Personagens femininos da Literatura

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Clara V., 8 Mar 2014.

  1.  
    Aninhalopez

    Aninhalopez Vivre la vie comme elle est.

    Também mas não é todo mundo que curte :)
     
  2.  
    Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Bem, apesar de amar tragédia grega, confesso que não é uma das coisas mais fáceis de se entender - tem toda uma dinâmica que soa deslocada em relação ao teatro moderno, às estruturas narrativas contemporâneas, à dinâmica interpessoal, etc. Ainda assim, se você vai estudar estrutura de três atos, tragédia, Poética aristotélica, etc., é preciso conhecer o que elas abordavam, e é difícil você não passar os olhos por uma referência à "Antígona".
     
  3.  
    Furia de la ciudad

    Furia de la ciudad Well-Known Member


    Como fã das obras do Veríssimo também a tenho a Ana Terra como a minha personagem preferida. Mulher de fibra!
     
  4.  
    Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    vc disse "Só professor de história (ou uma louca feito eu)pra saber da Antígona" e não "Só professor de história (ou uma louca feito eu)pra gostar da Antígona" ;)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  5.  
    Aninhalopez

    Aninhalopez Vivre la vie comme elle est.

    Então me expressei mal ,sorry guys :)
     
  6.  
    Aninhalopez

    Aninhalopez Vivre la vie comme elle est.

    :highfive:
    Btw,ia deixar uma mensagem no seu perfil agradecendo pelo ótimo mas como é bloqueado ,agradeço aqui :iei:
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  7.  
    Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Pois é. Escolhi o curso pelo interesse extremo em cultura grega. No começo da faculdade li muita coisa de teatro grego antigo.

    Concordo que entre não acadêmicos é bem difícil encontrar quem aprecie ou sequer conheça peças específicas da dramaturgia grega. No entanto, Antígona é um caso icônico e conhecido, tanto de rebeldia feminina numa sociedade extremamente machista como a helênica, quanto em relação ao caso jurídico de desrespeitar uma lei "menor" (do rei) para atender a uma lei maior (dos deuses, de sepultar os mortos). É uma peça utilizada como exemplo em muitos cursos diferentes: História, Sociologia, Filosofia, Letras, Direito...
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  8.  
    *Erendis*

    *Erendis* this is such a weird joke

    uma das personagens que eu citaria, já foi citada aqui: Éowyn :amor:
    também me marcaram muito as personagens femininas da Marion Zimmer Bradley, não só a Viviane e a Morgana, mas além dessas tem muitas outras nos livros mais antigos dela, que fazem parte da série Avalon, como Lhiannon, Eilan e Caillean, Deoris e Domaris, a Bradley foi uma autora que se preocupou muito em escrever sobre mulheres fortes, que lutavam por si, pelas pessoas que amavam e aquilo em que acreditavam
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9.  
    Mavericco

    Mavericco I am fire and air.

    Por favor =)

    E aproveitando que você citou a Labé, é verdade. Além dela, há a Gaspara Stampa, poeta renascentista italiana considerada uma das melhores do país. As duas, mais a Elizabeth Barrett Browning, foram traduzidas pelo Sérgio Duarte no Três mulheres apaixonadas.
     
  10.  
    Mavericco

    Mavericco I am fire and air.

    • Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 1
  11.  
    koenigindine

    koenigindine Usuário

    Minha personagem feminina favorita, e que acho ser um exemplo fortíssimo do porque as mulheres tem que lutar contra o sistema patriarcal e se libertar das amarras de uma sociedade machista e conservadora, é a Anna Kariênina. Tolstoi foi extremamente feliz ao descrever a sociedade russa como tão antipática e opressora. Simplesmente pela necessidade de ser feliz, Anna K. foi extremamente reprimida e rejeitada pelos mesmos que a veneravam quando era insatisfeita. Mesmo não tendo aguentado - tragicamente - a pressão para voltar a sua vida enfadonha, continua sendo um marco feminista da literatura russa.
    Também gosto muito da Trillian (Guia do Mochileiro), a Jo (Little Women - acho que em pt é 'Mulherzinhas') e, me julguem, a Princesa Mia (Diário da princesa).
     
    • Gostei! Gostei! x 7
  12.  
    Calib Kérberos Kupo

    Calib Kérberos Kupo Slam dancer

    • LOL LOL x 1
  13.  
    Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Mattie Ross em Bravura Indômita, de Charles Portis.
     

Compartilhar