• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gírias e/ou palavras antigas!

Tipo, dor de cotovelo nao é inveja, é dor de quem perde uma namorada, esposa, amante... essas cosias!
Dores no coração, dai é dor de cotovelo!
 
Não! Pelo que eu sei, dor de cotovelo é inveja e dor no coração é quando perde alguém, ou namorada(o)!

Tem outras...
"Pagar Pau" - expressão que eu achava que era Pagar o Pato... nada a ver! Era quando uma pessoa se interessava pela outra! Olha só o que "aprendi"!

"Precisa tomar chá de simancol!" - quando uma pessoa falava muita asneira que ninguém conseguia tolerar!

"Quer pegar o bonde andando e ainda fazer tchauzinho" - o rei dos intrometidos que pegam a conversa no meio e se acha!
 
Tem uma variação dessa última:

*Pega o bonde andando e quer janelinha!

E tem uma muitíssimo estranha.Não sei se já citaram:

*Do tempo do Ariri Pistola...

P.S.:Nem me perguntem,pq eu ñ sei... 8O :D
 
A expressão completa é: Pegou o bonde andando, quer sentar na janelinha e ainda por cima dar tchauzinho!

Sebo nas canelas- Sair correndo!
Tricotar - fazer fofoca!
 
Lady Greenleaf disse:
Tem mais!

"Antes um na mão do que dois voando"

"Antes só do que mal acompanhado"

"O apressado come cru"

Bom, ai já não é mais girias e expressões antigas, e sim ditados pupulares!
Se for pra listar os ditos pupulares, putz, acho q da pra fazer um topico com umas 1000 paginas!
 
Tem umas q eu só ouvi um amigo meu falando, acho q ele inventou:
"Mil novecentos e minha vó era gostosa."
"Sua mãe nasceu pelada."
"Vc naum pode falar nd, sua mãe nem é virgem mais."
"Putz que parou!"(Pra naum falar P*** que pariu).
 
hahaha!
Pleura, eu conheço uma outra variação pra pqp sem chamar atenção!
Ponte que Partiu!
Minha mãe so falava assim na minha frente!
E eu achava q isso realmente era palavrão, e nunca conseguia entender o significado daquilo ser um palavrão! Oq tinha a ver a ponte q partiu com o assunto?
Q o mais engraçado é q mesmo depois q eu aprendi o palavrão de verdade eu continuei sem entender o significado! Não sabia oq era p***, muito menos pariu!
Essa inocencia infantil é q era legal!
 
Outra interessante:

"isso é de mil novecentos e guaraná de rolha...."
ou ainda
"mil novecentos e lá vai pedrada...."

Agora, sejamos sinceros, alguém já ouviu falar de garrafinha de guaraná com rolha???
 
*Undómiel* disse:
Agora, sejamos sinceros, alguém já ouviu falar de garrafinha de guaraná com rolha???

Na verdade não era rolha. Antigamente os vedantes das chapinhas de guaraná e de cerveja não eram de plástico como hoje, mas de cortiça. Eu me lembro...
Outra variante para falar sobre coisas antigas era -Mil novecentos e lá vai fumaça
 
o gente ta faltando um monte(alguns ainda se fala,mas q alguns são de 19 e meu avô usava calças curtas são ....adorei essa do avô!!!)deve ter alguns repetidos ,mas uns com certeza não:

puxar o bonde
mocréia
azaração!!!(alguém se lembre do malhação q vinha com meio q um dicionário da gírias????)
animal, da hora, sinistro, pirar n batatinha
mangar, bitchola e tb baitola, pai dégua
milonga(mentira para quem não sabe..)
abestado
do tempo do bumba
abalar, dar um giro, filé(muito usado ainda pelos romanticos funkeiros....)
pagar sapo
chocante
fui....
 
Digo_s disse:
A expressão completa é: Pegou o bonde andando, quer sentar na janelinha e ainda por cima dar tchauzinho!

Eu ainda conheço outra variação: "Pegar o bonde andando, empurrar a velhinha e ainda querer sentar na janelinha".
Outra que eu lembrei: "Prá lá de Bagdá"
E tem outra clássica, usada quando criança está pegando birra: "tira a cueca/calcinha pela cabeça e pisa!"
 
Acabei de ouvir essa do meu colega de serviço:
"Do tempo que mandioca ainda dava em árvore"...

Não sei, mas ou as mandiocas evoluíram muito desde então ou ele é muuuuuuito ruim de botânica.... he he he
 
Como diria mestre Namus "quanta cosia Hedionda!"!

Hum, mutia gente lembrando de "1900 e quarana com rolha"
Sera q isso tem a ver com o programa daquele marcos mion?
Quinta feira acabei vendo essa coisa e vi ele falando essa parada lá e zoando! Mas o legal é q teve uma prova q os participantes disputavam jogando Pac Man do atari, quem fizesse mais ponto ganhava! Muito legal!

Nenar, gostei dessa da velhinha!
Então vamos completar:
Pegou o bonde andando, entrou pela frente, empurrou a velhinha, quis sentar na janelinha e ainda pro cima dar tchauzinho!
(o entrou pela frente é pro minha conta, é q aqui no Rio quem entra pela frente nao paga passagem(idosos, estudantes, deficientes e malandos :roll: ))
 
Mais duas frasezinhas:

-Feio feito o cão chupando manga.
-Filhote de cruz-credo com dor de barriga.

Essa última foi o Ugluk que me disse.
 
tem um q minha vó sempre dizia para aqueles que eram pestes:

nesse ai soh batendo com um gato morto ateh ateh ele miar.....eu morria de rir!!!!

mundo sem portera!!

eh um poço sem fundo
, ah sei lah.....acho q acabou....
 
Trilegal = Tudo legal
Chuchu beleza! = Tudo bem! Tudo o.k!
Morou = entendeu
Jiboiando = Ficar sem fazer nada
Potoca = paqueira
Broto = garota
Coroa = velho
Carango, possante = carro
Agitar no Weekend = Se divertir no fim de semana
Matando cachorro a grito = Desesperado
Filhote de jacaré com cobra d´água = zebra (na gíria atual)
Matraca = Alguém que fala demais
O cão chupando manga = Se achando
Botando pra quebrar = Agitar
Só porque ele pulou da ponte você pula também = Copião , aquele que justifica um erro dizendo que o outro também fez
Maria vai com as outras = Copião ; aquele que anda com a moda ; aquele que faz uma coisa só porque o outro esta fazendo
Muvuca = Grande aglomeração de pessoas
Mato ou morro = Sinônimo de ou vai ou racha
 
cão chupando manga????se achando????eu não conheço essa..para mim isso quer dizer q eh feio para caramba....tem tb o cão chupando manga debaixo da lua cheia....não sei em q piora ,mas....tem tb o maracujá de gaveta....

eu lembrei de um mto básico....ta pensando na morte da bezerra??
eu detestava qdo falavam isso pra mim....além de enterromper minhas viagens...eu ficava com a maior cara de boba......

ta com fome?mata o homem e come...(essa não eh tão ruim......)
eu to azul de fome(isso acontece comigo!!juro!!!)

um q eu aprendi no cahves e sempre dizia....merecia lógicamente uma resposta bem dada,mas eu sempre falava qdo alguém ficava na frente do quadro....carne de burro não eh transparente!!!!!

edit:lembrei de um clássico:ta tudo nos trinks!!!!um brinco!!!
vixi!!q velho....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo