã dessa espécie.

Semana que vem arranjo uma fêmea pro betta reproduzir, tá na hora! :lol:

Resolvi fuçar o restante do tópico, Eriadan. Realmente, o seu aquário estava muito iluminado, cara. Cuidado, pois isso pode estressar o peixe, além da proliferação das algas.
Se puder, opte por uma iluminação mais difusa, menos focal, como esta aqui:

led15wattdaylight.jpg


Há uns tipos de iluminação menos intensas que podem acalmar, além do peixe, a gente mesmo. Em casa, na época do 'apagão' e do racionamento de energia, só o aquário ficava aceso na casa.
A gente brisava só de ver os bichinhos nadando e ouvindo Enya, hehehe.
 
Assim que sobrar uma graninha vou finalmente começar a montar o meu. O material de inicio que é o aquário até já tenho. Capacidade de 90 litros e está bem guardado no forro da casa só esperando. O vidro dele é de excelente qualidade. E pra decorar tenho várias pedras que trouxe de diversos rios e praias que visitei incluindo amostras das lindas falésias da praia de Tambaba da Paraíba.

Fico na vontade de montar um do tipo marinho como alguns conhecidos meus e vocês aqui do fórum fizeram, mas como sou mero iniciante nisso vou me cercar de todos os cuidados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo