• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Programa Mais Médicos

O Bruce já lembrou aqui que "quem tem fome tem pressa", falar em infraestrutura é maravilhoso, porém é um processo longo e caro, e nenhuma mãe quer ver seu filho morrer em consequência de uma diarreia esperando uma empreiteira terminar um hospital. Imagina quanto tempo vai levar o Brasil para adequar o sistema de saúde em todo o seu território? Minas Gerais sozinho tem 853 municípios.

Assim como é maravilhoso falar de medidas emergenciais para compensar a inoperância. É como o chefe que dorme no ponto o ano inteiro e distribui porrada nos funcionários quando chega no limite do prazo de algum projeto. Faltam gestão pública de qualidade e eficiências nos gastos e não vejo nada sendo discutido sobre isso. Essas medidas para a saúde pública vieram convenientemente depois da péssima avaliação do governo Dilma nesse setor, no passado ainda.
 
Assim como é maravilhoso falar de medidas emergenciais para compensar a inoperância. É como o chefe que dorme no ponto o ano inteiro e distribui porrada nos funcionários quando chega no limite do prazo de algum projeto. Faltam gestão pública de qualidade e eficiências nos gastos e não vejo nada sendo discutido sobre isso. Essas medidas para a saúde pública vieram convenientemente depois da péssima avaliação do governo Dilma nesse setor, no passado ainda.

Mas aí é que tá: precisamos atrelar uma coisa à outra. É preciso dar o peixe? Sim, e também ensinar a pescar e fornecer os recursos para isso - é assim que as coisas deveriam funcionar. Essa é uma medida emergencial per se pra lá de necessária - não fosse não seria "emergencial". Infelizmente, como já pontuaram aqui no tópico, há que se resolver o problema do repasse de cima a baixo - vide que já tinha uns imbecis querendo demitir os médicos da cidade alegando que iriam ter que pagar os do programa, sendo que quem paga o salário dos últimos é o governo federal.
 
Já falei aqui no fórum: Não sou contra medidas de curto prazo, contanto que estejam acompanhadas por inciativas de longo prazo.

O problema é esse mesmo. O governo federal parece ter um enorme problema com essa continuidade, esse acompanhamento. Existem projetos ou pelo menos ideias informes de ações contundentes, amplas, como no caso da erradicação da pobreza, mas o PT parece que fica preso nos pequenos programas de assistência e não consegue ir adiante.

Talvez seja mais responsabilidade da burrocracia que do governo, mas eu penso que falta muita vontade (ou pelo menos competência) polítca na articulação dessa continuidade.
 
Talvez seja mais responsabilidade da burrocracia que do governo, mas eu penso que falta muita vontade (ou pelo menos competência) polítca na articulação dessa continuidade.

Justamente o que eu estava pensando - falar que é PT ou PSDB é reducionismo barato. A máquina burocrática não escolhe posicionamento partidário - e só tem cretinos por trás deles! :osigh:
 
Já falei aqui no fórum: Não sou contra medidas de curto prazo, contanto que estejam acompanhadas por inciativas de longo prazo.

Mias Grimnir meu post fala justamente isso, traz os médicos para não deixar o pessoal sem assistência nenhuma, e paralelamente faz projetos de longo prazo.
O que não pode é pensar somente também nos projetos de médio e longo prazo, que é a ideia de infraestrutura, e deixar o pessoal lá sofrendo com doenças que já era para terem sidos erradicadas, o que não foram ainda no Brasil justamente por essa falta de infra.

A primeira grande crítica ao projeto foi que não há médicos suficientes em certas regiões pois lá não tem condições para trabalharem, mas quanto tempo para fazer com que essas regiões tenham essas condições? Até lá as pessoas ficam sem tratamento? Bem isso não pode. O que também não pode é jogar esses médicos lá e deixarem eles o resto da vida em condições precárias e não darem nada mais que o atendimento básico a população.

Mais uma vez repito, fraciona o problema e resolve ele por partes, algumas são emergenciais, outras são mais longas, mas se faltar uma parte o problema não será resolvido.
 
Gente, sinto que estou perdendo tempo nesse tópico devido a algumas coisas que estou lendo. Me expliquem pra que eu decida se vale a pena continuar: vocês são a favor dos médicos cubanos atuando no Brasil ou não gostam dos médicos brasileiros?
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Bem simples, na verdade. Como os cidadãos cubanos não são livres para deixar o país (é a razão pela qual muitos deles arriscam a vida fugindo em vez de simplesmente emigrar), há toda uma manobra política aí -- Cuba tem os médicos que o Brasil afirma que precisa, o governo cubano precisa de dinheiro e o brasileiro quer se aproximar de Cuba. Resta o "problema" de impedir que esses médicos fujam, o que foi resolvido por Cuba com uma seleção cuidadosa (só médicos com família, a família fica lá, retenção da renda do médico, etc.) e pelo Brasil com a garantia de repatriação dos médicos que tentarem pedir asilo.
Bem, essa é a justificativa extraoficial que todos sabemos. Queria saber como o governo brasileiro justifica esse "convênio" com a OPAS (Organização Pan-americana da Saúde) que privilegia um governo só, uma espécie de monopólio governamental, sem licitação etc. A OPAS não é pan-americana? A Argentina e o Uruguai tem uma proporção de médicos/1000 habitantes superior a do Brasil (3,2 e 3,7 respectivamente) e ainda fazem parte do Mercosul. Por que não houve acordo aí também?... Tudo muito bizarro...

Quanto a outro tema, digo que aparentemente a medida não é tão urgente assim porque os governos de todos os níveis conseguiram aguentar até aqui (mesmo que haja 700 municípios que não tem nem um médico para a população, como diz um vídeo postado pelo Felagund, há muitos motivos por trás disso)... No mais, duvido que passe da gambiarra de solução também para uma solução mais duradoura... É para dar o benefício da dúvida para o governo? Mesmo passando por cima de várias leis? Enfim...

Tem alguns outros dados interessantes que achei em uma aprofundada na pesquisa. Por exemplo, a Exposição de Motivos da Medida provisória nº 621/13 que (tenta) institui(r) o programa cita uma pesquisa do IPEA de 2011 em que "58,1% apontam falta de médicos como maior problema do SUS" (essa pesquisa aqui). Ou seja, o programa todo é baseado em 1ª pesquisa com respostas que podem ter sido direcionadas? O governo sabia disso desde essa pesquisa (mais uma razão para não acreditar em "urgências"), e aparentemente tinha tentado criar o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica o PROVAB (citado pela Pim lá atrás), mas não sei porque, parece que se está passando por cima dele também (lentidão na solução?) Tem uma apresentação na CCJ da Câmara também do Alexandre Padilha de junho de 2012 sobre tudo isso.

Não sei porque os conselhos de medicina e a imprensa não divulgam esse tipo de coisa e ficam obcecados com os cubanos (ou talvez a população não queira ouvir mesmo, nem adianta falar, sei lá... me parece meio tarde)
 
Última edição:
Gente, sinto que estou perdendo tempo nesse tópico devido a algumas coisas que estou lendo. Me expliquem pra que eu decida se vale a pena continuar: vocês são a favor dos médicos cubanos atuando no Brasil ou não gostam dos médicos brasileiros?

Me explique pra que eu decida se vale a pena responder: esse reducionismo dualista é proposital ou foi sem querer?

- - - Updated - - -

Não sei porque os conselhos de medicina e a imprensa não divulgam esse tipo de coisa e ficam obcecados com os cubanos (ou talvez a população não queira ouvir mesmo, nem adianta falar, sei lá... me parece meio tarde)

É o que estou me perguntando há tempos e tenho uma boa resposta pra isso: agenda política. Apenas isso.
 
Se fossem médicos bolivianos a coisa seria igual. O fato é que há afinidade ideológica entre Cuba e o Brasil petista, portanto, é natural que existe algo mais específico nesse caso.

Em tudo há uma união corporativista da classe médica para se colocar contra a importação mas, lamentavelmente, agarrada àquele anti-comunismo tosco tupiniquim.
 
Canal da direita :lol:

Enfim, o que não falta no mundo é cubano dissidente que adora falar uma porcaria sobre Cuba, Yoni Sanchez tá ai.

Segundo, esse cubano do video não é um médico do Mais Médicos. Nenhum médico do programa se manifestou sobre esse tipo de coisa que o cubano de direita do video falou.

Apenas ser cubano não dá legitimidade a qualquer bobagem dita por esse senhor.
 
Se fosse o canal da Nova Direita Cultural, pelo menos. E chove olavetes nos comentários haha.
 
Me explique pra que eu decida se vale a pena responder: esse reducionismo dualista é proposital ou foi sem querer?
Não tem nada de malicioso na minha pergunta, Bruce. É tão simples quanto parece. Muitos dos posts que eu venho lendo (não só aqui) atacam os médicos brasileiros (coxinhas de jaleco, lol, patricinhas, elitistas, xenófobos, racistas) em vez de defenderem a causa em si.

Então, se for pra ler agressões, verdadeiras ou falsas, contra a classe a que pertenço, vou ficar estudando porque todos sairemos ganhando. Mas se me disserem que o que está escrito nas páginas que pulei são argumentos pró-vinda dos médicos estrangeiros, aí valem a pena.
 
Não tem nada de malicioso na minha pergunta, Bruce. É tão simples quanto parece. Muitos dos posts que eu venho lendo (não só aqui) atacam os médicos brasileiros (coxinhas de jaleco, lol, patricinhas, elitistas, xenófobos, racistas) em vez de defenderem a causa em si.

Então, se for pra ler agressões, verdadeiras ou falsas, contra a classe a que pertenço, vou ficar estudando porque todos sairemos ganhando. Mas se me disserem que o que está escrito nas páginas que pulei são argumentos pró-vinda dos médicos estrangeiros, aí valem a pena.

A pergunta parece apelar pra um falso reducionismo dualista, mas vamos lá: da minha parte, sou a favor de ambos. Não podemos condenar uma classe pelo comportamento nos limites da xenofobia perpetrados no Ceará e nem por conta dos órgãos que dizem representar os médicos em seus respectivos estados.
 
Mas é um caso extremo? Concordo com a citação do Betinho, mas será que ela se aplica? Se o problema é tão urgente, porque só agora foi "descoberto" pelo governo?

E se os médicos brasileiros se importam tanto com a população por que só descobriram agora que la na pqp não há infraestrutura? O governo estava conseguindo esconder essa informação de todo mundo? Nem falo dos médicos do Walfredo Gurgel (Natal) que toda hora fazem greves por faltar tudo, inclusive linha pra fazer cirurgia. A Pim e a Tek podem achar que eu sou contra médicos brasileiros, isso não poderia ser mais falso. Por que eu os odiaria? Eu odeio esse corporativismo, essa xenofobia, aquela idiotice daquelas patricinhas lá no Ceará. E a prova desse corporativismo é que eu não vi ninguém que já não seja contra esse corporativismo dizendo que as patricinhas estavam erradas.

Gente, sinto que estou perdendo tempo nesse tópico devido a algumas coisas que estou lendo. Me expliquem pra que eu decida se vale a pena continuar: vocês são a favor dos médicos cubanos atuando no Brasil ou não gostam dos médicos brasileiros?

Isso parece a mesma coisa que dizer: se eu tirar no dado 1, 2 ou 3 eu ganho. 4, 5 ou 6 você perde. Mas é fato que temos muitos médicos metidos, que nem olham na cara do paciente que já está sofrendo e ainda é desmerecido pelo médico. Consultas que são feitas sem nenhum exame do paciente em 5 minutos pra no fim dá o veredito: virose. Talvez vocês não vejam isso, mas quem sofre na fila do SUS vê isso muito bem e muitas vezes.
 
Se fossem médicos bolivianos a coisa seria igual. O fato é que há afinidade ideológica entre Cuba e o Brasil petista, portanto, é natural que existe algo mais específico nesse caso.

Em tudo há uma união corporativista da classe médica para se colocar contra a importação mas, lamentavelmente, agarrada àquele anti-comunismo tosco tupiniquim.

tumblr_m9mxf1sQw41ru03bmo1_500.gif


PAGANUS SE SUSPERANDO HAHAHAHAHHA ai, gnt, q vd crl
 
@Tek: Eu não creio que ninguém que criticou certo corporativismo do sector médico com relacção à importação deva ser reduzido a uma mera cuestão d'eles serem 'boys-patricinhas-whatever'. Isso é cair no absurdo de se igualar aos imbecis que vociferam que os médicos cubanos vão 'corromper nossos jovens', que isso é uma 'estratégia de perversão ditatorial petista', uma 'cripto-revolução' e certas imbecilidades.

Em nenhum momento vancê me viu ou me verá dizendo que as reacções contra a importação são de 'médicos burgueses capetalistas malvados'. Acho sim que um certo anti-petismo de mal gosto faz aqui um papel importante em algumas declarações isoladas mas a manifestação contra a importação é legiptima sim. Claro que é! Eu mesmo sou contra, acho que seria muito melhor medidas emergenciais operando imediactamente a partir de forças-tarefa conjuntas da União com os Estados e municípios que essa medida cobarde e até humilhante. Percebe? Estou do lado lado de vancês.

A cuestão que eu critico é, em primeiro lugar, uma politização excessiva e idiota que certas pessoas insistem em transformar um debate tão importante como esse. É claro que o problema é porque se associa o anti-petismo (que é belo e moral) com sua relacção ideológica com Cuba e daí se parte para toda uma phantasia e uma pseudo-mitologia sub-racional, uma cousa de paixão mesmo, e perverte toda a discussão, até impede toda a discussão. Os médicos de repente se tornam macacos gritando com a árvore para que faça a banana cair em vez de subir por ela para buscar o alimento.

Eu sei que por mais realpolitik que tentemos buscar ser e operar, a ideologização é inevitável, mas o que eu critico nem é tanto essa politização, mas principalmente pelo baixíssimo nível das massas anti-governistas, habilmente instrumentalizadas por certos interesses políticos de oposição, se reunindo para transformar Cuba no foco das discussão enquanto que é algo totalmente relativo. Não deveria ser o foco, pelo menos não agora. E pior: não só virou o foco como serviu de estopim para envenenar totalmente a situação e submeter tudo às instâncias irracionais da prakriti.

tumblr_m9mxf1sQw41ru03bmo1_500.gif


PAGANUS SE SUSPERANDO HAHAHAHAHHA ai, gnt, q vd crl

Estou embasbacado e paralisado no meu ser mais ôntico pela profundidade de sua argumentação.

Mas nem vou dar fail para vancê não chorar.
 
Última edição por um moderador:
A pergunta parece apelar pra um falso reducionismo dualista, mas vamos lá:
Calma, calma! Eu não estou usando de meios sujos pra "ganhar" a discussão. Eu estudo Medicina, mas sou legal :abraco:

Mas é fato que temos muitos médicos metidos, que nem olham na cara do paciente que já está sofrendo e ainda é desmerecido pelo médico.
Fato.

Agora explico minha pergunta: médicos são metidos, assim como vááários outros profissionais.
Talvez o médico seja mais metido que os outros por pertencer a uma elite intelectual e financeira, pelo status da profissão, por ser procurado pelas pessoas num momento em que elas precisam [muito], pela carga de responsabilidade sobre suas decisões e ações, por um erro poder custar a vida ou a qualidade de vida do paciente. Ou seja, ele é importante na sociedade e isso lhe sobe à cabeça.
Já a gravidade da metidez do médico, não presente nas outras profissões, é porque o cliente que o procura está vulnerável e precisando de consolo, ajuda, compreensão. Pô, vem o cara doente e você vai ficar com pose de fodão?? E eu disse que "a gravidade não está presente nas outras profissões", mas está sim. Quando minha mãe estava internada, ela chamou a nutricionista umas três vezes em dois dias pra readaptar as refeições dela por ela não estar conseguindo comer ou por querer tentar voltar a comer algo. Se a nutricionista tivesse aparecido com cara de bunda, tipo "ai, de novo? acha que tá num hotel?", minha mãe teria ficado inibida, aceitaria o que viesse e não conseguiria se alimentar. Mas, por algum motivo que não me interessa nessa discussão, o médico metido é o pior profissional metido.

...o que não invalida o seguinte:
-Trazer médicos do exterior é uma forma tapa-buraco de levar assistência médica ao interior do país. Concordo com quem disse que é melhor médico sem equipamentos que médico nenhum. Dos males, o menor. Se brasileiro não quer ir pra área sem condições de trabalho e sem qualidade de vida pra si e pra família e estrangeiro aceita, que vá. Mas essa medida vai fazer o governo dizer que fez sua parte e nenhuma melhoria de infra será feita. Não adianta muito ter um médico pra diagnosticar uma síndrome e não ter um laboratório ou exames de imagem pra fazer um diagnóstico diferencial ou medicamentos pra tratar.
-Revalida precisa ser aplicado a TODOS os médicos que se formaram no exterior. TODOS. Sejam cubanos, espanhóis, portugueses, americanos, franceses, alemães ou brasileiros. O motivo não é xenofobia, racismo, inveja ou clubinho. O motivo é que os calendários vacinais são diferentes, as doenças mais prevalentes são diferentes, os tratamentos preconizados pelos órgãos de saúde são diferentes, os medicamentos são diferentes (alguns que são usados nos EUA, por exemplo, são proibidos no Brasil). Então, se um excelente médico inglês não passar no Revalida, ele nunca vai identificar que você está com dengue.

("Ah, mas médico brasileiro também precisa de Revalida". Você quis dizer prova semelhante à OAB? Aí sim. Na verdade, lembro de ter ouvido falar que haveria, tanto que fiz as contas e eu mesma teria que prestar. Não sei em que pé anda.)

Acho que esses dois argumentos que eu apresentei contra a vinda dos médicos são coerentes. O problema é que, quando um médico brasileiro fala que pensa assim, a resposta muitas vezes se desvirtua pra "seu preconceituoso, você se acha, et cetera". Risos, né?

E se os médicos brasileiros se importam tanto com a população por que só descobriram agora que la na pqp não há infraestrutura?
Mas Morf, vai fazer o quê? Médicos não podem fazer greve. A população se vira contra eles.

@Tek:
Eu não creio que ninguém que criticou certo corporativismo do sector médico com relacção à importação deva ser reduzido a uma mera cuestão d'eles serem 'boys-patricinhas-whatever'. Isso é cair no absurdo de se igualar aos imbecis que vociferam que os médicos cubanos vão 'corromper nossos jovens', que isso é uma 'estratégia de perversão ditatorial petista', uma 'cripto-revolução' e certas imbecilidades.

Em nenhum momento vancê me viu ou me verá dizendo que as reacções contra a importação são de 'médicos burgueses capetalistas malvados'. Acho sim que um certo anti-petismo de mal gosto faz aqui um papel importante em algumas declarações isoladas mas a manifestação contra a importação é legiptima sim. Claro que é! Eu mesmo sou contra, acho que seria muito melhor medidas emergenciais operando imediactamente a partir de forças-tarefa conjuntas da União com os Estados e municípios que essa medida cobarde e até humilhante. Percebe? Estou do lado lado de vancês.

A cuestão que eu critico é, em primeiro lugar, uma politização excessiva e idiota que certas pessoas insistem em transformar um debate tão importante como esse. É claro que o problema é porque se associa o anti-petismo (que é belo e moral) com sua relacção ideológica com Cuba e daí se parte para toda uma phantasia e uma pseudo-mitologia sub-racional, uma cousa de paixão mesmo, e perverte toda a discussão, até impede toda a discussão. Os médicos de repente se tornam macacos gritando com a árvore para que faça a banana cair em vez de subir por ela para buscar o alimento.
É exatamente como eu penso, porém com vocabulário mais sofisticado. Hostilizar os médicos estrangeiros, como aconteceu em Fortaleza, e aproveitar a discordância pra agredir a classe médica brasileira estão no mesmo nível.

EDIT: retirei o último parágrafo do post do Paganus. Não sei se concordo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo