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Em defesa da real beleza, Dove mira nos profissionais que retocam fotos

não tem a ver com foto retocada, mas como é campanha da dove também estou colocando aqui. a ideia é: uma pessoa se descreve para um artista, que fará um retrato falado só a partir do que ela diz, sem vê-la. aí outra pessoa a descreve, e ela poderá comparar o como se vê com como os outros veem. o video é interessante, vale a pena conferir:

 
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fonte: http://www.brainstorm9.com.br/35115...ove-mira-nos-profissionais-que-retocam-fotos/

video:

[video=youtube_share;m0JF4QxPpvM]http://youtu.be/m0JF4QxPpvM[/video]

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aproveitando o gancho para comentar: uma coisa que nunca entendi é revista de moda que faz reportagem sobre conceito de beleza distorcido por photoshops da vida, critica modelo tamanho zero, etc. etc. etc. mas aí você vai ver o editorial de moda da revista e pans, tudo cheio do tipo de coisa que eles mesmos criticaram em uma reportagem.
A Dove é mestra em fazer essas campanhas, né?
Coisas simples e fáceis, mas que fazem todo mundo colocar a mão na consciência mesmo que seja por poucos segundos até olhar a foto da próxima modelo photoshopada na revista e ficar sonhando em ter aquele corpitcho...

e aí seguindo no sentido oposto da dove temos Atrizes pornô antes e depois da maquiagem
Aqui eu achei que tinham algumas bem bonitas mesmo sem maquiagem... Será que ainda estão no início de carreira?
E algumas que mesmo todas montadas são horríveis!!!! Fico impressionada com o poder de uma maquiagem pesada... Eu já tentei fazer isso algumas vezes, mas o estágio mediano, quando vc ainda não está toda maquiada, mas seu rosto já está bem diferente é tão medonho, que eu acho que estou fazendo tudo errado, desisto e lavo o rosto! :lol:

não tem a ver com foto retocada, mas como é campanha da dove também estou colocando aqui. a ideia é: uma pessoa se descreve para um artista, que fará um retrato falado só a partir do que ela diz, sem vê-la. aí outra pessoa a descreve, e ela poderá comparar o como se vê com como os outros veem. o video é interessante, vale a pena conferir:

Nhai, chorei.
Sou bem menininha quando o assunto é auto imagem. Sempre achei isso uma questão incrível e ver como elas se emocionam ao ver o retrato falado pela pessoa estranha foi legal... E além disso, não podemos ignorar a musiquinha sentimental que eles colocam tb, né? Gente coisa é outra esperta...

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Mas agora, vejo essas fotos completamente passadas pelo Photoshop e morro de vontade de fazer um ensaio.
Fico super curiosa para saber como eu seria sem as imperfeições, sem barriguinha, com uma pele perfeita, os olhos ressaltados. Uma versão modelete de mim mesma, mas acho que depois dessa experiência, não conseguiria mais olhar para as minhas fotos tiradas normalmente e começaria e me achar um monstrinho.
 
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Não tem mto a ver com a Dove, mas hj no ônibus, a caminho do trabalho, eu tava observando as pessoas e pensando: caramba, todo mundo é tão "normal", digamos, tão diferente dos padrões que aparecem na TV ou na midia!!

E no entanto, só querem colocar a gente em padrões, em vez de pregar que cada um aceite as imperfeições que têm...

Não é só questão de ser gordo ou magro, bonito ou feio, alto ou baixo... é questão de biotipo. Eu posso emagrecer 30kg, mas vou ter quadris largos - meus ossos são assim, embora eu tenha mais tendência a acumular gordura na parte de cima do corpo.

Mas tem gente q não se aceita assim, e pensa que é um defeito mortal... gente, nas ruas oq mais tem é gente "fora do padrão", e mesmo assim oq aparece nos meios de comunicação é super irreal!
 
mais uma:

[video=youtube_share;JCFBDiHlgrU]http://youtu.be/JCFBDiHlgrU[/video]

(aquele último video que postei ganhou um prêmio importante de publicidade, assim que achar link da notícia coloco aqui)
 
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Reactions: Bel
Esse video é antigo, mas ilustra muito bem o assunto:


Pois mesmo sendo modelo, é incrível como ainda sempre há o que ser 'melhorado'. Isso mostra, além dos demais videos deste tópico, o tamanho da influência da mídia sobre as pessoas, e as distorções de autoimagem que elas provocam. Se tais distorções, em adultos, provocam sérios problemas de ordem psicossocial, fico imaginando toda essa pressão sobre as crianças de hoje.

E o contrário também acontece: se não bastassem os absurdos que são impostos até mesmo às pessoas consideradas 'aceitáveis' por esses mesmos padrões de 'beleza' que vemos hoje, há aquelas que tentam copiar as alterações feitas via Photoshop em si mesmas. O resultado são as aberrações/barangas funkeiras que vemos hoje na TV. Sim, há quem ache essas mulheres gostosíssimas, mas isso o que elas são, no que elas se tornaram, não existe, em termos de fisiologia e anatomia humana. É biologicamente inviável, e inatingível para a grande maioria.
 
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e aí?

Campanhas da Dove nao funcionam, consumidor quer ver gente magra – é isso

Para Kelly Cutrone – empresária da moda, fundadora da agência de RP People’s Revolution e personalidade da TV americana –, as campanhas da Dove sao bacanas, sao legais, mas tem um porém – nao vendem. “A sociedade tem uma hiper ênfase no magro, e essa tendência vem dos consumidores – ela nao vem da indústria da moda. A indústria da moda precisa fazer dinheiro. É isso que a gente faz. Se as pessoas dissessem – ‘Nós queremos uma pessoa lilás de 130kg’, a 1ª indústria a obedecer seria a da moda. Você olha para a campanha da Dove na Times Square – ela se destaca. Aquelas mulheres de camisetas e lingerie branca, perto do anúncio da Calvin Klein. Como consumidora, isso nao me faz querer comprar os produtos da Dove. Eu apoio o look real, mas como consumidora isso nao me faz querer comprar roupas”. E você, também acha que quem impoe padroes nao é a moda e sim o consumidor
 
Não adianta só a Dove fazer essa campanha, né?

Eu ia fazer um post falando besteira, falando que essa campanha é nova, mas li o primeiro post e lá diz que ela existe há anos. Sério mesmo? Sempre vejo mulheres muito bonitas nas propagandas da Dove.
 
Não adianta só a Dove fazer essa campanha, né?

Eu ia fazer um post falando besteira, falando que essa campanha é nova, mas li o primeiro post e lá diz que ela existe há anos. Sério mesmo? Sempre vejo mulheres muito bonitas nas propagandas da Dove.

olha, eu lembro de umas gurias da valinor tirando foto numa praia do rio brincando com uma campanha da dove que era verão sem vergonha, que já seguia essa linha da real beleza. e isso já deve ter uns 10 anos. vai ver é porque a década de 00 ficou meio estranha na nossa memória. eu não sei sobre vocês, mas para mim 10 anos atrás soa "nos anos 90", e não "nos anos 00", hehe.

****

sobre a reportagem: eu estava pensando sobre isso hoje de manhã. tava lendo notícia lá sobre o bebê real, e aí entre os comentários várias pessoas estavam criticando a barriga da kate middleton. barriga pós-gestação, coisa absolutamente normal, toda mulher tem e wtf, ela tinha parido há menos de 48 horas. ok. o que pensei "aí a guria que tá aqui dizendo que a kate middleton deveria ter usado vestido preto para disfarçar barriga é a mesma que depois vai dizer que é a mídia que impõe padrão de beleza". não acho que seja a mídia. acho que a sociedade anda obcecada com isso, e a mídia no final das contas é um reflexo dessa obsessão. lembram do "imagem não é nada, sede é tudo" da sprite? hoje em dia imagem é tudo.

exemplo: este ano o nome da flip foi a lila azam zanganeh. Ela é inteligentíssima, carismática e talentosa (do tipo: aprendeu português em poucos meses via skype só para poder falar na flip), mas se vocês forem procurar textos e comentários sobre ela, ficam ali sempre no "musa da flip" e de como ela "é linda".

ela é linda, daquela beleza que não é "questão de gosto".

lila_azam_zanganeh_livro_flip.jpg


mas reduzir uma mulher como ela ao adjetivo "linda" ou ainda, "bonita", me parece o tipo de coisa que só acontece em uma sociedade obcecada com a aparência. outro exemplo (e esse vocês devem ter visto recentemente), aquele video do Dustin Hoffman falando sobre quando ele interpretou a Tootsie:


O trecho mais importante:

"It was at that moment I had an epiphany, and I went home and started crying, talking to my wife. And I said I have to make this picture, and she said, 'Why?' And I said, 'Because I think I am an interesting woman when I look at myself on screen. And I know that if I met myself at a party, I would never talk to that character because she doesn't fulfill physically the demands that we're brought up to think women have to have in order for us to ask them out. She says, 'What are you saying?'"

Fighting back tears, Hoffman continues: "I said, 'There's too many interesting women I have not had the experience to know in this life because I have been brainwashed. That ['Tootsie'] was never a comedy for me."

Enfim, eu continuo achando louvável a tentativa da Dove de chamar a atenção para a "real beleza", de fazer com que nos aceitemos com nossas pequenas imperfeições. Mas não acho que seja por culpa da mídia que chegamos a esse ponto. É só pensar que muita gente não vai para a academia porque é um hábito saudável, vai para ficar com o corpo bonito. Que mesmo quando não é uma questão de "celebridade", nós ainda assim julgamos o diferente (vide o trabalho dessa fotógrafa aqui). Mesmo questão de convívio: uma vez conheci um cara que era burro como uma porta e até bastante desagradável, mas um monte de gente o rodeava como se ele fosse um deus, porque... ahn... porque ele era bonito. E nem vou falar do efeito "novata (o) gata (o)" aqui na Valinor...

E enquanto continuarmos jogando a culpa de nossas ideias tortas sobre o que é belo na mídia, não tem campanha da Dove que faça uma mulher aprender a se gostar pelo que ela é.
 
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Essa entrevista do Dustin Hoffman é mesmo incrível!

Eu sabia da parte em que ele disse pra os maquiadores que queria ser "mulher" e não "um homem vestido de mulher" e que quando ele viu a caracterização que os maquiadores fizeram ele ficou frustrado porque queria ser uma mulher linda e não aquele personagem comum que fizeram.

A entrevista toda, com essa parte em que ele fala da festa e e faz a comparação com lavagem cerebral, eu não tinha visto ainda.

Isso que a Anica falou das mulheres, não é só com elas, os homens também são assim.
Falam que as mulheres são doidas porque colocam silicone e fazem lipo, alguns até dizem achar "charmosa" uma mulher com celulite, mas quando olham e dão atenção é sempre pras peitudas, popozudas e de cabelão. :tsc:
 
Ana Lovejoy disse:
e aí?

Campanhas da Dove nao funcionam, consumidor quer ver gente magra – é isso

Para Kelly Cutrone – empresária da moda, fundadora da agência de RP People’s Revolution e personalidade da TV americana –, as campanhas da Dove sao bacanas, sao legais, mas tem um porém – nao vendem. “A sociedade tem uma hiper ênfase no magro, e essa tendência vem dos consumidores – ela nao vem da indústria da moda. A indústria da moda precisa fazer dinheiro. É isso que a gente faz. Se as pessoas dissessem – ‘Nós queremos uma pessoa lilás de 130kg’, a 1ª indústria a obedecer seria a da moda. Você olha para a campanha da Dove na Times Square – ela se destaca. Aquelas mulheres de camisetas e lingerie branca, perto do anúncio da Calvin Klein. Como consumidora, isso nao me faz querer comprar os produtos da Dove. Eu apoio o look real, mas como consumidora isso nao me faz querer comprar roupas”. E você, também acha que quem impoe padroes nao é a moda e sim o consumidor.

A campanha premiada da Dove é de fazer os olhos marejarem, é muito sensível. Eu estranho quando alguém tenta desmerecer uma campanha, falando que não vende, quando aos meus olhos a Dove parece ser uma empresa que cada vez mais cresce. Falar que simplesmente não vende, sem nenhum dado real de venda no mercado, parece apenas um certo preconceito ou uma dor de cotovelo. Eu tentei procurar algo a respeito dessa suposta perda de vendas e sinceramente não achei. Na verdade eu vi justamente o contrário.

Com uma campanha incomum, em 2004 e 2005 a marca obteve um crescimento histórico de cerca de 700% nas vendas mundiais. Dove, através de uma campanha criada pela agência Ogilvy, conquistou o interesse do público ao colocar "mulheres reais" para anunciar produtos de beleza. A campanha intitulada de "Real Curves", em português foi chamada de "Real Beleza". Inovadora, foi muito celebrada nos anos de 2004 e 2005, não somente pela direção de arte ou produção milionária. A campanha é referência pela autenticidade e pela exploração com perfeição do termo publicitário "PR Stunt", voltada para a promoção da auto-estima das mulheres. A campanha ainda permanece em 2006 e 2007.
Como resultado esperado, a campanha gerou uma série de divulgações, polêmicas, comentários e debates na imprensa. A mídia espontânea gerada pela campanha pôde ser alcançada em grande parte, devido a ousadia de desafiar o idílico, constantemente explorado pelos publicitários.

wiki
 
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Também gostei da entrevista com o Hoffman. Muito boa!

Eu só acho que colocamos muito crédito na conta da mídia. Na verdade, acho que em diversos casos o argumento de "manipulação das massas" é bem questionável. Não dá pra ignorar que os indivíduos tem naturalmente as suas preferências (físicas, inclusive) sobre o que é atraente, né? Sei lá, acho meio estranho imaginar que somos tabulas rasas e que a mídia magicamente ensina qual é o padrão de beleza. Acho menos estranho, no entanto, a ideia de que a mídia reflete a mentalidade social, como a Ana falou (ou foi o que eu entendi, pelo menos).

O fato de que tem gente que gosta de homens ou mulheres que são lindos e sem nenhum tipo de opinião ou conteúdo interessante não significa que esse é o resultado da lavagem cerebral midiática. Significa que essas são pessoas com valores bem superficiais. Sei lá, não sei se simplifiquei muito.


Prefiro cabelo curto. :mrgreen:
 
O fato de que tem gente que gosta de homens ou mulheres que são lindos e sem nenhum tipo de opinião ou conteúdo interessante não significa que esse é o resultado da lavagem cerebral midiática. Significa que essas são pessoas com valores bem superficiais. Sei lá, não sei se simplifiquei muito.

É, acho que é por aí mesmo.

Mal comparando (mas é porque estava lendo sobre isso, hoje) os animais por exemplo, a maioria não que o gatinho ou cachorrinho vira-lata, que precisa de uma casa, quer os de raça, com pedigree, pelos quais pagam muito caro, por sinal.

É uma coisa superficial mesmo quer ter o bicho como símbolo de status, não porque gosta de animais.
E com isso alimenta aquela indústria horrorosa de bichos de pet-shop, nas quais as fêmeas são descartadas feito lixo quando não conseguem mais ficar prenhas. :tsc:

Na verdade a sociedade quase toda segue esse padrão, né?
 
Última edição:
Um detalhe interessante sobre o Dustin Hoffmann: ele mesmo admitiu que dispensaria mulheres interessantes apenas pq elas não se enquadram em certo padrão de beleza.

Bom, pelo menos ele admitiu que perdeu alguma coisa com isso, e não foram só as mulheres que o "perderam". Tomara todos os homens pensassem assim.
 
Isso que a Anica falou das mulheres, não é só com elas, os homens também são assim.
Falam que as mulheres são doidas porque colocam silicone e fazem lipo, alguns até dizem achar "charmosa" uma mulher com celulite, mas quando olham e dão atenção é sempre pras peitudas, popozudas e de cabelão. :tsc:

Olha, isso é bem verdade, hein?
Já ouvi algumas vezes os homens falando essa questão da celulite, mas quando estamos na praia, as mulheres que chamam atenção são aquelas malhadas, secas e com cabelão. Outra coisa que eu canso de ouvir é "mulher magra demais é ruim, não tem lugar para pegar", mas aí passa uma modelete e a baba começa a ser despejada...

Sim, claro, existem exceções, como o Grimnir, que preferem cabelos curtos, mas a maioria não é bem assim, não.

Acho que devemos creditar a mídia parte desse ideal de beleza macérrimo, mas não tudo.
Todos estão focados nisso, em coxas que não se encontram, em ossos aparecendo e na famosa "barriga negativa"... Outro dia estava vendo televisão e estavam criticando uma mulher por estar magra demais. Tempo se passou e eles comentaram que finalmente ela estava com uma aparência saudável, num peso ideal. Quando mostraram a foto dela no dito "peso ideal", fiquei chocada; ela continuava absurdamente magra.

Mas eu não posso falar muito não.
Eu vejo mulheres que eu sei serem "normais" no quesito peso e até acho bonitas, mas as mulheres que costumo achar mais bonitas são as magras. É o corpo delas que eu "invejo" e espero chegar em algum momento... Então sim, grande parte dessa idealização da magreza, eu acho que vem de nós mesmas. É incrível ver pessoas acima do peso orgulhosas do corpo que têm e felizes assim, mas eu, infelizmente, não consigo ter esse desprendimento.

E o pior ainda, acho que isso é muito, mas muito mais focado quando falamos de corpo feminino.
Pq quando vemos um homem "gordinho", percebemos que ele está acima do peso, mas se ele for charmoso, a chance de deixarmos o peso de lado é imensa...
 
Um detalhe interessante sobre o Dustin Hoffmann: ele mesmo admitiu que dispensaria mulheres interessantes apenas pq elas não se enquadram em certo padrão de beleza.
O difícil é enquadrar o Dustin dentro de um padrão de beleza.
Masssssss... ahhhh... esse baixinho consegue a mulher bonita que quiser.

Bom, pelo menos ele admitiu que perdeu alguma coisa com isso, e não foram só as mulheres que o "perderam". Tomara todos os homens pensassem assim.
Os inteligentes pensam.

Não sei quem foi o autor desta frase, mas ele foi sábio: "mais vale o dragão fogo do que a princesa chata."

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Olha, isso é bem verdade, hein?
Já ouvi algumas vezes os homens falando essa questão da celulite, mas quando estamos na praia, as mulheres que chamam atenção são aquelas malhadas, secas e com cabelão. Outra coisa que eu canso de ouvir é "mulher magra demais é ruim, não tem lugar para pegar", mas aí passa uma modelete e a baba começa a ser despejada...

A baba pode secar rapidamente depois de uma conversa com a malhadona.
 

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