• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novo vídeo mostra Benedict Cumberbatch no processo de recriação de Smaug

Administração Valinor

Administrador
Colaborador


A Weta Digital, empresa de copropriedade de Peter Jackson e responsável pelos efeitos digitais das trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit, divulgou um curto vídeo de bastidores (exclusivamente via The Hollywood Reporter) em que podemos ver rapidamente o trabalho do inglês Benedict Cumberbatch na captura de movimentos para recriar o Dragão Smaug.

Apesar de ser um trabalho muito próximo do feito por Andy Serkis, o procedimento exigiu de Cumberbatch movimentos e ações complexas, já que ao contrário de Gollum, um personagem humanoide, Smaug é um enorme réptil com asas e calda. Confira!


O Hobbit: A Desolação de Smaug disputa o Oscar 2014 na categoria técnica Efeitos Visuais, além de Edição de Som e Mixagem de Som.

Continuar lendo...
 
Vale pensar sobre as variações dos caminhos usados para inspirar os diretores quando fazem filmes de dragões.

Lembro que quando o Hayao Miyazaki foi se inspirar para fazer o dragão do filme "A Viagem de Chihiro" o diretor determinou que uma das tarefas da equipe de produção seria a de visitar uma clínica veterinária. No filme, as cenas da boca do dragão "Haku" tinham sido inspiradas a partir da experiência que os produtores obtiveram ao colocar as mãos dentro da boca em um cão grande, com todos os ruídos de líquidos, dentes e pregas de pele no momento do exercício dos músculos.

Enquanto nesse filme, segundo o vídeo, o dragão parece ter sido moldado de acordo com a experiência do artista que faz a voz (nos moldes do Gollum) e técnica que ele usou foi a de pronunciar as falas ao mesmo tempo em que procura se comportar, assumindo uma postura corporal, com os trejeitos de um crocodilo (barriga totalmente em contato com o solo).

O que é uma tarefa complexa principalmente se os movimentos reais do dragão recaírem apenas em cima do artista ao invés de dividir a experiência com os outros membros da produção.

Se eu fosse fazer uma comparação eu diria que a equipe de produção de SdA parecia um pouco mais integrada ao esforço do artista que a de O Hobbit, apesar de que nesse filme também existe muita dedicação e atenção a detalhes importantes como o trecho que fala das escamas individuais ou dos movimentos da cara do monstro. Apenas que ocasionalmente o controle da criatura escapa porque a inspiração nessa trilogia parece ser menos orgânica do que em SdA (algumas diferenças no efeito aplicado na voz do dublador também são um sinal de que eles optaram por elementos sintéticos).

Talvez tenha a ver com o que o homem do vídeo fala de "efeito dramático". Dependendo do que uma equipe considera como "efeito dramático" pode dar certo ou errado. Interessante que enquanto a cena do dragão parece funcionar ao conseguir vários fãs as cenas das minas nas montanhas apresenta um resultado mais questionável em cima de um objetivo parecido (provocar "efeito" na platéia).
 
Sensacional o vídeo. Realmente o trabalho envolvendo a produção de Smaug é fantástico - e não é a toa que a Weta vai lançar um livro só sobre o dragão.

Quanto mais eu vejo as cenas do filme, mais eu acho Smaug visualmente incrível. Por outro lado, eu também acho ele cada vez menos inteligente do que deveria. O que é uma pena, já que, como é dito no vídeo, ele realmente deveria ser o "ultimate dragon".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo