• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas d&d 4.0

KingElessarEledwhen

Elder Dragon
Criei este tópico de dúvidas para colocar todas as dúvidas num lugar só a fim de organizar e facilitar acompanhamento de dúvidas aqui no fórum de D&D 4.0, já que não apareceu nenhuma iniciativa de criar um tópico pra isso achei interessante.

Caso tenham uma dúvida sobre algo "houserule"(como por exemplo como conduzir batalhas navais, etc) ou algo que seja um discussão por favor criar um tópico.

Vamos sempre tentar manter organizado(felizmente é, pois o movimento nesta seção não é muito, mas acho besteira ficar poluindo o fórum com tópicos com perguntas que possam ser respondidas em um ou dois posts).

Então por favor usem este tópico casa tenham alguma dúvida do jogo.

:)
 
Eu tenho uma dúvida há algum tempo já: quanto um personagem enxerga em quadrados?
Há alguma diferença pras diferentes raças?

Eu sei que até o 1º set dos core books não havia essa resposta, mas de repente agora com mais suplementos lançados já tenha.

Deixo pra você King que manja bastante de 4.0 responder isso :D
 
Desculpe a demora em responder, estive ausente no fórum por um tempo, mas estamos de volta.

Anwel, sobre a visão nada é especificado nas regras pelo que li, porém o campo de visão depende de duas situações: Falta de Iluminação e Claridade total.

Na falta de iluminação o que irá determinar esta limitação geralmente é a fonte de luz(tocha, fogueira, etc) a menos que vc tenha visão noturna.

Em caso de iluminação plena, o que limitará sua visão são barreiras físicas(árvores, colinas, etc) caso contrário pelas regras não há limite para vc enxergar.

Porém a partir dos 10 quadrados(15 metros), o teste de Percepção(Observar) sofre um aumento de 2 na dificuldade, então com isso podemos usar como parâmetro que a partir dos 10 quadrados o personagem não tem uma visão tão clara e a distância começa a ser um fator crítico para se ver as coisas. Sinceramente não podemos limitar a visão em quadrados, a gente mesmo como pessoa não tem muito desta limitação, por exemplo se a gente olha do topo de uma montanha a gente vê muita coisa e soh não enxerga mais pq o que a gente enxerga tampa as coisas adiante, embora as coisas distantes vc enxergue com menos detalhes, então acho q esse conceito das 10 casas para enxergar com detalhes eh viável, porém não existe um limite.
 
O modo de Jogo é o mesmo, vc rola 1d20 pra fazer um teste e soma os modificadores normalmente. Porém mudou tudo no que diz respeito ao modo como se calcula os modificadores.

Ataque, Dano e perícias são os mesmos, a principal mudança eh a implementação do sistema de poderes que se assemelha muito a jogar com um mago do 3.5 onde se tem poderes diários, porém eh um sistema muito mais equilibrado e bem feito na minha opinião, todas as classes tem poderes, o que permite que todas sejam igualmente interesantes diferente do guerreiro antigamente que soh se rolava dano e acerto. procure dar uma lida basica no livro do jogador que com uma olhada por cima vc ja consegue pegar o espírito da coisa se vc ja conhece o 3.5.
 
Estou iniciando no D&D 4e e estou com algumas dúvidas.

Me respondam: com quantos pulsos de cura um personagem de 1º nível começa?

Já sei calcular quantos pulsos o personagem pode usar por dia, mas não sei como descobrir quantos pulsos ele tem pra gastar, no total.

Me ajudem, sábios aventureiros!
 
Qual è A Diferenã "Notavel" Entre o D&D 3.5 e o 4.0?

Eu fiz um post sobre isso no meu blog há algum tempo.
Talvez te ajude the-hobbit.


JeanJ7T disse:
Estou iniciando no D&D 4e e estou com algumas dúvidas.

Me respondam: com quantos pulsos de cura um personagem de 1º nível começa?

Já sei calcular quantos pulsos o personagem pode usar por dia, mas não sei como descobrir quantos pulsos ele tem pra gastar, no total.

Me ajudem, sábios aventureiros!

Jean, os pulsos de cura são de acordo com a classe, mais o modificador de constituição.
Exemplos: Um clérigo possui 7 Pulsos de Cura + modificador de constituição, enquanto um Guerreiro teria 9 + con.

É só checar o livro do jogador que você encontra.
 
Meu primeiro post... hauhaui

Vou começar a mestrar uma aventura na 4E, joguei 3.5 alguymas vezes e eu jogava mto Storyteller, a pergunta que faço é a seguintes, vocês que tem experiencia, devo limitar os jogadores em atributos?!, Raça?!? Classe?!?! ou posso deixar que usem td dos 3 Livros e suplementos?!

Desde já grato...
 
Bem, depende dos livros que você leu/tem. Do 3.5 pro 4E teve uma boa mudança, então uma adaptação é necessária sim. Se você só leu os 3 básicos (se bem que somente o livro do jogador já quebra um galho) então pode ser melhor sim usar só as raças/classes do básico. Só pra começar, aí quando todo mundo tiver mais à vontade no sistema você pode começar a sua campanha gigante/épica que vai do nível 1 ao 30.

Tem também as aventuras prontas, a Fortaleza no Pendor das Sombras e o Labirinto da Espiral do Trovão são bem legais, tá tudo feito e vem até com mapa já.
Se precisar também no site da Devir tem umas fichas, aventuras e um materialzinho legal pra começar.
 
Senhores tenho uma duvida, ja estou jogando no 4.0 mas ainda não consegui compreender direito a situação que vou descrever...
um personagem qualquer possui uma maça magica +2, em um caso de ataque cuja o dano é 1 (A) seu dano seria 1d8 +2
porem em um ataque que o dano fosse 3(A) ele causa 3d8 + 2 ou 3d8 + 6 de dano ??

isso claro sem aplicar nenhum outro bonus.
e como ficam os casos dos outros bonus?
 
Ola ! Estou com uma duvida mortal, nao sou um jogador inexperiente mas estou uma duvida com a trilha do meu personagem, um Tieflieng bruxo !
Estava analisando, e queria saber qual voces acham melhor, a trilha da raça tieflieng, ou um ladrao de almas, que seria a trilha do meu bruxo. Bom isso nao seria uma duvida, mais um pedido de opniao !
Obrigado
 
Cara, vai sair acho que mês que vem o Poder Arcano, se eu fosse você dava uma conferida. No momento não posso dar muita opinião porque preciso ver essas trilhas antes de falar alguma coisa, mas geralmente depende do build.



Senhores tenho uma duvida, ja estou jogando no 4.0 mas ainda não consegui compreender direito a situação que vou descrever...
um personagem qualquer possui uma maça magica +2, em um caso de ataque cuja o dano é 1 (A) seu dano seria 1d8 +2
porem em um ataque que o dano fosse 3(A) ele causa 3d8 + 2 ou 3d8 + 6 de dano ??

isso claro sem aplicar nenhum outro bonus.
e como ficam os casos dos outros bonus?

Bônus mágico de arma não multiplica em ataques que causam mais de 1[A] de dano. Vou dar uma procurada e se achar a página que diz isso te do um toque.
 
duvida D&D 4.0

Ola amigos eu estou mestrando uma partida de D&D 4.0 e tenho uma duvida para quando um inimigo ataca um player se joga o d20 e compara o CA de cada personagem mas quando um personagem tem o CA igual ou superior a 20 oq eu faço jogo outro tipo de dado ou so quando cai no 20(critico) e q vale.Obs sou novato como mestre no D&d 4.0.
 
Reinaldo então ai nesse momento vc adiciona os modificadores de atributo que estão definidos na tabela do ataque.
 
Fala galera... Tenho uma dúvida cruel... Voltei depois de anos a jogar RPG, bom, ainda vamos começar... Jogávamos antigamente a edição 3.5 e vi que mudou muito na 4ª ed. li um pouco do livro, mas uma coisa que não consigo entender de forma alguma é a escolha das magias, digamos que eu crie um feiticeiro, terei no primeiro lvl 2 magias ilimitadas e magias por encontro e diarias de primeiro lvl, mas quando eu avanço pro segundo lvl, o que faço? Eu substituo minhas magias? Eu ganho mais magias? A quantidade de magias lvl aumenta?

Eu provavelmente serei o único manipulador de magia do grupo, mas está mto confuso pra mim. Se puderem me ajudar. Agradeço.

Falous.
 
Re: Dúvidas d&d 4.0

O modo de Jogo é o mesmo, vc rola 1d20 pra fazer um teste e soma os modificadores normalmente. Porém mudou tudo no que diz respeito ao modo como se calcula os modificadores.

Ataque, Dano e perícias são os mesmos, a principal mudança eh a implementação do sistema de poderes que se assemelha muito a jogar com um mago do 3.5 onde se tem poderes diários, porém eh um sistema muito mais equilibrado e bem feito na minha opinião, todas as classes tem poderes, o que permite que todas sejam igualmente interesantes diferente do guerreiro antigamente que soh se rolava dano e acerto. procure dar uma lida basica no livro do jogador que com uma olhada por cima vc ja consegue pegar o espírito da coisa se vc ja conhece o 3.5.

O sistema de poderes realmente muito bem feito. Gostei também de como "aglutinaram" as perícias. E por fim, o Livro do Jogador finalmente ficou numa ordem lógica.

- - - Updated - - -

Fala galera... Tenho uma dúvida cruel... Voltei depois de anos a jogar RPG, bom, ainda vamos começar... Jogávamos antigamente a edição 3.5 e vi que mudou muito na 4ª ed. li um pouco do livro, mas uma coisa que não consigo entender de forma alguma é a escolha das magias, digamos que eu crie um feiticeiro, terei no primeiro lvl 2 magias ilimitadas e magias por encontro e diarias de primeiro lvl, mas quando eu avanço pro segundo lvl, o que faço? Eu substituo minhas magias? Eu ganho mais magias? A quantidade de magias lvl aumenta?

Eu provavelmente serei o único manipulador de magia do grupo, mas está mto confuso pra mim. Se puderem me ajudar. Agradeço.

Falous.

No primeiro capítulo tem um passo-a-passo de como evoluir teu personagem. Acho que na página 31 tem uma tabela que ocupa a página toda... enfim, na coluna da direita ta assim pro primeiro nível: 2/1/1/0

Ou seja, duas sem limites, uma por encontro, uma diária e nenhuma utilitária

No segundo nivel ta 2/1/1/1

Então você ganha no segundo nível uma utilitária de 2º nível. Sacou?

E a cada evolução você pode fazer uma reciclagem (tem escrito sobre isso na página anterior, eu acho)

Respondido?
 
Pessoal, sou novo por aqui, mas preciso tirar duvidas que me angustiam. Jogo d&d 3.5, e eu e meu grupo migraremos para o 4.0 daqui a uma semana. Meu personagem é um feiticeiro, e, lendo acerca desta classe no LdJ2, percebi uma caracteristica chamada "explosão caótica" para aqueles que seguem a linhagem da magia selvagem. entretanto não compreendi muito bem a descrição desta caracteristica de classe. Para tanto, transcrevo-a abaixo:

Explosão Caótica: A primeira jogada de ataque durante
cada turno do feiticeiro determina um beneficio que
ele recebe naquela rodada. Se obtiver um número par, ele
recebe +1 de bônus na CA até o começo do seu próximo
turno. Se obtiver um número ímpar, ele realiza um teste
de resistência.


A duvida é: este teste de resistencia que a descrição menciona se refere a que? O livro não menciona o efeito do teste ou a razão para faze-lo e suas circunstancias e consequencias. Busquei nas erratas da Devir, mas ainda assim la nada menciona sobre isto. Peço humildemente que me respondam. Sou novo no 4.0 e creio que mais duvidas como esta aparecerão
 
Então cara, na 4E qualquer efeito que te permite fazer um teste de resistência é um tipo de cura contra status. Muitas condições têm um "TR encerra" (como lentidão e muitos efeitos de poderes), e geralmente no final do seu turno (eu acho, não tenho certeza) você pode fazer esse Teste de Resistência. Você poder realizar um teste de resistência sem motivo aparente quer dizer que você ganhou uma chance extra de se livrar desses efeitos.

Espero ter conseguido explicar direito. Se não entendeu me dá um toque que eu tento explicar melhor, faz um bom tempo que não jogo D&D 4E mas to direto na fonte, então se não lembrar de algo já vejo direto por aqui.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo