1. Visitante, concluímos no último sábado (05/out) a migração do Fórum Valinor. É um sistema novo, com muitas novidades e diferenças. Por favor, em caso de dúvidas ou problemas, utilize este fórum: Valinor - Migração (Dúvidas / Problemas / Etc)

Astrônomos descobrem galáxias hobbits

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Imrahil, 16 Jan 2007.

1.  
    Imrahil

Imrahil Kyknos kyknón

Deu no Terra: pesquisadores acharam novas galáxias dentro do chamado Grupo Local (o conjunto de galáxias que inclui a nossa querida e caseira Via Láctea) e apelidaram as bichinhas de "galáxias hobbits".

O apelido, pelo visto, é só marketing para atrair atenção para as descobertas, uma vez que essas galáxias menorzinhas na verdade são chamadas de galáxias anãs (Gimlis?) já faz um tempo. De qualquer maneira, vale pela curiosidade. Confiram a matéria na íntegra abaixo:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1350491-EI302,00.html

Em tempo: a luz desses astros demora mais de 1 milhão de anos para chegar até nós - ou seja, elas são da época em que nossos ancestrais ainda eram Homo erectus.
  2.  
    Tilion

Tilion Administrador

Por coincidência ou não, gimli é a palavra em Adûnaico para "estrela". =]
  3.  
    Elring

Elring Random Access Memories

Mais uma descoberta e no lugar mais improvável :)

Sempre que posso dou uma olhada no site do hubble e é impressionante as fotos do telescópio. E a cara que meu amigo fez ao descobrir que o que ele estava vendo não eram estrelas e sim galáxias foi demais.
  4.  
    Eriadan

Eriadan Back on Chandler

O interessante é que eles escrevem "As descobertas foram apelidadas de 'galáxias hobbit' por seu tamanho reduzido e fraca luminosidade", sem nenhum aposto para "hobbit", como se fosse um nome usado no dia-a-dia. Não sabia que Tolkien já era popular assim. :think:
  5.  
    Fëanor

Fëanor Ich Dien

Pois é. Até no dicionário Babylon você encontra a palavra hobbit:

6.  
    Tilion

Tilion Administrador

As palavras "hobbit" e "orc" constam até no Oxford Dictionary, com a devida referência ao Tolkien.

Detalhe que orco também é a palavra em Quenya para "orc". =]
  7.  
    grond o ferreiro

grond o ferreiro Usuário

tá virando moda batizar descobertas com nomes tolkenianos
  8.  
    A Arlequina

A Arlequina Sumida e inconstante

Pior...
    Um inseto Smeagol,galáxias hobbits....Acho que vou acabar pondo o nome do meu filho de Beren!XD

Até eu ter um filho,é capaz de ser até bem comum!!!XD
  9.  
    Alta-Urulóki

Alta-Urulóki Usuário

Eh tudo moda... esqueceram o adjetivo LILIPUTIANO, das Aventuras de Gulliver.

Compartilhar