• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eventos [Indicações] Melhor série NACIONAL

Status
Fechado para novas mensagens.

Bel

o.O
E o tema escolhido foi NACIONAL (novelas, séries e minisséries)!
Usem o bom senso :anjo:

Vai ser no esquema:

Título:
Link (imdb, wikipedia, site da emissora):
Ano:
Sinopse:
Trailer:

Uma indicação por post. Sem limite de indicações por pessoa. O total de indicações tem que ser um número múltiplo de 8.


INDICAÇÕES
  1. Presença de Anita (2001) - Furia de la ciudad
  2. Hoje É Dia de Maria (2005) - Quickbeam
  3. A Viagem (1994) - Bilbo Bolseiro
  4. Tudo O Que É Sólido Pode Derreter (2009) - Bilbo Bolseiro
  5. Roque Santeiro (1985) - Furia de la ciudad
  6. Os Maias (2001) - Bilbo Bolseiro
  7. Renascer (1993) - Knolex
  8. Avenida Brasil (2012) - Knolex
  9. Lado a Lado (2012) - Bel
  10. Sinhá Moça (2006) - Furia de la ciudad
  11. A Casa das Sete Mulheres (2003) - Neithan
  12. As Noivas de Copacabana (1992) - Furia de la ciudad
  13. O Rei do Gado (1996) - Neithan
  14. Armação Ilimitada (1985) - Bilbo Bolseiro
  15. Gabriela (2012) - Furia de la ciudad
  16. Vale Tudo (1988) - Quickbeam
  17. O Tempo E O Vento (1985) - Bilbo Bolseiro
  18. A Comédia da Vida Privada (1995) - Bilbo Bolseiro
  19. Que Rei Sou Eu? (1989) - Phantom Lord
  20. Éramos Seis (1994) - Bilbo Bolseiro
  21. Tieta (1989) - Furia de la ciudad
  22. Agosto (1993) - Bilbo Bolseiro
  23. Cordel Encantado (2011) - Marcileia
  24. Selva de Pedra (1986) - Furia de la ciudad
  25. Xica da Silva (1996) - Furia de la ciudad
  26. TV Pirata (1988) - Bilbo Bolseiro
  27. Um Sonho a mais (1985) - Furia de la ciudad
  28. Capitu (2008) - Phantom Lord
  29. Guerra dos Sexos (1983) - Quickbeam
  30. Cambalacho (1986) - Furia de la ciudad
  31. Ti Ti Ti (1983) - Quickbeam
  32. Saramandaia (2013) - Furia de la ciudad
 
Última edição:
Título: Presença de Anita
Link imdb: http://www.imdb.com/title/tt0287262/
Ano: 2001
Sinopse:
Nando quer aproveitar o final de ano para dar o pontapé inicial em um antigo sonho: escrever um romance. Lúcia Helena só pensa em retomar a paixão em seu casamento. Zezinho quer viver seu primeiro amor. E Anita só quer seguir seu destino, com a certeza de que nada é por acaso, tudo está escrito.

Para tentar escapar da rotina louca de São Paulo, Lúcia Helena resolve passar as festas de fim de ano com a família, em Florença, cidade do interior de São Paulo. Pensa em aproveitar o clima familiar para reacender a paixão em seu casamento. Nando vê nas férias, a possibilidade de escrever o seu romance. Em busca de inspiração, encontra Anita, a personagem ideal. Ela se mudou para um sobrado onde no passado aconteceu um crime de amor.

Se Anita não pode mudar o destino, vive da forma mais intensa. Seduz Nando e desperta a primeira paixão de Zezinho. Com os dois, forma um triângulo amoroso que muda para sempre a vida de todos.


Trailer:
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: Bel
622_b9d393fb-349a-3018-8370-8a66efd29cd4.jpg
Título: Memórias do Chumbo - O Futebol nos Tempos do Condor
Link: ESPN Brasil
Ano: 2012
Sinopse: Profunda investigação sobre as relações entre o futebol e as ditaduras militares do continente sul-americano nas décadas de 60, 70 e 80 em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. ¹
Diretor: Lúcio de Castro
Trecho:

 
Hoje É Dia de Maria

HojeÉDiaDeMaria.png
Wikipedia | Site Oficial | IMDb

Ano: 2005
Sinopse: É a fábula infantil de uma menina órfã de mãe, cuja madrasta a seduziu com favos de mel para depois lhe dar o fel. Sua madrasta a enterrou nas terras do pai viajante e lá cresceu um capim muito verde. Quando o pai retornou, ao passar por aquele terreno, ouviu o canto da menina e a desenterrou, ressuscitando-a.

Cansada do inferno no lar, causado pela madrasta, Maria foge em busca das franjas do mar, e faz um longo passeio pelos contos populares brasileiros. Em sua viagem, se encontra com vários personagens fantásticos e é amparada pela imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dá alento. Ao defender o amigo Zé Cangaia do demônio Asmodeu, que queria lhe comprar a sombra, Maria desafia o Diabo, que, irado, lhe rouba a infância.

De um dia para o outro, Maria acorda já adulta, e conhece o seu amado, um jovem vítima de uma maldição: durante a noite é homem, mas ao raiar do dia é transformado num pássaro que sempre a seguiu e protegeu desde menina. O amor de Maria tem dois inimigos: o Diabo Asmodeu e o saltimbanco Quirino, que apaixonado por ela e louco de ciúme, aprisiona seu amado.

Vídeos:
 
Última edição:
622_b9d393fb-349a-3018-8370-8a66efd29cd4.jpg
Título: Memórias do Chumbo - O Futebol nos Tempos do Condor
Link: ESPN Brasil
Ano: 2012
Sinopse: Profunda investigação sobre as relações entre o futebol e as ditaduras militares do continente sul-americano nas décadas de 60, 70 e 80 em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. ¹
Diretor: Lúcio de Castro
Trecho:

Isso não é ficção, é? :think:
Pq a categoria Não-ficção (documentários, realities etc) é outra...
Ou Educacional/variedades (Mundo de Beakman, Mithbusters, Telecurso 2000 etc)
 
Isso não é ficção, é? :think:
Pq a categoria Não-ficção (documentários, realities etc) é outra...
Ou Educacional/variedades (Mundo de Beakman, Mithbusters, Telecurso 2000 etc)

Não. É documentário mesmo.

É que eu achei que na categoria "Nacional" fosse qualquer série, desde que fosse Nacional. Mas se for só ficção, pode tirar a candidatura. :wink:
 
  • Curtir
Reactions: Bel
De acordo com o primeiro post, só valem novelas, séries e minisséries =)

Mas é que é uma série. Uma série de documentários (4, para ser mais preciso). Não é um programa de episódios ilimitados, como o Mundo de Beakman ou Telecurso 2000.

Mas eu entendi agora.
 
Título: A Viagem
Links: IMDb / Wikipédia
Ano: 1994
Sinopse:

Pego em flagrante num assalto, Alexandre Toledo, um jovem de classe média usuário de drogas e álcool, mata o homem que o surpreende e tenta fugir. Porém, seu irmão Raul e seu cunhado Téo o entregam à polícia. Tem uma irmã chamada Dináh, uma mulher bonita, charmosa e que tem muito ciúme de Téo, seu marido que é bem mais jovem que ela, com quem tem uma filha de 7 anos. Dináh é quem faz tudo para defender Alexandre. Vai procurar o renomado advogado Otávio Jordão para que represente Alexandre, mas se depara com um homem revoltado e disposto a fazer de tudo para condenar o rapaz, uma vez que o morto era seu melhor amigo. Assim sendo, Alexandre é condenado e preso, sofrendo muito. Para não passar mais de 20 anos sofrendo na cadeia, suicida-se, prometendo vingança "senão nessa vida, na outra".
Com o suicídio de Alexandre, o médico e amigo da família Dr. Alberto Rezende põe-se a tentar ajudar a mãe dele, Dona Maroca, e a todos da família, dada a tragédia. Alberto é apaixonado por Dináh, mas depois volta suas atenções para Estela, irmã de Dináh, Raul e Alexandre. Estela tem problemas com sua filha adolescente Bia, que criou sozinha já que o marido, Ismael Novaes, é um mau caráter que a abandonou com a filha pequena. Porém, depois de anos de ausência, ele reaparece e passa a influenciar negativamente a filha contra a mãe.
Do lado cômico da trama existe a pensão de Dona Cininha, onde vivem Tibério, um bondoso funcionário público amigo de Estela e que acredita ter um amigo imaginário; Adonay, um homem misterioso apelidado de "Mascarado", que esconde seu rosto horrivelmente deformado num acidente de adolescência; e o folgado Agenor, pai da jovem Lisa.

O Dr. Otávio, com quem Dináh passa a viver uma relação de ódio, culpando-o por tudo de ruim que aconteceu a seu irmão, é viúvo e pai de dois filhos: o jovem Tato e o garoto Dudu. Todavia, Alexandre, no vale dos suicídas, um lugar de dor e sofrimento para os que se matam, passa a atormentar a vida de todos, cumprindo o que prometera antes de morrer, como por exemplo deixando Tato drogado e alcoólatra, incentivando-o sem ele saber, para ele ir em prostíbulos e boates, além de bater em mulheres. Ele causa tudo isso para atingir Otávio.

Ele também acaba estragando o casamento de Raul e Andreza influenciando negativamente a sogra de seu irmão, Dona Guiomar, antes uma mulher doce que se torna uma víbora por causa de Alexandre. E ainda torna Téo um marido muito violento com Dináh. Seus principais alvos são o advogado, o irmão e o cunhado.

Dináh e Otávio acabam se apaixonando, bem como Téo e Lisa, ex-namorada de Alexandre. A única pessoa que se dá conta da malévola influência de Alexandre sobre os vivos é o Dr. Alberto, adepto do Espiritismo, que tenta fazer algo através de suas reuniões mediúnicas.
Morre o advogado Otávio (num acidente de carro provocado por Alexandre) e, depois, morre também Dináh (de um infarto fulminante após reencontrar sua sobrinhia, Bia que estava desaparecida, pois era sua última missão aqui na Terra). Eles se reencontram num lugar chamado "Nosso Lar", uma colônia espiritual de fato existente para alguns espíritas, onde os espíritos evoluem e aprendem lições de amor e paz. De lá, juntos, com seu amor capaz de superar todas as barreiras, os dois tentam reverter a influência diabólica de Alexandre, que está preso no "Vale dos Suicídas", sobre os seus entes queridos na Terra. Farão Alexandre perdoar a todos, e ir para colônia "Nosso Lar", um lugar de paz, amor e evolução espiritual, para que Alexandre reencarne e se torne melhor, além de evoluir espiritualmente.

Trailer:

Obs.: tentei colocar a sinopse em spoiler mas por algum motivo desconhecido não consegui. Se por obséquio você puder fazer isso eu agradeceria, Bel.
 
Última edição por um moderador:
Bom, eu estava esperando mais alguém indicar, pra não ficar dois posts meus seguidos, mas como até agora ninguém indicou vou fazê-lo novamente, senão essa disputa não começa nunca.

Título: Tudo O Que É Sólido Pode Derreter
Link: Site oficial
Ano: 2009
Sinopse:
Tudo o que é Sólido Pode Derreter é uma série juvenil que busca explorar de forma atraente e com bom muito humor o universo adolescente a partir do cotidiano de uma jovem, Thereza, que estuda na escola grandes obras da literatura de língua portuguesa, descobrindo e envolvendo-se com suas histórias.

Produzida pela Ioiô Filmes em parceria com a TV Cultura, a série é derivada do premiado curta-metragem de mesmo nome, dirigido por Rafael Gomes, que agora adapta a trama para uma construção dramatúrgica em capítulos.

O curta-metragem Tudo o que é sólido pode derreter é uma porta de entrada para o universo shakespeariano. Contando a história de uma garota de 15 anos que tem de estudar a peça Hamlet, de Shakespeare, justamente numa fase em que sua vida está em crise, o filme coloca numa mesma mistura, entre outros, a solidão e a angústia características da adolescência, a vida escolar e a dor da perda de um parente querido – tudo permeado pela descoberta de um clássico da literatura universal.

Assim, o curta acompanha a jornada de iniciação artística de uma garota inteligente e de vibrante vida interior. Conforme começa a compreender as inquietações do príncipe Hamlet, a protagonista passa a compartilhar de suas dores e, a partir delas, aprende a se fortalecer para a vida.

Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, o filme, mostra como Hamlet pode dialogar com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida, que mescla humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.

Tudo o Que É Sólido Pode Derreter, a série, visa adaptar essa premissa para uma construção dramatúrgica em capítulos. Terá a mesma jovem do filme como personagem fixa, descobrindo e envolvendo-se, a cada episódio, com uma obra importante da literatura de língua portuguesa, seja ela um romance, uma peça de teatro ou um poema.

Viajando por entre o O Auto da Barca do Inferno, Os Sermões, Os Lusíadas, Canção do Exílio, Senhora, Macário, Dom Casmurro, Ismália, Quadrilha, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Quem Casa Quer Casa, O Guardador de Rebanhos e Macunaíma, a série dialoga com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida, que mescla humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.

Durante cada um dos 13 episódios, acompanhamos a aproximação da adolescente à obra em questão, traçando paralelos lúdicos e sentimentais. São amplamente exploradas as possibilidades cênicas e dramáticas do encontro entre a realidade juvenil retratada e o vasto mundo ficcional presente na obra literária.

A série busca equilibrar um tom realista, de observação das dores e alegrias da personagem adolescente, e o lado fantasioso de encontro entre a vida real urbana com todo um universo ficcional distinto, que possibilita à mente jovem ousados voos associativos e imaginativos. Possui um ponto de vista bastante subjetivo. O espectador é sempre guiado pelo olhar da protagonista e a costura entre seu cotidiano e a obra por ela estudada se dá através do seu mundo e de seus sentimentos.

Para acompanhá-la nessa jornada pelo universo literário, Thereza conta com seus amigos Marcos, Letícia e João Felipe, sua rival, Dalila, seus pais, Marta e Décio, e a lembrança de seu falecido tio, Augusto.

Trailer:
 
Chegou a hora de indicar um grande clássico. A novela de sucesso mais vezes reprisada da Globo de todos os tempos.

Título: Roque Santeiro
Link (Wikipedia):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roque_Santeiro
Ano: 1985
Sinopse: A história é ambientada na fictícia cidade Asa Branca, que funciona como microcosmo do Brasil. Há dezessete anos, o coroinha Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro, por sua habilidade de esculpir imagens de santos de argila, morreu ao defender a população de Asa Branca dos capangas do perigoso Navalhada, um bandido que havia invadido à cidade. Roque Santeiro foi santificado pelos habitantes de Asa Brance, que atribui milagres à sua imagem, e algumas pessoas buscavam até sua canonização, ele tornou-se um mito e fez prosperar à cidade ao redor da sua história de heroísmo. E, despertando o interesse de muitos que se aproiveitando do mito para lucrar. Só que para o desespero dos poderosos de Asa Branca, Roque não está morto, e o pior, está voltando para a cidade, após 17 anos, ameaçando pôr um fim ao mito.

Os representantes das forças políticas, religiosas e econômicas de Asa Branca se dividem entre os que defendem que a verdade deve ser revelada e os que querem manter a farsa do mito, porque precisam dele para sobreviver. Os que se sentem ameraçados pelo retorno de Roque Santeiro, estão o conservador Padre Hipólito, o Pref. Florindo Abelha, o comerciante Zé das Medalhas, principal explorador de sua imagem, e o poderoso Sinhozinho Malta, que mantém uma relação com a fogosa e extravagante Porcina, e vê seu relacionamento com ela ameaçado com a chegada de Roque Santeiro à Asa Branca.

O retorno de Roque à Asa Branca atinge a vida de outra personagem: Mocinha, apaixonada por ele, e que fora sua verdadeira noiva, antes da invasão de Navalhada à cidade. Mocinha nunca se conformou com o desaparecimento dele e manteve-se virgem à espera dele, mesmo pesando que ele estivesse morto. Mocinha sente muita raiva e ódio de Porcina, por ela ter sido a suposta esposa de Roque Santeiro. Ela é filha do prefeito Florindo Abelha, e da beata Dona Pombinha.

À frente daqueles que desejam revelar a verdade aos habitantes de Asa Branca está Padre Albano, que faz o contraponto com padre Hipólito. E, por meio deste personagem, foi abordado um tema em voga na época, a divisão da Igreja Católica entre os tradicionalistas e os adeptos da Teologia da Libertação. Progressista, Padre Albano, luta à favor dos trabalhadores de Asa branca e faz de tudo para revelar a verdade ao seus habitantes, que o mito de Roque Santeiro não passa de uma farsa.

A cidade também fica agitada com a chegada de Matilde, amiga de Sinhozinho Malta, que constrói em Asa Branca, o seu único hotel, a Pousada do Sossego, e traz consigo do Rio de Janeiro, duas sensuais dançarinas, Ninon e Rosaly, para trabalhar em sua boate Sexus, e enfrentando a oposição do padre Hipólito e das beatas da cidade, comandadas por Dona Pombinha Abelha, a esposa do prefeito Flô.

Também chega à cidade a equipe de filmagem de Gérson do Valle, o cineasta que vai filmar "A saga de Roque Santeiro". O filme tem como astros principais a atriz Linda Bastos, por quem Gérson é apaixonado, e Roberto Mathias, um mulherengo que acaba por se envolver com Porcina, com Tânia, a contestadora filha de Sinhozinho Malta, e com Dona Lulu, a reprimida esposa de Zé das Medalhas.

Outro mistério que desperta a curiosidade na população de Asa Branca, é saber: quem é o lobisomem que aparece nas noites de lua cheia atacando as mulheres da cidade? O principal suspeito é o professor Astromar Junqueira pelo seus habitos um tanto sombrio, ele é apaixonado por Mocinha.

Trailer:
 
Título: Os Maias
Links: IMDb / Wikipedia
Ano: 2001
Sinopse:
Pedro da Maia, filho do patriarca e viúvo Dom Afonso da Maia, vive enclausurado em sua melancolia. Inseguro, Pedro conhece a felicidade ao se apaixonar pela Bela Maria Monforte. Este romance, porém, é rejeitado por Afonso por conta do passado nebuloso do pai da moça, Manuel Monforte, um negreiro que não pertence à alta roda da sociedade lisboeta, como Maria da Cunha, Maria da Gama e Dom Diogo Coutinho, amigos aristocratas do patriarca Maia. Apesar do desgosto de Afonso, Pedro se casa com Maria, tem dois filhos, Carlos Eduardo e Maria Eduarda.
Mas um acidente vai transformar a vida do casal. Durante uma caçada, Pedro fere acidentalmente o Príncipe italiano Tancredo e o convida para se recuperar em sua casa. Maria Monforte se apaixona por aquele homem e resolve fugir com ele, levando consigo a filha e deixando o pequeno Carlos aos cuidados do pai. Este retorna à casa paterna, mas não agüenta o desespero e acaba por se suicidar. Dom Afonso decide criar o neto de acordo com suas convicções.
Após ter tido uma infância feliz ao lado do avô querido, Carlos vai estudar Medicina na Universidade de Coimbra. Lá ele tem suas primeiras experiências amorosas e conhece aqueles que farão parte do seu círculo de amizades, como o melhor amigo, João da Ega - que envolve-se com Rachel, a esposa do banqueiro judeu Jacob Cohen -, e Teodorico Raposo. Aos olhos da tia Patrocínio das Neves, a Titi, Teodorico é o maior beato do mundo, aquele que conhece todos os santos e é incapaz de fumar, beber ou ir para a cama com mulheres. Mas, no fundo, ele adora um bom fado e é conhecido como "O Raposão das Espanholas". A vida dupla que leva tem um objetivo: herdar a fortuna de Titi.
Recém-chegada a Lisboa, acompanhada da filha Rosa e do marido Castro Gomes, a Bela Maria Eduarda encanta o jovem médico Carlos - que a esta altura deixa sua amante, a Condessa de Gouvarinho, inconformada de ter sido preterida. Seu passado, sua origem, tudo é um mistério. Não gosta de Castro Gomes, mas não consegue se separar dele por vários motivos: a pressão que ele exerce, o temor pelo destino da filha e até mesmo uma certa gratidão por ele tê-la ajudado em determinado momento de sua vida. Quando conhece Carlos e se apaixona por ele, hesita diante do novo e inebriante sentimento, mas acaba rendendo-se a ele, dando início a uma paixão que não tende a ter um final feliz.
Contra esse romance, está Dom Afonso da Maia, que teme pelo futuro do neto, receoso de que esse envolvimento amoroso tenha o mesmo fim trágico que o de seu filho Pedro.

Trailer:
 
Título: Renascer
Link (Wikipedia):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascer
Ano: 1993
Sinopse: Um verdadeiro épico, que podia virar filme fácil fácil. É a história do sinhôzinho José Inocêncio, que cravou seu facão aos pés de um Jequitibá e jurou que, enquanto ele estivesse enterrado ali, não morreria "nem de morte matada nem de morte morrida" e fica com o corpo fechado. A novela tinha de tudo: ele sendo esfolado vivo, sendo recosturado pelo turco Rachid, se apaixonando por Maria Santa e vendo a amada morrer com o nascimento do 3º filho deles, que passa a ser renegado pelo pai. E ainda foi a novela que trouxe o diabinho engarrafado, Tião Galinha e a mítica Buba. Um cláááássico, melhor novela dos anos 90.
1º capítulo:
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Título: Avenida Brasil
Link (Wikipedia):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascer
Ano: 2012
Sinopse: Oi oi oi. O maior fenômeno recente da TV brasileira, a sensacional Avenida Brasil reuniu uma história de vingança, a melhor vilã dos últimos tempos (Carminha) e a melhor seleção de personagens marcantes e carismáticos desde os anos 90 (Tufão, Nilo, Mãe Lucinda, Max, Suellen, Darkson, Leleco, Adauto Chupetinha e muitos outros). Todos reunidos no suburbano, porém irresistível, bairro do Divino. Já nasceu clássica.
Trailer:
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Título: Lado a Lado
Links:
http://tvg.globo.com/novelas/lado-a-lado/index.html - http://pt.wikipedia.org/wiki/Lado_a_Lado - http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/lado-a-lado.htm
Ano: 2012
Sinopse:
Lado a Lado gira em torno da sólida amizade de Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga), duas mulheres de classes sociais diferentes, que lutam por seus amores, desejos e independência. A trama aborda os anseios e dificuldades enfrentadas por mulheres em busca de um novo papel na sociedade, além de mostrar a afirmação dos negros e de sua cultura no Brasil após o fim da escravidão. Os acontecimentos históricos do período, como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata, por exemplo, servem como pano de fundo dos conflitos vividos pelos personagens, dando um panorama da formação da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, na primeira década após a instauração da República. O nascimento das favelas, o surgimento do samba e a introdução do futebol no país ajudam a compor o cenário da história.
Laura, filha de ex-barões do café, e Isabel, jovem negra, pobre e trabalhadora, se conhecem na igreja, enquanto aguardam seus futuros maridos para subir ao altar. Ali, entre meias confidências, nasce uma amizade genuína entre as duas, que perpassa toda a trama.
Enquanto Isabel espera ansiosa e feliz pela chegada do noivo Zé Maria (Lázaro Ramos), convicta de que é isso que quer para sua vida, Laura não esconde suas dúvidas e temores diante de um casamento que não deseja: ela vai se casar com Edgar (Thiago Fragoso) contra sua vontade, já que o que gostaria mesmo é de estudar e trabalhar para ser independente e, um dia, tornar-se escritora. Desejos que não correspondem ao papel imposto para as mulheres da época e, portanto, incompreendidos pela sociedade.

Esta novela ganhou o prêmio de melhor novela no 41º Emmy Internacional \o/

Trailer:
 
Agora uma indicação de novela de época de grande sucesso cuja primeira versão foi em 1986 e ganhou uma refilmagem em 2006

Título: Sinhá Moça
Link (Wikipedia):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinhá_Moça_(2006)
Ano: 2006
Sinopse:
Monarquistas e republicanos se defrontam em Araruna, pequena cidade do interior paulista, em 1887, um ano antes da promulgação da Lei Áurea. A novela retrata a história de amor da bela e rica Sinhá Moça - filha do escravocrata Coronel Ferreira, o Barão de Araruna, e da doce e submissa Cândida - , com o jovem advogado abolicionista Dr. Rodolfo Fontes - filho de Dr. Fontes, e da dona de casa Inez. Juntos, eles enfrentam as dificuldades na campanha para a abolição dos escravos.

A novela começa em 1878, com Sinhá Moça aos 10 anos de idade. Ela está junto de Rafael, um escravo mestiço de olhos verdes e seu grande amigo de infância. Eles testemunham a morte de um escravo idoso, chamado Pai José, bisavô de Rafael e avô de sua mãe Maria das Dores. Pai José é chicoteado no tronco pelo feitor Bruno, a mando do Barão de Araruna. Mesmo criança, Sinhá Moça já enfrenta o pai e, com a ajuda de Rafael, com 12 anos, desamarram Pai José, que morre nos braços das duas crianças. Antes, o velho negro revela a Rafael que ele é filho do Coronel Ferreira (o futuro Barão de Araruna). Essa revelação deixa o garoto abalado, pois ele já gosta de Sinhá Moça como homem. Por sorte, a menina não ouve essa conversa, sequer desconfia que ele é seu meio-irmão.

Rafael vai falar com a mãe, a escrava Maria das Dores, que pede que o filho guarde segredo; nem o Barão tem conhecimento de sua paternidade. O Barão de Araruna - à época ainda conhecido por Coronel Ferreira - acredita que Rafael é filho de seu primo-irmão Aristides, amante de Maria das Dores. A mucama se deitara com o Barão uma única vez e à força. Mesmo grávida, continuara a se deitar com Aristides, mas logo revelou a ele o que havia acontecido. Aristides, ciente de tudo, quis comprar Maria das Dores, mas seu primo-irmão, o Coronel Ferreira, não deixou que a negra fosse vendida. Durante alguns anos, Das Dores e Rafael continuam apanhando e sofrendo nas mãos dos feitores. Rafael, então, jura vingança contra o Barão. Anos depois, porém, Maria das Dores e seu filho são vendidos a um homem bom, que os leva para a capital paulista. Tempos depois, com a morte de Aristides, Maria das Dores irá herdar uma casa e um bom dinheiro, suficiente para comprar sua liberdade e a de seu filho Rafael.

Sinhá Moça chora muito com a despedida de Rafael e vai se consolar com Bá, uma escrava que a amamentou bebê, e que teve seu filho roubado pelo coronel assim que a criança nasceu, por pura maldade dele. Bá transferiu seu amor pelo filho roubado a ela, e a trata muito bem, e não guarda ódio do Coronel e o perdoou, e espera um dia reencontrar seu filho.

Nove anos se passam e chega o ano de 1887. Sinhá Moça é, agora, uma bela e culta donzela, que estuda no ensino secundário, a fim de se formar no curso normal, para dar aulas ao primário de Araruna. Ela mora num pensionato com as amigas há 4 anos, contra a vontade do pai, que achava que ela devia se casar cedo e ter muitos filhos homens para administrarem a fazenda. Sua mãe, porém, conseguiu se impor, acreditando na importância do estudo para a vida de uma mulher.

Assim que seus estudos terminam, Sinhá Moça volta a Araruna. Na viagem de trem, ela conhece Rodolfo, um rapaz interessante mas que também a aborrece, principalmente quando conversam sobre Abolicionismo. Rodolfo disfarça suas ideias avançadas, por acreditar que a moça, filha de Barão, certamente deve ser monarquista e escravocrata. Grande engano. Sinhá Moça também é abolicionista e critica as atitudes do pai, o Barão de Araruna.

Mesmo mentindo, Rodolfo consegue causar uma grande impressão em Sinhá Moça. Com o tempo, ela irá se apaixonar por ele e viverão um grande amor, sempre escondido do pai dela. Principalmente quando o Barão descobre que Rodolfo é abolicionista, e mentiu o tempo todo apenas para se aproximar de sua filha.

Sinhá Moça e Rodolfo, junto de outros defensores da liberdade, invadem senzalas à noite e libertam os negros, entregando-os às associações abolicionistas, que os orientam rumo à nova vida. Isso causa comentários na cidade de Araruna, perante os austeros fazendeiros, liderados pelo cruel Barão.

Do outro lado da história está Dimas (que na verdade é o menino Rafael, ex-escravo alforriado), que volta a Araruna, muito poderoso, querendo vingança, com sua obstinada luta para destruir o Barão.

Antes de ser vendido pelo Barão, Dimas/Rafael foi o grande companheiro de infância de Sinhá Moça. Depois de alforriado, assumiu o nome de Dimas, e se tornou o braço direito de Augusto, um jornalista íntegro e abolicionista convicto. Apaixonada por Dimas está Juliana, neta do jornalista. Juliana e ele viverão um grande amor, e ambos, juntos com Sinhá Moça e Rodolfo, moverão céus e terras para destruir o Barão e prender todos os donos de escravos. Fundam uma sociedade abolicionista, e ajudam escravos fugitivos.

 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: Bel
Título: A Casa das Sete Mulheres
Link: Memória Globo: A casa das sete Mulheres
Ano: 2003
Sinopse: Em meados da década de 1830, a situação política se agita no Brasil. Com a abdicação de dom Pedro I, os regentes que assumem o governo não conseguem pacificar a nação e rebeliões explodem em algumas províncias. No Sul, em 1835, eclode a Revolução Farroupilha, de caráter republicano, conhecida também como Guerra dos Farrapos.

esq.jpg


A trama desenvolve-se a partir da ótica das mulheres da família do líder dos farrapos, Bento Gonçalves (Werner Schünemann), tendo como pano de fundo as batalhas contra as tropas do Império. Durante dez anos, tempo que durou o conflito, Ana Joaquina (Bete Mendes), Maria (Nívea Maria), Manuela (Camila Morgado), Rosário (Mariana Ximenes), Mariana (Samara Felippo), Caetana (Eliane Giardini) e Perpétua (Daniela Escobar) refugiam-se em uma estância para esperar a volta dos homens da família. As anotações de Manuela em seu diário conduzem a narrativa, mostrando o convívio dessas mulheres, de idades e temperamentos diferentes, e compondo um histórico da época, por meio de relatos de amores, amizades, frustrações e esperança.

globo__A%20casa%20das%207%20mulheres-externa4_GC__gallefull.jpg


Ana Joaquina e Maria são irmãs de Bento Gonçalves. A primeira, dona da estância, é uma pessoa conciliadora e bondosa. Ela em nada se parece com Maria, uma mulher amarga e fria que, às vezes, chega à crueldade. Casada com Anselmo (Zé Carlos Machado), Maria tem três filhas: Manuela, uma jovem doce e sensível; a frágil e sonhadora Rosário; e Mariana, irreverente e sempre bem-humorada.

Caetana, determinada e de temperamento forte, é esposa de Bento Gonçalves e mãe da reservada Perpétua. Além das sete personagens femininas centrais, há Antônia (Jandira Martini), irmã mais velha de Bento Gonçalves, que vive em uma estância próxima à de Ana.

Logo no início da trama, Manuela se encanta pelo italiano Giuseppe Garibaldi (Thiago Lacerda) que se hospeda na estância de Ana. E, apesar da oposição dos pais da jovem, que desejam vê-la casada com Joaquim (Rodrigo Faro), filho de Bento Gonçalves, os dois se envolvem. Garibaldi, apaixonado, promete se casar com Manuela.

O destino, porém, muda o rumo do casal. Durante uma batalha, Anselmo é atingido ao tentar proteger Bento Gonçalves. E, antes de morrer, pede ao cunhado que case sua filha com Joaquim. Ao saber que sua amada já está prometida a outro homem, Garibaldi parte para a guerra, deixando para trás uma sofrida Manuela.

Na guerra, Garibaldi se envolve com Anita (Giovanna Antonelli), uma mulher casada que, após conhecer e se apaixonar pelo italiano, abandona o marido para juntar-se aos revolucionários. Forte e corajosa, Anita desperta o interesse de Garibaldi, que, aos poucos, se esquece de Manuela.

O vilão da trama é o traiçoeiro Bento Manoel Ribeiro (Luis Melo). Guerreiro habilidoso e exímio estrategista, ele se torna um dos grandes nomes da revolução. Muda de lado de acordo com suas conveniências, sendo fiel apenas ao amor que sente pela mulher de Bento Gonçalves, Caetana, que o rejeita.

A história dá uma reviravolta quando Manuela vai atrás de Garibaldi em Laguna, em meio à guerra. Decidida a ficar perto de seu grande amor, ela passa a ajudar os soldados feridos em combate. Sua presença perturba Garibaldi e desperta o ciúme de Anita, incitando a disputa das duas mulheres pelo italiano. Anita engravida, e é Manuela quem faz o parto da criança. No final, para proteger sua família, Garibaldi vai para o Uruguai com a mulher e o filho.

Depois de inúmeras batalhas e tentativas de acordo, a paz finalmente é assinada e Bento Gonçalves e sua família voltam para casa. Manuela aceita se casar com Joaquim, mas ele desiste ao perceber que a prima ainda ama Garibaldi. A personagem termina a história sozinha.

Trailer:

__________

Minha série nacional favorita, acho. Excelente história, grandes atores, cenas de batalhas muito boas (para Brasil), foi inesquecível.
 
Mais uma mini-série que pra mim tinha uma trama muito boa e todo um clima de suspense com um assassino em série que até lembra os filmes de Alfred Hitchcock, já que o Dias Gomes quando a escreveu até admitiu que se inspirou nele.

Título: As Noivas de Copacabana
Link (Imdb):
http://www.imdb.com/title/tt0177046/
Ano: 1992
Sinopse:

Ambientada em 1989, no Rio de Janeiro, a minissérie tinha como protagonista um assassino em série, Donato Menezes (Miguel Falabella), obcecado por mulheres vestidas de noiva. Morador do bairro de Copacabana, na Zona Sul da cidade, Donato leva uma vida acima de qualquer suspeita. É um conceituado restaurador de obras de arte e noivo da bela Cinara (Patrícia Pillar). Os dois só não se relacionam sexualmente.

-Donato mata suas vítimas seguindo um meticuloso ritual. Seduz as mulheres e as estrangula em pleno ato sexual, sempre quando elas estão vestidas de noiva. Só dessa forma ele consegue atingir o orgasmo.

-A história começa com Donato e Maryrose (Patrícia Novaes) passeando em uma praia deserta, à noite. O clima romântico prossegue até o momento em que a mulher coloca o vestido de noiva e, em meio ao ato de amor, é estrangulada brutalmente.

-As vítimas de Donato são mulheres das mais diversas classes sociais. Marilene (Tássia Camargo) é uma professora suburbana, Kátia de Sá Montese (Christiane Torloni) é uma socialite de Copacabana e Fátima (Ana Beatriz Nogueira) é filha de um pastor protestante. Em comum, elas têm vestidos de noiva.

-O envolvimento de Donato com as vítimas começa a partir de anúncios de vestidos de noivas colocados, por elas, em jornais. Após entrar em contato e chegar até as anunciantes, ele cria um ambiente romântico, adequado ao crime, e as envolve em seu jogo de sedução.

-A semelhança entre os vários crimes intriga a polícia. Todos só podem vir de uma mesma mente doentia. O detetive França (Reginaldo Faria), incumbido de desvendar o caso das noivas assassinadas, segue, então, pistas que possam levar a um serial killer.

-Apesar de seu lado sombrio e obsessivo, Donato vive com sua tia Eulália (Yara Lins), com quem tem uma relação doce e carinhosa. Seu amigo Paulão (Ricardo Petraglia) e sua noiva Cinara – com quem tem relações de camaradagem e afeto – nem sequer imaginam que o rapaz seja um criminoso.

-Só França suspeita de Donato. O detetive, em crise no casamento com Mariana (Zezé Polessa), passa a se relacionar com Leiloca (Branca de Camargo), que vende artesanato no calçadão de Copacabana e lembra uma hippie dos anos 1970. Leiloca é usada como isca para atrair o assassino. A moça anuncia no jornal um vestido de noiva e espera Donato aparecer. A armadilha tem sucesso, e o criminoso é preso e levado a julgamento. Quando o psicopata é confrontado com a lei, seus amigos e familiares defendem sua inocência. Por falta de provas, ele é absolvido.

-O motivo da tara doentia de Donato está ligado a um antigo relacionamento com Helena (Lala Deheinzelin), de quem foi noivo. Às vésperas do casamento, ele descobriu que ela havia se apaixonado por outro. Ele tentou matá-la, enquanto ela experimentava o vestido de noiva, chegando a partir a roupa em pedaços, mas Helena fugiu. Donato, no entanto, prometeu que, um dia, a mataria.

-Em liberdade, Donato, enfim, tem uma noite de amor com Cinara e a pede em casamento. Dias antes da união oficial, Helena sabe da notícia pelo jornal e entra em contato com o detetive França, a fim de evitar que Cinara se case com o assassino e se torne assim mais uma vítima. Ela descobre, assim, toda a verdade. Com a ajuda de Helena e da polícia, a noiva leva Donato para uma armadilha: Helena aparece vestida de noiva na noite de núpcias do casal, e Donato, então, revela sua verdadeira personalidade. Ao tentar matá-la, é preso mais uma vez.

-O assassino é condenado e, após um ano, enviado a um manicômio judiciário por tempo indeterminado. Ao visitar Donato no presídio, Cinara descobre que ele havia fugido. As últimas cenas da minissérie mostram o psicopata com uma caneta circulando um anúncio de jornal e, em seguida, novamente apresentando-se como interessado em comprar um vestido de noiva.

 
Né por nada não, mas eu e Furia estamos brilhando muito nas indicações. Só série e novela roots.
 

Título: O Rei do Gado
Link: Globo - O Rei do Gado
Ano: 1996/97

260px-Novela_O_Rei_do_Gado_1996.JPG


Sinopse: O Rei do Gado mostra o romance do latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a boia-fria Luana (Patrícia Pillar), ambos descendentes de duas famílias de imigrantes italianos rivais, os Mezenga e os Berdinazi, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café, respectivamente. A novela, dividida em duas fases, levantou um debate sobre a luta por posse de terra que ultrapassou o universo ficcional e ganhou repercussão na mídia e na sociedade em geral.


Em 1943, durante o período de decadência do café, a bela Giovanna (Letícia Spiller) vive sob ostensiva vigilância dos pais, Marieta (Eva Wilma) e Giuseppe Berdinazi (Tarcísio Meira). A moça descobre a paixão nos braços de Henrico (Leonardo Brício), filho de Nena (Vera Fischer) e Antônio Mezenga (Antonio Fagundes), inimigos ferrenhos de sua família.

Antônio Mezenga é um homem forte, determinado e sofrido. Teve o pai morto na travessia de navio da Itália para o Brasil, no final do século XIX. Conquistou sua lavoura de café com muito sacrifício e costuma vangloriar-se de suas origens e obstinação dizendo: “Meu pai emprenhô minha mãe debaixo de um pé de oliva, na Itália; e ela me pariu aqui, debaixo de um pé de café.”


Giuseppe Berdinazi, pai de Giovanna, é igualmente passional ao defender seus interesses. Também imigrante italiano e proprietário de uma fazenda de café, vive em guerra declarada com o vizinho Mezenga por causa de uma faixa de terra na divisa das duas fazendas. É um pai severo, porém carinhoso, mas espera que os quatro filhos nutram pelos Mezenga o mesmo ódio que o corrói. Sofre grande desgosto quando Giovanna declara seu amor por Henrico, e aceita o casamento apenas pela promessa de receber o pedaço de terra que disputa há anos. O acordo não é cumprido, e Berdinazi tranca a filha em casa, a sete chaves. O esforço é em vão: Giovanna foge com o marido.

Berdinazi termina seus dias louco, inconformado com a traição da filha e com a morte do filho mais velho, Bruno (Marcello Antony), na Segunda Guerra Mundial, durante a tomada do Monte Castelo, na Itália. Giovanna e Henrico começam uma nova vida longe das famílias e dos cafezais. O primeiro emprego de Henrico é como peão boiadeiro numa pequena fazenda. Aos poucos, o rapaz começa a criar o próprio rebanho, e Giovanna dá à luz um menino.

A segunda fase da novela tem início no final do sétimo capítulo, em 1996, quando o filho de Henrico e Giovanna já é um rico proprietário de terras e de milhares de cabeças de gado. Bruno Berdinazi Mezenga (Antonio Fagundes) – nome que recebeu em homenagem ao tio morto na Segunda Guerra – é conhecido por todos como o “Rei do Gado”. Com as referências do pai, escolheu o sobrenome Mezenga para sua assinatura, deixando de lado o Berdinazi e a história de sua família materna. Ele é um obstinado pelo trabalho, querido por seus amigos e empregados. Embora casado com Léia (Silvia Pfeifer), e pai dos jovens Marcos (Fábio Assunção) e Lia (Lavínia Vlasak), Bruno é um homem solitário, dedicado integralmente aos negócios. Léia, por sua vez, é amante do mau-caráter Ralf (Oscar Magrini), que só está interessado no dinheiro que ela pode lhe dar.

Um personagem fundamental na segunda fase de O Rei do Gado é Geremias Berdinazi (Raul Cortez), irmão de Giovanna. Rico e poderoso, seus negócios estão ligados à cafeicultura e à produção de leite. Apesar de muito bem-sucedido, é um homem cheio de culpa por ter construído seu império traindo a família. Primeiro, uniu-se ao irmão Giácomo Guilherme (Manoel Boucinhas) para roubar as terras da mãe e da irmã. Depois, roubou também o irmão, deixando que ele morresse na pobreza. Arrependido, vive ansioso para encontrar um herdeiro, já que não reconhece Bruno Mezenga como seu sobrinho. Geremias acaba sendo enganado pela impostora Marieta (Gloria Pires), que se faz passar por sua sobrinha, filha de Giácomo. A moça levanta as suspeitas de Judite (Walderez de Barros), fiel e ciumenta criada do fazendeiro, que desconfia que Marieta quer roubar a fortuna do patrão.

O debate sobre posse de terra se amplia na trama quando uma das fazendas de Bruno Mezenga é invadida por um grupo liderado por Regino (Jackson Antunes), um sem-terra contrário à violência e à radicalização do movimento – marcando o tom conciliatório do autor em relação à questão. Regino critica a ocupação de terras produtivas e se opõe à corrupção que envolve a desapropriação de terras por parte do governo. É um idealista, e seu lema na luta pela reforma agrária é “terra, sim; guerra, não”. O personagem vive um dilema com a mulher, Jacira (Ana Beatriz Nogueira), sua brava companheira na marcha. Saudosa da quietude de uma casa onde possa criar o filho com tranquilidade, ela discorda do ideal do marido de querer resolver o problema de todos à sua volta. A discussão ganha a adesão do incorruptível senador Roberto Caxias (Carlos Vereza), político dedicado, defensor dos direitos das minorias. Idealista e responsável, ele passa os fins de semana em Brasília, e não falta a uma sessão no Congresso Nacional. Muito amigo de Bruno, é a ele que o fazendeiro recorre quando suas terras são invadidas. Ao longo da trama, Caxias se envolve na luta pela reforma agrária.


Entre o grupo dos sem-terra está a bela e valente Luana (Patrícia Pillar), a verdadeira sobrinha de Geremias. Sobrevivente de um acidente que matou sua família, Luana desconhece a própria origem. Já no primeiro encontro com Bruno Mezenga, ela desperta o amor do pecuarista, que a emprega em uma de suas fazendas. Tratada com a dignidade e o carinho que nunca teve, Luana se encanta por Bruno, e os dois se envolvem numa forte história de amor. Juntos, ambos passam por duras adversidades, até que Luana engravida e desperta a ira de Léia, que vê ameaçada sua parte na herança do marido.


No final da novela, Luana e Bruno têm um filho, e ela convence o marido a registrar a criança também com o sobrenome Berdinazi. O menino é batizado como Felipe Berdinazi Mezenga. Após muitas brigas e disputas por terras, Bruno e Geremias se reconciliam, em cenas de grande emoção. Geremias reconhece Luana como sobrinha, e as duas famílias se enlaçam, num clima de alegria e pressa de viver a harmonia sempre adiada. Para completar a felicidade, Giuseppe (Emilio Orciollo Netto), sobrinho que Geremias desconhecia, surge no final da trama.

Judite e Geremias terminam juntos, num romance inesperado, pontuado de ternura e cumplicidade. Numa das últimas cenas da novela, ela enche a banheira e se deita sob a espuma, cantarolando Mama bem alto. Ele se aproxima intrigado com tamanha animação e a recrimina. Ela tenta seduzi-lo, puxando-o para dentro da banheira, e ele desabada dentro d’água. Os dois se abraçam, e a câmera vai mostrando as roupas dele sendo jogadas para fora da banheira.

Na última cena, sobre a imagem de milhões de pés de café, lavouras de soja, milho e cana de açúcar, sobe um letreiro que diz: "Deus, quando fez o mundo, não deu terra pra ninguém, porque todos os que aqui nascem são seus filhos. Mas só merece a terra aquele que a faz produzir, para si e para os seus semelhantes. O melhor adubo da terra é o suor daqueles que trabalham nela”. A câmera volta para Bruno Mezenga e Geremias Berdinazi, que aparecem discutindo, em meio a um imenso cafezal, deixando no ar a pergunta: “vai começar tudo de novo?”.

Trailer:

Bônus:

_____________

Pô, melhor trilha sonora da história da TV Brasileira. Até hoje todo mundo lembra dos Mezenga e dos Berdinazi.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo