1. Visitante, concluímos no último sábado (05/out) a migração do Fórum Valinor. É um sistema novo, com muitas novidades e diferenças. Por favor, em caso de dúvidas ou problemas, utilize este fórum: Valinor - Migração (Dúvidas / Problemas / Etc)

Lista de Discussão por E-mail Valinor

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Deriel, 25 Ago 2006.

  1.  
    Deriel

    Deriel Administrador

    Lista Valinor

    A Lista de Discussão Valinor, por incrível que pareça, é mais velha que a própria Valinor. Ela foi criada pelo Deriel cerca de um mês após criação da Calaquendi em março de 2000 e funciona até hoje.

    Para quem ainda não sabe, uma lista de discussão é uma forma prática e muito interessante de debater temas diversos. Uma vez dentro do grupo, o usuário receberá e-mails sobre o tema em questão e, ao respondê-los, todas as pessoas cadastradas na listas recebem sua resposta. O usuário ainda tem a opção de entrar na página da lista para debater, caso não queira receber mensagens em seu e-mail.

    Uma das partes mais 'Zen' da Valinor sempre foi a Lista, lá poucas brigas acontecem, e quando os ânimos se exaltam, logo a situação é contornada pelos moderadores. E é importante ressaltar que os moderadores, antes de qualquer outra coisa, são usuários comuns, que discutem como qualquer outro.

    Quando o primeiro filme de Peter Jackson foi lançado, havia um gigantesco número de fãs querendo discutir a obra adaptada para a sétima arte, enquanto outros não toleravam de forma alguma que discutissem filmes na Lista. Foi por esse impasse que se dividiu a Lista Valinor em duas: Obras (para se discutir apenas os livros e a obra escrita deixada por Tolkien) e Filmes (para discutir as adaptações para o cinema e opinar de todas as formas sobre elas).

    As listas tiveram seu público, gerando amizades e ótimas discussões. A turminha do Filmes era particularmente animada, muitas histórias divertidas podem ser contadas, como a do Ancalagon - o maior purista anti-filmes que já passou pela Valinor. Ele simplesmente repudiava a idéia de haver adaptações cinematográficas de O Senhor dos Anéis e vivia na lista Filmes, criticando tudo. Era ele contra uma legião de fãs de PJ.

    Ambas viveram momentos bons como este, mas também passaram por problemas: após o fim do último filme, o movimento começava a diminuir constantemente (apesar de uma turma fiel jamais ter abandonado a Filmes), surgiu então uma questão que chateou muitos dos cinéfilos da Valinor: uma lista sobre filmes, sem ter mais filmes, não se justificava.

    Tardou muito pouco para que as duas listas fossem unificadas novamente na Lista de Discussão Valinor.

    E como eu em cadastro?

    Muito simples. Você pode se cadastrar direto pela página da lista ou, pode também, enviar um e-mail para valinor_br-subscribe@yahoogrupos.com.br .

    No 1º caso, basta você clicar em "Entrar nesse grupo" e seguir o cadastro; no 2º caso você receberá um e-mail de confirmação e PRONTO! Você estará conosco. :cerva:

    Qual a diferença do Fórum para a Lista?

    Ambos têm os mesmos objetivos: divulgar, debater e enturmar. Na Lista as discussões costumam ter um tom mais "zen", os e-mails permitem que você possa ter mais tempo para selecionar trechos e/ou argumentos em defesa (ou ataque!) a uma tese, além do fato que na Lista ocorre a velha história do "uma coisa leva a outra". A vantagem é que na Lista você já pode criar uma outra discussão simultânea, afinal TODOS os que estão cadastrados estarão inteirados sobre o assunto.
  2.  
    Bel

    Bel Moderador

    nossa... eu já fiz parte dessa lista...
    entrei mais ou menos uma semana antes da entrega do Oscar de 2002, quando A Sociedade do Anel tava concorrendo, qual não foi minha surpresa quando fui verificar meu e-mail algumas semanas depois e me deparei com mais de 900 mensagens não-lidas :ahn?:
    fiquei traumatizada depois disso... :lol:
  3.  
    Alanië

    Alanië Usuário

    Bom, eu já não posso reclamar porque foi mais por causa da lista que eu comecei a frequentar mais o fórum (mas também ficava assustada com a quantidade de e-mails que chegava, viu Isabel?).

    Como o Deriel disse, o pessoal é mais sossegado, não tem tantas discussões ferradas, é mais "zen" mesmo. Acho que foi por isso que me simpatizei com ela e estou até hoje, embora eu tenha ficado também um tempo sem entrar, por falta de tempo e computador.

    Mas, enfim, a lista é pra quem não tem tempo pra entrar no fórum mas quer discutir alguma coisa mesmo assim.

    Ahh, outra coisa: encontrei meu Saitor (Ramalokion) na lista....cara mto legal!

    Cuio vae!
  4.  
    lothlin

    lothlin Usuário

    nossa eu lembro dessa época lembro... lembro tambem que yahoo tinha bem menos espaço... na época era bem mais dificil ser um membro mas agora ta bem menos dificil de acompanhar...
  5.  
    Tek

    Tek I'm the only daughter that daddy is proud of!

    Era bem assim msm.... Eu participava da Filmes e meu primo da Obras. A primeira era super agitada, enquanto a segunda era tranquila.
    Hj tah tranquila! Vale a pena entrar, eh bem legal!
  6.  
    Kainof

    Kainof Areté

    Depois que eu falei bobagem e levei umas bordoadas da Lasgalen, nunca mais falei nada. Fico só lendo quietinho...:D
  7.  
    Lasgalen

    Lasgalen Usuário

    Não me venha com essa que eu nunca dei bordoada em ninguém... pelo contrário, EU é que servia de verdadeiro saco de pancadas : Las contra o resto do mundo. :briga:

    Mas eu confesso que fiquei curiosa.. que bobagem TÃO foi essa que provocou minha ira? 8-O

    Enfim, a Lista está agonizando há meses... e é realmente uma pena. :osigh:
  8.  
    Deriel

    Deriel Administrador

    É uma conseqüência natural (infelizmente) de uma migração para outras formas de interação. Aconteceu com o gopher, com os newsgroup e com as listas. O pessoal acaba migrando para coisas mais web como fóruns e Orkut :| Acredito ser um processo praticamente irreversível.
  9.  
    Kainof

    Kainof Areté

    Já conversamos por MP, mas só pra explicar, eu disse que achava que tinha lido que Gandalf disse pro Frodo (aff!) que Glaurung poderia destruir o Um com uma baforada. Na verdade foi um engano, como constatei depois.

    Não foi ira, mas sarcasmo como tu mesma disse.

    Sem treta.:cerva:

    Tomara que não. Por e-mail é legal de fazer debates. E listas são muito boas.
  10.  
    Lasgalen

    Lasgalen Usuário

    Não... eu disse " ironia". VC entendeu como sarcasmo! mas agora que já sabemos que foi tudo um grande mal entendido, é hora de comemorar a maioridade civil! :cerva: :cerva: :cerva:

    Mas,

    eu também acredito que o fim das listas é um processo irreversível... :( é o caminho natural para outros meios de interação, mais ágeis e efetivos, como o Deriel bem disse. Contudo, não é caso para lamentar ( embora eu lamente, mais por nostalgia que por desejo de voltar à Lista). Felizmente temos outros canais à nossa disposição. :pula:
  11.  
    Alanië

    Alanië Usuário

    Pessoal, sinto que a Lista Valinor está empoeirada demais! Vamos por as luvas e entrar com "a mão na massa"?

    A Lista Valinor é o meio mais prático de discutir assuntos Tolkien-based, mas sem precisar se logar no fórum. Sei muito bem disso porque foi pelos contatos dela que consegui meu Saitor, o Sr. Ramalokion.

    Por isso, não se acanhem! Cadastrem-se e recebam as respostas no seu e-mail, na maior tranquilidade! :joinha:
  12.  
    Tek

    Tek I'm the only daughter that daddy is proud of!

    Obrigada pela propaganda, Alanië! Eu sempre tento puxar assunto por lá, mas o povo não me dá muita bola.

    Juliana Baggins -> carente? Não! Só fazendo drama:dancinha:
  13.  
    Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Ok, estou providenciando uma certa agitada na Lista. Vcs vão ver só...
  14.  
    Marco

    Marco may the force be with... wait

    Putz eu não dava conta dos emails da minha lista da facul que tinha cinquenta alunos, sem chance de participar de uma lista Tolkien com zolhões de integrantes... ainda prefiro o fórum!:dente:
  15.  
    Alanië

    Alanië Usuário

    Se bem que não há mtas pessoas que são cadastradas na lista, Uplúk. E se vc tiver um email do Gmail, fica mais fácil de acompanhar pq ele agrupa as mensagens numa só.

    Mas não se espante se um dia vc abrir seu email e ver algumas milhares de mensagens da lista. :dente:
  16.  
    Tek

    Tek I'm the only daughter that daddy is proud of!

    Na época dos filmes, era um absurdo! Pelo menos 30 e-mails por dia. Por isso, eu saía e entrava sempre.... Coitados do Duque e da Las ^^
    Mas, hoje, está calma.
  17.  
    Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Ainda tenho mais de 3000 mensagens à espera de serem lidas no meu enderço do Gmail antigo. :lol:
  18.  
    Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    A verdade é que a Lista anda muito calma. Espero ter ume média de 5 e-mails por dia...a cho que dá pra levar assim.

    Além de poucos PARTICIPANTES, tem muita coisa que já foi discutida... embora a chegada de sangue novo sempre seja bem vinda.

    Eu aconselho a fazer um teste de 10 dias.
  19.  
    Tek

    Tek I'm the only daughter that daddy is proud of!

    Bem, Rama, sabe que se precisar de ajuda, estou aqui.
  20.  
    Kainof

    Kainof Areté

    Acabei de configurar para receber e-mails individuais da Lista! :cerva:

    Não que a minha adição lá seja alguma coisa :dente:, mas...
    Mas só 15 mensagens em todo o mês de junho? Uau...

Compartilhar