1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Cartas na Folha de S. Paulo

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Pandatur, 26 Jul 2006.

  1.  
    Pandatur

    Pandatur Usuário

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Com um pouco de atraso - OK, talvez muito atraso -, aproveito para compartilhar com o fiel público da Valinor a matéria que fiz para o Folhateen, caderno semanal da Folha de S.Paulo, sobre o lançamento de As Cartas de J.R.R. Tolkien.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2.  
    Pandatur

    Pandatur Usuário

    Excelente a matéria, Cisne, como sempre! :clap:
    Aliás, dia desses vi mais umas 3 matérias suas na sala do meu orientador... quando sair matéria sua na Folha sobre fauna, meio ambiente, etc, me avisa pra eu correr atrás!! ^^

    Ah sim, pra finalizar, alguém (que tenha tal "poder") coloca um link de "clique aqui para comentar esta notícia" lá no link da notícia na página inicial, porque eu estou sem pc em casa e daí não sei de cor o link do painel de admin...
     
  3.  
    Falassion

    Falassion Narf!

    Puxa, puxa, mas que puxa!

    Muito boa a matéria! Apesar de que eu tenho o receio de que os interessados só seremos "nós", e não novos leitores... Ao menos eu acho.

    Espero que eu esteja errado. =)
     
  4.  
    Tilion

    Tilion Administrador

    Para os interessados, anexo os arquivos em .pdf das páginas da matéria: o arquivo "capa" tem a capa do caderno Folhateen; o "tolkien1" o texto postado na notícia da Valinor; e o "tolkien2" possui a parte da matéria que o site da Folha não disponibilizou, com trechos das cartas e ilustrações.
     

    Arquivos Anexados:

    • capa.pdf
      Tamanho do arquivo:
      352 KB
      Visualizações:
      83
    • tolkien1.pdf
      Tamanho do arquivo:
      192,8 KB
      Visualizações:
      71
    • tolkien2.pdf
      Tamanho do arquivo:
      713 KB
      Visualizações:
      99
    Última edição: 26 Jul 2006
  5.  
    *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Acho que vc está sim, menino. Adorei a notícia justamente pela possibilidade de se aumentarem as vendas um pouco... quem sabe um pretendente a fã do Tolkien não leia a matéria e se interesse pelo livro? Ótimo ter saído do clubinho dos que descobriram essa notícia pela internet - justamente por serem fãs a mais tempo. Não que isso vá necessariamente acontecer, mas acho que as chances aumentam :mrgreen:
     
  6.  
    Bagrong

    Bagrong RaG

    Muito legal a matéria :clap:

    E um pouco mais de divulgação caiu muito bem =]
     
  7.  
    Edrahil

    Edrahil Usuário

    Onde mais saiu reportagens como essa?
     
  8.  
    Edu

    Edu Draper Inc.

    Ótima matéria. Tomara que chame a atenção dos pagãos que ainda não leram Tolkien.

    E a citação final dela também, é de arrasar. :clap:
     
  9.  
    Smaug

    Smaug Cacho

    O próprio Reinaldo escreveu uma matéria sobre "Ciência na Terra-média" para a revista Galileu da Ed. Globo em agosto de 2005, e de quebra escreveu uma pequena coluna falando do lançamento dAs Cartas pela editora Arte & Letra.

    Ótimo termos um jornalista assim, é uma baita ajuda na divulgação. Muito bom :D
     
  10.  
    Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Ae, Cisne, muito boa a matéria! Parabéns!
    Uma ótima divulgação do livro em um dos jornais mais influentes do país! Quer coisa melhor?! :D

    edit: A página com a notícia no site ainda tá sem o link pra comentar aqui no forum.
     
  11.  
    Pandatur

    Pandatur Usuário

    Arrumei. =]
     
  12.  
    Ancalimë

    Ancalimë Uma alma afogada no pecado

    yeah! concordo... ta cheio de gente por ae que é 'simpatizante' do Tolkien mas ainda não leu os livros... eu acho que depois dessa materia, esse povo vai abrir o olho e pelo menos tentar ler algum deles... ^^
     
  13.  
    Thomen Stauch

    Thomen Stauch Dream

    Heh, saiu também em um jornal local ("Timoneiro") aqui de Canoas, RS, uma matéria sobre As Cartas.
     
  14.  
    Smaug

    Smaug Cacho

    O jornal tem site? Ou: como a gente pode ver a matéria?
     
  15.  
    Thomen Stauch

    Thomen Stauch Dream

    Tem site. Só que tá fora do ar.
    Como só tem uma imagem (da capa) e é um texto curto, eu digito aqui:

    ---------------------------------------------------------
    "As Cartas de J.R.R. Tolkien.

    Toda edição de obras completas de um escritor famoso traz um volume dedicado à sua correspondência. É natural. Tantas são as interpretações, boas e más, a que um clásico da literatura está sujeito que, no meio delas, é importante ouvir a voz do autor para coibir certos excessos imaginativos da crítica.
    No caso de um escritor como J.R.R. Tolkienm autor de O Senhor dos Anéis , esse procedimento é especialmente importante. Sendo Tolkien o criador não apenas de uma história, com personagens, enredo, temática e sentido, mas de um universo inteiro, povoado por humanos e seres fantásticos, com história e línguas próprias, a distância que o separa da moderna ficção ocidental é considerável. Conseqüentemente, também é grande a quantidade de interpretações derivadas do estranhamento, além de muitas dúvidas sobre outros aspectos da obra. As Cartas de J.R.R. Tolkien (472 páginas, R$ 39,90), traduzidas para o português pelo estudante gaúcho Gabriel Oliva Brum, servem para cobrir essa lacuna e ajudar a entender melhor a singular obra do autor inglês. Nessas cartas, endereçadas a amigos, familiares, editores e outros escritores, descobrimos que Tolkien detestava a ficção ocidental contemporânea, era grande apreciador de épicos e sentia-se mais influenciado por eles do que pelos grandes nomes da literatura inglesa, como Dickens, Shakespeare ou Sterne, e também pela religião cristã, fruto de sua formação católica.

    Onde encontrar:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    (41) 3223.5302 "

    Autor: Celso Augusto Uequed Pitol
    -----------------------------------------------------------
    E é isso.
     

Compartilhar