• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas Dogs in the Vineyard

Armitage

Usuário
...o jogador, Misha, foi vago:

"Eu quero que minha fé supere minha dúvida."

Bolei a cena: Você está sentado na enfermaria. Uma garotinha teve um acidente de cavalo, e está muito mal. Você está sentado ao lado da cama, e parece que ela não vai viver. Ela olha pra você e diz: - "Eu só queria servir ao Senhor Deus. Porque tenho que morrer? Não quero morrer!"

Eu faço a aposta: 13 , A garota, Sophia, morre, mas não antes de cuspir meio-litro de sangue em cima de você.

O jogador não consegue cobrir a aposta, e falha, O personagem fica confuso, tomado pela dúvida... que supera sua fé.

O jogador agora tem que bolar a consequencia disso - ele escolhe um Trait: Relacionamento, com a garota morta. Nós ainda nem começamos a jogar (talvez sim, mas pelas definições do jogo ainda não), e um jogador tem um Relacionamento com uma garota morta. Legal. Ainda não decidí se incluirei o sobrenatural na campanha, mas o fantasma da garota - real ou imaginário, vai assombra-lo pelo resto do jogo.


- - -




"Entre as leis de Deus e as boas intenções dos fracos, está você.
Entre o povo de Deus e seus demônios, está você.

As vezes, é melhor alguém morrer do que muitos sofrerem.
As vezes, você tem que cortar o braço para salvar o corpo.

A ovelha desgarrada merece julgamento?
O pecador merece o perdão?

Você decide."



É essa chamada de Dogs in the Vineyard, RPG que faz grande sucesso no exterior e que é um dos maiores representantes da indústria "Independente" (diga-se: que está de fora do cenário Pop, formado pelas grandes Wizards, White Wolf, SJGames, etc. )

O jogo tem uma premissa bem focada: Os jogadores são viajantes visitando povoados resolvendo problemas e mantendo as coisas "na linha". Essa é a premissa do jogo, e não dá pra fugir disso.

Os jogadores são autoridades religiosas ("a palavra de Deus"), e são a lei aos olhos dos fiéis. O foco do jogo são os conflitos morais - quando se é "o dono da verdade", o que acontece quando uma questão não tem uma
"verdade" clara? Você impõe a sua "verdade" ? Até onde está disposto a chegar pra isso? Quando é a hora de parar? Pelo quê vale a pena arriscar a sua vida? E a dos outros?

O cenário padrão é o velho-oeste americano, mas pode ser substituído facilmente - o livro até trás um capítulo de construção de povoados, independente de cenários. Só pra ter uma idéia das possibilidades:


- Jedis in the Vineyard: Jedis e padawans investigando incidentes em povoados de Tatooine, em busca da verdade e de justiça;

- Monks in the Vineyard: Idade Média, jogadores são monges dominicanos - os temidos "God's Watchdogs", vestidos de manto preto e acompanhados de inquisidores, visitando vilarejos no interior da Europa prontos para acender a fogueira ao menor sinal de heresia (alguem aí lembrou de O Nome da Rosa?);

- Clerics in the Vineyard: Clérigos de um Deus autoritário de Forgotten Realms, vagando por povoados de Faerun botando os fiéis na linha;

- David Carradine in the Vineyard: David Carradine e seu fiél ajudante vagam pelo mundo aplicando a única lei que conhecem: a lei do Kung Fu ; (ok, essa foi podre)

etc, etc, etc.


O jogo utiliza dados de 4, 6 e 8 dados, e uma mecânica parecida com "Poker" - baseada em apostas. O jogo começa já na criação do personagem: o jogador tem que encarar um desafio chamado a iniciação, que é inventado pelo jogador, e cujo resultado será importante no futuro (como visto no exemplo lá em cima, no começo do post).
 
Última edição:
Pow sem saber estava jopgando Monks in the Vineyard! Fiz uma mini-campanha exatamente com essa proposta, o que prova que boas idéias independem de sistema.

Quanto ao jogo em si estou dando uma olhada em alguns previews e resenhas. A ambientação foge do convencional mesmo, estou montando um cenário nesse estilo e quando vi Dogs n the Vineyard vi que muito vem de encontro ao que eu procuro.

Prefiro a ambientação western, na verdade jah jogamos até algo no estilo Tom Sawyer nesses tempos... vou ver se o preço vale a pena, ae compro qdo arrumar emprego XD
 
Muito interessante. Poderia postar mais a respeito!!

E qual é o site oficial?


__________________

O cenário padrão é o velho-oeste americano, mas pode ser substituído facilmente - o livro até trás um capítulo de construção de povoados, independente de cenários. Só pra ter uma idéia das possibilidades:


- Jedis in the Vineyard: Jedis e padawans investigando incidentes em povoados de Tatooine, em busca da verdade e de justiça;

- Monks in the Vineyard: Idade Média, jogadores são monges dominicanos - os temidos "God's Watchdogs", vestidos de manto preto e acompanhados de inquisidores, visitando vilarejos no interior da Europa prontos para acender a fogueira ao menor sinal de heresia (alguem aí lembrou de O Nome da Rosa?);

- Clerics in the Vineyard: Clérigos de um Deus autoritário de Forgotten Realms, vagando por povoados de Faerun botando os fiéis na linha;

- David Carradine in the Vineyard: David Carradine e seu fiél ajudante vagam pelo mundo aplicando a única lei que conhecem: a lei do Kung Fu ; (ok, essa foi podre)

Tem esse explos no livros? Jedis??
 
Aqui vai um exemplo de como funciona a mecânica de dados (eu ainda não li na íntegra, mas é mais ou menos assim):

A filha do Duke de Flandres foi pega sendo "coitada" pelo camponês. Hoje em dia isso é normal. Mas pra época, numa sociedade fundamentalista, isso é coisa do demônio. ( então temos algo grave)

O jogador, o linha-dura Irmão Bob "chama" uma aposta: 10, e narra:

"Herege! O demônio está dentro de ti! Vou acabar com tua vida aqui mesmo, vadia!!"

O outro irmão (Karl), pacifista por natureza, analisa sua ficha de personagem e vê (Oratória: 2d6, e Bom Coração: 3d6 ), e sobe a aposta: 17 , narrando:

"Calma irmão. É apenas uma garota ingênua, veja como está assustada" E o irmão Bob repara em seu olhar de menininha de 12 anos, como uma criança que ainda não sabe o que faz.

O irmão Bob, analisa a situação: A aposta está em 17, e ele não teria mais como cobrí-la na situação atual (ele só tem Inteligencia: 2d4, e Demagogia: 2d4, o que, se ele rolasse, resultaria no máximo em 16, abaixo da aposta). Mas ele quer fazer justiça aqui e agora, de qualquer maneira, e decide usar todos os Traits que tiver em seu alcance, mesmo que isso signifique escalar o conflito do "verbal" para o "físico" ( Adaga Cerimonial: 1d8, ), e sobe a aposta: 25, narrando:

"[Em voz altíssima, para comover a platéia que já se formou ao redor da discussão] Ó Senhor que estás no céu, dá-me tua força para expulsar este demônio que caminha como Lobo em pele de Cordeiro [e a multidão murmura], pôe em descanso esse corpo sem alma [e a multidão murmura], pôe ao solo esta morta-viva!! [e a multidão grita"ÉÉÉ!!! MORTA-VIVA!! MORTA-VIVA!!]. Puxo minha adaga cerimonial da cintura, e avanço pra garota gritando: "Sai Demôooonio!" [a multidão me segue, se atirando sobre a garota, com pedras, foices, facas]

O irmão pacifista Karl, vendo que o nível de conflito escalou para o "físico", sabe que poderá ter consequências graves a partir de agora. Se ele largar a aposta, a garota morre. Se ele continuar com a aposta - e se opuser à multidão enfurecida - quem pode morrer é ele. O jogador pensa... todos na mesa aguardando a resposta... até que:

Subo a aposta: 26, entro no meio do caminho: "Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra."

Bob, o irmão linha-dura, paga pra ver. Ambos rolam seus dados, referentes a todos os traits que conseguiram trazer pra discussão - Demagogia, Bom Coração, Inteligencia, Faca, etc., etc. (lembrando que o conflito escalou do "verbal" para o "físico", e as consequencias vão refletir isso). Nesse momento o GM deve intervir, e narrar o desfecho final.

(Já deu pra ver que alguem vai morrer nessa história né? )


edit: Arcanjo, a premissa básica do jogo é fazer os jogadores (fundamentalistas religiosos ou ideológicos) se confrontarem com as consequencias de seus atos, e refletirem sobre seus valores. Esses cenários diferentes não vêm com o jogo (apenas o padrão - velho-oeste, e algumas sugestões soltas), mas tem um capítulo só de criação de cidades e suas questões , que pode ser usado em qualquer cenário, desde missionários portugueses doutrinando aldeias de índios no Brasil, até Proxies doutrinando povoados no multiverso de Planescape). Esses exemplos de Jedis, Monges, etc. foram tirados de sessões de jogos transcritas na internet. O site oficial é: http://www.lumpley.com/games/dogs.html


Edit2: Arcanjo, olha um trecho da construção de cidades:
1) decida o que está deixando pessoas com medo; medo leva à descontrole;
2) decida o que está deixando pessoas com raiva; raiva leva à injustiça;
3) decida o que está deixando pessoas com ódio; ódio leva à morte;
4)....

Isso não te lembra alguma coisa? ( Yoda: "Medo leva à raiva; Raiva leva a Ódio; Ódio leva ao Lado Negro".) :)
 
Última edição:
Esse jogo parece muito doido!!!
Já tinha ouvido falar dele mas nunca tinha lido a respeito.

Vai pra lista! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo