• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nomes de personagens

Saramago q é mestre em nomear personagens.Exatamente pq ele não os nomeia..Essas abordagens estranhas de nomes de personagens são muito interessantes ...em "Ensaio Sobre A Cegueira" ,por exemplo,os personagens são identificados por suas ações,vestuário ou relação com outros.O efeito narrativo disso é real e impressionante.Leva vc a generalizar o q o autor diz.Ao invés de se relacionar com os personagens,vc passa a dar um olhar mais próximo ao q eles fazem e sofrem durante o livro e é isso q verdadeiramente os constrói.....muito foda.
 
Coiote disse:
Saramago q é mestre em nomear personagens.Exatamente pq ele não os nomeia..Essas abordagens estranhas de nomes de personagens são muito interessantes ...em "Ensaio Sobre A Cegueira" ,por exemplo,os personagens são identificados por suas ações,vestuário ou relação com outros.O efeito narrativo disso é real e impressionante.Leva vc a generalizar o q o autor diz.Ao invés de se relacionar com os personagens,vc passa a dar um olhar mais próximo ao q eles fazem e sofrem durante o livro e é isso q verdadeiramente os constrói.....muito foda.

Todos os Nomes é bem interessante nesse sentido, pq, apesar do título do livro, o único nome que aparece realmente é o do personagem principal, José.
 
Amanditas disse:
se for pensar em Rei Arthur, Guinever tb é bem excentrico...

Nem me atrevo a tentar escrever como o nome aparece nas Brumas de Avalon...


Falando nisso, aliás, eu realmente gosto de Gawaine e Mordred (vai lá saber porque...) :D
 
Existem varios nomes legais :

* Artemis Fowl
* Nicolai Hel ( Livro Shubumi )
* Cantarzo ( de André Vianco )
* Bors ( Cronicas de Arthur )
* Tewdric ( Cronicas de Arthur )
 
Nossa, todos os de Tolkien são ótimos.
Pensando bem agora... Nem ligo muito para nomes de personagens, a personalidade deles é o que mais me importa :mrgreen: afinal, acabo me lembrando deles depois só pela personalidade deles mesmo, fico sempre perguntando "qual era o nome daquele fulano do livro tal tal e tal que era assim, assim, assado?" :lol:
 
Pegando nomes com significado, escolho Moimeichego, de um conto de Guimarães Rosa.

Moi = 'eu' em francês
me = 'eu' em inglês
ich = 'eu' em alemão
ego = 'eu' em latim

:lol:
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Vanagristiel disse:
To lendo um livro cheio dos nomes interessantes!!! Eis alguns: Tlepólemo, Íficlo, Dardânida, Agamémnone, Deífobo, Hipsénor, Cleóbulo, Amisodaro, Terpsícore, Pátroclo.... preciso citar mais algum???
O livro? A Ilíada de Homero... o livro é doido... e os nomes dos personagens então... hahahahah nossa!!!
isso pra mim é grego!:lol:
Vai ver para eles não eram nomes estranhos...

Agora, Ctesifonte, Nabucondonosor e Nabopolasar são nomes lindíssimos, de um livro de história antiga... tem também Nabarzanes, Nefertiti, Tamerlão...
 
Bom, como Menta Bolseiro já disse, todos os de Tolkien são ótimos!!
E a maior parte dos meus preferidos são de Tolkien mesmo!
Mas mudando para outros lados, também existem muitos nomes criativos e realmente lindos
Gosto de Guinevere, Odysseus, Hamlet e de nomes do antigo Egito, como: Cleópatra, Nefertiti, Hórus, Ramsés...
Em um livro sobre o Egito que eu tenho, tem uns nomes bem 'estranhos' e 'diferentes' também, de faraós, como Hetepsekhemui, Nebré, Ninetjer, Khasekhemui,Chechonk e outros
=]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo