• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Brasil está concentrando ou desconcentrando sua renda?

Ranza

Macaco
Ultimamente tenho lido bastante sobre como o número de milionários e bilionários tem crescido no país, e isso me fez questionar se o país realmente caminha para uma menor concentração de renda, diminuindo a diferença social, ou se ele está apenas fazendo a curva se deslocar e mantendo a diferença social, só que num nível mais elevado (o país deixa de ter miseráveis, mas a diferença de quem ta la em cima pra quem ta la em baixo continua gritante).

Na última década o crescimento da renda dos 10%mais pobres no país, vinha crescendo acima dos 10% mais ricos, porém entre 2012 e 2013 esses números mudaram como mostra essa e essa notícia.

Não estou aqui contestando políticas de transferência de renda e nem falando em termos partidários, a idéia é um debate sócio econômico mesmo.

O Brasil realmente está caminhando para um futuro menos desigual como Suécia e Finlândia por exemplo, ou estamos indo pros lados da China, ou ate mesmo o EUA, que apesar do padrão de vida elevado, e notada uma grande diferença social?
 
Desigualdade e concentração de renda em nosso país ainda sempre foi e será um problema pra ser resolvido a longo prazo. Eu jamais duvidei disso, mas tem gente que acha que a simples criação de um monte de "bolsas" seria a solução infalível e rápida pra mudar isso. Ledo engano.
 
Uns caras aí calcularam a distribuição de renda se baseando nos dados do IR e os resultados tão bem diferentes da PNAD. (preguizzz de procurar as notícias)
A razão de ter dado diferença é óbvia: o povo mente ao responder sobre renda familiar em pesquisa :yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo