• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aquarismo

90 litros é um tamanho bom pra começar: não é tão grande que mude a arquitetura da casa, nem tao pequeno que precise de cuidados paranóicos


mas cuidado com as pedras: cada material tem um pH caracteristico. além de poder instabilizar a química da água, elas se alteram (uma pedra de cálcio em aquario amazonico será corroída até se desfazer)
 
Meu betta morreu na semana passada. :sad: Os sintomas levam a crer que era hidropisia: escamas eriçadas, inchaço, bolsa nos olhos. A água estava boa e a alimentação também, então suspeito, mais uma vez, das variações de temperatura (até porque em Salvador, esses dias, um dia estava 22º, outro 30º). Esvaziei o aquário e estou dando um tempo antes de retomá-lo.
 
mas cuidado com as pedras: cada material tem um pH caracteristico. além de poder instabilizar a química da água, elas se alteram (uma pedra de cálcio em aquario amazonico será corroída até se desfazer)

Com certeza esse detalhe do pH estou muito atento, pois qualquer alteração nos materiais empregados faz a diferença. Aliás tenho até um medidor desses zerinho guardado que a principio seria usado pra um outro trabalho eletroquímico de um cliente meu que não vingou. Valeu a dica.
 
Fico na vontade de montar um do tipo marinho como alguns conhecidos meus e vocês aqui do fórum fizeram, mas como sou mero iniciante nisso vou me cercar de todos os cuidados.

Haja grana! :uau:
Fica caro, mas a beleza vale o investimento.


mas cuidado com as pedras: cada material tem um pH caracteristico. além de poder instabilizar a química da água, elas se alteram (uma pedra de cálcio em aquario amazonico será corroída até se desfazer)

Me lembro que colocávamos pedaços de mármore na água pra corrigir a acidez excessiva da água, mas costuma deixa-la 'dura'. Pra não gastar muito com reagentes, usávamos água de repolho roxo como reagente pra medir o PH da água e controlar a acidez, mas não sei se isso funciona com aquários marinhos.


Meu betta morreu na semana passada. :sad: Os sintomas levam a crer que era hidropisia: escamas eriçadas, inchaço, bolsa nos olhos. A água estava boa e a alimentação também, então suspeito, mais uma vez, das variações de temperatura (até porque em Salvador, esses dias, um dia estava 22º, outro 30º). Esvaziei o aquário e estou dando um tempo antes de retomá-lo.

Que pena, Eriadan. Não desista, nos primeiros aquários é normal perder alguns peixes até pegar o traquejo.

Oscilações muito bruscas de temperatura estão diretamente ligadas ao posicionamento do aquário no ambiente, e me lembro de que você teve alguns problemas com isso devido à iluminação (muita luz + calor excessivo = fungos e doenças). Pode ser que ambos os problemas estejam relacionados. Bettas são peixes que gostam de temperaturas amenas, seria o caso de tu arrumar um chiller com termostato e um termômetro pra monitorar a temperatura com constância.
 
Que pena, Eriadan. Não desista, nos primeiros aquários é normal perder alguns peixes até pegar o traquejo.

Oscilações muito bruscas de temperatura estão diretamente ligadas ao posicionamento do aquário no ambiente, e me lembro de que você teve alguns problemas com isso devido à iluminação (muita luz + calor excessivo = fungos e doenças). Pode ser que ambos os problemas estejam relacionados. Bettas são peixes que gostam de temperaturas amenas, seria o caso de tu arrumar um chiller com termostato e um termômetro pra monitorar a temperatura com constância.
Não é bem meu primeiro aquário, mas sim o primeiro de 7,5L. Com o de 120L não tive 10% dos problemas que tive com este... Mas não pretendo desistir, só tenho que dar uma repensada mesmo, parar para ver tudo que pode influenciar para que algo dê errado.

Iluminação eu já tinha trocado há algum tempo: mantive uma lâmpada fraca, cerca de 4 horas por dia, as algas já tinham sumido quase completamente.

Quanto ao termostato, houve uma discussão aqui, e ficou uma divergência: se não seria até perigoso para o peixe, num aquário tão pequeno. De qualquer forma, parece que nem existem termostatos para uma capacidade tão pequena.
 
Não é bem meu primeiro aquário, mas sim o primeiro de 7,5L. Com o de 120L não tive 10% dos problemas que tive com este... Mas não pretendo desistir, só tenho que dar uma repensada mesmo, parar para ver tudo que pode influenciar para que algo dê errado.

É mesmo estranho como os peixes morrem mais facilmente em aquários menores. Tínhamos em casa um de 20 litros também, e dificilmente um peixe morria por doenças. Mas, vai muito do traquejo do criador: dávamos muita sorte com kinguios e guppies (há quem não se acerte com esse peixinho), mas não dávamos certo com espécimes amazônicos ou bettas. Vai entender, né.

Não estou certa se há relação entre uma coisa e outra, mas creio que é relativamente mais fácil criar um 'microclima' (não sei se é a palavra mais apropriada, mas ilustra a ideia) em um aquário maior, assim como controlar a dispersão de substâncias: notávamos isso quando os peixes dos aquários menores desenvolviam doenças inflamatórias da bexiga natatória, enquanto os do aquário maior não apresentavam nenhum problema, sendo que ingeriam o mesmo alimento e usávamos a mesma água.

Ou seja, tendo esses aquários uma maior massa de água a ser aquecida/resfriada, o impacto das mudanças de temperatura tendem a ser menos bruscas - mais ou menos como a diferença de temperatura entre a piscina infantil no clube e a olímpica, onde a água é bem mais gelada - e se a temperatura externa sobe um ou dois graus, a proporção de que os peixes sintam o impacto é menor.
 
Última edição:
Eu tenho tres aquários:Duas beteiras uma de dois litros com duas divisórias e a outra de 4 litros e um aquário maior de 36 litros.Eu sempre quis ter um aquário Red Sea de 500 litros mas é muuito caro(Mais ou menos 30000 reais:() mas já vem todo montado e com todos os equipamentos necessários embutidos.

Sempre gostei de aquários,são muito bonitos(se tiverem limpos e lavados óbvio) e embelezam o ambiente e dão um ar mais chique na sala.;)

Coitado dos peixinhos, ficam presos num cubo de vidro cheio d'água

Os peixes ornamentais foram criados epecificamente pra viverem em aquários.
 
Última edição por um moderador:
Os peixes ornamentais foram criados epecificamente pra viverem em aquários.
Os de cativeiro, você quer dizer. Com exceção das poucas espécies de laboratório, não existem "peixes ornamentais": existem peixes bonitos que começaram a ser capturados da natureza e reproduzidos para utilização em aquários.

Eu fico com pena sim, mas quando o aquarista é descuidado. O bom aquarista está sempre se preocupando com a qualidade de vida dos peixes, mesmo que indiretamente: ao manter uma proporção de espaço adequada, cultivar boas condições de água, plantas, índices e todo o resto (mesmo que visando à estética), vai influenciar diretamente no bem estar do peixe.
 
Bem, voltando ao site depois de mais de 10 anos, e descubro que tinha um tópico de Aquarismo.
Vamos ver se dá para ressuscitar isso aqui.

Um dos meus aquários está em anexo. Também tenho um site de aquarismo

20220517_221229.jpg

Se ainda tiver mais aquaristas aqui, posto os outros 3 aquas
 
Bem, voltando ao site depois de mais de 10 anos, e descubro que tinha um tópico de Aquarismo.
Vamos ver se dá para ressuscitar isso aqui.

Um dos meus aquários está em anexo. Também tenho um site de aquarismo

Ver anexo 92966

Se ainda tiver mais aquaristas aqui, posto os outros 3 aquas
Maravilhoso! Poste mais sim, ainda estamos por aqui! Aquários plantados são meus preferidos.

Já faz alguns anos que eu não mantenho aquário, mas continuo entusiasta.
 
Idem aqui

Bem, voltando ao site depois de mais de 10 anos, e descubro que tinha um tópico de Aquarismo.
Vamos ver se dá para ressuscitar isso aqui.

Um dos meus aquários está em anexo. Também tenho um site de aquarismo

Ver anexo 92966

Se ainda tiver mais aquaristas aqui, posto os outros 3 aquas

Reconheço a maior parte das plantas, mas lembro poucos nomes.

Vc tem uma bananinha ali do lado direito? Sempre quis uma mas nunca tive
 
Assim que sobrar uma graninha vou finalmente começar a montar o meu. O material de inicio que é o aquário até já tenho. Capacidade de 90 litros e está bem guardado no forro da casa só esperando. O vidro dele é de excelente qualidade. E pra decorar tenho várias pedras que trouxe de diversos rios e praias que visitei incluindo amostras das lindas falésias da praia de Tambaba da Paraíba.

Fico na vontade de montar um do tipo marinho como alguns conhecidos meus e vocês aqui do fórum fizeram, mas como sou mero iniciante nisso vou me cercar de todos os cuidados.

Postado em 2013, mas que não saiu do papel.

Mas no final, morando na roça o meu projeto de "aquarismo" virou de 'tanquismo".
Enquanto o @Mercúcio montou galinheiro, estou com espaço já uns 70% pronto pra no máximo em algumas semanas poder ter meu tanque criação de peixes, recebendo agua de mina fresquinha e a descida deslocando facilmente por gravidade até o rio que fica bem pertinho. Devo inicialmente começar pelas carpas.
 
Postado em 2013, mas que não saiu do papel.

Mas no final, morando na roça o meu projeto de "aquarismo" virou de 'tanquismo".
Enquanto o @Mercúcio montou galinheiro, estou com espaço já uns 70% pronto pra no máximo em algumas semanas poder ter meu tanque criação de peixes, recebendo agua de mina fresquinha e a descida deslocando facilmente por gravidade até o rio que fica bem pertinho. Devo inicialmente começar pelas carpas.

Um amigo, que é agrônomo, adotou um sistema bem interessante, @Fúria da cidade , casando um tanque de tilápias com produção de verduras hidropônicas, formando um arranjo em que as duas produções são interdependentes.
Não sei dar a explicação técnica pra isso, mas pelo que entendi é mais ou menos assim:

A água do tanque dos peixes é bombeada para o sistema das verduras, onde os resíduos gerados pelos peixes são, de alguma maneira, aproveitados pelas plantas. Nesse processo, a água é meio que limpa/filtrada/whatever e volta para o tanque dos peixes.

Talvez não seja bem isso o que falei, mas se googlear tem alguns links explicando como casar esses dois sistemas.

Sei que esse amigo que adotou esse sistema, com pouco espaço, conseguia se abastecer de peixe e verduras por esse sistema. Bem legal mesmo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo