• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Pode faltar água em São Paulo durante a Copa. Mas não para os turistas

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
São Paulo enfrenta uma situação de risco de racionamento de água próximo à Copa do Mundo. O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece cerca de 14 milhões de pessoas na Grande São Paulo e na Região Metropolitana de Campinas, atingiu 16,8% nesta quarta-feira, 26. Meteorologistas e técnicos acreditam que as chuvas do outono podem ser insuficientes para aumentar esse nível. O racionamento seria, então, necessário para manter o abastecimento até a próxima estação chuvosa, só no fim do ano.


Na última vez que o Estado enfrentou um grande racionamento de água, em dezembro de 2003, o nível dos reservatórios ficou abaixo de 5%. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu, na terça-feira, que o racionamento de água na capital "é uma decisão técnica que está sendo monitorada dia a dia pela Sabesp". Por enquanto, a companhia aposta em uma campanha que dá descontos na conta para quem economizar mais de 20% de água.


Soma-se ao problema o fato de que algumas cidades da região receberão turistas que vão acompanhar a Copa do Mundo, aumentando o consumo de água. Além da capital paulista, que é sede do Mundial, Campinas será a casa das seleções de Portugal e Nigéria. O turista, porém, não precisa se preocupar tanto. A maior parte dos hotéis com mais de três estrelas já têm dois reservatórios de água para enfrentar períodos de estiagem, segundo a Abih (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira).


Grandes redes de hotéis mantêm, ainda, contratos com empresas que entregam água em caminhões-pipa. O procedimento é adotado por hotéis de luxo em cidades como Guarujá, no litoral paulista. No fim do ano, é comum que haja falta d'água devido ao excesso de turistas.


Para não secar o reservatório, Francisco Lahòz, secretário executivo do Consórcio PCJ, que engloba as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, defende a adoção de medidas de racionamento. "Fizemos uma lista com 25 recomendações [para a Sabesp], que faz desde o uso consciente de água até fazer a distribuição com caminhão pipa em caso de racionamento", disse.


Lahòz, no entanto, se diz otimista com relação à situação do reservatório Cantareira. "Se cada uma das 14 milhões de pessoas economizar três minutos de banho, é uma melhora bem grande para o reservatório."


Março terá chuvas

Desde dezembro de 2013, parte do sudeste vive uma situação climática excepcional, segundo meteorologistas. A formação de um bloqueio atmosférico nos últimos meses barrou a passagem das frentes frias no oceano, impedindo a formação de nuvens de chuva. O bloqueio já não existe mais, segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo.


A quantidade de chuva em março, segundo ele, deve até ser acima da média para o período. Isso não significa, porém, que será suficiente para recuperar os últimos três meses de seca, já que a população continuará consumindo água.


O MP (Ministério Público) também se preocupa com a questão. Segundo a promotora Alexandra Facciolli, do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Meio Ambiente), a Promotoria já havia pedido para que a capital poupasse água do Sistema Cantareira.


Atualmente, entram por dia 10 metros cúbicos de água e saem 32 metros cúbicos – 28 para a Grande São Paulo e 4 para a Região Metropolitana de Campinas. "A situação é gravíssima. Precisamos reduzir o consumo para garantir a segurança do abastecimento das duas regiões", afirma a Alexandra.


A Sabesp, responsável pelo abastecimento de água no Estado, sustenta que não há risco de falta de água. A empresa informou que contratou uma empresa especializada no serviço de indução de chuvas localizadas por meio de aviões.


Fonte

------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa notícia pode ser literalmente um balde de água bem fria nos planos daqueles que querem alugar um imóvel pra turistas. Se a água estiver racionada nessa época vai ser dureza.
 
Não entendi a crítica no título "Mas não para os turistas.".
O que pude entender é que quem estará hospedado em um hotel não terá de racionalizar água devido ao estoque armazenado por estes estabelecimentos.

O título ficou parecendo uma crítica, mas ao meu ver o que ele quer dizer é: "Está havendo racionamento, mas se você está vindo nos visitar, não se preocupe, você não precisará racionar. Paz e Amor, bro".
 
Pelo que eu entendi do texto, os hotéis já tinham duas caixas d'água e contrato com empresas de caminhão-pipa, porque 1) em hotéis, o consumo de água é bem maior que em residências e 2) eles precisam da satisfação do cliente. Não é por causa ~dos estrangeiros ricos que virão para a Copa já que o resto do mundo é mais importante que o Brasil~ como o título sugere.
Isso não impede que os hotéis arranjem um jeito de economizar água estimulando os hóspedes com descontos - que o próprio estabelecimento receberá mais tarde - ou cobrando taxa extra de quem usar mais de N litros por dia, mas eles têm que ter um plano B quando não podem bater na porta do banheiro e falar que o cara está demorando muito.
 
O hotel tendo ou não condição de armazenar mais água ele terá que busca-la de algum lugar e pagar por isso já que o consumo aumenta quando se tem ocupação plena. Indiretamente o custo vai ter que de alguma forma ser repassado em algum lugar e na hora da conta isso ficará embutido e o turista não fica sabendo disso.

De qualquer maneira, as diárias que já não serão nada gentis no período da Copa, se essa situação se agravar só tendem a aumentar.
 
Juli, fiquei com a impressão de uma manchete sensacionalista.
Tipo, sou extremamente crítico ao governo estadual do PSDB, especialmente ao Picolé de Chuchu Geraldo Alckmin, mas achei muito nada a ver fazer uma manchete dessas, meio que jogando a responsabilidade de não chover em cima do governo.
 
  • Curtir
Reactions: Tek
Realmente.
Fiquei o texto inteiro esperando que fosse aparecer alguma proposta de lei que mandasse a populacao parar de tomar banho para que os turistas possam.

Hoteis de luxo tem essas reservas ha muito tempo. Como tambem tem geradores e nao precisam se preocupar se a luz da cidade inteira cai.
Mas os de luxo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo