• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Senhor dos Anéis d20 - Erratas e miscelânea

Skywalker

Great Old One
Bom, esse tópico é dedicado para a publicação das erratas e qualquer coisa concernente à adaptação que todos vcs conhecem... e se não conhecem é só clicar no meu banner :wink: . Bom, primeiro de tudo, uma correção nas perícias de classe do Naturalista (pp. 38 e 39). As perícias corretas e a habilidade correspondente são:

Adestrar Animais(Car), Concentração(Cons), Conhecimento(natureza; Int), Cura(Sab), Diplomacia(Car), Empatia com Animais(Car), Espionar(Int), Falar Idioma, Identificar Magia(Int), Natação(For), Ofícios(Int), Profissão(Sab), Senso de Direção(Sab), Sentir Motivação(Sab), Sobrevivência(Sab).

Sintam-se intimados para contribuirem para essa errata. Depois de virarmos o livro do avesso, eu publico todas num .pdf e reedito o livro.
 
Elfos super desequilibrados, no minimo lvl adjustment 2, 3 pros noldor.
terrapardense coitados, sabemos agora pq estao extintos

Isso acho que é pra ficar mais real com o universo tolkeniano. :eek:
 
Nós nao iamos nem nos preocupar com equilibrio, entao sujerimos o que foi dito para amenizar um pouco as coisas. Como o Letisgu disse eh assim na Terra-Media e pelo que vejo alcançamos o nosso intento, estamos mais preocupados em ser fieis ao Tolkien do que ao sistema. Quem achar que ta desequilibrado pode fazer o seu proprio equilibrio mas isso nao deve ser mudado no livro. O sistema de magias nao podia ser igual pq nao seria compativel com a realidade na terra-media, eh um sistema novo sim, como deveria ser em uma adaptacao coerente.
 
Ainatan disse:
Não tem índice nem numeração de páginas.
Graaaaaaaande coisa.... :disgusti:

Ainatan disse:
Os anões com Rage e redução de dano estão desequilibrados.
No minimo um lvl adjustment +1...
Discordo. O simples fato dos Anões estarem um pouquinho mais fracos não justifica o lvl adjustment. É que nem dizer que os elfos do D&D precisam de lvl adjustment.

Ainatan disse:
Não é aconselhavel dar bonus raciais de +1, pq dependendo do atributo, o bonus não vai fazer diferença nenhuma.
Não sei pq. Então, seguindo o teu raciocínio, não é aconselhável que de 4 em 4 lvl tu ganhe +1 num atributo, pois, dependendo do atributo, o bonus Não vai fazer diferença nenhuma. 8-)

Ainatan disse:
Elfos super desequilibrados, no minimo lvl adjustment 2, 3 pros noldor.
terrapardense coitados, sabemos agora pq estao extintos :lol:
Não sei pq. Segue a mesma linha do não ajuste de lvl pros anões. Se eles tivessem um lvl adjustment assim ia ficar muito desproporcional.

Ainatan disse:
O sistema de magia não é D20 system :eek: :disgusti:
Não existe sistema de magia d20. O d20 system guide, que é o documento para parâmetros do que é ou não é d20 não fala nada sobre magias. 8-)

[quote="Ainatan']O sistema de combate é muito complicado :grinlove: [/quote] Achou complicado? Vai jogar 3d&t. É o mais recomendado para noobies.... :lol:

Ainatan disse:
Qual a página da seção de equipamentos?
Quero dizer, ta mais pro meio, mais pro começo ou mais pro fim?
Capítulo Regras e Role-Play. Inicia na página 90 e vai até 109.
 
Bom, continuando a errata. Na página 39, deve-se ler o que segue:

Caminho da Floresta: como a característica de mesmo nome dos Druidas, apresentados do livro do jogador.
Companheiro animal: como a característica de mesmo nome dos Druidas, apresentados do livro do jogador.
 
duas coisas, uma errata e uma sugestão:

1º) Em algumas classes e classes de prestígio as explicações das habilidades estão fora de ordem. P ex: no arqueiro élfico a habilidade flechas afiadas (1º nível) está descrita depois de dano decisivo aprimorado (2º nível). Pode parecer insignificante, mas confunde um pouco. Um detalhe pra ser corrigido numa versão 1.1.

2º) E a sugestão: Deviam ter usado o Sistema de Defesa, q tem no Star Wars D20 e no Wheel of Time D20 (acho), pq ele funciona melhor em cenários onde naum é tão fácil assim encontrar armaduras mágicas.
 
Ah, mais um detalhe, a classe de prestígio arquiro élfico é apelativa demais!!! Um personagem de nível 14 com destreza alta (22) consegue fazer um ataque com absurdos +59 8O 8O 8O de ataque..........

eu imagino o legolas atirando a um quilometro de distância numa fileira de maças e partindo todas no meio.........
 
Barlach disse:
2º) E a sugestão: Deviam ter usado o Sistema de Defesa, q tem no Star Wars D20 e no Wheel of Time D20 (acho), pq ele funciona melhor em cenários onde naum é tão fácil assim encontrar armaduras mágicas.

Essa opção chegou a ser cogitada, mas a gente não poderia usar como suplemento do D&D... teríamos que fazer toda a parte de skills, feats, as classes que pegamos do D&D... e isso seria um trabalho desnecessário... além do fato das regras de redução de dano (que eu também acho melhor) tornam o combate um pouco lento demais...
 
Vi que vocês aproveitaram para o Bestiário bastante coisa daquela edição em espanhol

Ainda não parei para calcular, mas o CR do Balrog é bem alto 8O

E Shelob? Acho que está muito fraquinha!

Uruk-Hai com STR padrão 18 também não estaria muito alto?

E o Meio-Orc está como HD padrão d12, o normal é d8 ( Humanoid ou Warrior )
 
Barlach disse:
Ah, mais um detalhe, a classe de prestígio arquiro élfico é apelativa demais!!! Um personagem de nível 14 com destreza alta (22) consegue fazer um ataque com absurdos +59 8O 8O 8O de ataque..........

eu imagino o legolas atirando a um quilometro de distância numa fileira de maças e partindo todas no meio.........

Sim mas um guerreiro(elfico) de 14 nivel com 22 de destreza realmente eh apelativo. Mas para ter esse bonus alto ele deve fazer apenas um ataque na rodada, obdicando dos outros que possui. É um ataque bastante preciso mesmo, digno de um elfo que chegue nesse nivel.

Sobre os monstros. Essa parte a mais susestivel a opinioes e pedimos que continuem nos dizendo o que acham, porque realmente eh um trabalho de passar pro papel o que voce acha que seria, e isso da uma margem de interpretacao pessoal que pode variar a cada um. Esta anotado, podemos aumentar um pouco o poder da Laracna, descer a STR padrao dos Uruks para 16. O meio-orc representa uma raca mais bruta de homens, entao devem ser mais fisicamente resistentes, por isso colocamos como d12.
 
Em tempo: o bestiário foi feito beeeeeeeem antes desse sda d20 chegar às minhas mãos.. eu usei como gia o site do Eric Noah, mudando algumas coisas, daí o Kadu adaptou as habilidades mágicas pro nosso sistema de magia.
 
KADU disse:
O meio-orc representa uma raca mais bruta de homens, entao devem ser mais fisicamente resistentes, por isso colocamos como d12.

O d12 indicaria que o membro normal da raça é um Bárbaro, ou seja, de uma Player Class

Skywalker disse:
Em tempo: o bestiário foi feito beeeeeeeem antes desse sda d20 chegar às minhas mãos.. eu usei como gia o site do Eric Noah, mudando algumas coisas, daí o Kadu adaptou as habilidades mágicas pro nosso sistema de magia.

Para o Balrog algumas outras coisas também foram mudadas, como AC
 
Sim mas um guerreiro(elfico) de 14 nivel com 22 de destreza realmente eh apelativo. Mas para ter esse bonus alto ele deve fazer apenas um ataque na rodada, obdicando dos outros que possui. É um ataque bastante preciso mesmo, digno de um elfo que chegue nesse nivel.

Eu sei, mas ainda assim é um bônus alto, digno do Epic Level Handbook. Não existe nenhuma outra classe com alguma habilidade que chegue nm na metade disso no nível 14.....
 
Ta, mas eh um bonus em UM ataque, ele causaria mais dano em um alvo se abdicasse disso e usasse todos seus ataques, o que ele quer eh nao errar mas o dano nao eh apelativo. Alem disso os elfos da Terra-Media tem uma habilidade muito grande mesmo com arco.
 
Ainatan eu tentei responder mas seu sarcasmo e tao grande e desnecessario que me tira o animo totalmente. Esse livro recebeu elogio de muita gente de sites e foruns famosos de RPG, claro que ele tem falhas e nós queremos sujestoes e criticas contrutivas, mas eu realmente prefiro evitar esse tipo de coisa. Respondo tranquilamente quando perguntarem normalmente, com um minimo de respeito, ninguem ta fazendo favor a ninguem aqui pra se sentir juiz supremo. Se o Sky aguentar, ele que responda.
 
Ainatan disse:
Juro que me esforcei mas não consegui assimilar o sistema de magia, mas entendi que quanto mais niveis de sbu criação, melhor eh o cara.
Então pq, o tal do sábio não ganha mais nenhum desses niveis no momento em q se torna muito poderoso, nos ultimos 5 niveis?

(Treinando a paciência pra ver se chega ao nível do Yoda...) Se tu não entendeu o sistema de magias, te baseia pelo SdA Lite. Ali tem os preceitos básicos do sistema. Depois de tu aprender o feijão com arroz, daí tu passa pro sistema do livro completo. Agora, se tu não entender nem o feijão com arroz....
 
O problema Ainatan eh que vc sempre parece falar de cima de um estandarte, cheio de ironias e sarcasmo, colocando varios posts ao invez de um, soh pra passar uma imagem que o livro ta cheio de erros, vai indo isso enche o saco. E nao precisa dar conselhos de vovó. Agora tentando pegar um vestigio de seriedade na sua pergunta: a intenção no Sabio foi fazer ele ter mais pontos de sub-criatividade antes do que qualquer outra classe conjuradora. Existe uma defasagem obvia a partir do nivel 15 quando ele atinge 15 pontos de sub-criatividade(se vc notou todas as classes possuem os mesmos 15 pontos) mas isso eh compensado pois no incio a classe tem mais do que as outras, e também sao soh 5 niveis restantes sendo que no ultimo ele recebe um talento adicional.
 
Ainatan disse:
Agora eu sei pq só existem sábios de no máximo lvl 15 na terra media :lol:

Eh, na verdade eu pensei nisso, mas eh tao dificil encontrar um Sabio que chegue nesse nivel que nao me preocupei muito. Alem do mais nem todos sao tao advogados de regras quanto vc :wink: , um pouquinho de boa vontade faz com que os jogadores se mantenham na classe(para os poucos felizardos que chegarem lah).
 
Acho que seria uma boa idéia vocês fazerem um PDF sem as figuras, em preto e branco, para nos podermos imprimir. Do jeito que está, só se o cara for sócio da HP !!!
 
LHRagone disse:
Acho que seria uma boa idéia vocês fazerem um PDF sem as figuras, em preto e branco, para nos podermos imprimir. Do jeito que está, só se o cara for sócio da HP !!!

hauhauha, realmente, mas a primeira meta foi fazer um livro bonito :D .
Mas vou falar com o Sky pra ver se colocamos uma versão texto mesmo do livro, feita só pra se imprimir.
Mais uma coisa, já tomamos nota de algumas correções a serem feitas, isso tudo sera colocado na nova versao do livro mas eu vou adiantando algumas coisa aqui antes:

1- Sobre a classe de prestígio Arqueiro Elfico: eles perdem a habilidade olhos de falcao(esquecemos de tirar antes) e nao se pode usar nehuma habilidade especial de combate(devido a talentos ou qualquer outra coisa) na mesma rodada em que se usa Ataque Preciso, pois a concentração nesse tipo de ataque deve ser exclusiva e focada apenas nisso.

2-Sobre Monstros(soh algumas coisas por enquanto): Força basica dos Uruks reduzida de 18 para 16, HD padrao do meio-orc reduzida de d12 para d8(vlw Stein).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo