• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[FAQ] MUD VALINOR

Status
Fechado para novas mensagens.

Deriel

Administrador
Tópico separadinho para responder às questões mais comuns sobre o MUD (sim, tá vazio agora, espero a contribuição de todos - com perguntas mas principalmente com respostas - no tópico aberto neste mesmo fórum)
 
Já tava mais que na hora de começar a mecher neste tópico, portanto eu irei selecionar perguntas básicas que encontrei por aqui e pelo MUD e respondê-las-ei (??? :mrgreen: eh assim que se escreve?)

Qualquer sugestão de tópico do FAQ que não estiver aqui por favor, mandem uma mensagem privada para mim, que eu adicionarei o mais rápido possível.
 
FAQ... :eek: O que é FAQ?

Aham! Sabia que esta pergunta iria aparecer. FAQ é o acrônimo para Frequently Asked Question, que significa Perguntas frequentemente perguntadas :mrgreen: tá tá.. eu poderia achar uma tradução melhor para isto, mas vocês entenderam né? :wink:

É aqui onde iremos tirar as dúvidas mais comuns dos nossos alvos! Os jogadores!


A sim.. mas o que é MUD

Começamos bem hein! MUD é uma acrônimo também, que significa Multi User Dungeon, que em português significa: hummm não tem significado claro, mas multi user significa multi-usuário e Dungeon vem de RPG, uma espécie de masmorra, por isso não vou ser tão tosco e colocar uma tradução tosca.

Mas vamos ao que importa.

Em poucas palavras, mud é um jogo multiplayer, jogado pela internet, onde você cria um personagem virtual (estilo rpg) e interage com um mundo virtual, tudo em texto, por exemplo: você entrando numa sala e digitando look vai ver o seguinte:

O Todo Poderoso por tráz de cada ação sua no MUD disse:
A Academia de Bri
Voce esta na Academia de Bri, um estabelecimento criado para ensina-lo
a atuar neste mundo que se descortina a sua frente. Cada sala tem um
proposito especifico e contem informacoes sobre os varios comandos para
se mover e interagir com os jogadores. Recomendamos que voce explore a Academia em sua totalidade, lendo todas as instrucoes de cada sala.

Os alunos recem-chegados devem digitar N para seguir ao norte ate' a
proxima sala da Academia. Alunos mais experientes podem seguir para as
salas de aula ao leste, onde aprenderao pericias e idiomas, ou ainda ao
sul, onde poderao testar suas habilidades de combate na Arena. Logo
acima, uma escada leva ate' a cidade de Bri. Um quadro foi colocado em
uma das paredes, voce pode observa'-lo mais atentamente digitando
'LOOK quadro'.
Saidas: n e s u
Ha uma fonte de marmore aqui, gotejando agua cristalina.
A ilustre diretora da Academia de Bri esta aqui para te saudar.

Neste mundo você vai interagir com MOBs (monstros e/ou pessoas que fazem parte do programa, como por exemplo a diretora da Academia que você viu aí em cima) e outros jogadores.

O objetivo do MUD é oferecer diversão de qualidade e gratuíta a todos. Um lugar onde podemos exercer toda nossa criatividade e imaginação, um lugar onde podemos aprender algo, fazer amigos, conhecer mais a respeito da obra de Tolkien e passar horas agradáveis em frente ao computador.

Você faz isto com o seu personagem, vivenciando experiências únicas, ficando cada vez mais forte, explorando áreas até então desconhecidas, achando itens poderosos, aprendendo novas habilidades, conquistando niveis, status e respeito.

E sobre a temática do MUD?

Ora bolas.. que pergunta tola!!! A Valinor é um grande portal de tudo que envolva a obra de Tolkien, portanto é natural que a temática do nosso MUD seja a obra de Tolkien.
Infelizmente não é tão fácil adequar uma obra de tamanha complexidade com um jogo, por isso foi necessário adaptações. Portanto pedimos desculpas antecipadamente aos puristas tolkemaníacos, que são tão comuns por aqui :mrgreen: , se estes verem alguma coisa que não se encaixa muito bem na obra, e acreditem estas coisas existirão. Mas o nosso objetivo é chegar o mais perto possível do mundo criado pelo grande mestre.
E podem ficar tranquilos, os nossos diretores pensam bem diferente do maldito PJ :twisted:

Ouuu.. muito show! Onde eu pego esse tal de MUD?!?!

Caro jogador! Você não pega o MUD, você se conecta ao MUD, assim como quando você entra no Fórum da Valinor.

Fazendo uma analogia simples. Para você visualizar uma página você precisa de um browser, como por exemplo o Mozilla, Internet Explorer, Lynx 8O , e outros. Assim também, para você entrar no MUD você precisa de um cliente de telnet. A grande maioria dos sistemas operacionais tem um telnet, bem simples, mas tem. Ele é essencial para a sua primeira experiência com o MUD, depois partimos para coisas mais elaboradas, como por exemplo clientes de telnet próprios para MUD.

Para você acessar uma página você precisa de um endereço (duhhh!) assim também, para você acessar o MUD você precisa do endereço do MUD. No nosso caso, o MUD Valinor tem o host: mud.valinor.com.br. Só que diferentemente da visualização geral de páginas, aqui nós precisaremos especificar uma porta, que nosso caso é a 4000.

Então para entrar no MUD abra seu prompt ou shell ou seja lá o que você queria e digite telnet mud.valinor.com.br 4000.

Woalaaa! Você está conectado ao MUD agora! Ou pelo menos deveria estar.. mas isso vamos ver mais para frente :P

Ouvi dizer que jogando MUD eu fico exposto a hackers

Esqueça o que você escutou. Provavelmente escutou de uma pessoa tão bem informada quanto você :mrgreen:.

O fato é que você, jogando MUD, fica tão exposto a ataque de hackers quanto se estivesse no fórum, ou no icq, ou no IRC, ou procurando foto de mulheres peladas.

Eu tento conectar mas não consigo. Que bost@ este MUD!!!

Peralá rapa! Vários motivos podem levar a isto, e não necessariamente o MUD. Os motivos mais comuns são:

- Primeiro: Você está atrás de um firewall ou proxy. Se a política do seu servidor de internet for bloquear tudo menos o necessário, já era. Você não vai conseguir conectar diretamente. O máximo que você pode fazer é conectar em uma máquina remota com um serviço well know, como por exemplo ssh, e desta máquina conectar-se ao MUD. Senão, se for apenas a porta 4000 que estiver bloqueada, você pode tentar as portas alternativas: 5001 e 60000. Isto normalmente acontece quando você está tentando jogar onde não deveria estar jogando :mrgreen:, mas nós entendemos :obiggraz:

- Segundo: O MUD está fora do ar. Então acalme-se, provavelmente já notamos isto e o mais breve possível retornaremos com força total.

- Terceiro O seu servidor não está conseguindo resolver o DNS mud.valinor.com.br. Então conecte-se através do IP do servidor. Ao invés de você colocar o host mud.valinor.com.br coloque o número 200.226.136.143

Ué, o que eu digito não aparece! :o?:

Que caramba viu. Eu consegui conectar, aparece umas coisas estranhas na tela, parece um tengwa... humm sim.. eh um tengwa... pede para digitar NOVO para criar um personagem, mas o que eu digito não aparece na tela. O que é isto?

Isto acontece porque o seu eco local não está ativado. O que você digita no terminal (telnet) é apenas mandado para o servidor, e não para a sua tela. Você pode muito bem jogar com o eco local desativado, é um pouco estranho, mas você consegue. E você pode ligar seu eco local também. Como fazer isto varia de telnet para telnet. Se você usa win até o ME o procedimento é Editar -> Preferências -> Echo Local. Se você usa win 2000 para frente abra o telnet sem conectar e digite set local_echo. Pronto! Feito! :wink:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo