• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil país do Volei!?

Suel***

Usuário
Eu estava lendo uma reportagem à respeito da evolução do Volei no Brasil...

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, o vôlei é o segundo esporte na preferência do brasileiro, atualmente, sendo que entre público feminino, é o número 1.
E ainda foi constatado que o vôlei tem crescido mais do que o futebol no País, já que hj, em relação a preferência nacional, fica apenas 4 pontos percentuais atras do futebol.....

Vcs acham que o futebol, com o decorrer dos anos, vai perder seu lugar para o volei aqui no Brasil??
 
nope... por duas razões:

1) futebol pode ser jogado com 4 pedras (gols) e uma bola de meia.

2) volei necessariamente precisa de um varal e a bola não pode ser de meia (no mínimo capotão).

Apesar de fazer varal ser fácil, comparativamente com as 4 pedras, e que hoje em dia bolas de capotão custam 1 real, percebe-se que é muito mais rápido fazer os dois gols e a bola de meia, do que o varal e arranjar uma bola comum.

O futebol no Brasil é o esporte nacional por conta disso: tem MUITA gente treinando, e seria muita incompetência com tanta gente com bola no pé não ter uma boa safra de jogadores. Tipo, se tem bastante oferta, claro que vai ser mais fácil achar bons atletas.
 
Na verdade, isso jamais ocorrerá pela simples questão: volley não é esporte. Esporte de verdade, só existem quatro: Futebol (em todas as suas divisões: campo, society, salão, areia, pelada, rebatida, rachão, dois toques, saia maia, botão, FIFA Soccer, Elifoot, Winning Eleven, etc.), Sinuca, Fórmula 1 e Truco (mas só de trio, pois simples também não é esporte).

Além disso, rolam boatos que beber cerveja pode se tornar um esporte nacional em breve, assim eu finalmente seria craque em alguma coisa. :)
 
o voley naum sera mais popular do q o futebol, pq o futebol, naum tem mais como crescer, e como a primula disse, pra futebol precisa so de uma bola de meia, ou um coco... ou qq coisa q de pra chutar(ja cansei de jogar bola com latinha de coca amassada)... o voley e um esporte caro... na verdade o q aconteceu com o voley e o q deveria acontecer com outros esportes em q tiveram bons campeoes, um desenvolvimento de novos talentos... depois da geraçao de 84 e depois da de 92 começou um bom investimenso forte no voley, e um bom patrocinio q culminou no centro de saquarema no estado do rio, em q novos talentos ficam treinando e estudando por la... junta- se a isso a competencia dos dirigentes da federaçao de voley...quando se vontade ha resultados...
 
Não é só isso. Volley é muito previsível. E é chato de jogar e de assistir (minha opinião). Já o futebol é foda de jogar (embora fumantes como eu agüentem correr pouco) e é foda de assistir (4º feira eu junto minha galera pra assistir no bar o que estiver passando. Se for Comercial x Novorizontino, a gente assiste).

O futebl é parte da cultura do brasileiro.
 
Eu adoro ambos os esportes, mas tbm concordo com vcs.....

O volei realmente é um esporte que necessita de um local próprio p/ prática, q infelizmente não é acessível à todos....
E além do mais, mesmo q o volei conquiste mtos e mtos títulos, e torne-se cada vez mais popular, dificilmente vai apagar da mente do brasileiro td a tradição e conquistas do nosso futebol...
 
Eu tenho a impressão que Volei só fica em alta quando o Brasil tem uma seleção competitiva, quando a seleção brasileira não ganha o volei fica em segundo plano, a torcida pelo volei é uma coisa meio oportunista, beirando um ufanismo ridiculo, apesar de eu gostar de volei. Tem como exemplo a propia F-1 que na epoca do Senna era mania nacional, quando o Brasil deixou de ganhar foi relegada.

Futebol não, futebol ta enraizado na cultura brasileira, desde da epoca que o Brasil só apanhava em competições internacionais o futebol ja era o esporte mais popular do Brasil, simplesmente porque pode ser jogado em qualquer lugar, por qualquer um (mesmo o cara sendo baixinho), além de ser mais divertido de se jogar, e permitir surpresas e situações bizarras que fomentam discussões, ser mais polemico, etc, nem tanto melhor de se assistir porque eu prefiro ver uma final de volei Brasil x Italia do que Taubate x XV de Jau.

1) futebol pode ser jogado com 4 pedras (gols) e uma bola de meia.

Nem sempre, pode fazer com duas pedras só e só um gol, ou então usar um portão de uma casa qualquer como gol, ou jogar uma das variações como Racha, Loba etc

Por isso futebol é foda, ele é quase ilimitado :mrgreen:
 
Última edição:
Sem contar que o futebol é um esporte muito mais democrática e imprevisível onde as coisas mais absurdas podem acontecer. Juízes erram para caralho, times inferiores ganham de maiores na cagada, etc... No vôlei e na maioria dos outros esportes tudo é muito previsível, quem joga melhor ganha e pronto.
Isso tudo faz o futebol um esporte muito mais apaixonante.
 
Ninguém aqui citou um outro fator que acho fundamental que o futebol tem, mas o vôlei não: paixão clubística.

Eu gosto de volêi, mas nesse esporte ninguém fala que é torcedor fanático do Banespa ou BCN. Reparem que o nome do patrocinador fica muito evidente.

No futebol o nome do clube é o que há, tem peso, camisa e com isso formaram-se grandes torcidas. O Vôlei não chega nem a 1% desse carisma, por isso só forma torcidas oportunistas ou de aluguel.

Só vejo meio do vôlei crescer mais, mas sem nunca superar o futebol se os clubes de vôlei levassem os mesmos nomes dos clubes de futebol. Se isso rolasse em todas as modalidades haveria público, interesse e aí quem sabe um dia poderíamos sonhar em ser uma potência olimpica.
 
Última edição:
Eu tenho a impressão que Volei só fica em alta quando o Brasil tem uma seleção competitiva, quando a seleção brasileira não ganha o volei fica em segundo plano, a torcida pelo volei é uma coisa meio oportunista, beirando um ufanismo ridiculo, apesar de eu gostar de volei. Tem como exemplo a propia F-1 que na epoca do Senna era mania nacional, quando o Brasil deixou de ganhar foi relegada.

a frase q melhor exemplifica isso e a do renato mauricio prado do globo, q disse uma vez:" fora o futebol, o brails naum gosta de esporte e sim de campeoes"...

e quanto ao q o furia falou, o q acnotece, o q acontece, e q esportes como voley, basquete e tal naum tem condiçoes de se sustentar sozinhos, naum sao clubes, entao ficam rodando de cidades em cidades, por causa dos patriocinios e naum ficam lligados a nenhuma cidade... as unicas equipes q tem uma identidade com a cidade sao o minas do volei masculino pq e um clube e o ulbra no sul, por ser uma faculdade...
 
as unicas equipes q tem uma identidade com a cidade sao o minas do volei masculino pq e um clube e o ulbra no sul, por ser uma faculdade...

a torcida pelo Finasa/Osasco é bem fanática também.

Eu fui nos jogos das semis e da final torcendo p/ Osasco e posso garantir que eu senti o mesmo que sinto pelo Corinthians.

Mas concordo com tudo isso que vocês falaram. O handebol, por exemplo. São sempre os mesmos vencedores, não tem graça. Acho q foi por isso que eu resolvi parar de jogar.

Mas mesmo assim, eu sinto um pouco de raiva por esses sencionalistas do futebol. Porque eu sempre amei handebol e as pessoas que pensam como o Lord fazem com que esse esporte tivesse e tenha menos espaço na mídia.

Porém, infelizmente ele está certo. Por exemplo, eu já perdi faz tempo o tezão pelo handebol, enquanto pelo futebol eu continuo torcendo e tals.

E voley é muito chato de jogar se as pessoas não sabem jogar. Mas se sabem, dai fica bem legal. De ver é a mesma coisa.

Além disso, o voley só precisa de uma bola também. Existe 3 corta, jogo de passe e não sei o que. Não necessariamente precisa de uma rede.
 
o q eu acho legal no voley, e o fato de q um so jogador naum ganha, tem q ter um bom, time... e um esporte estremamente coletivo...
 
Vovin disse:
Eu tenho a impressão que Volei só fica em alta quando o Brasil tem uma seleção competitiva, quando a seleção brasileira não ganha o volei fica em segundo plano, a torcida pelo volei é uma coisa meio oportunista, beirando um ufanismo ridiculo, apesar de eu gostar de volei. Tem como exemplo a propia F-1 que na epoca do Senna era mania nacional, quando o Brasil deixou de ganhar foi relegada.

Coloca aí nessa lista o Tênis tb, quando O Guga ganhava todas, todo mundo parava pra assitir o jogo, ouvi até comantários que iria ser tonar um dos esportes mais polulares do Brasil, depois do futebol, que o Brasil seria o país do Tênis, blá, bla, bla....e assim.... Hoje o como o cara num ganha nada, o esporte não é nem lembrado...

Eu gosto muito de vôlei, mas sou daquelas que só assiste a seleção brasileira jogar :mrgreen:, não tenho paciência pra clubes...o mesmo com o futebol.
 
Última edição:
Handebol eu acho um baita dum esporte, bem dinâmico como o futebol e com a mesma emoção do basquete que se tivesse sido levado a sério poderia ter sido o nosso segundo maior esporte.

Voltando ao vôlei temos umas da maiores e melhores estrutura de treinamento pra seleções e os jogos são transmitidos, mas jogos de clubes em TV aberta raramente rolam por tudo isso que já comentei. Esse ano mesmo, a Globo só fez questão de mostrar apenas o último jogo do playoff da liga nacional e ainda assim somente dentro do EE pra se adequar a sua grade de programação.

É complicado. Toda vez que surge um novo clube no vôlei sempre prevalece o nome do patrocinador. Quando a torcida começa a criar alguma identidade ele muda. Isso só atrapalha.
 
Infelizmente o esporte no nosso país tem pouquíssima importância. Não há um incentivo p/ prática de esportes e atividades físicas, e isso devia ser diferente, não só com o futebol, que como vcs já disseram, em qq lugar as pessoas jogam, mas tbm com tds os outros desde o handebol até o tênis.

Olha só que contradição.....
Cuba que é um país pequeno, sempre conquista mais medalhas do que nós. Isso acontece pois desde crianças, as pessoas são incentivadas à praticar esportes, seja ele qual for, e governo investe mto nisso. P/ se ter idéia um professor de Educação Física, ganha mais que um médico.......

O interesse por mtos esportes aqui é modismo, e sendo assim passa.
Por isso que dificilmente o Brasil será uma gde potência olímpica (minha opinião), não que não haja atletas espetaculares, mas sim pois não há interesse no esporte em si, mas sim no dinheiro que circula em decorrência dele.
 
Na minha opinião Handbol é um dos esportes com mais potencial de se tornar popular no Brasil, é dinâmico, assim como o futebol não precisa de muitos recursos e é muito praticado nas escolas, se houvesse mais investimentos dos clubes poderia se tornar bem popular.

A solução pra formação de clubes no volei é os clubes de futebol montarem equipes, os times do Rio fizeram isso no inicio da decada mas foi de forma desorganizada e acabou dando errado, se fosse feito de forma organizada seria um passo importante pra verdadeira popularização do volei no Brasil.


Coloca aí nessa lista o Tênis tb, quando O Guga ganhava todas, todo mundo parava pra assitir o jogo, ouvi até comantários que iria ser tonar um dos esportes mais polulares do Brasil, depois do futebol, que o Brasil seria o país do Tênis, blá, bla, bla....e assim.... Hoje o como o cara num ganha nada, o esporte não é nem lembrado...

E hoje em dia acontece com a Ginastica por causa da Daiane dos Santos, alias, a torcida brasileira pela Daiane dos Santos é uma das coisas mais ufanistas que ja vi, na apresentação dela nas olimpiadas eu estava na escola e nego torcia como se fosse futebol, torcer pelo Brasil numa prova individual é bizarro.


Cuba que é um país pequeno, sempre conquista mais medalhas do que nós. Isso acontece pois desde crianças, as pessoas são incentivadas à praticar esportes, seja ele qual for, e governo investe mto nisso. P/ se ter idéia um professor de Educação Física, ganha mais que um médico.......

Na verdade é porque eles investem em esportes individuais, assim como Australia, EUA, Russia e outras potencias, enquanto o Brasil investe em esportes coletivos.
Mas eu não gosto de Olimpiadas mesmo, acho uma coisa falsa, que só serve pra deixar a cidade-sede endividada e dar dinheiro publico pras empreiteiras.
 
mas a diferença entre o voley e a ginastica e o tenis e q o voley e a ginastica tem centros de treinamento de ultiam geraçao, do voley em saquarema e e ginastica em curitiba, e o tenis naum tem nada...acho q o volei tem tudo pra continuar grande como e hj e a ginastica tem tudo pra crescer, mas o tenis? handebol? niguem sabe.. alias outro esportesvai voltar a crescer com o tempo e a nataçao, com a contruçao do centro de rio das ostras(acho q e la se naum me engano) nos mesmos moldes do de saquarema pro voley e de curitiba pra ginastica... acho q aos poucos esses incentivos aparecem...
 
Infelizmente o esporte no nosso país tem pouquíssima importância.
Eu discordo. Eu acho que o Brasil evoluiu muito da década de 90 pra frente.

O handebol, por exemplo, teve um ótimo crescimento em São Paulo, no nordeste e principalmente no sul do país. Temos ótimos times no Sul do país, como o Maringá. Eles estão há bastante tempo investindo em colocar o handebol nos colégios (principalmente público) - hoje o handebol é o segundo esporte dentro dos colégios - e hoje eles estão colhendo o fruto - temos muitos jovens bons por aí.

Com a lei piva, estamos melhorando mais ainda. No entanto, o maior salário de um jogador de handebol gira em torno dos R$2 500,00 que é muito pouco se considerar que sua carreira estará acabada com 30 e poucos anos.

O voley, depois do futebol, é o esporte com salários mais altos no Brasil, chegando a mais de R$40 000,00, principalmente porque como vocês mesmos disseram, é televisionado.

O basquete está em descendência. Depois da conquista da medalha na olímpiada, nunca mais ganhou nada e os salários vão cada vez diminuindo e os craques vão jogar no exterior.

O judo, a vela e tantos outros são esportes de olímpiadas. Só aparecem no jornal na época de olímpiadas.

Mas o tênis não sumiu não. Pelo menos o Estado fala bastante sobre tênis, sobre o Guga, sobre a copa Davis. Fala bastante, também, do automobilismo.

E eu não acho que o Brasil investe pouco no esporte. Comparado com outras áreas, o Brasil investe muito. Compara com educação. É algo muito mais importante e, porcentualmente, o investimento é parecido.

Estamos sempre concorrendo pra sediar olimpíadas, vamos sediar o pan de 2007, evoluímos muito na ginástica. Eu acho que estamos fazendo a coisa certa. Não é de uma hora para outra que aparece resultados. No entanto, muita coisa já rendeu bons frutos.
 
Suel*** disse:
Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, o vôlei é o segundo esporte na preferência do brasileiro, atualmente, sendo que entre público feminino, é o número 1.

Acontece que a diferença do 1o pro 2o ainda é enorme no Brasil e o público feminino vê pouco esporte.

Além disso o Guga tá numa fase meio pra baixo no Tênis e o Brasil tá sem piloto de ponta na F1. Aqui somos um país de ídolos. No esporte que tem ídolos nós acompanhamos.

Suel*** disse:
E ainda foi constatado que o vôlei tem crescido mais do que o futebol no País, já que hj, em relação a preferência nacional, fica apenas 4 pontos percentuais atras do futebol.....

O Vôlei tem crescido por que o futebol não tem muito mais por onde crescer. Acontece que desse pessoal que diz que prefere vôlei nem assite muito. É na maioria pessoas que não gostam de futebol e por isso dizem que tem uma maior simpatia pelo vôlei. Até tem, mas não assitem.

Outra questão importante é que o Futebol há clubes enquanto no Vôlei só jogos da seleção tem audiencia. Não há torcida pra times de vôleis senão os frequentadores daquele clube. Prova disso é que não tem como ter um clube independente no volei, acaba sendo um time de uma empresa.

Vc torce pelo Leite Moça, Rexona ou Telemar ao invés de Vasco, Flamengo ou Corinthians. Aí o Rexona decide que Curitiba já deu oq tinha q dar e muda a cede pro Rio... e aí? Os cariocas passam a torcer pelo desodorante?

Enquanto não houver identificação com os clubes de volei ele não pode nem pensar em almejar o posto de futebol no brasil.

Vcs acham que o futebol, com o decorrer dos anos, vai perder seu lugar para o volei aqui no Brasil??

Acho impossível
 
Em mtas de nossas cidades não há locais públicos apropriados para a prática de esportes, como o handebol, tenis, ginástica, volei, logo esses esportes ficam centralizados com as classes mais ricas, que podem freqüentar clubes ou outros locais com quadras poliesportivas, etc,etc.....

A minha cidade é um bom exemplo disso, com 100.000 habitantes se houver uns 10 locais públicos p/ prática de esporte é mto...

Meriadok Malkav disse:
Não é de uma hora para outra que aparece resultados. No entanto, muita coisa já rendeu bons frutos.

Concordo nesse ponto com vc Meriadok Malkav, mas qdo eu me refiro à pouca importância do esporte no Brasil é levando em conta que a prática é mto isolada, não que não haja investimento, ou como já foi citado existem sim centros esportivos, mas pelo tamanho do Brasil, são mto poucos.....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo