• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mozilla planeja smartphone de US$25

Fëanor

Fnord
Usuário Premium
A Fundação Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox e do sistema para celulares Firefox OS, disse que está trabalhando com fabricantes para lançar smartphones desbloqueados com preços a partir de US$ 25 (cerca de R$ 58 em valores atuais).

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24), durante a Mobile World Congress, em Barcelona.

A empresa de software livre fez parceria com a designer de chips chinesa Spreadtrum para criar um desenho de referência de smartphone que possibilite o preço mais baixo. O modelo, segundo a Mozilla, foi concebido para trabalhar com o Firefox OS.

A intenção é atingir países emergentes, onde há demanda para aparelhos de baixo custo e cujos mercados ainda não estão polarizados entre Android e iPhone.

"Nós estamos trabalhando com ele [os fabricantes] para romper a barreira dos US$ 50, o que é difícil"; disse ao site CNET o diretor de tecnologia da Mozilla Brendan Eich. "Isso será para um conjunto de canais de vendas que não envolvem operadoras"

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/02/1417091-fundacao-mozilla-planeja-smartphone-de-us-25.shtml

----

Se conseguirem de fato atingir esse preço, vão potencializar um bom incremento no uso da internet móvel. É um passo. Mas ainda há de pensar nos custos relativamente altos desses serviços nos países emergentes.
 
Jah existe algum celular no mercado com o Firefox OS? Fiquei curioso, nunca tinha ouvido falar.

Interessante a proposta e ambiciosa - me parece surreal smartphones sendo vendidos a esse preco.
 
É ótimo ver divulgação do Firefox OS, uma alternativa necessária agora que o Android anda cada vez mais fechado e "maligno" -- os componentes Open Source são cada vez menores e menos influentes perante os componentes proprietários do Google, é cada vez mais difícil portar um Cianogen ou Replicant. Como usuários, estamos perdendo cada vez mais controle sobre o dispositivo.

Jah existe algum celular no mercado com o Firefox OS? Fiquei curioso, nunca tinha ouvido falar.

Tem alguns (1, 2), mas as configurações deles são desanimadoras -- embora seja ótimo que ele rode com pouca memória e CPU, enquanto o Android anda cada vez mais fominha. Para quem tem coragem e um telefone compatível, há umas instruções de como instalá-lo sob risco de brickar o celular. Parece que essas versões de desenvolvimento só estão disponíveis para telefones mais recentes e com mais recursos. O meu Android tem uma configuração superior a esses telefones que vem com ele pré-instalado, mas inferior à necessária para instalar as versões distribuídas independentemente: eu teria que portá-lo. E, na real, sou pão-duro e não gosto da ideia de gastar dinheiro demais num smartphone que pode ser roubado na próxima esquina.

Interessante a proposta e ambiciosa - me parece surreal smartphones sendo vendidos a esse preco.
Na verdade, acho plenamente possível em países com uma estrutura tributária civilizada. Lembrando que esses não são telefones topo de linha, mas equipamentos tão ou mais limitados quanto esses que citei, destinados à inclusão digital. Um concorrente à altura de um Nexus ou iPhone atual sairia bem mais caro!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo