1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque o povo brasileiro tem preguiça ou não gosta de ler?!?!?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Erion Storm eyes, 2 Jan 2008.

  1.  
    Lindë Farfalla

    Lindë Farfalla A Música é o idioma da Alma

    Primeiramente, obrigada pela correção. Era exatamente isso o que eu queria dizer: inacessível.

    Bem, quanto ao voto. Eu acredito que se um país quer se desenvolver tem de ser através da leitura. Ela é base para tudo. Oferece ao leitor um espírito crítico a partir das informações a respeito do que ocorre, possibilitando uma maior compreensão do mundo. Ou seja, fica mais inteligente. Assim, o seu voto (e todas as ações) tendem a serem otimizadas. O nosso país é tão bom quanto é o nosso voto. Se o Brasil ainda é país de terceiro mundo, é porque ainda não assimilou o hábito de ler, informar-se criticar e consequentemente abrir a possibilidade de ações conscientes.

    Nosso mundo é escrito hoje. Época de tradição oral desapareceu devido à imprensa. Logo, é necessário uma política pública que incentive nos lugares mais inacessíveis essa propagação do hábito de ler. É necessário mostrar ao povo que um voto bom será um país bom.. e um voto ruim, um país decadente.

    E hoje, raros são os políticos que mencionam educação como prioridade. A maioria visa segurança e emprego, coisas que só podem ser combatidas com educação. Segurança porque, ensinando o bandido a estudar e dando-lhe oportunidade, ele não terá mais porque roubar. Saúde porque, enquanto não tivermos médicos formados (processo que se começa no ensino básico e não por cotas), que adianta construir hospitais???

    A questão, Alanië, é: o brasileiro não é um povo que não gosta de ler. É um povo que não lê. E isso, por falta de políticas governamentais que incentivem essa prática.. mas eles, os mensalões, vão querer um povo inteligente e crítico que note seus sutis desvios e que os tire do cargo? Isso que necessita ser mudado.. daí, a importância do voto. Mas aí é um ciclo vicioso: se o povo não lê, não está informado, e como saberá votar? É aí que se vê a grandeza das ONGs que andam com caminhões pelo nordeste e outras regiões levando leitura e diversão às crianças.
     
    Última edição: 4 Jan 2008
  2.  
    Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

    Na minha opinião, o problema de grande parte dos brasileiros NÃO GOSTAREM DE LER vem da infãncia.

    Os pequenos, normalmente, não gostam de ler "os livros chatos" de escola, dos grandes mestres da literatura, por falta de incentivo tanto dos pais como do próprio sistema de ensino.

    É uma coisa hereditária, se os pais não gostam de ler por causa que aprenderam assim na escola, vão passar para seus filhos.

    O que precisa acontecer é um programa de incentivo a leitura aqui no Brasil. Pra ver se o povo começa ficar um pouco mais culto e começa a fazer mudanças que realmente mudam país pra melhor.

    Abraços!:cerva:
     

Compartilhar