• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artigos Valinor Quem ou o Que é Tom Bombadil?

Penso (apesar de "despensar" as vezes), que Tom seria um filho de Yavanna, assim como os anões são filhos de Aule, um ser que poderia ter sido criado pelas mãos de Yavanna ou simplesmente "cantado" por ela no Ainulindale. Afinal ele expressa grande amor e senhoria pela terra.

Caro Nolyon... Isso não seria possível já que apenas Eru Ilúvatar possui a Chama Imperecível, fundamental para criar esse tipo de vida. Lembre-se que os anões eram apenas "bonecos" de Aulë, até que Eru lhes permitiu viver...

Yavanna não poderia ter criado Tom sem a anuência de Eru, e isso não seria ocultado de todos nós nos livros, certo? :)
 
Caro Nolyon... Isso não seria possível já que apenas Eru Ilúvatar possui a Chama Imperecível, fundamental para criar esse tipo de vida. Lembre-se que os anões eram apenas "bonecos" de Aulë, até que Eru lhes permitiu viver...

Yavanna não poderia ter criado Tom sem a anuência de Eru, e isso não seria ocultado de todos nós nos livros, certo? :)


Por esse motivo "despenso" :yep:, apesar de ser absurda é uma ideia que muito me interessa! Claro que não concordo com essa ideia, mas é algo a se pensar, claro que Tolkien falaria algo sobre isso, mas como Tom esta fadado ao enigma, por que não especular!! :joy:
 
Uma coisa eu não entendi:
Fruta d'Ouro não era uma elfa? Parece que li em algum lugar e se não for no livro mesmo, que ela é uma elfa...

Não acho que Fruta d'Ouro seja uma elfa, no livro "As aventuras de Tom Bombadil", existe uma passagem em que Fruta d'Ouro puxa Tom para debaixo d'água, onde ela vive, alem do mais, ela é 'Filha do rio" e em nenhum momento se vê menção a ela como elfa ou algo do genêro. :think:
 
tom bombadil parece ser como um "pastor" da terra-média, ele, como se diz no Conselho de Elrond, foi a primeira "pessoa" a habitá-la, seria muito bom se tivesse um pouco dele e da frutad'ouro no filme , mesmo porque se não fosse por ele, Sam, Frodo, Merry e Pippin, teriam ficado na floresta velha, e tudo estaria perdido.
De todas a respostas, a sua é das q eu mais gostei.Eu sempre vi Tom como o primeiro filho de Eru,alguem para emcinar aos valar os misterios da Terra Media.E protege-la quando nesseçario.
 
Penso (apesar de "despensar" as vezes), que Tom seria um filho de Yavanna, assim como os anões são filhos de Aule, um ser que poderia ter sido criado pelas mãos de Yavanna ou simplesmente "cantado" por ela no Ainulindale. Afinal ele expressa grande amor e senhoria pela terra.

Eu nunca tinha pensado assim, mais é uma boa resposta.Ela poderia ter dado origem a ele assim como ela deu origem aos ents, para ser um protetor das florestas.
 
Uma coisa que lí arespeito de Tom Bombadil é que ele estava na Terra-Média desde a chegada dos Valar. Se isso é mesmo verdade, onde ele esteve e o que será que ele andou fazendo por todo esse tempo, se não é encontrado em nenhuma outra estória?

Pensava, lendo a respeito pela rede, que ele fosse um dos Valar disfarçado. Talvez Oromë ou Tulkas( mais predileção a este ultimo). Mas já ví tanta coisa a respeito, tantas suposições, que passei a acreditar que fosse uma espécie de alter-ego de Tolkien, uma forma de colocar-se nas estórias, mas que por fim, com tanto trabalho que ele tinha, acabou por empacar no desenvolvimento de uma estória própria do personagem.
Vocês ou alguns vão me lembrar de Berén e Luthien, mas aí, já uma outra estória, não é mesmo??
 
Tom foi "cantado" por quem? Sabe-se que Eru "acordou" cada ser da canção dos Ainur em seu devido tempo. Se Tom acordou junto com o começo do mundo, quem o cantou? Fica por meu palpite Yavanna.
 
No meu post eu digo que acho qque ele foi a mistura das vozes apaixonadas de Aul6e e Yavanna na Ainulandë, ou seja, cantado pelos dois juntos.
 
No meu post eu digo que acho qque ele foi a mistura das vozes apaixonadas de Aul6e e Yavanna na Ainulandë, ou seja, cantado pelos dois juntos.


Isso é algo a se pensar, ei de ler seu post assim que houver tempo!!
Yavanna e Aulë é realmente um bomk palpite, mas não sei porque (não sei mesmo...) Tom me lembra Tulkas, apesar de eu mesmo achar isso absurdo :roll:
 
Bombadill foi criado quando Eru levantou a mão direita e, com uma expressão terrível na face, propôs um terceiro tema; suave, inabalável, indestrutível....

Sei lá... Viajei... Isso é apenas algo que me passou pela cabeça.

Impossível saber esse tipo de informação sobre o velho Tom. Nem Tolkien sabia o que ele era...
 
Uma coisa eu não entendi:
Fruta d'Ouro não era uma elfa? Parece que li em algum lugar e se não for no livro mesmo, que ela é uma elfa...
Olha num sei não quando estava lendo um livro nao quero citar tudo direito pois li ele em ingles e sei la estou de ma vontade e com pressa... sei que no texto falava que ela morava dentro da agua... ou pelo menos foi o que entendi, por isso sempre duvidei dela ser elfa, pois como ela respiraria? seria algum dom sobrenatural dos elfos?
 
Olha num sei não quando estava lendo um livro nao quero citar tudo direito pois li ele em ingles e sei la estou de ma vontade e com pressa... sei que no texto falava que ela morava dentro da agua... ou pelo menos foi o que entendi, por isso sempre duvidei dela ser elfa, pois como ela respiraria? seria algum dom sobrenatural dos elfos?


Não se diz, em nenhum lugar, que exista tal habilidade entre os Eldalië. O texto que fala que ela morava pode ser encontrado no livro "As Aventuras de Tom Bombadil", só não me lembro qual o poema... No poema se fala claramente da "brincadeira" que Fruta d´Ouro faz com Tom, puxando ele para debaixo d'água onde é sua morada. E em outro poema Tom toma Fruta d'Ouro como esposa, pedindo que ela abandone sua morada e sua mãe, nas profundezas do rio.

Na Sociedade do Anel, no capítulo de Tom Bombadil, qndo os hobbits estão hospedados na casa de Tom em um dia de muita chuva, Tom comenta que não é um dia bom para passeios, pois seria esse o dia de "Solsticio de Outono" (se não estou enganado...), o dia em que Fruta d'Ouro lavaria tudo. Me deu a entender que era ela quem controlava a chuva.

Fruta d'Ouro pra mim, seria mais um enigma, menor e em que se emprega menos impôrtancia, já que não se fala de tal habilidade em nenhum outro lugar. Mas definitivamente, não é uma elfa.
 
Gostei desse tpc, pois além do artigo tem ótimos links para outros artigos e discussões que depois lerei com calma.

Se Fruta D'Ouro vivia dentro d'água, não poderia ela ser uma sereia?! Digo, uma sereia que assume forma humana em terra firme.

Muitos aspectos citados e questionados aqui me lembraram passagens da mitologia grega... Vou pesquisar melhor sobre isso.
 
Isso é de longe a coisa mais completa que li sobre Tom...
E francamente, gostei bastante, pois Tom sempre me intrigou.
Não sei se isso é lógico, mas eu gosto de acreditar que Tom é uma espécie de representação de alguém mais importante, especialmente quando se diz que o anel não tem influência nenhuma sobre ele.
Sinceramente, acho que Tom era um Vala que ficou perdido pela TM durante a primeira era, antes dos Eldar e dos Edáin.
 
Isso é de longe a coisa mais completa que li sobre Tom...
E francamente, gostei bastante, pois Tom sempre me intrigou.
Não sei se isso é lógico, mas eu gosto de acreditar que Tom é uma espécie de representação de alguém mais importante, especialmente quando se diz que o anel não tem influência nenhuma sobre ele.
Sinceramente, acho que Tom era um Vala que ficou perdido pela TM durante a primeira era, antes dos Eldar e dos Edáin.


Fadado as suposições, Tom é da "raça" dos enigmas, mas na minha concepção nao poderia ser um Vala, já que seu nome não é citado entre aqueles que desceram a Eä. Mas a ideia de ele poder ser um Maia, pra mim é totalmente aceitavel e uma das minhas principais suposições a respeito de Tom.


Confesso que ao ler o "SdA" pela primeira vez, não dei muita atenção a Tom Bombadil, apenas ao fato de ele não ter sido incluido no filme, mas depois de re-ler o "SdA" entre outros livros, Tom Bombadil cresceu muito em meu conceito pela sua natureza inexplicavel.
 
como dito por Fruta d'ouro no livro I pág.128:
-...ele é o senhor da floresta, das águas e das colinas...
Tom é um elemento neutro que não é afetado pelo Um, mas que precisa que o Bem vença, pois não sobreviveria no mundo de Sauron!!!!!!

se eu estiver errado, me corrijam e perdoem, por favor!!!!
 
Gosto muito de três teorias:
A que _ sauron _ criou;

E de que Tom seja um Maiar, não concordo que ele fosse um Valar pois acho que então ele deveria ser citado entre os que desceram de Eä, e para ser imune ao anel deve ter um poder muito grande;

Também penso que Tom Bombadil possa ser uma criação de todos os Valar para que ele tomasse "conta" de algumas terras para que o mundo inteiro tivesse um "guarda" ali vigiando enquanto os Primogênitos e os Homens não chegassem
 
Existem certas peças nas obras que os autores fazem questão que sejam ambíguas para justamente alimentar mais a mente do leitor e deixar que a concepção fique a cargo dele. Então não adianta criar uma sentença definitiva sobre quem foi Tom Bombadil.

Eu pessoalmente vejo ele simplesmente como um ser na Terra-Média à margem da luta entre Bem e o Mal. Com essa questão superada O Um não tem efeito nenhum sobre ele, pois ele já é Senhor de Si, um carácter concreto onde não há espaço para os medos do Um se infiltrarem e lhe corromper.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo