• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Justiça de SP dá liminar e devolve pontos ao Flamengo e Portuguesa

Status
Fechado para novas mensagens.
Uai, por que um torcedor não pode entrar na justiça para defender o clube?
Afinal o futebol´tem o objetivo de entreter seus torcedores, então eles são os principais prejudicados com tudo que ali acontece.
 
Não sei se isso e sustenta pq o caso do Gama foi exatamente esse, o do torcedor reclamando.

Vale lembrar que no caso Gama foi muito mais dificil a CBF caçar as liminares porque havia forte apoio de políticos inluentes do DF entre eles o Agnelo Queiroz que hoje é o atual governador de lá. Na época que aquilo aconteceu foi bem nos 3 meses que eu morei a trabalho em Brasília e toda a imprensa local estava confiante que o Gama teria êxito e não deu outra.
 
Promotor: "Alguém recebeu dinheiro para prejudicar a Lusa"

O promotor Roberto Senise, que investiga a escalação irregular do meia Héverton, causa do rebaixamento da Portuguesa no Brasileirão 2013 após a perda de quatro pontos no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), disse em entrevista à Rádio Bandeirantes que alguém recebeu vantagem financeira dentro do clube paulista para causar o problema, colocando o jogador em campo mesmo após a suspensão de dois jogos aplicada pela Justiça Desportiva dois dias antes da partida contra o Grêmio.

"Há indícios de que alguém no clube recebeu vantagem e acabou prejudicando a Portuguesa. O que é certo é que o técnico Guto Ferreira não sabia da situação do jogador. Ao que tudo indica, houve problema no meio do caminho, na comunicação do clube", disse o promotor do Ministério Público. "A questão é quem ganhou dinheiro com isso, e alguns indícios apontam para isso. A máfia no futebol não esta restrita apenas ao apito", prosseguiu Senise.

O Ministério Público investiga a quantia que teria sido recebida. "Vamos dizer que os indícios são fortes, provas ainda estão em fase de constituição. É muito esquisito um clube afirmar que não sabia da suspensão de um jogador apenas na última rodada do Campeonato Brasileiro. Tem que analisar com o devido cuidado, é muito estranha a situação", disse o promotor.

Fonte


Como eu não participo das investigações, eu não tenho nada a argumentar contra ou a favor dessa hipótese, apesar de achar que a coisa está estranhíssima desde que começou.

Mas, se for verdade, e se for dentro do clube mesmo, que a Lusa se exploda.
 
Tava lendo isso hoje de manha.
Já suspeitava de algo do tipo, em momentos como esse muita gente pode levar vantagem.
 
Agora é ver quem pagou. Quem se beneficia com isso? Flu, mas outros clubes como até mesmo o Vasco podem tar no meio achando q se beneficiaria, ou outro clube ainda.

Acho q uma coisa é um Zé Ruela na secretaria q ganha salário minimo ter levado uma pra isso. Agora, quem pagou é q vai se fuder. Ou ambos.
 
Mas, se for verdade, e se for dentro do clube mesmo, que a Lusa se exploda.

Ué, então a Lusa é culpada se, por exemplo, o advogado do clube aceitou dinheiro para não repassar a informação?

Nesse caso a ação de um funcionário prejudicou o clube todo, e o clube tem o direito de processar o funcionário em virtude disso. Mas o funcionário não tem a capacidade de reverter o prejuízo do clube (os pontos perdidos), então não sei como fica a situação da Lusa diante disso.

Além disso, quem forneceu o suborno também deve sofrer as devidas penas - e aí talvez a Lusa possa se salvar, se o entendimento for de que o clube que ofereceu a grana deva ser punido com perda de pontos. Mas aí entra novamente a ação e culpa do indivíduo x do clube.

Claro, isso tudo supondo que se prove que realmente ocorreu um suborno.
 
Ué, então a Lusa é culpada se, por exemplo, o advogado do clube aceitou dinheiro para não repassar a informação?

Nesse caso a ação de um funcionário prejudicou o clube todo, e o clube tem o direito de processar o funcionário em virtude disso. Mas o funcionário não tem a capacidade de reverter o prejuízo do clube (os pontos perdidos), então não sei como fica a situação da Lusa diante disso.

Além disso, quem forneceu o suborno também deve sofrer as devidas penas - e aí talvez a Lusa possa se salvar, se o entendimento for de que o clube que ofereceu a grana deva ser punido com perda de pontos. Mas aí entra novamente a ação e culpa do indivíduo x do clube.

Claro, isso tudo supondo que se prove que realmente ocorreu um suborno.

"Mas, se for verdade, e se for dentro do clube mesmo, que a Lusa se exploda."

Acho que não deixei claro, mas dentro da agremiação inclui o advogado, que aliás é contratado da CBF e repassado aos clubes.

Se foi um funcionário do clube, acho que a instituição acaba respondendo pelo erro dele

E claro, quem pagou também é culpado e a investigação deve ser feita.
 
Acho que não deixei claro, mas dentro da agremiação inclui o advogado, que aliás é contratado da CBF e repassado aos clubes.

Eu saquei, por isso que mencionei o próprio advogado como funcionário do clube. Mas eu me referia ao Valdir Rocha, que é o advogado do clube mesmo, e que manteve a comunicação com o Sestário (o contratado pela CBF).

Se foi um funcionário do clube, acho que a instituição acaba respondendo pelo erro dele

No caso do clube que forneceu o suborno, ou seja, que se beneficiaria pela ação do funcionário, ok.
Mas e no caso em que a ação do funcionário prejudicamente unicamente o próprio clube (caso da Lusa)? O clube deve responder pelo próprio prejuízo?

Fazendo um paralelo: é mais ou menos como um caixo do banco que, no final do dia, deixou faltar grana no caixa. A empresa é prejudicada pela falta do dinheiro, mas pode reaver esse valor do funcionário. Mas a questão aqui é um pouco diferente justamente pelo que eu falei antes: "o funcionário não tem a capacidade de reverter o prejuízo do clube (os pontos perdidos), então não sei como fica a situação da Lusa diante disso."
 
Corrigindo, dentro do clube não inclui o Sestário, no que eu quis dizer.

Bom, eu não entendo muito disso, mas acho que quando o funcionário faz uma atitude que acarreta num erro da empresa a própria empresa é punida (afinal, ela tem responsabilidade sobre as ações do funcionário enquanto tal), mas a mesma depois pode acionar o cara e tomar as providências necessárias.
 
Corrigindo, dentro do clube não inclui o Sestário, no que eu quis dizer.

Ah tá. Mas eu já tinha descartado o Sestário como advogado do clube, pq eu me referia somente ao Valdir Rocha. Também não deixei isso muito claro.


Bom, eu não entendo muito disso, mas acho que quando o funcionário faz uma atitude que acarreta num erro da empresa a própria empresa é punida (afinal, ela tem responsabilidade sobre as ações do funcionário enquanto tal), mas a mesma depois pode acionar o cara e tomar as providências necessárias.

Sim, a empresa é responsável pelas ações do funcionário. Mas ela pode processá-lo para reaver o prejuízo causado pela ação dele, como vc mesmo disse. O que complica a coisa nesse caso é que o prejuízo não é monetário (não diretamente), e sim pontos de um campeonato, organizado por uma outra entidade. E aí tenho minhas dúvidas se a CBF seria obrigada a devolver os pontos da Portuguesa, mas imagino que não.

Enfim, Ilídio Lico se pronunciou a respeito: Caso Héverton: presidente da Lusa desconfia de dois funcionários do clube
 
Mas aí o clube não escolhe como seria o ressarcimento.
Objetivamente o prejuizo é financeiro. Mas não dá pra aplicar que um funcionário pequeno ressarça os milhões que a Lusa vai perder. Seria uma punição pra inglês ver.

O promotor tem que colocar às claras essas coisas também, né? É uma acusação séria. Ou se fala por completo ou só se fala depois.
Pois agora sairia totalmente da esfera esportiva e tecnicista sobre a decisão do STJD e vai para uma questão de corrupção.
Ainda acharia estranho se fosse realmente só um funcionário e não envolver a comissão técnica. Pois seria um tiro super no escuro você pagar um funcionário só pra ele omitir uma informação e depois ficar torcendo para por mais pura sorte o Guto resolver colocar em campo um jogador que nem era um reserva estilo 12º jogador.

Se esse promotor realmente tem algo em mãos e não simplesmente tá querendo se promover, os alvos imediatos seriam Flamengo e Fluminense, o Vasco um degrau abaixo.
E aí, comprovado, tem que cair pra quarta divisão. Se for o Flamengo, eu vou pessoalmente enforcar em pra pública nos arcos da Lapa o(s) dirigente(s) que fez essa merda.
 
Sinceramente, no fundo se a CBF/STJD conferissem publicidade ampla e transparência de suas ações iriam dificultar a ação de alguma máfia que seja no futebol. Só não seria do interesse dela se a mesma estiver envolvida. E se sim, cabe o MP cair em cima e acabar com a palhaçada.
 
"Mas, se for verdade, e se for dentro do clube mesmo, que a Lusa se exploda."

Acho que não deixei claro, mas dentro da agremiação inclui o advogado, que aliás é contratado da CBF e repassado aos clubes.

Se foi um funcionário do clube, acho que a instituição acaba respondendo pelo erro dele

E claro, quem pagou também é culpado e a investigação deve ser feita.

A Portuguesa já deveria estar sofrendo uma séria intervenção, pois existe muita coisa lá dentro mal explicada. Uma hora a verdade terá que vir a tona.
 
No aguardo desse desfecho. Quanto mais entram a fundo nesse assunto, parece que mais feio as coisas vão ficando.

Futebol brasileiro cada vez perdendo mais credibilidade.
 
Sinceramente, no fundo se a CBF/STJD conferissem publicidade ampla e transparência de suas ações iriam dificultar a ação de alguma máfia que seja no futebol. Só não seria do interesse dela se a mesma estiver envolvida. E se sim, cabe o MP cair em cima e acabar com a palhaçada.

Acho q é bem por aí. São 2 coisas separadas

1 - A validade da pena do STJD a partir do momento que a pena foi dada antes da publicidade no site da CBF. Se for decidido na justiça que a pena tem efeito após a publicação no site, não importa se a Portuguesa sabia ou não da condenação, ela tem o direito de aguardar a publicação para cumprí-la

2 - Pode se desvendar um esquema de corrupção e manipulação de resultados. Pode ser por um torcedor ricaço que não quer ver seu clube cair ou pode ser por alguém ligado a direção de algum clube. Neste caso o clube deve ser punido exemplarmente, estilo Itália, com rebaixamento pra 3a divisão e já começar o campeonato com menos 20 pontos, etc. Não sei é como esse tipo de punição (por corrupção) é descrita no ordenamento jurídico desportivo, quais são as penas previstas etc, mas espero que deem abertura pra grandes penas como Perda do direito de disputar algumas competições como Copa do Brasil e tudo mais. Rebaixar até no estadual, etc.
 
Uma punição exemplar de rebaixamento até a última divisão como aconteceu a pouco tempo com o Glasgow Rangers na Escócia por algo grave como corrupção seria inédito aqui.

Mas uma coisa é agir exemplarmente num time de baixa expressão como a Portuguesa. Outra seria se fosse num dos 12 grandes, os quais nunca dá pra se afirmar que internamente neles tudo foi sempre limpo e perfeito.
 
Agora é ver quem pagou. Quem se beneficia com isso? Flu, mas outros clubes como até mesmo o Vasco podem tar no meio achando q se beneficiaria, ou outro clube ainda.

A dúvida é também quando houve esse pagamento. Se foi no fim do sábado, véspera do jogo, entra aí mais um interessado: o Flamengo, que já tinha escalado irregularmente o André Santos e seria punido sozinho se a Lusa não cometesse o mesmo "erro".

Com o erro do Flamengo, Flu e/ou Vasco já escapariam vencendo seus jogos (o que o Flu conseguiu e o Vasco não). Só dependiam de si. Quem dependia, nesse caso, de uma outra irregularidade para se safar, era o Flamengo.

Se houve algum suborno para a Lusa escalar o jogador irregular, aposto minhas fichas no Flamengo.
 
Ai estamos falando de suposições. Não acho q há mais chance de ser o Fluminense doq ser o Vasco por exemplo. Flamengo já não sei pq na teoria ele estava salvo do rebaixamento. O Flamengo só percebeu o erro e q poderia ser punido após o jogo de sábado a noite, onde na teoria a notícia do julgamento já deveria ser sabida peloa Lusa se não tivesse nenhum pagamento anterior (e se fosse pra fazer isso antes de sábado era mais fácil o Flamengo simplesmente não escalar o André Santos né).

Não que não tenha como ser, há hipoteses da noticia ter chegado a Lusa mas ainda estar apenas sob ciencia de 1 pessoa e conseguiram segurar. Só acho que é menos provável.

Coritiba, Criciuma e até mesmo o Inter tavam no bolo tb.
 
Profissional da CBF disse que o Brasileirão deste ano pode não ocorrer ou ter mais de 20 clubes por causa de impasse
PUBLICADO EM 28/01/14 - 18h47
DA REDAÇÃO
@Super_FC
A oficialização da “virada de mesa” no futebol brasileiro vai tomando forma na Confederação Brasileira de Futebol. A CBF admite que o que Brasileirão deste ano pode ter mais de 20 clubes ou até ser adiado se não houver uma definição do caso Héverton até o dia 20 de fevereiro, data final para publicação da tabela do torneio, de acordo com o que estabelece o Estatuto do Torcedor.

“Existe um risco no campeonato sim. Se nós não tivermos uma decisão até 20 de fevereiro para por uma pá de cal, nós teremos um problema muito sério. Ou não teremos campeonato ou teremos, com mais clubes. Cada um defende seu direito, isso é bonito, é da democracia, nos resta aguardar. A palavra final será do Poder Judiciário”, disse o advogado da CBF, Carlos Miguel Aidar, em entrevista à rádio Jovem Pan.

O advogado atua em duas frentes: na disputa das liminares contra o rebaixamento da Portuguesa – das três conquistadas pelos torcedores recolocando a equipe paulista na Série A, uma já foi cassada por Aidar – e no inquérito do Ministério Público que investiga o descumprimento do Estatuto do Torcedor na punição da perda de quatro pontos que levou a Portuguesa para a Série B.

“Existe o risco de o campeonato ter problemas. Temos decisões no Rio de Janeiro que obrigam a CBF a dar cumprimento ao julgamento do STJD. Temos decisões, uma delas já cassada e outras em vias de o serem, em São Paulo, que determinam o contrário. Temos o que se chama um conflito”, declarou.

Aidar participa hoje de uma audiência para definir se a CBF aceita um Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo MP, o que significa, na prática, a devolução dos pontos à Portuguesa. O promotor Roberto Senise Lisboa, responsável pelo inquérito, promete abrir uma ação civil pública caso a entidade não aceite o termo. “O promotor Senise exagera no enfoque. Não é necessário, ao meu ver, uma ação civil pública. Eu levarei o presidente (da CBF, José Maria) Marin para depor no Ministério Público para explicar essas questões”, disse o advogado à rádio. A presença de Marin na audiência do MP, no entanto, não havia sido confirmada até o início da noite de ontem.

Aidar rebateu ainda o argumento da Lusa de que não foi noticiada da decisão do STJD. “O que não podemos confundir é o conhecimento do resultado com a sua publicidade. A intimação deu-se no ato do julgamento, o advogado que representou a Portuguesa no ato do julgamento ouviu a proclamação do resultado. Ali, o clube estava ciente da pena”. Sobre a suspeita de corrupção, ele não acredita que isso tenha ocorrido.

Fonte: http://www.otempo.com.br/superfc/virada-de-mesa-mais-perto-1.780245
 
Pelo menos sabemos que 20 de Fevereiro é a data decisiva e não precisamos esperar tanto pra saber qual será o desfecho final do próximo campeonato.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo