• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artigos Valinor Quem ou o Que é Tom Bombadil?

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
Tolkien inseriu Tom em O Senhor dos Anéis em um estágio bem inicial, quando ele continuava a pensar nele como uma sequência para O Hobbit, em vez de para O Silmarillion [a forma alterou-se durante os primeiros capítulos de O Senhor dos Anéis]. Tom encaixa-se na forma original [levemente infantil] dos primeiros capítulos [que lembra aqueles de O Hobbit], mas com a progressão da história ele aumentou de tom e tornou-se de natureza mais pesada. Tolkien mais tarde comentou que deixou Tom no livro porque ele decidiu que de qualquer forma Tom providenciaria um ingrediente necessário [veja o último parágrafo deste texto]. Algumas razões muito convincentes são dadas em algumas cartas maravilhosas [Letters, 144 & 15].

Esta questão tem sido amplamente debatida, algumas vezes veementemente demais. Parte da dificuldade é a complexidade da história literária de Tom. Tom era originalmente um boneco [com casaco azul e botas amarelas] possuído por Michael, filho de Tolkien. O boneco inspirou um fragmento de história, como os que ele frequentemente inventava para o divertimento de seus filhos. O fragmento foi por sua vez base para o poema “As Aventuras de Tom Bombadil”, publicado em 1933, que também introduziu Fruda d’Ouro, os espectros tumulares, o Velho Salgueiro [o poema foi a fonte dos eventos dos capítulos 6 a 8 de O Senhor dos Anéis]. Em uma carta da mesma época [1937] Tolkien explicou que Tom tinha a intenção de representar “o espírito do campo [que está desaparecendo] de Oxford e Berkshire”.
Sobre a natureza de Tom, existem várias escolas de pensamento:



  • Ele era um Maia [a noção mais comum]. A explicação aqui é simples: dado o grupo de personagens conhecidos da Terra-média, seria o papel mais conveniente para colocá-lo [e Fruta d'Ouro também]. Grande parte dos outros indivíduos de O Senhor dos Anéis com origens “misteriosas”, como Gandalf, Sauron, os Magos, os Balrogs são de fato Maiar.


  • Ele é Ilúvatar. O único apoio para esta noção esté em terrenos teológicos: alguns interpretaram a frase de Fruta d’Ouro para Frodo [Frodo: "Quem é Tom Bombadil?" Fruta d'Ouro: "Ele é".] com uma forma do Cristão “Eu sou o que eu sou”, que realmente poderia sugerir o Criador. Tolkien rejeitou esta afirmação de maneira bastante firme.


  • T.A. Shippey [em The Road to Middle-earth] e outros sugeriram que Tom é um tipo único. Esta noção recebeu apoio indireto do próprio Tolkien: “Como uma história, eu acho bom que haja uma porção de coisas não explicadas [especialmente se uma explicação de fato existe]; … E mesmo na Era mítica deve haver alguns enigmas, como sempre existem. Tom Bombadil é um deles [intencional]“. Existem referências esparsas a outras entidades que não parecem se encaixar nos padrões usuais.
Seja lá qual for a correta, a função de Tom dentro da história era, evidentemente, demonstrar uma atitude particular em relação ao controle e poder. “A história é colocada em termos de um lado bom e um lado mau, beleza contra feiúra rude, tirania contra realeza, liberdade moderada contra compulsão que há muito perdeu qualquer objetivo a não ser o simples poder, e assim por diante; mas ambos os lados, em algum grau, conservativo ou destrutivo, deseja uma medida de controle. Mas se você possui, ou toma para si “um voto de pobreza”, renuncia ao controle, e tem prazer nas coisas por eleas mesmas sem referência para si mesmo, assistindo, observando e aumentando seu conhecimento, então a questão sobre os acertos e erros do poder e controle podem se tornar totalmente sem sentido para você, e os meios do poder absolutamente sem valor.”- [Letters].

Tom representa “Botânica e Zoologia [como ciências] e Poesia como oposição à Criação de Gado e Agricultura e comodidade.” [Letters].

[tradução de Fábio 'Deriel' Bettega]

Leia Mais...
 
Última edição por um moderador:
Muito interessante esse artigo e nunca comentado. Até hoje foi o que eu li de mais completo sobre Tom Bombadil.
 
As vezes pego uns artigos mais antigos aqui por acaso tbm...
E parece coincidência, hj o Menê trancou um tópico que perguntava sobre Tom...

PS: Grahan é o Juliano? :think:
 
As vezes pego uns artigos mais antigos aqui por acaso tbm...
E parece coincidência, hj o Menê trancou um tópico que perguntava sobre Tom...

PS: Grahan é o Juliano? :think:

Não, não é coincidência não. Eu entrei naqueles tópicos deixados no que o Menê trancou pois um desses era meu e achei esse artigo. Nunca tinha lido, como eu já disse, algo que falasse mais por completo do Tom.

Enfim, apesar dos Maiar terem origens desconhecidas, mas eles não dizem serem tão antigos como Tom o diz ser.

E sim, Grahan é o Juliano!:yep:
 
impressao minha ou as letras estao meio erradas?(acho que na hora da traducao houve algum problema no pc)
 
As vezes pego uns artigos mais antigos aqui por acaso tbm...
E parece coincidência, hj o Menê trancou um tópico que perguntava sobre Tom...

PS: Grahan é o Juliano? :think:
tópico que por um acaso era meu^^ainda nam tinha visto o "Procurar" ali encima^^malz ae
 
Tom Bombadil, ou você ama ou você odeia ahuauhauhua, personagem fantástico, artigo muito bom e a Fruta d`Ouro? Ainda acho que uma pontinha no filme seria legal, apesar de que para quem não leu os livros poderia ficar um tanto confuso quanto à sua invunerabilidade aO Um.
 
tom bombadil parece ser como um "pastor" da terra-média, ele, como se diz no Conselho de Elrond, foi a primeira "pessoa" a habitá-la, seria muito bom se tivesse um pouco dele e da frutad'ouro no filme , mesmo porque se não fosse por ele, Sam, Frodo, Merry e Pippin, teriam ficado na floresta velha, e tudo estaria perdido.
 
Muito legal o artigo, seria meio que um compêndio do que se supõe sobre o velho camarada. Na minha modesta opinião, Tom é um ser inexplicável, nem Maia e nem Eru.
 
Vejam este post:

No Livro As Aventuras de Tom Bombadil, no poema de nº 7 (The Stone Troll), Tolkien narra uma curiosa cena em que um troll rói um osso do tio de Tom. Tom diz expressamente que o Troll não deveria se meter com os ossos dos parentes de seu pai. Se em O Senhor dos Anéis é dito que Tom é o Sem Pai, como explicar este poema? Seria apenas uma concepção inicial de Tom, mudada mais tarde?
 
Tom sempre foi, Tom sempre será

O grande X do cara é que ele não é nada e é tudo ao mesmo tempo
todos tem uma teoria e penso que essa era a intenção de Tolkien ao cria-lo
 
Uma coisa eu não entendi:
Fruta d'Ouro não era uma elfa? Parece que li em algum lugar e se não for no livro mesmo, que ela é uma elfa...
 
Os caracteres do artigo aparecem estranhos aqui no meu micro.

O mesmo ocorre aqui, todos caracteres com acentos ou Ç

Tolkien inseriu Tom em O Senhor dos Anéis em um estágio bem inicial, quando ele continuava a pensar nele como uma sequência para O Hobbit, em vez de para O Silmarillion [a forma alterou-se durante os primeiros capÃtulos de O Senhor dos Anéis]. Tom encaixa-se na forma original [levemente infantil] dos primeiros capÃtulos [que lembra aqueles de O Hobbit], mas com a progressão da história ele aumentou de tom e tornou-se de natureza mais pesada. Tolkien mais tarde comentou que deixou Tom no livro porque ele decidiu que de qualquer forma Tom providenciaria um ingrediente necessário [veja o último parágrafo deste texto]. Algumas razões muito convincentes são dadas em algumas cartas maravilhosas [Letters, 144 & 15.

Tem como alguem quotar a terceira "hipótese" do Tom Bombadill aqui, fazendo o favor? Não consegui "traduzir ela direito.
 
Tem como alguem quotar a terceira "hipótese" do Tom Bombadill aqui, fazendo o favor? Não consegui "traduzir ela direito.

E além dos erros de codificação de caracteres existem também alguns erros ortográficos no texto.... Mas vamos lá:

Sobre a natureza de Tom, existem várias escolas de pensamento:

  • Ele era um Maia [a noção mais comum]. A explicação aqui é simples: dado o grupo de personagens conhecidos da Terra-média, seria o papel mais conveniente para colocá-lo [e Fruta d"Ouro também]. Grande parte dos outros indivíduos de O Senhor dos Anéis com origens "misteriosas", como Gandalf, Sauron, os Magos, os Balrogs são de fato Maiar.
  • Ele é Ilúvatar. O único apoio para esta noção está em terrenos teológicos: alguns interpretaram a frase de Fruta d"Ouro para Frodo [Frod: "Quem é Tom Bombadil?" Fruta d"Ouro: "Ele é".] com uma forma do Cristão "Eu sou o que eu sou", que realmente poderia sugerir o Criador. Tolkien rejeitou esta afirmação de maneira bastante firme.
  • T.A. Shippey [em The Road to Middle-earth] e outros sugeriram que Tom é um tipo único. Esta noção recebeu apoio indireto do próprio Tolkien: "Como uma história, eu acho bom que haja uma porção de coisa não explicadas [especialmente se uma explicação de fato existe]; ... E mesmo na Era mitíca (sic) deve haver alguns enigmas, como sempre existem. Tom Bombadil é um dele [intencional].". Existem referências esparsas a outras entidades que não parecem se encaixar nos padrões usuais.
 
Vlw Meglin, eu não tinha conseguido entender o "único", o que comprometeu o resto da minha interpretação da hipótese :D
 
Penso (apesar de "despensar" as vezes), que Tom seria um filho de Yavanna, assim como os anões são filhos de Aule, um ser que poderia ter sido criado pelas mãos de Yavanna ou simplesmente "cantado" por ela no Ainulindale. Afinal ele expressa grande amor e senhoria pela terra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo