• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias O Belas Artes renasceu; no meu bairro, o cinema nasce quando?

Bruce Torres

Let's be alone together.
Por Blog
23/07/14 14:26
Ser cinéfilo e morar na periferia é uma combinação que requer muita disposição e amor à sétima arte. No último sábado (19), eu era mais uma entre os mais de 2.000 espectadores que aguardavam o triunfal retorno do Belas Artes, na Consolação. Aproveitei e fiz questão de assistir ao saudoso filme Medos Privados em Lugares Públicos, do diretor Alain Resnais, no horário das 22h.

Fim de sessão, volto pra minha casa em Taipas, na zona norte de São Paulo. Já era 0h10, mas consigo pegar o metrô na Paulista. Faço baldeação, pego a linha 3-vermelha, desço na estação Marechal. De lá, tomo um ônibus rumo à Lapa. Da Lapa, até Pirituba. E, no terminal, vejo que o meu coletivo só volta a passar 5h45.

Por sorte, encontro um taxista que, diferente dos demais que consideram o meu bairro “longe demais” ou “perigoso”, não recusa a corrida e me deixa em casa. Finalmente chego, por volta de 1h40.

Mais uma noite como outra qualquer. Para acompanhar a exibição de mostras ou festivais de cinema “cult”, preciso partir do extremo noroeste rumo à Vila Mariana, Jardins, Belém ou Pinheiros, regiões nobres da cidade, em trajetos de 2h, em média.

Em tese, não há cinema no meu bairro. Segundo o portal da Rede Nossa São Paulo, as regiões de Jaraguá, Perus, Cachoeirinha e Brasilândia não possuem, desde 2006, (ano de início das pesquisas) nenhum equipamento do tipo, enquanto Sé, Pinheiros e Vila Mariana têm, juntas, mais de 35%.


Fachada do Caixas Belas Artes, reaberto no último sábado (19)

Contudo, na prática, temos cinema sim. O CEU Perus, por exemplo, conta com uma boa sala de projeção, mas a última mostra que tivemos notícia ocorreu em fevereiro. Quase seis meses atrás.

Já na Cachoeirinha, também na zona norte, temos o Centro Cultural da Juventude (CCJ), que, pela primeira vez, exibirá parte do Festival de Cinema Latino Americano. O evento começa amanhã (24).

É um cenário otimista em relação ao ano passado. Na época, assisti a exibição de um documentário em uma TV de 42 polegadas, acompanhada de cinco pessoas.

No mais, conto com o “cinema de shopping” na Lapa – e, em cartaz, blockbusters, filmes de ação, de super heróis ou besteróis americanos. A iniciativa privada, pelo visto, considera que o jovem da periferia só gosta de filmes do gênero.

A impressão é que vivemos num círculo vicioso. Enquanto a iniciativa pública ou privada não se dispõe a fomentar os já existentes equipamentos com exibição de mostras e com frequência regular, nunca teremos uma boa concentração de apaixonados pelo (bom) cinema em nossos bairros.

Enquanto isso não ocorre, podemos nos cruzar nos cinemas da zona sul. No último caso, você pode me acompanhar no trajeto para casa e podemos comentar sobre o filme assistido.

Jéssica Costa, 23, é correspondente de Taipas
@eujessicacosta
jessicacosta.mural@gmail.com

Fonte:
http://mural.blogfolha.uol.com.br/2...renasceu-no-meu-bairro-o-cinema-nasce-quando/
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É como quando meu pai me pergunta porque que eu não vou nos cinemas perto de casa, e eu respondo que 1) só tem dublado, e 2) só tem filmes nos quais eu não tenho o menor interesse. Filmes de arte, infelizmente, ainda são artigos de luxo.
 
Pra mim também é assim.
São Paulo é grande e tem várias opções culturais, mas...
ao mesmo tempo, São Paulo é grande e quem mora na periferia tem que fazer essa viagem (como a moça escreveu) quando quer algo de determinada qualidade, já que esse tipo de coisa se restringe aos bairros considerados "nobres". =/
 
Foi maravilhoso saber que um cinema desse porte e qualidade ter voltado a ativa, mas triste ser uma realidade distante pra muita gente.

Assim como acontece com os teatros os quais frequento no mínimo 15 vezes mais do que os cinemas, descentralizar os grandes pólos culturais da cidade de São Paulo que estão concentrados mais na região central ainda é uma barreira difícil de ser vencida.

Só resta torcer pra um dia aparecer um(a) prefeito(a) mais comprometido(a) com isso até termos um dia por exemplo uma Virada Cultural totalmente esparramada em todos os extremos da cidade. Quem sabe um dia cheguemos lá.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo