• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eu sou o único que considera smeagol e gollum personagens diferentes?

Hobbitse

Frodo vive.
Tipo “o gollum" seria o “do mal" o “segundo pensamento" com a voz chiada e olhos verdes, o smeagol seria ,o bonzinho, o “bom mestre,bom smeagol" com voz fina e olhos azuis não é ? , eu sei que o tópico é meio nada haver mas eu precisava tirar a dúvida ( eu fico meio irritado com quem não diferencia o gollum do smeagol) por isso eu falo “tenho raiva do gollum e pena do smeagol"
 
Última edição:
Na verdade as duas personalidades eram maléficas. A única diferença era que a personalidade "malvada" era tão má que até a "boazinha" se sentia dominada por ela.
 
Eu sempre achei o smeagol bom tentando ajudar o frodo e tal, só que o gollum botou essas asneiras de que o frodo traiu ele na cabeça dele e ele traiu o frodo
 
Sméagol é o nome de "batismo" dele, Gollum é o nome que deram (não lembro quem) por causa do barulho que ele fazia com a garganta.

A única pessoa que diferencia as duas personalidades é Sam quando chama de Fedegoso e Caviloso, mas agora não lembro a qual das duas ele nomeia com cada nome.
 
Sméagol é o nome de "batismo" dele, Gollum é o nome que deram (não lembro quem) por causa do barulho que ele fazia com a garganta.

A única pessoa que diferencia as duas personalidades é Sam quando chama de Fedegoso e Caviloso, mas agora não lembro a qual das duas ele nomeia com cada nome.
Eu acho que “caviloso" foi o gollum já que segundo o dicionário online significa “traiçoeiro" ou algo do tipo e “fedegoso" pode ser smeagol já que “fedegoso" é uma nome de uma planta
 
“traiçoeiro" ou algo do tipo e “fedegoso" pode ser smeagol já que “fedegoso" é uma nome de uma planta
Na verdade o fedegoso em português é uma tentativa de aproximar o som das palavras ao trocadilho original em inglês: slinker e stinker, que seria o correspondente a rastejante e fedorento, se não me engano. Só que lendo o livro no original se tem a impressão que na verdade o rastejante (caviloso) é o Smeagol, o que nos dá a impressão de que Sam realmente não se deixava enganar pela personalidade "boazinha".
 
Última edição:
Sméagol é o nome de "batismo" dele, Gollum é o nome que deram (não lembro quem) por causa do barulho que ele fazia com a garganta.

A única pessoa que diferencia as duas personalidades é Sam quando chama de Fedegoso e Caviloso, mas agora não lembro a qual das duas ele nomeia com cada nome.

Também sempre achei isso, mas relendo As Duas Torres me deparei com este trecho:

Cada vez que o segundo pensamento falava a mão comprida de Gollum se estendia lentamente, procurando Frodo, e depois era retirada de sopetão, quando Sméagol falava de novo. (As Duas Torres, Livro IV, Capítulo II. A passagem dos pântanos)

Mas talvez seja só coincidência mesmo. :think:
 
Última edição:
As duas personalidades estavam sempre em conflito. Puta trabalho do Tolkien na criação do Smeagol né?
 
Achei outra passagem falando sobre Gollum/Sméagol, no capítulo seguinte (O Portão Negro está fechado):
Sam supunha que as metades Gollum e Sméagol (ou, como ele as denominava em sua mente, Caviloso e Fedegoso) tinham feito uma trégua e uma aliança temporária: nenhuma das partes queria que o Inimigo obtivesse o Anel; ambas desejavam evitar que Frodo fosse capturado, e mantê-lo sob sua vista, enquanto fosse possível - pelo menos enquanto Fedegoso tivesse uma chance de colocar as mãos em seu “Precioso”.
 
No original consta:
Sam's guess was that the Sméagol and Gollum halves (or what in his own mind he called Slinker and Stinker) had made a truce and a temporary alliance: neither wanted the Enemy to get the Ring; both wished to keep Frodo from capture, and under their eye, as long as possible – at any rate as long as Stinker still had a chance of laying hands on his 'Precious'.


Sam supunha que as metades Gollum e Sméagol (ou, como ele as denominava em sua mente, Caviloso e Fedegoso) tinham feito uma trégua e uma aliança temporária: nenhuma das partes queria que o Inimigo obtivesse o Anel; ambas desejavam evitar que Frodo fosse capturado, e mantê-lo sob sua vista, enquanto fosse possível - pelo menos enquanto Fedegoso tivesse uma chance de colocar as mãos em seu “Precioso”.

Trocaram realmente os nomes, outro erro de revisão.
 
Mas acho que isso não faz muita diferença para a interpretação, né? Slinker é traiçoeiro e stinker é fedorento. Nenhum dos dois parece um adjetivo positivo para provar o lado bom de Gollum/Sméagol.
 
Mas acho que isso não faz muita diferença para a interpretação, né? Slinker é traiçoeiro e stinker é fedorento. Nenhum dos dois parece um adjetivo positivo para provar o lado bom de Gollum/Sméagol.

Sam realmente não gostava de nenhuma das duas personalidades, mas fazia uma distinção sim. Veja estes outros trechos:
'Don't you drop off, while I'm nodding, Mr. Frodo. I don't feel too sure of him. There's a good deal of Stinker – the bad Gollum, if you understand me – in him still, and it's getting stronger again.

'Very likely he can't guess himself,' said Frodo. 'And I don't think he's got just one plain scheme in his muddled head. I think he really is in part trying to save the Precious from the Enemy, as long as he can. For that would be the last disaster for himself too. if the Enemy got it. And in the other part, perhaps, he's just biding his time and waiting on chance.'

'Yes, Slinker and Stinker, as I've said before,' said Sam. 'But the nearer they get to the Enemy's land the more like Stinker Slinker will get. Mark my words: if ever we get to the pass, he won't let us really take the precious thing over the border without making some kind of trouble.'



Acho que um dos pontos altos na interpretação do Andy Serkis, que por si só já foi fenomenal, foi a cena onde as personalidades de Gollum/Smeagol entram em conflito.

Sim, não à toa foi a cena que usaram no Oscar, durante a apresentação do filme (enquanto os outros concorrentes todos, se não me engano, usaram clipes editados, tipo trailer).
 
Essa cena foi tão legal que foi copiada pra vários e vários filmes depois (pessoas com as duas personalidades conversando entre si).

Pra mim eles eram a mesma pessoa. Ele simplesmente fazia distinção nele mesmo - bem separadamente - do que cada parte dele queria em algum momento, ou qual parte dele iria se sobressair e etc.
 
Essa cena foi tão legal que foi copiada pra vários e vários filmes depois (pessoas com as duas personalidades conversando entre si).
Pra mim eles eram a mesma pessoa. Ele simplesmente fazia distinção nele mesmo - bem separadamente - do que cada parte dele queria em algum momento, ou qual parte dele iria se sobressair e etc.

Não acredito que fosse uma separação intencional de personalidade conforme os interesses dele, era realmente algo involuntário. Por que se observar bem, por mais que as duas "pessoas" não sejam "boas", até mesmo o olhar, entonação da voz e feições dele mudavam quando oscilava de um temperamento pra outro. Acho o Gollum/Sméagol um dos personagens mais complexos e interessantes.

Quanto a outros autores usarem isso em outras obras, talvez não haja ligação, mas no livro Conte-me Seus Sonhos do Sidney Sheldon existe uma personagem com o mesmo disturbio do Sméagol/Gollum.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo