• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Celular: qual é o melhor custo-benefício?

O problema não é a qualidade, mas a falta de aplicativos. O Windows Phone é fantástico, mas como vende pouco nos maiores mercados (EUA e Europa), ele recebe muito pouco investimento de fabricantes de software [...]

Minha sugestão, realmente? iPhone 5s > iPhone 5s* > Galaxy Note 3 > iPhone 5c > Todo o resto que não consegue competir em performance com os anteriores.

* Sim, prefiro o 5s duas vezes sobre qualquer outro celular no mundo.
Mas precisa considerar que iOS é outro mundo, né? Partindo já com um preço acima do comum. Óbvio que, o custo benefício é garantido, Apple se paga pura e simplesmente por qualidade. Nunca vi um iPhone trancar, e se tranca, garanto que ele mesmo dará um jeito no problema, pedindo um backup anterior, uma nova atualização e etc, afora a quantidade absurda de aplicativos, que é o grande diferencial para smarthphones.
Sempre digo que, se quer ter um bom hardware com software à mesma altura, só Apple.

Vale do usuário eleger necessidades. Optei por um android porque estar com um celular como o meu anterior, e o de agora, é quase como comprar um iPhone vindo de um Android, fazendo aquela relação >> o que tem de novo e o que eu já possuía(quase nada).
E Android, mesmo com os problemas tradicionais das travadinhas, aplicativos não faltam, e arrisco dizer, vem melhorando muito, dependendo do aparelho.
Moto X é animal em fluidez. Rápido, fácil e prático. Moto G também, apesar de alguns poréns a menos, a linha Nexus, ouvi falar bem, e também me parece estar trazendo melhorias de performance.
Qual indicar? Eu mesma demorei 3 meses pra escolher um celular, vá por eliminação de requisitos. :lol:
 
Última edição:
Windows Phone supera iOS e é a segunda plataforma móvel mais vendida no Brasil

Interessantíssimo! Sempre gostei dos celulares Nokia, embora falem que as melhores fabricantes de smartphones sejam a Samsung e a Apple. Nessa busca por um novo aparelho, eu olhei e gostei do Lumia, mas me falaram que o Windows Phone ainda está atrás dos outros SOs. Eu arriscaria quando melhorar.

Eu tenho um WP e to bem satisfeito com ele, Tek. Como o pessoal jah falou por ai, a pior parte eh a questao dos aplicativos. Tem muita coisa soh disponivel pra iOS e Android. Mas ai vem aquela questao importante tambem: voce precisa desses aplicativos? Uma vez ou outra eu fico chateado porque a bodega roda em tudo menos na miseria do WP, mas sao coisas que nao me fizeram falta alguma ateh o momento. Quando em comprei, em abril do ano passado, eu queria um smartphone mais basicao mesmo, que me permitisse fazer o que eu jah fazia com meu celular antigo (mensagens, ligacoes, musica) mais acesso a internet. SOH. E pra isso o WP que eu comprei era mais do que suficiente e, na faixa de preco que eu queria, era o que apresentava melhor custo beneficio.

A unica dica que eu te daria eh: nao cai nessa que o melhor smartphone do mundo eh o AIUEHAID-X. Nao existe isso. O Iphone eh melhor em termos de desempenho e aplicativos? Pelo que dizem (eu nunca tive um), eh. Mas voce paga um preco por isso. O android tem suas vantagens pra quem gosta de programar, por exemplo. O WP costuma ter um preco mais acessivel, com uma configuracao razoavel. O que eu te sugeriria eh pensar no quanto tu quer gastar, o que acha imprescindivel ter no smartphone e ai ver qual deles se adequa melhor aquilo que voce tem em mente.
 
  • Curtir
Reactions: Tek
Mas precisa considerar que iOS é outro mundo, né? Partindo já com um preço acima do comum.
Eu só dei essa sugestão porque a Tek não deu em nenhum momento indicação de que ela tinha um valor limite, mas que ela estava perguntando o que nós sugeriríamos. Sem limite de preço? Vai pro iPhone. Se tem limite de preço, precisa dizer pra gente ter noção.
 
Eu só dei essa sugestão porque a Tek não deu em nenhum momento indicação de que ela tinha um valor limite, mas que ela estava perguntando o que nós sugeriríamos. Sem limite de preço? Vai pro iPhone. Se tem limite de preço, precisa dizer pra gente ter noção.
Claro, entendi sim. Só um adendo, porque, né, não fosse o preço, todos (ou quase todos) teríamos um iPhone. :yep:
 
Ainda estou longe de comprar um smartphone, mas já sei qual não quero: iPhone.
Não quero pagar X pelo aparelho e 2X pela marca.
/morra_Apple
 
  • Haha
Reactions: Tek
Óbvio que, o custo benefício é garantido, Apple se paga pura e simplesmente por qualidade.
Custo-benefício não ^^

Mas ai vem aquela questao importante tambem: voce precisa desses aplicativos?
Pois é! No celular que eu tinha, eu tinha pouquíssimos aplicativos (até porque eles são listados em ordem de popularidade e claro que as futilidades lideram). Eu não tinha Instagram nem Face (usava o site, mesmo). Whatsapp é muito útil (minha amiga disse que o do WP é ruim, confere?). Mas tem alguns de Medicina que são interessantes e menos prováveis de ter no WP. Foi por eles que eu eliminei essa opção.

Eu só dei essa sugestão porque a Tek não deu em nenhum momento indicação de que ela tinha um valor limite, mas que ela estava perguntando o que nós sugeriríamos. Sem limite de preço? Vai pro iPhone. Se tem limite de preço, precisa dizer pra gente ter noção.
Orçamento e aparelho eu veria depois. Minha prioridade era saber mais sobre os SOs.
 
Whatsapp é muito útil (minha amiga disse que o do WP é ruim, confere?).

Soh usei o do WP, entao nao tenho base pra comparar. =/
Mas eu baixei varias atualizacoes recentemente, acredito que tenham melhorado alguma coisa. haha
E eu sempre usei tranquilo, nunca tive problemas com o Whatsapp nao.

Mas tem alguns de Medicina que são interessantes e menos prováveis de ter no WP. Foi por eles que eu eliminei essa opção.

Vish, entao pode eliminar mesmo. Comprar pra depois passar raiva por causa disso eh foda e as chances disso acontecer sao consideraveis.
 
E uma parada que pouca gente presta atenção é que o Windows Phone que mais venda é o Lumia 520, um aparelho de baixo custo que vende muito no Brasil e em alguns países da Europa justamente por conta disso — algo que não é exatamente interessante para a Nokia, que só tira lucro de verdade com produtos de alto desempenho como o 1520 e o 1020.

E é aquela parada: o Windows Phone pode vender mais que o iPhone ou o Android em alguns mercados individuais, mas ele não consegue vencer as duas plataformas em NENHUM lugar do mundo. Acho engraçado como pessoal se apega a frases como "o sistema operacional que mais rapidamente cresce no mundo" sem perceber que é muito fácil um sistema que tem uma base mínima estabelecida crescer 20, 30% em um ano do que uma plataforma que já tem dezenas de milhões de usuários como o iOS ou o Android =P
 
Comprei um Razr I por 600 pilas, to gostando bastante.
Eu vi uns vídeos desse celular rodando GTA: San Andreas numa boa. Sem contar alguns outros jogos de corrida, sem travar.

Sei que muitos não procuram celular para se jogar, mas isso mostra como ele é potente também. Parece ser um bom celular e muito em conta.

Só fiquei em uma dúvida quanto a esse modelo. Pelo que pesquisei, só tem o modelo dele com 4gb de memória interna, certo? Pois o Lumia 520 possui um memória interna de 8gb e isso anda fazendo uma diferença boa hoje em dia com apps cada vez mais pesados (lembrando que alguns apps não instalam na memória externa do celular).

O único problema que eu vejo no Lumia é o fato de ser windows phone. Eu dei uma geral na store dele pelo site e parece ser bem fraca ainda.
 
Uma coisa que me incomoda no Windows Phone é esse tipo de shenannigans. Vários aplicativos costumam ser apenas atalhos para uma versão web da página.

Outro tipo de coisa idiota que eu acho é a Qualcomm colocar 8 núcleos em um processador de 64-bits e ter a cara de pau de dizer que isso botou eles no topo da curva de desenvolvimento de processadores ARM. A Apple usa dois núcleos, usa menos de 50% do clock e tem o melhor desempenho do mercado no momento e não superaquece a mão do usuário no processo.

Eu já tinha horror dessa briga de estatísticas no PC, mas número de núcleos e contagem de aplicativos são as coisas mais inúteis de se saber sobre smartphones. O importante é saber qual plataforma está com o maior lucro (iOS) e qual é a plataforma que está gerando maior quantidade de lucro para desenvolvedores (iOS), já que essas coisas geram investimento na plataforma.
 
Última edição:
Eu já tinha horror dessa briga de estatísticas no PC, mas número de núcleos e contagem de aplicativos são as coisas mais inúteis de se saber sobre smartphones. O importante é saber qual plataforma está com o maior lucro (iOS) e qual é a plataforma que está gerando maior quantidade de lucro para desenvolvedores (iOS), já que essas coisas geram investimento na plataforma.

Isso é verdade nos EUA, não no resto do mundo - iOS tem menos de 15% do mercado mundial.
 
Isso é verdade nos EUA, não no resto do mundo - iOS tem menos de 15% do mercado mundial.
As métricas que eu coloquei foram:
  1. Lucro da empresa.
  2. Lucro do desenvolvedor.
Não tem nada a ver com “parcela de mercado”.

A gente, que nasceu e cresceu na era Microsoft, fica focado demais na ideia de que “quem chega a 95% do mercado, venceu a corrida”. Mas parcela de mercado não é dinheiro vivo.¹

Mas mesmo assim, parcela de mercado é simplesmente o número bruto de smartphones que estão por aí. No terceiro trimestre de 2013, o Android tinha 81% do mercado, sendo que 66% eram celulares de menos de $215 dólares (junk phones, como o meu). Já a Apple, com os seus magros 14,4%, tinha 56% do lucro total de smartphones no mundo: aproximadamente 21 bilhões de dólares.

Repassando:
  • iOS: 15% de parcela no mercado, mais de 56% do lucro do mercado.
  • Android: 81% de parcela no mercado, menos de 44% do lucro do mercado.²

Isso garante a estabilidade da Apple e dos seus dispositivos, além do investimento constante da empresa no desenvolvimento do iOS. Por exemplo, o navegador Safari é desenvolvido pela própria Apple e é o navegador mais rápido em celulares, e esse tipo de performance não se consegue se tu não pagou bons desenvolvedores.

Já o lucro do desenvolvedor é a garantia de que ele vai ser pago quando coloca um aplicativo à venda. Ninguém aqui discute que usuários do iPhone costumam ter maior poder aquisitivo, mas há também diversos estudos demonstrando que eles compram mais aplicativos e navegam a internet mais do que usuários de Android, mesmo com a diferença gritante em parcela de mercado.

Garantia de lucro atrai melhores desenvolvedores, e em nenhum outro dispositivo essa garantia é maior do que no iOS: aplicativos como o Drafts, o Vesper, o TextExpander não são desenvolvidos para o Android e não têm paralelos em design e funcionalidade nessa plataforma. TweetBot e Paper também são exclusividades que são superiores aos outros sistemas. O Instagram, o Instapaper e o Simplenote tiveram de esperar ser vendidos para outro dono para receber uma versão de Android, porque era mais fácil um indivíduo (no caso do Instapaper) ou uma empresa pequena desenvolver para apenas um sistema operacional, do que tentar fazer para os dois. Na dúvida, eles escolheram a plataforma cujo lucro é mais garantido, devido ao poder aquisitivo e as estatísticas de compra da plataforma iOS.

De forma geral, eu gosto do Android, mas o único aplicativo que eu uso nele que não funciona no iOS e é vastamente superior às opções apresentadas naquela plataforma é o teclado SwiftKey. E até pra isso existe o SwiftKey Note, sabe... u.u

É difícil defender uma plataforma quando a vantagem competitiva dela é que ela é vendida em celulares lerdos e que ela te permite piratear coisas. Não é como se eu vivesse de fazer ataques em redes com o Metasploit pelo celular.

---
1. Aliás, parcela de mercado nem significa “vendas” propriamente ditas, pois esse número é gerado a partir do número de vendas do fabricante para as empresas revendedoras, e não das empresas revendedoras para o usuário final.

2. Só lembrando: a Samsung tem 39% desses 81% do Android, e detém quase todo o lucro entre os fabricantes de celular Android. Muitas empresas que fabricam Android na verdade vêm tendo prejuízo.
 
Última edição:
Você tem problemas (maiores que o iOS) - aka, fanboy.

Não interessa quantas métricas sejam colocadas, quantas pessoas usem a plataforma (no Brasil, menos de 1%), você vai achar maneiras de defender, seja usando números próprios, seja usando aplicativos proprietários (que ninguém fora da plataforma ouviu falar ou quer). Não adianta, no momento a Apple está correndo atrás e não na frente.

Basicamente é o mesmo papo da década de 90, com uma diferença, desta vez a Apple quebrou a barreira dos 10% (os desktops continuam abaixo disso).
 
Você tem problemas (maiores que o iOS) - aka, fanboy.
Não, eu só acompanho o suficiente o mercado pra saber que um smartphone da mesma classe de performance do iPhone 5s vai custar 93% do valor de um iPhone e vai gastar mais bateria, vai ter um acabamento pior e vai ser maior — vide Galaxy Note 3 e S5. Me chamar de fanboy só desqualifica o meu argumento para alguém que seja burro o suficiente para acreditar que eu não fiz a minha pesquisa direito, que são pessoas que eu automaticamente já acho que é uma perda de tempo tentar convencer de fazer uma boa compra.

O Android tem uma vantagem: é mais barato. E é mais barato não por causa do Android em si¹, mas por causa de empresas como a Samsung, que não tem problema em gastar mais em marketing anual do que a Coca Cola, que não tem problema em vender celulares que são uma porcaria pra gente que não tem dinheiro (como o meu) e não tem escrúpulos de alterar o resultado de benchmarks. Nos raros momentos em que eu não quero jogar meu telefone contra a parede, eu fico feliz em ter acesso ao Feedly, ao PocketCasts, ao WhatsApp e outros aplicativos que melhoram a minha vida, mas até o momento, eu não consegui fazer nenhuma quantidade substancial de trabalho e não consegui resolver nenhum problema rapidamente utilizando o meu Trend. E ele custa R$ 600,00, coisa que gente aqui disse que nem pensaria em gastar em um celular!

A pergunta original da Tek era: Android ou iOS? Pra mim, se tu tem poder aquisitivo pra comprar um celular de 3 mil reais, não vejo motivo para comprar um Android se não for por causa da tela maior. Agora, se tu está procurando por algo por menos de 2 mil reais, então a Apple não vende dispositivos nesse preço aqui e tu vai ter de comprar um Android anyway. Nesse caso, eu não sugiro que seja qualquer coisa menor do que 800 reais, porque é furada; mas mais do que R$ 1.500 reais, acho que vale mais a pena gastar mais quinhentos pelo iPhone 5/5c.

Nota: Todos os preços que eu estou listando aqui são os que não são de promoção, mas os preços integrais.

---
1. Já que você precisa pagar uma bela grana em royalties até mesmo pra Microsoft, de maneira a conseguir um “selo Google de aprovação”.
 
Na verdade há uma outra grande razão pra não ir pro iOS - seus amigos não terão um (penetração do iOS no Brasil é 0,8%) e isso faz muita diferença. E o ecosistema do iOS é todo travado (tenta baixar um anexo de email no iOS)

No Brasl não tem sentido nenhum comprar um iPhone - ele é muito mai caro e inferior em vários aspectos aos demais top de linha.

Com relação ao "preço sem desconto" só um bobo leva isso em consideração. Um S4 você consegue fácil por R$1.700 enquanto um iPhone 5S (ele não concorre com o S5) você nunca tem por esse valor. Passo os links das lojas (oficiais, com nota e sem importação) , se for o caso =]
 
Na verdade há uma outra grande razão pra não ir pro iOS - seus amigos não terão um (penetração do iOS no Brasil é 0,8%) e isso faz muita diferença.
Não entendo que diferença faz se meus amigos tem ou não tem um, exceto se eu quisesse usar o iMessage, que eu não quero. Pode me dar exemplo de uma coisa que seja relevante que eu não possa fazer por incompatibilidade de plataformas?

No Brasl não tem sentido nenhum comprar um iPhone - ele é muito mai caro e inferior em vários aspectos aos demais top de linha.
Caro? Sim. Inferior? Por gentileza, liste as inferioridades do iPhone. Eu já reconheci a da tela, que realmente poderia ser um pouco maior (já que eles adotaram a proporção 16:9 que eu odeio). Mas, lista o resto, por gentileza, pra ver se são coisas que eu concordo ou acho relevantes?
 
Câmera, cartão de memória, conectores proprietário, bluetooth, NFS... esse monte de coisinha.

Enfim, cada um joga fora seu dinheiro como quiser =] Com os quase mil reais de diferença de preço eu consigo pensarem em mil defeitos do iPhone
 
Câmera, cartão de memória, conectores proprietário, bluetooth, NFS... esse monte de coisinha.

1. Câmera? Depende da métrica que tu está usando. Megapixels não são métrica pra mim, e câmera de celular sempre vai ser limitada pela distância da lente até o sensor, e a partir daí é tudo software. Tem celulares Android que são muito boas sim, e tem celulares Android sim (uns dois ou três aparelhos, dentre os mais de 4 mil dispositivos Android diferentes que existem) que são melhores que o do iPhone.
2. Cartão de memória: Concordo plenamente, mas a Google está querendo que os fabricantes deixem de dar suporte a cartão de memória. Isso pode não durar muito. É uma pena, porque eu realmente prefiro passar coisas pro meu cartão SD e não ter de lidar com drivers em conexão USB.
3. Bluetooth: Para quê? Transferir arquivos? Ou para se conectar a dispositivos externos? Pra transferir arquivos, realmente não tem (exceto AirDrop), mas esse é um método terciário de envio de dados, que não me influenciaria muito. Tem bastante dispositivo externo (como rádio de carro) que sincroniza com o Bluetooth da Apple.
4. NFS? Não seria NFC (Near Field Communication)? É frescura. Isso não é vantagem, é bobagem — assim como eu acho o AirDrop (o substituto da Apple) uma bobagem. Sei de lugar que usa pra pagamentos — naquele lugar mítico chamado EUA que não servia como parâmetro pra comprar celular uns posts atrás — mas me diz onde isso tá sendo usado no Brasil? Quantas pessoas com celular com NFC realmente usam? Acho que quando tu depende que outras pessoas tenham o mesmo hardware que tu, aí sim a penetração de mercado é importante, mas elas precisam ter e precisam saber que existe, além de querer usá-lo.

Essa que eu acho que é a fraqueza do argumento “os EUA não servem de parâmetro”. Os EUA em grande parte, e a Europa em menor parte, e a China em parte cada vez mais crescente, são os que mantém as empresas de tecnologia de pé. O que virar padrão lá, vai virar padrão aqui. Se o iPhone tornar o NFC irrelevante nos EUA, não importa o que o resto do mundo adotou, porque é pensando neles que os celulares são produzidos, não em nós: ninguém vai investir em tecnologias relacionadas a qualquer hardware que não seja adotado como padrão nos EUA. Não, tu não vai conseguir usar o iMessage no Brasil. Não, tu não vai conseguir usar o AirDrop no Brasil. Mas isso é realmente importante?

O importante é:
  • poder usar o celular sem que ele fique lento;
  • poder fazer e receber ligações com uma boa recepção;
  • poder gerenciar os contatos de forma fácil;
  • poder ter acesso à câmera rapidamente pra não perder um momento bacana;
  • poder acessar qualquer informação online e offline com extrema rapidez;
  • poder anotar rapidamente um pensamento importante;
  • ter certeza de que cada toque que tu fizer vai ser registrado da maneira que tu teve intenção; e
  • que a bateria dure por quase um dia inteiro, para que tu não te preocupe com ela.
Se tu consegue fazer isso numa velocidade que seja boa para ti, beleza! Mas tu só vai saber quando tu comprar e usar para o que tu quer, com tudo instalado e configurado. Meu irmão reclama do Galaxy S3 dele, então eu sei que o S3 não é pra mim. O que seria? Não sei. Só sei que eu abri o meu celular enquanto escrevia este post pra responder uma mensagem de WhatsApp e senti a vontade de jogar ele contra a parede, de novo.

Edit: Um argumento anti-Apple que eu não vi ser usado e que eu acho extremamente válido: o iOS 7 está muito instável. Tem gente que não tem problema nenhum, mas tem gente que ficou com o celular quase inútil até as últimas atualizações. Parece que o 7.1 vai melhorar a situação, mas em 6 edições anteriores do iOS, pouco se ouviu de reclamação sobre a estabilidade do sistema operacional. Por mais irritante que o meu celular seja, eu sei que os travamentos dele são culpa do hardware defasado, não do software.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo