• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas Preconceito no RPG: GURPS

Valeu pelo apoio. Agora está quase pronto, já avancei bastante. Falta criar mais manobras, mais magias, mais efeitos. E testar algumas regras, que na minha cabeça funcionam muito bem, mas vai saber...

Breve irei postar uma resenha detalhada para ouvir comentários, críticas e sugestões.
 
Poxa, estou tentando criar um sistema próprio tb (cansei de D&D...), mas ainda não sei qual base usar.

O mais comum é o tipo d20 que vc joga XdY+Z (1d20+30, por exemplo)... tem os tipo storyteller, joga a quantidade de dados e soma os sucessos... tem tipo o gurps que tem que ser abaixo de sua habilidade... mas eu queria algo diferente.... sei lá...

Talvez eu possa vir a criar um, por enquanto ou baseado em XdY+Z, ou baseado em gurps...
 
Considero a mecânica do D&D a melhor de todas. É simples e ágil, sem perder em realismo, mas a melhor coisa é que ela mostra interação. Tipo minha CA é 25 e se quiser me acertar terá de igualar ou superar 25 nos dados. Fica melhor ainda com a jogada defensiva. No GURPS e no Storyteller, independente da qualidade do seu ataque, se eu rolo meus 3D6 e consigo um resultado abaixo da minha esquiva eu esquivo, podia ser um kobold atacando ou o Aragorn, não faz diferença. Coisa parecdia acontece no Storyteller (acho), mas nos dois sistemas tem regras opicionais para superar isso. Os meus sucessos entram como uma penalidade na sua esquiva...
 
Fuzion usa 1d10 + stats. O meu usa 2d6 + stats. Não quis ser gênio ou original pra criar isso mesmo. Funciona sossegado.
 
Considero a mecânica do D&D a melhor de todas. É simples e ágil, sem perder em realismo, mas a melhor coisa é que ela mostra interação. Tipo minha CA é 25 e se quiser me acertar terá de igualar ou superar 25 nos dados. Fica melhor ainda com a jogada defensiva. No GURPS e no Storyteller, independente da qualidade do seu ataque, se eu rolo meus 3D6 e consigo um resultado abaixo da minha esquiva eu esquivo, podia ser um kobold atacando ou o Aragorn, não faz diferença. Coisa parecdia acontece no Storyteller (acho), mas nos dois sistemas tem regras opicionais para superar isso. Os meus sucessos entram como uma penalidade na sua esquiva...

ALIENÍGENA MALVADO, DEVOLVA O SAIFFYROS!!!!
 
Considero a mecânica do D&D a melhor...

Melhor mecânica pra mim é aquela que une simplicidade com transparência de probabilidades. Ou seja percentil ala UA.

Também gosto de "dice pools" 'a la Shadowrun. (encher a mão de dados dá uma sensação bem tangível da capacidade do persona), e também da simplicidade de Fate.
 
Melhor mecânica pra mim é aquela que une simplicidade com transparência de probabilidades. Ou seja percentil ala UA.

Também gosto de "dice pools" 'a la Shadowrun. (encher a mão de dados dá uma sensação bem tangível da capacidade do persona), e também da simplicidade de Fate.

Na verdade isso pouco muda, Armitage. Em todos esses casos é dado + bonus = dificuldade. Tanto faz ser 2d10, 1d20, 2d6, 4783297492387493d10...
 
Não é bem assim, Sky. Percentil é Roll-under (rolar abaixo), enquanto os dice-pools em geral são roll-over (rolar acima).

São diferenças sutís, mas que fazem toda diferença. Ainda mais quando se fala em RPGistas - o bicho mais bairrista e conservador do mundo! :mrgreen:
 
Não é bem assim, Sky. Percentil é Roll-under (rolar abaixo), enquanto os dice-pools em geral são roll-over (rolar acima).

São diferenças sutís, mas que fazem toda diferença. Ainda mais quando se fala em RPGistas - o bicho mais bairrista e conservador do mundo! :mrgreen:

Eu gosto do bom e velho par ou impar. :roll:

Par! tu morreu. 8-O
 
Não é bem assim, Sky. Percentil é Roll-under (rolar abaixo), enquanto os dice-pools em geral são roll-over (rolar acima).

São diferenças sutís, mas que fazem toda diferença. Ainda mais quando se fala em RPGistas - o bicho mais bairrista e conservador do mundo! :mrgreen:

Se é roll over ou roll under não faz a menor diferença.
 
Se é roll over ou roll under não faz a menor diferença.

Faz sim. Por ex, em percentil se eu tenho uma pericia 63%, eu sei de cara que minha chance de acerto é de 63 por cento. Minhas chances são totalmente nítidas. Esse é um benefício dessa mecânica.

Enquanto em 3d6-roll-under (Gurps) se eu tenho uma pericia de nivel 14... isso não me diz absolutamente NADA em termos de probabilidades de acerto. Assim como dice-pools-roll-over (Shadowrun, Vampire, Exalted, Riddle of Steel ), também não deixa claro minhas chances de acerto. Só se eu fizesse cálculos, ou consultasse alguma tabela, saberia.


Não estou dizendo que alguma mecânica é pior ou melhor que outra (isso vai do gosto de cada um), apenas te mostrei que há diferenças - mesmo que você não dê a mínima pra elas... ainda assim elas estão lá.
 
Última edição:
particularmente nao gosto de jogar dezenas de dados e depois sair "catando" os sucessos, a ambientação do cenário tem que ser mto boa pra isso. O unico que me convence a jogar assim é Lobisomem: o apocalipse. Shadowrun eu joguei em outros sistemas, eh bem mais fácil.
 
Shadowrun eu joguei em outros sistemas, eh bem mais fácil.
Herege!!! JYHAAADDD!!!!

Não sério. Shadowrun tem uma das melhores mecânicas de dice-pools na minha opinião, é altamente estratégico. Mas hey, não tem problema em não gostar Taverneiro....

...apenas vou mandar homens-bomba na sua casa, ou melhor na sua taverna, seu infiél...
 
ahueaheuahuahaeuha

ah pow, eh mó saco... tem q colecionar d6 pra jogar. Nao gosto de dice poll... pra mim tem q usar no máximo 3d6 numa jogada, pq vc pode pegar dados do Banco Imobiliário e do Detetive pra jogar.
 
Faz sim. Por ex, em percentil se eu tenho uma pericia 63%, eu sei de cara que minha chance de acerto é de 63 por cento. Minhas chances são totalmente nítidas. Esse é um benefício dessa mecânica.

Enquanto em 3d6-roll-under (Gurps) se eu tenho uma pericia de nivel 14... isso não me diz absolutamente NADA em termos de probabilidades de acerto. Assim como dice-pools-roll-over (Shadowrun, Vampire, Exalted, Riddle of Steel ), também não deixa claro minhas chances de acerto. Só se eu fizesse cálculos, ou consultasse alguma tabela, saberia.

Cara, dá na mesma. Olha só: tu tem uma perícia 14 em GURPS. Tu vai rolar 3d6 e tem que tirar menos que 14, certo? Bom, tu sabe que o máximo que tu pode tirar nos dados é 18 e, mesmo que tu não saiba exatamente a tua probabilidade, tu sabe que é quase certo que tu acerte, já que de 18, tu pode tirar até 14.
 
Se você quer dizer que todos são meros randomizadores, ok, eu concordo. Mas há sutilezas em cada um que, na minha opinião, fazem diferença.

Eu não conseguiria jogar Castle Falkenstein com GURPS por exemplo, mas conseguiria com FATE. Da mesma forma que não acharia legal jogar hack-slash em Shadowrun com o sistema de cartas de Castle Falkenstein, mas conseguiria com d20.

Você acharia tão legal jogar hack-slash em Forgotten Realms com 3d&t ? seja SINCERO ( :hihihi: )
 
Óbvio que não. A mecânica do 3D&T é totalmente falha, ela não consegue abranger de forma satisfatória (pra mim) o combate.

De resto, não entendi o que esse teu post tem a ver com o teu anterior.
 
Se você quer dizer que todos são meros randomizadores, ok, eu concordo. Mas há sutilezas em cada um que, na minha opinião, fazem diferença.

Concordo com o Armitage. O sistema é mais que um conjunto de regras. Como já disse em outro tópico, o sistema é importante e é ele quem determina, em medida coníserável, o modo como o jogo será jogado ou a concepção de mundo, o leque de ações... que o jogador terá.

Imaginem Vampiro a máscara 3D&T, a não ser com um esforço estupendo (se é que é possível), o jogo seria comédia e combate. Nada sério. Sistemas tem certas particularidades que interferem no jogo sim. Há toda uma concepção e um modo de jogar que vem com o sistema. Se ele fosse uma mecânica de regras vazias, me parece que todos eles deviam ser genericos. Não é o caso.

O sistema, seja pela sua mecânica, seja pelas opções, já carrega traços que limitam ou favorecem certos cenários ou certo modo de jogar.

Creio que as sutilezas de que falava o Armitage contribui para isso.
 
Não é essa a questão, Saiffyros. A questão (ao menos pra mim) é: tu joga um dado e soma um bonus. Tanto faz se tu tinha que tirar a menos ou a mais do que a dificuldade.

No mais, acho irônico tanto tu quanto o Armitage virem defender a adequação de sistemas, já que tanto levantaram a bandeira do par ou ímpar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo