• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Crônicas de Gelo e Fogo - Parte 1 - A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin)

Pois é... comprei o livro, já estou na metade e arrependido de não ter comprado antes. Alguém me jogue da Muralha.
 
A Song of Ice and Fire: É um livro bom ou ruim?

Antes de tudo, desculpem se estou criando um tópico repitido ou se está na área incorreta, no caso, favor deletar o tópico.
--------------------------------------------------------------

Pois bem, eu comprei o livro A Guerra dos Tronos de G.R.R Martin, e até agora só gostei do prólogo, realmente é um livro que me decepcionou bastante. Estou na passagem após que Bran acorda do coma.
Pergunta: O livro continua "chato" assim? Ou mais para frente ele fica melhor? Eu já assisti a 1ª temporada da série televisiva completa, e me agradou bastante, já o livro achei bem parado, como se não acontecesse nada.
 
Re: A Song of Ice and Fire: É um livro bom ou ruim?

Na Valinor temos um fórum só sobre essa série, tanto os livros como a da TV: Westeros. Confere lá os tópicos, tem um pra cada livro.
 
Re: A Song of Ice and Fire: É um livro bom ou ruim?

Antes de tudo, desculpem se estou criando um tópico repitido ou se está na área incorreta, no caso, favor deletar o tópico.
--------------------------------------------------------------

Pois bem, eu comprei o livro A Guerra dos Tronos de G.R.R Martin, e até agora só gostei do prólogo, realmente é um livro que me decepcionou bastante. Estou na passagem após que Bran acorda do coma.
Pergunta: O livro continua "chato" assim? Ou mais para frente ele fica melhor? Eu já assisti a 1ª temporada da série televisiva completa, e me agradou bastante, já o livro achei bem parado, como se não acontecesse nada.

Pode continuar que você não vai se arrepender. Eu não gostei muito da série. Mas os livros ficam bem "agitados" e MUITO interessantes.
 
O primeiro livro eu não gostei tanto. Acho que muito pela influência da série de tv. Eu peguei ele para ler depois de ter assistido.
 
Galera, estou seriamente pensando em pular o livro. Eu já pulei um capítulo da Catelyn (a personagem que mais odeio) e não estou muito a fim de ler o livro.

Acho que é, principalmente, por que eu já sei o que vai acontecer no final, já que eu já assisti a série televisiva e o livro é praticamente igual. Acho que por esta razão que o livro está tão tedioso.

Então, lá vai a pergunta: Vocês acham que seria um pecado muito grande pular partes do livro que eu considero monótonas?
 
  • Haha
Reactions: JLM
hast, vc já ouviu falar dos 10 direitos do leitor?

direitos+do+leitor.jpg
 
Galera, estou seriamente pensando em pular o livro. Eu já pulei um capítulo da Catelyn (a personagem que mais odeio) e não estou muito a fim de ler o livro.

Acho que é, principalmente, por que eu já sei o que vai acontecer no final, já que eu já assisti a série televisiva e o livro é praticamente igual. Acho que por esta razão que o livro está tão tedioso.

Então, lá vai a pergunta: Vocês acham que seria um pecado muito grande pular partes do livro que eu considero monótonas?
Talvez seja importante terminar para ficar mais por dentro das profecias e dos relacionamentos entre os personagens, que perdem muito da profundidade na série.
E se vc pretende continuar lendo os outros livros antes das séries serem lançadas, então eu recoendo que se leia, mesmo já sabendo o que vai acontecer. É importante para a continuidade dos livros.
 
Pecado não é, mas você vai perder boa parte do desenvolvimento da história, principalmente do que se fala sobre o passado. Os relatos das gerações passadas não só são interessantíssimos, como ajudam a enriquecer bastante os personagens e todo o contexto do que está acontecendo.
 
Verdade, a série é bem ruinzinha quando o negócio é explicar coisas. Duvido que falaram alguma vez na série que o emblema dos Targaryen é um dragão - e daí o porquê do Viserys e da Dany ficarem se autodenominando dragões - ou o fato de porquê a Melisandre apóia o Stannis - quando ela começou a falar aquela parada do "nascido entre sal e fumaça" na série aposto que a maioria das pessoas ficou totalmente confusa.


Sem falar que deixa muitas características importantíssimas dos personagens de fora, por exemplo a dedicação do Stannis com a lei - nunca mostraram na série essa parte dele.
 
Bom, pecado não é, Rauthar, só que você pode não entender algumas coisas futuramente, e não se deixe enganar achando que por assistir à série vai entender, e que ela é igual ao livro... Não é. Eles mudaram algumas coisas na série, e provavelmente nesta terceira temporada, vão mudar ainda mais, pelo o quê estão dizendo. Eu também pulei um capítulo ou dois do pessoal de pyke (Victarion, Euron e etc), acho eles muito chatos, mas lá pra frente vi que esses capítulos que pulei me fizeram falta, ou seja, voltei e tive que lê-los para entender onde eu estava.
 
eu amei tanto, mais tanto, os três primeiros livros e o primeiro foi dos que mais gostei, porque ele praticamente gira em torno dos Stark o tempo todo - e amu-os todos - os Stark, até a tontinha da Sansa!
quando chegou no quarto e no quinto eu não gostei mais tanto, acho que depois de algumas coisas
leia-se: casamento vermelho
me desencantei um pouco, nada que vá me fazer parar de ler a série, mas que fiquei triste fiquei e já não me empolguei mais tanto..

Eu também pulei um capítulo ou dois do pessoal de pyke (Victarion, Euron e etc), acho eles muito chatos, mas lá pra frente vi que esses capítulos que pulei me fizeram falta, ou seja, voltei e tive que lê-los para entender onde eu estava.
eu também acho aquele pessoal de Pyke chato demais, menos o Theon :grinlove:
 
Erendis:

Nossa, o casamento vermelho foi uma das coisas que eu mais gostei, eu falei "Cacete, o velho ta pronto pra sacrificar todo mundo". Adorei mesmo a forma como ele trata vida e a morte dos personagens no livro, ninguém é principal demais que não possa ser morto e humilhado, e nem ninguém é insignificante demais que não possa acabar tendo uma centralidade importante, como os Frey!
 
Eu estava ontem pensando com os meus botões sobre uma "incoerencia", por assim dizer, do Martin em relação ao Robert.
Robert vivia reclamando da "calmaria" que havia se abatido sobre os 7 reinos após a sua rebelião e estava sempre tentando "reviver" a sensação da época de rebelde, das batalhas, do heroísmo e etc. Até a própria rebelião Greyjoy fazia o Robert se sentir mais "Rei" do que os tempos sem guerra.

Certo, aceitando isso, vale lembrar que Robert inha sobre a sua tutela um príncipe exilado das Ilhas do Verão, e Cersei já disse uma vez que Robert o mantinha porque gostava de imaginar as Ilhas do Verão como parte integral de Westeros, e assim ganhar mais um suserano.

Agora minha dúvida é: Se o Robert estava sempre a espera de mais um grande momento de glória em batalha e tal, pq não após a rebelião Greyjoy, ele não juntou o restante da sua marinha real, mais a derrotada dos Greyjoy, além dos navios da Arvore, de Tarth, de Manderly, além de mercenários, porque não, para levar o principe exilado para as Ilhas de Verão e anexar mais um território?

Cersei diz que Robert estava sempre vendendo esperanças para o príncipe, mas que nunca havia tido esperanças reais de fazer alguma coisa, mas por que? Não fica incoerente em relação a todas as atitudes do Robert ele simplesmente se negar a inicar uma campanha para coroar o seu aliado e juntar um oitavo reino a sua coroa?
 
Erendis:

Nossa, o casamento vermelho foi uma das coisas que eu mais gostei, eu falei "Cacete, o velho ta pronto pra sacrificar todo mundo". Adorei mesmo a forma como ele trata vida e a morte dos personagens no livro, ninguém é principal demais que não possa ser morto e humilhado, e nem ninguém é insignificante demais que não possa acabar tendo uma centralidade importante, como os Frey!

desculpa, acho que não me expressei direito, não é que eu não tenha gostado dessa parte do livro, foi muito forte, foi interessante, eu esperava algo assim dele, mas é que vários dos personagens que eu mais gostava foram mortos dali em diante e eu realmente não gostei tanto do quarto e do quinto livros porque achei que ele "encheu linguiça" demais, sabe? teve personagem que entrou na história só pra morrer alguns capítulos à frente! e agora ficou tudo pra explicar nos últimos dois livros e eu realmente espero que ele dê uma várias boas explicações sobre muitas coisas, senão eu vou me decepcionar bastante com o final...


Agora minha dúvida é: Se o Robert estava sempre a espera de mais um grande momento de glória em batalha e tal, pq não após a rebelião Greyjoy, ele não juntou o restante da sua marinha real, mais a derrotada dos Greyjoy, além dos navios da Arvore, de Tarth, de Manderly, além de mercenários, porque não, para levar o principe exilado para as Ilhas de Verão e anexar mais um território?

Cersei diz que Robert estava sempre vendendo esperanças para o príncipe, mas que nunca havia tido esperanças reais de fazer alguma coisa, mas por que? Não fica incoerente em relação a todas as atitudes do Robert ele simplesmente se negar a inicar uma campanha para coroar o seu aliado e juntar um oitavo reino a sua coroa?

Robert não era um conquistador, como foi o Aegon, ele só queria comer, beber e foder, então a vida pra ele estava boa, contanto que ele encontra-se alguém de confiança para ser a mão do rei e que ele pudesse continuar fazendo essas coisas...
acho que o que ele queria na verdade, não foi bem explicado, ele queria voltar à juventude, ele tinha saudade dos dias de glória dele, não da luta em si, mas de tudo que ele viveu na juventude... acho que é isso...
 
Robert não era um conquistador, como foi o Aegon, ele só queria comer, beber e foder, então a vida pra ele estava boa, contanto que ele encontra-se alguém de confiança para ser a mão do rei e que ele pudesse continuar fazendo essas coisas...
acho que o que ele queria na verdade, não foi bem explicado, ele queria voltar à juventude, ele tinha saudade dos dias de glória dele, não da luta em si, mas de tudo que ele viveu na juventude... acho que é isso...

Erendis, você definiu muito bem as motivações do Robert! Parabéns! Karma para você!

Robert é um dos meus personagens favoritos. Ele é bem vivo! Gosta de viver, de se expressar, de sentir os prazeres da vida. Gosta de caçar, da ansiedade que uma experiência de quase morte possibilita, enfim, ele é tudo que a juventude representa... por isso que não foi um bom rei. Muito egoísta, nunca teve muito tempo para os outros, estava sempre ocupado consigo mesmo, saciando suas vontades. Não é a toa que ele ficou enorme. Ele tinha fome e sede de tudo, não apenas de comida e bebida, mas de emoções, de vida, por isso devorou tudo ao seu redor e engordou muito. Ele não conquistou outros países porque esse não era um de seus desejos, como a Erendis disse, ele não era um conquistador. Para ele pouco importa os reinos dos outros (e até o dele mesmo), desde que sua diversão do dia seja garantida.

Robert se tornou rei dos Sete Reinos não porque ele achava que Aerys era um mau rei, essa não era sua motivação principal, mas sim sentir as emoções que a revolução possibilitou a ele.Tem uma frase que ele diz a Ned que o define bem:

"Ned, eu nunca me senti tão vivo quanto quando estava conquistando esse trono, nem nunca me senti tão morto quanto agora em que o possuo".
 
Isso ocorre porque o autor providenciou que houvesse paralisação dos instintos da geração de Robert.

Com poucas exceções, como no caso de Tywin que mesmo assim também perdeu habilidade estratégica com a morte de uma mulher que levou o melhor que ele era, todos os senhores iniciam processo de deterioração dos 7 reinos com falta de capacidade de governo e sucessão seja pela velhice (Correrrio, Dorne, os Frey), seja pela loucura (Lysa, Balon), seja pela dispersão (Renly, Robert). Até Eddard fica mais lento em perceber os inimigos num sinal de que o mundo estava entrando numa fase de destruição generalizada e inflexível anunciado pelo corpo celeste vermelho.

Uma das razões para isso é o surgimento de Daenerys e dos dragões. O clima que precede o esfacelamento do trono de ferro na beira do inverno é totalmente não estratégico com infiltração de indivíduos como Petyr e Cersei, o abandono das defesas da muralha (novamente o embotamento dos instintos) e esquecimento de antigas mas importantes e reais tradições. Antes de o vento frio chegar os senhores já estavam congelando e não viam mais nada, nem estavam mais sensíveis às notícias e ao mundo, completamente anestesiados como ocorre com o contato do gelo.

Quer dizer, naquilo que Robert era melhor (instintos) ele já não era mais como fora e a única ferramenta que podia contar para ser estratégico já não existia. A descida para o colapso dos reinos estava marcada para ocorrer no momento em que assumiu.
 
Última edição:
Não terminei de ler ainda, por isso nem vou ler os comentários deste tópico.
Mas o capítulo em que narra o Bran saindo do coma, foi uma das coisas mais fodas que eu já li, sério, eu fui capaz de construir na minha cabeça cada frase que eu lia. Foi tipo ler Cornwel,l em seu melhor, descrevendo algumas das 321903812093 batalhas em seus livros.

Martin me ganhou nesse capítulo, vim achando o começo do livro muito parado. Mas depois deste, tomei gosto e avancei muito no livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo