• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984)

Que nota você dá para o filme?


  • Total de votantes
    9

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Terminator1984movieposter.jpg

Sinopse: Em 2029 o planeta é dominado pelas máquinas e a humanidade está a caminho de ser exterminada.
John Connors, o líder dos humanos rebeldes, ao saber do envio de um ciborgue assassino para o passado (1984), com a missão de assassinar sua mãe (Sarah Connors) consegue enviar um soldado humano, o sargento Kyle Reese, para protegê-la.

Diretor: James Cameron
Roteiro: William Wisher; Gale Anne Hurd e James Cameron
Elenco: Arnold Schwarzenegger (o Exterminador); Michael Biehn (Kyle Reese); Linda Hamilton (Sarah Connors)

Avaliação Rotten Tomatoes:
Critics Consensus: With its impressive action sequences, taut economic direction, and relentlessly fast pace, it's clear why The Terminator continues to be an influence on sci-fi and action flicks.

Average Rating: 8.7/10


Página do IMDb

Curiosidades:
- Arnold Schwarzenegger treinou as habilidades com armas por um mês para se preparar para o papel. Nas primeiras duas semanas de filmagem, ele praticou o desmonte e montagem das armas com uma venda nos olhos até conseguir fazer tudo automaticamente. Ele passou horas no campo de tiro, usando diferentes armas, sem olhar para elas ao recarregar ou puxar o gatilho. Como se não bastasse, ainda se esforçou ao máximo para tornar-se ambidestro.

Arnold Schwarzenegger queria ser Kyle Reese (Michael Biehn) no filme. Mas James Cameron o via como protagonista e disse o seguinte para o ator: "Esse filme não é sobre o herói. É sobre o Exterminador". Bruce Willis e o cantor Sting também foram considerados para interpretar Reese.

O rascunho inicial do filme foi vendido para a então mulher de Cameron (posteriormente ele se casaria com Linda Hamilton), Gale Anne Hurd, por US$ 1. Isso mesmo, um dólar.

No primeiro tratamento do roteiro, a ideia era que Sarah Connor teria alguns pinos na perna, graças a uma cirurgia após um acidente de patinação. O Exterminador cortaria as pernas das outras duas Sarah Connor para descobrir qual é a verdadeira.

Antes de Linda Hamilton, outras 40 atrizes foram consideradas para o papel de Sarah Connor. Entre elas estavam Bridget Fonda, Kate Capshaw, Susan Sarandon, Glenn Close, Rhea Perlman, Sigourney Weaver, Cybill Shepherd, Anjelica Huston, Lori Loughlin, Kim Basinger, Jodie Foster, Melanie Griffith, Christie Brinkley, Diane Keaton, Goldie Hawn, Jamie Lee Curtis, Jessica Lange, Sissy Spacek, Kay Lenz, Liza Minnelli, Mia Farrow, Barbara Hershey, Miranda Richardson, Rosanna Arquette, Meg Ryan, Heather Locklear, Jennifer Grey, Madonna e Geena Davis.

A voz de James Cameron aparece em dois momentos do filme: em um recado na secretária eletrônica de Sarah Connor e como atendente do Motel Tiki.



=============================================================

Como o aniversário de 30 anos do filme ( 8-O ) acontece este mês, ao procurar o tópico do filme só achei o que fala da trilogia, e mais do 2º e 3º, muito pouco do primeiro, que deu origem à série toda de filmes e ao seriado "O Exterminador do Futuro: Crônicas de Sarah Connor" .

Resolvi assistir novamente hoje e concluí que, tirando os efeitos especiais "econômicos", algumas coisas sem sentido do roteiro e pequenos defeitos de filmagem, O Exterminador... continua sendo um dos melhores filmes de ação já feitos.

É daqueles filmes com momentos de roer as unhas mesmo depois de assisti-lo várias vezes, como a cena da discoteca ou a invasão da delegacia.



A perseguição na fábrica, por sua vez, é terror puro, principalmente com o "meio-exterminador" ( :lol: ) perseguindo a Sarah Connors, arrastando o tronco, com os braços compridos, o som de metal e a cara de aço frio.



Só a imagem do ciborgue, sem sua proteção de pele orgânica, é terrível de se ver:

filme6.jpg


Enfim: filmaço! ;)

E aqui repito o post do tio Arnold, no 30º aniversário do filme, agradecendo aos fãs pelo sucesso.
Com direito a uma piadinha no final, fazendo-nos constatar que Arnold Schwarzenegger, como humorista, é um ótimo ciborgue. :gotinha:

 
Última edição:
O primeiro Exterminador com orçamento mais baixo, de todos os filmes da franquia é o que mais metia medo mesmo e o Arnold ainda em começo de carreira caiu muito bem no papel de máquina do mal :lol:.
 
Né, o segundo pode até ter melhores efeitos e mais ação, mas aquele climão sombrio do primeiro é muito massa!

Também pensei nisso.
Um clima de "humanidade decadente", com ruas sujas e escuras, com pessoas desmazeladas e cínicas (como os policiais e funcionários da delegacia) um clima parecido ao de Blade Runner e que foi usado posteriormente no primeiro Robocop.

Senti falta disso no segundo filme.
E não assisti o terceiro. :tsc:
 
Vou dar uma chance e re-assistir, mas achei muito trash. Mas adoro o paradoxo do roteiro.

O John envia Kyle (seu pai) para o passado para engravidar sua mãe (Sarah). Se ele não tivesse enviado seu pai ele não teria nascido? Mas ele já está lá no futuro portanto há um pai no passado.
 
Última edição:
Também pensei nisso.
Um clima de "humanidade decadente", com ruas sujas e escuras, com pessoas desmazeladas e cínicas (como os policiais e funcionários da delegacia) um clima parecido ao de Blade Runner e que foi usado posteriormente no primeiro Robocop.

Senti falta disso no segundo filme.
E não assisti o terceiro. :tsc:
Sim, até a trilha sonora ajuda a criar esse clima angustiante, desesperançoso, sufocante mesmo. Lembro que quando vi esse filme pela primeira vez, no cinema, eu tinha uns 11 anos, eu acho, e fiquei até com medo, haha
E no Robocop além desse clima sombrio ainda tem também uma boa dose de humor negro, um deboche e zombaria mesmo da desgraça alheia, hehe
O terceiro é bem fraquinho, infelizmente, o John Connor tá muito bunda-mole. :lol:
 
Vou dar uma chance e re-assistir, mas achei muito trash. Mas adoro o paradoxo do roteiro.

O John envia Kyle (seu pai) para o passado para engravidar sua mãe (Sarah). Se ele não tivesse enviado seu pai ele não teria nascido? Mas ele já está lá no futuro portanto há um pai no passado.

Sim, esse é um dos problemas do roteiro.
Assim como no segundo
quando destroem o exterminador e o braço que sobrou do anterior, o John Connor garoto não devia sumir? o_O
Ele não ter sumido significa que o Skynet foi criado de uma outra maneira? (Não sei se isso é explicado no terceiro filme)
Enfim, no quesito viagem no tempo "O Exterminador" não tem o roteiro enxuto de "De Volta Para o Futuro".
Mas ainda acho um ótimo filme de ação. =]
 
Última edição:
O terceiro é bem fraquinho, infelizmente, o John Connor tá muito bunda-mole. :lol:

É uma pena que esse terceiro filme foi um balde de água fria quebrando a expectativa que os fãs tinham, aí depois procuraram corrigir isso no quarto com um John com um perfil verdadeiro de líder, mas daí em diante as sequências deixaram a desejar. Os dois primeiros são bem melhores.
 
Última edição:
Eu concordo com você, isso só ia servir pra deixar a saga em uma bagunça enorme. Se queriam mudar então não deveriam ter cancelado a série de tv, fizessem essas mudanças lá.
 
O que é complicado no roteiro do Exterminador do Futuro é ter que lidar em algum momento com a famosa questão do paradoxo do filho com o pai que veio do futuro e que depois ele terá que manda-lo pro passado senão ele não existirá. Por isso que as partes 2 e 3 onde se tentam impedir a criação e o avanço da Skynet fracassam, porque se dessem certo, a existência e o destino do John Connor no futuro seria alterada.

Geralmente filmes que envolvem viagem no tempo evitam abordar esse paradoxo porque é algo realmente complexo.
 
Apesar do segundo filme ser um ótimo filme de ação ele destrói toda a coerência criada no primeiro filme da série.
Se fecharmos a análise no primeiro filme, mesmo o paradoxo do pai é aceitável.
:squid::squid::squid:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo