• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Morre aos 66 anos o narrador Luciano do Valle

sábado, 19 de abril de 2014 - 16h55 Atualizado em sábado, 19 de abril de 2014 - 20h15
Morre aos 66 anos o narrador Luciano do Valle
Locutor teve morte súbita durante voo de São Paulo para Uberlândia; ainda não se sabe as causas
Da Redação esportes@band.com.br


O narrador Luciano do Valle, 66 anos, morreu neste sábado. Ele passou mal durante uma viagem de avião para Uberlândia, onde narraria Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão. Luciano, que viajava de São Paulo, foi socorrido no aeroporto da cidade mineira pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Santa Genoveva, onde às 16h15 teve a morte confirmada. Ainda não se sabe as causas.

Segundo informações do médico cardiologista Roberto Botelho, que estava no voo e prestou os primeiros socorros, Luciano sofreu uma morte súbita. "O Luciano não sofreu. O que ele apresentou é chamada de morte súbita, ela acontece menos de uma hora quando começam os sintomas", informou.

"As hipóteses vão de interdição de aorta, a um infarto e isso só será definido após necropsia. Ele não sofreu e teve o atendimento que precisava. Sou solidário ao time Band", completou.

Luciano se preparava para narrar sua décima Copa do Mundo e acreditava em mais um título da seleção brasileira. Otimista por natureza, confiava que tudo daria certo no Mundial do Brasil e acreditava em uma evolução do país depois de receber o maior evento do futebol.

Também não pensava em aposentadoria. Em 2012, chegou a se afastar das suas funções devido a um problema de saúde, mas se dizia entusiasmado com os próximos eventos esportivos do Brasil.


A carreira

Luciano começou a carreira em 1963, com apenas 16 anos, como locutor da Rádio Brasil, de Campinas. Mudou-se para São Paulo quatro anos depois para trabalhar na Rádio Gazeta.

Ganhou destaque nacional em 1971, quando passou a narrar na Globo onde ficou por 11 anos. Além do futebol, narrou as conquistar de Emerson Fittipaldi na Indy, cobriu os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. Dois anos mais tarde, com a saída de Geraldo José, tornou-se o principal locutor da Globo.

Deixou a emissora em 1982, teve passagem rápida pela Record e em 1983 começou sua trajetória na Band. Foi responsável pela criação do “Show do Esporte”.

Luciano era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Transformou a emissora em Canal do Esporte. Além de se especializar na narração do futebol, foi um dos principais divulgadores dos esportes olímpicos. Narrou boxe, onde lançou Maguila. Também foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80. Sua importância foi tão grande que ganhou o apelido de Luciano do Vôlei. No basquete, deu apelido de Magic Paula e Rainha Hortência, quando o time feminino conquistou o Mundial no início dos anos 90.

Apresentou ao Brasil a Fórmula Indy e também foi técnico e criador da Seleção Brasileira Masters de Futebol, que contava com ídolos e amigos como Rivelino, Edu e Dario.

Luciano do Valle completou em 2013 50 anos de carreira.


Fonte

--------------------------------------------------------------------------------

Vou ser sincero, por muito tempo não morria de amores por ele, achava ele um tanto politiqueiro e puxa-saco. Mas era um narrador sensacional, de voz inconfundível e estilo único. Depois fui entendendo melhor o que ele fez pela televisão e pelo esporte brasileiro (graças a ele, por exemplo, temos NBA e NFL na TV desde os anos 90, além do vôlei brasileiro e do Maguila).
Certamente vai deixar saudades. Descanse em paz.
 
Última edição:
Apesar de que ele estava numa fase decadente da carreira e ter seus defeitos e exageros como qualquer um, se tem uma coisa que eu reconheço e que é o grande diferencial do Luciano do Valle foi a iniciativa e coragem que teve pra tentar coisas novas na TV e começar a mudar a cultura monoesportiva do Brasil muito apegada ao futebol até então e mais do que isso conseguir ampliar o espaço das transmissões esportivas na TV numa época que não havia tv por assinatura e o Show do Esporte da Band cuja pauta ele colaborou muito durante um bom tempo reinou como a maior sequência de transmissões ininterruptas de esporte.

O vôlei por exemplo deve muito a ele, pois sempre procurou incentivar as transmissões e acreditava no potencial do atleta brasileiro em um dia conseguir ser vencedor e assim foi aos poucos atraindo visibilidade e patrocínio numa época que ninguém dava nada por esse esporte e nunca esqueço da primeira mesa redonda exclusiva de volêi que ele criou durante o mundial da Grécia em 94.

Outra aposta foi acreditar que a geração de basquete feminino comandada por Paula e Hortência fosse vencedora e ele narrou muito bem a conquista do mundial.

E fora isso teve várias outras modalidades (inclusive até partidas de sinuca do mito Rui Chapéu) que ele conseguiu narrar bem e mostrando que tem conhecimento de causa em ser capaz de atuar em várias frentes, coisa que um certo narrador metido a besta da Globo que se acha o melhor do mundo até hoje não é capaz de fazer.

Enfim, descanse em paz e muito obrigado pelas grandes narrações em modalidades que só fui me interessar graças a iniciativa dele.
 
Última edição:
Grande perda!
Um cara que defendia a despolarização do futebol e brigava para divulgar os esportes menos populares.
Isso mostra que nem tudo se resumia a negócios para ele.
 
Oliveira Andrade é o novo narrador esportivo da Band



Oliveira Andrade é o novo narrador esportivo da Bandeirantes. Foi tudo definido nas últimas horas.

Trata-se de algo que começa a valer imediatamente, já a partir dessas próximas rodadas do campeonato brasileiro. Oliveira irá dividir os trabalhos com Téo José e Nivaldo Prieto. Uma escolha bastante feliz.

O Oliveira já irá estrear na Band aberta neste domingo, com a transmissão de Corinthians e Flamengo para o Rio e outras emissoras da rede, jogo no Pacaembu.

Vai trabalhar com o Edmundo nos comentários. É bem provável também que o narrador Carlos Fernando, o Cacá, a partir de agora assuma a condição de titular no BandSports.

Oliveira passou parte desta quinta-feira na Bandeirantes, inclusive experimentando as roupas que irá vestir na transmissão de domingo. Sobre este seu retorno ao canal aberto, ele apenas lamenta que isto aconteça num momento tão triste com a morte do Luciano, mas ressalva:

"Ao lado de grande companheiros, como são os casos do Téo e Prieto, faremos de tudo para cobrir esta lacuna e dedicar o melhor dos nossos trabalhos ao Luciano. É, com toda certeza, o que ele iria esperar de todos nós", disse à coluna.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fiquei feliz com a escolha que a Band fez. Na realidade ele já estava atuando, só que no canal pago Band Sports, além de paralelamente trabalhar na parte da manhã Jovem Pam AM :mrgreen:

Primeiro que com a lacuna do Luciano, a Band não podia ficar apenas com Téo José e Nivaldo Prieto. Precisava ter um nome com bastante bagagem e experiência e com todo respeito aos dois o Oliveira Andrade tem bem mais que eles juntos.

Durante o tempo que o Oliveira Andrade esteve na Globo lá ele sempre foi o meu preferido. Já narrou vários jogos importantes de Copa do Mundo, Libertadores e finais de campeonato brasileiro.

No meu ranking pessoal de todos os narradores que trabalham ou trabalharam na tv que eu pude acompanhar eu coloco Luciano do Valle em primeiro e Oliveira Andrade em segundo.

Então desejo boa sorte ao meu narrador preferido em atividade a partir de agora.
 
Foi uma boa escolha. Senti que estavam começando a pesar em cima do Téo José para ser o frontman da Band, e não é por aí, ele não foi preparado para isso como o Cléber Machado vem sendo preparado há anos para assumir o lugar do Galvão Bueno na Globo. É importante colocar um nome experiente.

Sobre os narradores de TV, os cinco melhores que eu acho de todos, sem ordem definida: Galvão Bueno, Luciano do Valle, Sílvio Luiz, Milton Leite e o "Amigão" Paulo Soares. Mas acho muito bons também Oliveira Andrade, Cléber Machado, Luiz Roberto, Everaldo Marques, Cledir Oliveira, Téo José, Paulo Andrade e Rogério Vaughan.

Tá, eu sei que sou paga-pau da ESPN, mas whatever. :lol:
 
Completando o meu top 10 de todos que vi atuando na TV, onde há o (*) significa aqueles que já partiram.

1° Luciano do Valle (*)
2° Oliveira Andrade
3° Sílvio Luiz
4° Marco Antônio Mattos (*)
5° Osmar Santos
6° Milton Leite
7° Alexandre Santos
8° Paulo Soares
9° Cléber Machado
10° Eduardo Vaz
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000° - Galvão Bueno :lol:
 
Gosto muito de um narrador da fox sports meio gordinho que não sei o nome.
Gosto também da maioria dos narradores da ESPN, prefiro os narradores que são mais tranquilos e gritam somente e não muito na hora do gol!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo