O máximo de quadradinhos é 17, então é bastante limitado. Mas de forma geral, um personagem equilibrado acaba ficando tão bom - ou melhor - que um altamente especializado, já que níveis mais altos de perícias custam mais e o chi (a "mana" do personagem) depende do equilíbrio entre os atributos físicos e mentais.
Os taos, habilidades de combate e magia são adquiridos de forma semelhante às perícias; as habilidades de combate e as magias sejam dependentes das suas perícias - cada uma equivale a um nível de uma perícia, que age como prerequisito, e tem que ser comprada como um "nível especial" dessa perícia.
Os taos são descritos como as "leis do universo". Os personagens que compreendem essas leis conseguem utilizar seu chi para conseguir feitos extraordinários - na prática, isso ocorre incorporando efeitos nas suas ações. Por exemplo, o Tao das Seis Direções permite executar outras ações junto com um movimento (inclusive outras ações de movimento), e também se deslocar mais; o Tao dos Passos Leves permite se equilibrar, por exemplo em caminhos estreitos e cordas, e no nível mais alto até na ponta de uma lança; o Tao do Hálito Destrutivo permite a você dar golpes destruidores (efetivamente destrói alguns objetos sem precisar de teste, e dá bônus no dano e para destruir armas); entre outros.
As técnicas de combate são bem fortes, incluem desde nocautear o oponente, prender a arma do inimigo, atacar duas vezes com uma arma ou defender com duas armas, obrigar o inimigo a recuar, ou até atirar em curva(!!). As técnicas de combate equivalem a níveis diferentes de cada perícia de combate (por exemplo, é mais fácil nocautear alguém com uma maça que com uma espada).
A magia se divide em quatro caminhos: Alquimia Interna, Alquimia Externa, Adivinhação e Exorcismo (há uma perícia para cada). Qualquer um pode ter magias, desde que preencha os prerequisitos. A Alquimia Externa é voltada para fazer poções (benévolas e malévolas), talismãs, ungüentos e similares. A Alquimia Interna é voltada para efeitos curativos e aumento da resistência do próprio corpo. A Adivinhação serve para se ver "auspícios" no mundo à sua volta, de diversas formas. O Exorcismo serve para combater os espíritos, equilibrando as energias Yin de demônios, fantasmas, e mortos-vivos com energias Yang: abençoando espadas e outros itens para ajudar a vencê-los, criando proteções espirituais, entre outras formas.
O sistema de rolagens é bem simples: subtraia o dado menor do maior e some os bônus, compare com a dificuldade e subtraia para achar a margem de sucesso. Se você obtiver dois valores iguais, de 1 a 9, você tirou um crítico: sucesso automático, e recupera pontos de chi igual ao número dos dados; se você tirar 2 zeros, foi uma falha crítica, você falha automaticamente e perde 5 pontos de chi (até o limite de 0). O chi pode ser usado para ganhar bônus nos testes (+1 para cada 2 pontos de chi), e você pode ficar com chi negativo (!!) gastando o mesmo número de pontos de vida.
As rodadas tem apenas 2 ou 3 segundos, o tempo de uma única ação, embora os personagens possam conseguir mais ações em uma única rodada (por exemplo, usando Taos), e nesse caso a rodada é dividida em várias "exchanges", que se resolvem uma por uma. Por exemplo, um guerreiro que tenha dois ataques, ele usa um, seu oponente age, e só então ele ataca de novo. Os ataques são feitos contra água+madeira do oponente, a menos que ele se defenda (por exemplo, com a perícia Esquiva). O dano é a soma de Metal+(dano da arma)+(diferença entre o dado Yang e o outro, se positiva)+(valor dos dados, se for um crítico). O dano das armas em geral é entre 1 e 4 (só a besta tem dano maior, 5), sem rolar dados; a armadura (sempre de couro ou peles, nenhuma de metal) tem a redução de dano de 1 a 5.
P.S.: trecho bem inesperado do livro: "Su Yi had no idea who the strange woman could be, but could tell from her guard’s fear that she was an important figure among the mercenaries of Fist of Bronze. Maybe a sorceress, or worse, an Emo."
No glossário diz que Emo é Demônio... Por que será?