• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Emily Brontë

Atyarwen

A Hobbit-size Elf
Usuário Premium
Emily Brontë
Emilybronte_retouche.jpg




"Embora seus sentimentos pelos que a cercavam fossem benevolentes, relações com eles ela nunca procurou, nem, com poucas exceções, as experimentou. E mesmo assim ela os conhecia: sabia seus costumes, sua linguagem, a história de suas famílias; podia ouvir sobre eles com interesse, e falar deles com detalhes (...); porém, com eles, raramente trocou uma palavra".
Charlotte Brontë, no seu prólogo para a edição de Wuthering Heights de 1850.



Biografia

Emily Jane Brontë (Thornton, 30 de julho de 1818 - Haworth,19 de dezembro de 1848) foi uma escritora e poetisa britânica, autora do romance Wuthering Heights(O Morro dos Ventos Uivantes), hoje considerado um clássico da literatura mundial. É a quinta dos seis filhos de Patrick Brontë, vigário da Igreja da Inglaterra, e Maria Branwell, e irmã de Charlotte e Anne, também escritoras. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell. É, das três irmãs, a que menos se têm informações, vivendo reclusa e introvertida.

Em1820, sua família mudou-se para Haworth, onde o pai de Emily foi um curador, e nestes arredores o seu talento literário floreceu.

Depois da morte de sua mãe em 1821, de câncer, a austera tia Branwell foi morar com eles, e as crianças foram mandadas para um colégio interno em Cowan Bridge, o Clergy Daughter's School, onde sofriam castigos, alimentavam-se mal e não dormiam, devido ao frio. Tal situação, foi mais tarde descrita por Charlotte, em seu livro Jane Eyre. Duas das irmãs de Emily, Maria e Elizabeth, faleceram devido às condições do internato, e o pai resolveu levar as crianças, definitivamente, de volta para casa.

As três irmãs, junto com seu irmão Patrick Branwell, passaram a ser educados em casa por seu pai e uma irmã de sua mãe, Elizabeth Branwell. Nessa época, apesar da falta de educação formal, as crianças tinham acesso à uma grande variedade de publicaçĩoes, e entre seus favoritos incluíam Sir Walter Scott, Byron, Shelley e a Blackwood's Magazine.

Blacwood's Magazinefoi uma revistabritânicapublicada entre 1817 e 1980. Foi fundada pelo editor William Blackwood e chamou-se inicialmenteEdinburgh Monthly Magazine. O primeiro número surgiu em abril de 1817 sob a direcção de Thomas Pringle e James Cleghorn. A revista não teve êxito e Blackwood despediu Pringle e Cleghorn, relançando-a com o títuloBlackwood's Edinburgh Magazinee sob sua própria direção. Posteriormente foi adoptado o nome definitivo, mais curto, sendo que desde o seu relançamento a revista se autodesignava porMaga.

Em casa, a nova empregada Thabitha (Taby) costumava contar-lhes histórias, e anos mais tarde Emily a homenageou como a fiel personagem de Nelly Dean, em "O Morro dos Ventos Uivantes". As 3 meninas, Charlotte, Emily e Anne, aprendiam tarefas domésticas e o único filho homem,Patrick(costumavam chamá-lo de Branwell), aprendia grego e latim com o pai.

Emily e os irmãos criaram, em suas brincadeiras, várias terras imaginárias (Angria, Gondal, Gaaldine), inspiradas numa caixa de soldadinhos de chumbo com que Branwell tinha ganho de seu pai. Tais terras imaginárias eram relatadas em detalhes, jornais e outros artigos que as crianças costumavam escrever, e onde seus soldados de chumbo, presente do pai, costumavam “morar”, e ter aventuras com Duque de Wellington e seus filhos, Charles e Arthur Wellesley. Poucos dos trabalhos de Emily neste período sobreviveram, exceto por alguns poemas de seus personagens. (The Brontës' Web of Childbood, Fannie Ratchford,1941).

Quando Emily fez 13 anos, ela junto com Anne deixaram de participar nas histórias de Angria, e começaram uma nova sobre Gondal, uma ilha fictícia, com mitos e lendas que preencheriam a vida das duas irmãs. Com exceção dos poemas de Gondal de Emily, e a lista de nomes de personagens e lugares de Gondal feita por Anne, nada mais foi preservado. Alguns “diários” de Emily sobreviveram, onde ela descreve os eventos que ocorriam em Gondal, alguns dos quais foram escritos, outros representados com Anne. Há um datado de 1841, quando Emily estava com 23 anos, e outro em 1845.
http://academic.brooklyn.cuny.edu/english/melani/novel_19c/wuthering/diary_papers#diary


Aos 17, Emily entrou para Roe Head, uma escola para meninas, onde sua irmã Charlotte lecionava, mas acabou ficando poucos meses, pois começou a sentir saudades de casa. Ela voltou pra casa, e Anne foi para seu lugar em Roe Head. Até este poto, o objetivo das irmãs era se educarem para abrirem sua própria escola.

Emily tornou-se professora na at Law Hill School em Halifax, aos 20 anos. Sua saúde piorou sob o stress de 17 horas de trabalho ao dia, e assim, ela voltou para casa em 1839. Emily passava os dias, em casa, solitariamente. Nos intervalos dos afazeres domésticos, compunha versos que escondia. Aprendeu alemão por conta própria, e praticava piano.

Charlotte resolveu partir para a Bélgica em 1842, para trabalhar, levando Emily consigo, com o objetivo de aperfeiçoarem seu francês e alemão. Há nove artigos em francês de Emily, deste período, preservados. Em Bruxelas, conheceram o Professor Constantin Héger, por quem Charlotte se apaixonou, apesar de ele ser casado, e posteriormente retornam para Haworth, devido à morte da Tia Branwell e Taby estar doente. Ali tentam abrir uma escola em sua casa, porém, devido ao lugar remoto, não conseguem atrair alunos.

Anne e Branwell vão trabalhar de preceptores, e Emily e Charlotte ficam em Haworth. Em 1844, Emily começa a revisar seus poemas, copiando-os em dois cadernos, um deles chamado de “poemas de Gondal”. Em 1845, Charlotte descobre os poemas de Emily e quer publicá-los, juntamente com os seus e os de Anne. Em janeiro de 1846, uma pequena editora aceitou publicar o livro a expensas das próprias autoras, e foi usada, para isso, a herança da tia. Foram publicados em um único volume, intitulado “Poemas de Currer, Ellis e Acton Bell, todos pseudônimos masculinos, com as iniciais dos nomes das irmãs Brontë. Apesar de apenas dois exemplares serem vendidos, as três irmãs não desanimaram, e cada uma começou a escrever sua narrativa.

Charlotte foi a primeira a publicar, Jane Eyre, sob o pseudônimo de Currer Bell, atingindo grande sucesso. “Wuthering Heights" (“O Morro dos Ventos Uivantes”), foi publicado em 1847, sob o pseudônimo Ellis Bell, junto com Agnes Grey de Anne Brontë. O verdadeiro nome de Emily passou a ser publicado apenas a partir de 1850.

O livro de Emily foi malcompreendido na época, devido ao clima tenso da história. Embora tenha recebido críticas na época em que foi lançado, posteriormente o livro foi incluído no cânone dos clássicos da literatura inglesa. Recebeu várias versões oficiais no cinema e inúmeras adaptações.

Embora exista uma carta de seu editor, indicando que Emily tinha começado uma segunda obra, o manuscrito nunca foi encontrado.

Emily morreu em 19 de dezembro de 1848, com tuberculose, e foi enterrada na igreja de St. Michael and All Angels Cemetery, Haworth, Oeste de Yorkshire, Inglaterra.
O irmão Branwell morrera no mesmo ano, 1848. No ano seguinte morre sua irmã, Anne Brontë.
Emily Brontë nunca soube a extensão da fama que conquistou com “O Morro dos ventos Uivantes”, pois faleceu um ano após o lançamento do livro, com apenas 30 anos.


Fonte: Wikipédia em "Emily Brontë".



Adaptações



  • A mais antiga adaptação foi filmada na Inglaterra, em 1920, e dirigida por A. V. Bramble.
  • A mais famosa filmagem é a de 1939, estrelando Laurence Olivier e Merle Oberon, sob a direção de William Wyler. Essa adaptação elimina a segunda geração da história (jovem Cathy, Linton e Hareton). Em 1939, venceu o New York Film Critics Circle Award como melhor filme, e foi indicado ao Oscar de filme.
  • O filme de 1970, com Timothy Dalton como Heathcliff foi a primeira versão colorida do romance, e é interessante pois supõe que Heathcliff pode ser meio-irmão ilegítimo de Cathy. O caráter de Hindley é retratado de maneira mais simpática, e a história é alterada.
  • Em 1978 foi lançada pela BBC uma minissérie, estrelada por Ken Hutchison (como Heathcliff) e Kay Adshead (como Catherine).
  • O filme Wuthering Heights de 1992, estrelando Ralph Fiennes e Juliette Binoche é interessante por incluir a segunda geração, antes omitida, na história.
  • Em 1998 foi lançado mais um filme, dirigido por David Skynner, com Robert Cavanah e Orla Brady como protagonistas e ainda a participação de Matthew Macfadyen como Hareton Earnshaw. Versão muito interessante, em que o casal Cathy (Linton) e Hareton é destacado de maneira bela e doce.
  • Outras adaptações interessantes da história incluem a do espanhol Luis Buñuel em 1954, com Heathcliff e Cathy renomeados como Alejandro e Catalina. Em 2003, a MTV produziu uma versão na moderna Califórnia, com personagens como colegiais.
  • O romance tem sido popular em ópera e cinema, ressaltando as óperas escritas por Bernard Herrmann e Carlisle Floyd (ambos fixando a primeira metade do livro) e um musical de Bernard J. Taylor, com uma canção de Kate Bush.
  • No outono de 2008, Mark Ryan lançou uma dramatização musical narrada por Beowulf e Ray Winstone. Ele também dirigiu o video para a canção "Women", com Jennifer Korbee, Jessica Keenan Wynn e Katie Boeck.
  • Em agosto de 2009, ITV levou ao ar uma série em duas partes, estrelando Tom Hardy, Charlotte Riley, Sarah Lancashire, e Andrew Lincoln.
  • Anunciado em maio de 2009, o diretor Andrea Arnold prepara adaptação de uma nova versão, estrelando Kaya Scodelario como Cathy.
  • No Brasil duas telenovelas foram feitas, em 1967 e 1973, respectivamente O Morro dos Ventos Uivantes e Vendaval.
 
Última edição:
sim. Bom, foi um dos primeiros clássicos que li quando jovem, numa época que todos liam a série Vagalume. Embora seja uma história um tanto triste, é como você disse: é diferente de outros romances da época.
ah, quero editar mais tarde e colocar as versões para TV e cinema que existem
 
Adoro essa adaptação

tumblr_m61izwz32T1qbwxizo1_500.png
é a minha favorita. E também a trilha sonora, como @Bruce Torres disse.
Aliás, eu li o livro primeiro, depois fui procurar o filme, vcs também?

E estes dias assisti uma adptação onde o Heathcliff é negro. Meio parado, parado ....
E tem uma série também, baixei, mas não assisti ainda.
 
Olha, eu lembro de ter visto esse filme passando na televisão quando criança. Depois de anos, quando li o livro fiquei com aquele déjavu na cabeça hahaha

Então, eu li sobre essa adaptação que você citou @Atyarwen , indicas?
 
Essa da imagem é boa, Bels. Mas a "Catherine" não é tão boa quanto a do livro, IMO.

É essa daqui, tá? (o post duplo é por uma boa causa hihihi )

Filme%2B2%2Bde%2B1992%2Bde%2BO%2BMorro%2Bdos%2BVentos%2BUivantes.jpg
 
Olha, eu lembro de ter visto esse filme passando na televisão quando criança. Depois de anos, quando li o livro fiquei com aquele déjavu na cabeça hahaha

Então, eu li sobre essa adaptação que você citou @Atyarwen , indicas?
olha, se você for apaixonada pelo livro, até indicaria. Mas achei muito parada. O Heathcliff quase não fala nada, e o filme é escuro. E corta bastante partes do livro.

(ps: aqui no trabalho não abre as imagens!!!! rs)
 
é a minha favorita. E também a trilha sonora, como @Bruce Torres disse.

Minha mãe vive assistindo esse filme, rs.

E estes dias assisti uma adptação onde o Heathcliff é negro. Meio parado, parado ....
E tem uma série também, baixei, mas não assisti ainda.

1) Creio que essa seja a estrelada pela Kaya Scodelario, certo? Não lembrei na hora que citei pra Liv, mas acho que é essa mesma.
2) A série é estrelada pelo Tom Hardy, certo?
 
Tem uma na BBC com o Colin Firth tetéia <3
sério? onde? aimeudeus Colin Firth!

1) Creio que essa seja a estrelada pela Kaya Scodelario, certo? Não lembrei na hora que citei pra Liv, mas acho que é essa mesma.
2) A série é estrelada pelo Tom Hardy, certo?

1 - certo, e a atriz que faz ela criança é a coisa mais fofa.
2 - certo!


pessoal, editei o texto e acrescentei as adaptações! :)
 
Última edição por um moderador:
  • Em 1998 foi lançado mais um filme, dirigido por David Skynner, com Robert Cavanah e Orla Brady como protagonistas e ainda a participação de Matthew Macfadyen como Hareton Earnshaw. Versão muito interessante, em que o casal Cathy (Linton) e Hareton é destacado de maneira bela e doce.
Tem uma na BBC com o Colin Firth tetéia <3

ôôô suas gurias! vocês querem me matar?
será o benedito, que vou ter que assistir essas adaptações de um livro que eu não gostei???
assim, eu já comentei que não consegui ler o livro todo, à despeito disso, o tópico ficou muito bom, parabéns Atyarwen!
eu já assisti ao filme com o Ralph Fiennes e Juliette Binoche, mas faz muitos anos, não lembro se gostei ou não, além do que, por algum motivo escuso, eu sempre confundo ele com A Casa dos Espíritos (sim, eu sei que é nada a ver, mas eu confundo, não consigo evitar)...
enfim, mesmo não sendo "fã" da obra, eu não poderia deixar de elogiar um tópico bem feito :abraco:
 
O livro é depressivo em alguns momentos, mas vocês também não acharam o final romântico e até feliz com a Catherine e o Hareton?
Eu achei os dois muito fofos.
E, em alguns momentos a história é até engraçada com o narrador almofadinha da cidade metendo o nariz na vida do Heatcliff e ficando preso lá na casa por causa da nevasca, com aquele velho pentelho lançando maldições em todo mundo.
E tem aquele lance de ele ver o suposto fantasma da Catherine e acordar gritando no quarto (onde ele não deveria estar) e o Heatcliff não tem a menor paciência com ele.
Eu achei isso bem engraçado, desde a primeira vez que li.
(:

Sobre os filmes, e gosto muito dessa versão aqui, de 1939.
Conta só a parte do Heathcliff e da Cathy, não tem o desfecho do jovem casal Catherine e Hareton.
Acho esse filme bem romântico (o Heathcliff do Lawrence Olivier é até um tanto bonzinho! :lol: ) e por ser preto e branco, tem uma atmosfera bem gótica.

Olivier-and-Oberon-in-Wuthering-Heights.jpg


Mas acho que a melhor adaptação é mesmo essa de 1992 com a Juliette Binoche e o Ralph Fiennes.

E essa de 1998 (feita pra TV) eu não assisti mas quero muito ver, porque pareceu ser bem fiel ao livro e porque tem o Matthew Macfadyen como Hareton Earnshaw.

vlcsna13.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo