1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Personagens femininos da Literatura

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Clara, 8 Mar 2014.

1.  
    Alsende

Alsende Anteriormente Aninhalopez

Também mas não é todo mundo que curte :)

2.  
    Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

Bem, apesar de amar tragédia grega, confesso que não é uma das coisas mais fáceis de se entender - tem toda uma dinâmica que soa deslocada em relação ao teatro moderno, às estruturas narrativas contemporâneas, à dinâmica interpessoal, etc. Ainda assim, se você vai estudar estrutura de três atos, tragédia, Poética aristotélica, etc., é preciso conhecer o que elas abordavam, e é difícil você não passar os olhos por uma referência à "Antígona".

3.  
    Fúria da cidade

Fúria da cidade Anteriormente Furia de la ciudad

Como fã das obras do Veríssimo também a tenho a Ana Terra como a minha personagem preferida. Mulher de fibra!

4.  
    Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

vc disse "Só professor de história (ou uma louca feito eu)pra saber da Antígona" e não "Só professor de história (ou uma louca feito eu)pra gostar da Antígona" ;)

• Ótimo Ótimo x 1
  5.  
    Alsende

Então me expressei mal ,sorry guys :)

6.  
    Alsende

:highfive:
    Btw,ia deixar uma mensagem no seu perfil agradecendo pelo ótimo mas como é bloqueado ,agradeço aqui :iei:

• Mandar Coração Mandar Coração x 1
  7.  
    Kainof

Kainof Sr. Raposo

Pois é. Escolhi o curso pelo interesse extremo em cultura grega. No começo da faculdade li muita coisa de teatro grego antigo.

Concordo que entre não acadêmicos é bem difícil encontrar quem aprecie ou sequer conheça peças específicas da dramaturgia grega. No entanto, Antígona é um caso icônico e conhecido, tanto de rebeldia feminina numa sociedade extremamente machista como a helênica, quanto em relação ao caso jurídico de desrespeitar uma lei "menor" (do rei) para atender a uma lei maior (dos deuses, de sepultar os mortos). É uma peça utilizada como exemplo em muitos cursos diferentes: História, Sociologia, Filosofia, Letras, Direito...

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  8.  
    Erendis

Erendis almost springtime...

uma das personagens que eu citaria, já foi citada aqui: Éowyn :amor:
    também me marcaram muito as personagens femininas da Marion Zimmer Bradley, não só a Viviane e a Morgana, mas além dessas tem muitas outras nos livros mais antigos dela, que fazem parte da série Avalon, como Lhiannon, Eilan e Caillean, Deoris e Domaris, a Bradley foi uma autora que se preocupou muito em escrever sobre mulheres fortes, que lutavam por si, pelas pessoas que amavam e aquilo em que acreditavam

• Gostei! Gostei! x 1
  9.  
    Mavericco

Mavericco I am fire and air.

Por favor =)

E aproveitando que você citou a Labé, é verdade. Além dela, há a Gaspara Stampa, poeta renascentista italiana considerada uma das melhores do país. As duas, mais a Elizabeth Barrett Browning, foram traduzidas pelo Sérgio Duarte no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

10.  
    Mavericco

Mavericco I am fire and air.

Essa acabei de descobrir...

O autor mais antigo que conhecemos da literatura é uma princesa acádia de 2.600 a.C. chamada Enheduana:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

• Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 1
  11.  
    koenigindine

koenigindine Usuário

Minha personagem feminina favorita, e que acho ser um exemplo fortíssimo do porque as mulheres tem que lutar contra o sistema patriarcal e se libertar das amarras de uma sociedade machista e conservadora, é a Anna Kariênina. Tolstoi foi extremamente feliz ao descrever a sociedade russa como tão antipática e opressora. Simplesmente pela necessidade de ser feliz, Anna K. foi extremamente reprimida e rejeitada pelos mesmos que a veneravam quando era insatisfeita. Mesmo não tendo aguentado - tragicamente - a pressão para voltar a sua vida enfadonha, continua sendo um marco feminista da literatura russa.
    Também gosto muito da Trillian (Guia do Mochileiro), a Jo (Little Women - acho que em pt é 'Mulherzinhas') e, me julguem, a Princesa Mia (Diário da princesa).

• Gostei! Gostei! x 7
  12.  
    Calib

Calib "Jesus Christ looks like me" (Type O-)

Essa página é muuuito web 1.0. :rofl:

• LOL LOL x 1
  13.  
    Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

Mattie Ross em Bravura Indômita, de Charles Portis.

Compartilhar