Como aprender "Élfico" e outras Línguas de Tolkien

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Deriel, 4 Abr 2002.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1.  
    Deriel

    Deriel Administrador

    2. Linguística e Escrita
    ========================
    2.1 Como aprendo Élfico?
    * Antes de mais nada é importante ressaltar que "Élfico" é um conceito genérico e que abrange várias línguas distintas, sendo as mais expressivas e conhecidas o Quenya e o Sindarin. Para saber dicas de como aprender uma dessas duas línguas especificamente, ver respostas 2.2 (Quenya) e 2.3 (Sindarin). Agora algumas dicas genéricas sobre elas: é importante ter consciência de que elas não são de brincadeira e que não se aprender em meia hora. Ambas são mais difíceis do que Alemão, por exemplo, e, consequentemente exigem mais esforço e dedicação. Nenhuma das duas línguas existe na forma de manualzinho pronto e acabado, como um cursinho de inglês, Tolkien deixou muitas informações esparsas sobre as línguas, que foram acumuladas, tratadas, estudadas e organizadas por uma série de estudiosos no decorrer dos anos. Não temos uma gramática completa e temos um vocabulário limitado. Por mais que alguma pessoas inistam no contrário, não é possível manter uma conversação fluente em nenhuma das língas. Podemos sim escrever textos ou proferir algumas frases simples. Fluência não. E quase a totalidade do material disponível sobre as línguas está em inglês. Persistência, paciência e uma certa "veia" acadêmica são requisitos pra se começar.

    2.2 Como aprendo Quenya?
    * Como dito na pergunta 2.1, não existe jeito fácil. Temos pouco material em português, e a maioria do mesmo encontra-se na seção de Linguística da VALINOR (http://www.valinor.com.br/linguistica/linguistica_quenya_historia.asp). Além desse material temos a ARDALAMBION (http://move.to/ardalambion) que é a maior e melhor página sobre línguas tolkienianas do mundo e possui extenso material e estudos sobre Quenya... tudo em inglês. Para os alunos mais avançados, sugiro a Elvish Linguistic Fellowship (http://www.elvish.org). A partir daí é por conta e risco do estudante. É bom ressaltar que não, não existe nenhum curso de Quenya em português, não existe nenhum curso de Quenya mais "mastigadinho" do que o do Ardalambion e não existe nenhum curso nem planos de que exista um curso de Quenya ao vivo no Brasil.

    2.3 Como aprendo Sindarin?
    * Com o Sindarin as dificuldades são ainda maiores do que com Quenya (pergunta 2.2). Não temos sequer um curso organizado, apenas alguns estudos de gramática. Temos a ARDALAMBION (http://move.to/ardalambion) que é a maior e melhor página sobre línguas tolkienianas do mundo e possui extenso material e estudos sobre Sindarin... tudo em inglês. Para os alunos mais avançados, sugiro a Elvish Linguistic Fellowship (http://www.elvish.org). A partir daí é por conta e risco do estudante. É bom ressaltar que não, não existe nenhum curso de Sindarin em português, não existe nenhum curso de Sindarin "mastigadinho" como existe o de Quenya na Ardalambion e não existe nenhum curso nem planos de que exista um curso de Sindarin ao vivo no Brasil.

    2.4 Como aprendo Orkish/Língua Negra?
    * Existe pouquíssimo material. Ele pode ser encotnrado em português na seção de Linguística da VALINOR (http://www.valinor.com.br/linguistica/linguistica_orquico.asp). Em inglês temos a ARDALAMBION (http://move.to/ardalambion) que é a maior e melhor página sobre línguas tolkienianas do mundo e possui todo o material existente sobre Orkish/Língua Negra... é, é pouco, mas é tudo que existe. Respondendo aos mais afoitos: não, não existem quaisquer outros materias, palavras, gramáticas ou textos em Orkish disponíveis além daqueles da Ardalambion.

    2.5 Como aprendo <outra língua tolkieniana>?
    * Repetindo a mesma ladainha das questões anteriores: as fontes primárias são a seção de linguística da Valinor (http://www.valinor.com.br) e a Ardalambion (http://move.to/ardalambion). Páginas secundárias, espalhadas e de qualidade duvidosa podem ser encontradas aqui e ali na Internet.

    2.6 Como escrevo em Élfico?
    * As línguas élficas utilizam um alfabeto fonético chamado Tengwar. Assim como existem vários alfabetos no mundo atual (romano, cirílico, arábico, etc) também na Terra-média existiam vários alfabetos. As línguas élficas eram escritas utilizando-se o alfabeto chamado de Tengwar. Ver pergunta 2.7

    2.7. Como escrevo em Tengwar?
    * Escrever em Tengwar depende da LÍNGUA que você deseja escrever, afinal, Tengwar é apenas um alfabeto. Assim como nosso alfabeto é utlizado para escrever diversas línguas (inglês, alemão, francês, etc) o alfabeto tengwar também pode ser utilizado para escrever diversas línguas. Se você deseja escrever em Português utilizando Tengwar baseie-se no Método Tengwar para Português (MTP - http://www.valinor.com.br/linguistica/linguistica_mtp.asp). Ótimos guias de como escrever Quenya, Sindarin ou Sueco com Tengwar podem ser encontrados na homepage dos Forodrim (http://www.forodrim.org/daeron/md_teng_primers.html).
     
  2.  
    Tauraherion

    Tauraherion The eyes of truth

    Re: Como aprender "Élfico" e outras Línguas de Tol

    Ok, atualizando um pouco as informações a respeito das línguas tolkienianas:

    Uma boa parte do site Ardalambion comentado acima já foi traduzida e o resto encontra-se em processo de tradução, portanto se vc estiver procurando um curso de quenya em português é só clicar neste link: http://www.ardalambion.com.br/cursoq.htm

    Se vc procura qualquer informação a respeito de outras línguas ou textos a respeito de Quenya então basta ir ao endereço http://www.ardalambion.com.br
     
Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar