• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem realmente foram os Nazgûl?

Eu colocaria assim: a "forma" mudou, a "essência" não. E o que importa não é a forma, é a "essência". Se um espírito de homem fosse colocado, sei lá, numa mosca, o destino dele seria igual ao dos outros homens.


Concordo. Afinal de contas, fëa não muda, mas a "casca" pode sim mudar. Se bons ou maus, o destino dos homens repousava unicamente nas mãos de Eru, portanto seguindo seus desígnios.

Trecho d'O Silamrillion, p/ 36, " Do Início dos Tempos":

" Ilúvatar sabia, porém, que os homens, colocados em meio ao torvelinho dos poderes do mundo, com frequência do caminho, e não usariam seus dons em harmonia e disse:- Esses também, no seu tempo, descobrirão que tudo o que fazem, resulta no final, em glória para minha obra."

E, afinal, somente Ilúvatar tinha conhecimento acerca do destino dos homens. :think:
 
Isso se inclui aos magos? Magos também são "homens" que desenvolveram o poder da magia? Eles também vão para Mordor após a mote? Se não, para onde vão?
 

Acho que não há algum registro dizendo pra onde eles vão...
Acredito que seja para os Palácios de Mandos, assim como eu acredito que aconteça com os orcs e derivados.
Há sim. Eles ficam em Mandos um tempo curto, depois partem para um destino desconhecido, que só Eru, Mandos e Manwë sabem. Vide o caso de Beren, que foi para Mandos, ficou lá por um tempo curto (por mais que ele quisesse esperar Lúthien, não podia ficar mais), e depois, quando se encontrou com Lúthien, já estava pronto para partir para um destino desconhecido.
 
Última edição:
Há sim. Eles ficam em Mandos um tempo curto, depois partem para um destino desconhecido, que só Eru, Mandos e Manwë sabem. Vide o caso de Beren, que foi para Mandos, ficou lá por um tempo curto (por mais que ele quisesse esperar Lúthien, não podia ficar mais), e depois, quando se encontrou com Lúthien, já estava pronto para partir para um destino desconhecido.

Creio que citei o post errado.
Erro meu.

Me referia aos Nazgûl, mas creio que deu a entender que eu falava dos homens...
Agora gostaria de saber se há registro sobre o destino dos Nazgûl...

Desculpe-me pelas inconveniências.

[]'s
 

Creio que citei o post errado.
Erro meu.

Me referia aos Nazgûl, mas creio que deu a entender que eu falava dos homens...
Agora gostaria de saber se há registro sobre o destino dos Nazgûl...

Desculpe-me pelas inconveniências.
Incoveniência nenhuma, Bishop!

Vendo com mais calma o seu post, percebo que ele poderia se referir aos Nazgûl também...

Agora, respondendo so seu questionamente, não há nenhum registro explícito, até onde eu saiba, do destino dos Nazgûl. Mas creio que, como sendo homens "normais", vão para Mandos e depois partem dos Círculos do Mundo para um destino desconhecido.

Afinal, os homens não podem ser retidos indefinidamente em Arda. A sua saída pode ser retardada, nunca impedida pra sempre. Como não havia mais Anel para "segurar" os Nazgûl, acredito que partiram normalmente.
 
Última edição:
Incoveniência nenhuma, Bishop!

Vendo com mais calma o seu post, percebo que ele poderia se referir aos Nazgûl também...

Agora, respondendo so seu questionamente, não há nenhum registro explícito, até onde eu saiba, do destino dos Nazgûl. Mas creio que, como sendo homens "normais", vão para Mandos e depois partem dos Círculos do Mundo para um destino desconhecido.

Afinal, os homens não podem ser retidos indefinidamente em Arda. A sua saída pode ser retardada, nunca impedida pra sempre. Como não havia mais Anel para "segurar" os Nazgûl, acredito que partiram normalmente.

É... Como eles não deixam de ser homens em sua totalidade o destino dos Nazgûl deve ser o mesmo.

Grato por todas as respostas.

[]'s
 
Humm essa questão em si já foi meio que esclarecida em outro tópico '' Nazgûl Heróis ou vilões?''

Os Nazgûl foram nove reis de origem desconhecida(alguns especulam que alguns sejam numenorianos, outros dos reinos do leste e de umbar) cairam em desgraça quando Sauron os entregou os nove aneis de poder e com o tempo se transformaram em mortos vivos,espectros ou mais conhecidos os Rigwraith ou Nazgûl.

beleza até aqui todo mundo sabe, mas o que fizeram durante suas vidas malditas e para onde irá a alma corrompida deles? difícil saber e ao mesmo tempo especulativo!

durante suas vidas como reis os Nazgûl tinham poder e riquezas absurdas mas finitas, território finito,poder finito,Ouro e dinheiro finitos e principalmente VIDA finita. Mas em algum momento Sauron chegou com um presente que podia magicamente tirar-los do plano terrestre dando tanto poder quanto a vida eterna, Inicialmente eles devem ter desconfiados mas aceitaram por invejarem os elfos e os Anões. Com o tempo eles perderam a razão,os sentidos básicos de um ser humano tornado-se dependentes do poder que o anel provia(um estado piorado daquele em que Theoden aparece). após muitos anos sobre a influencia dos aneis um a um caiu na mão de Sauron,esquecendo os próprios nomes e deixando de ser reis e virando servidores do mal. Numenor caiu, os reis restantes foram para a Terra-media, após a batalha em que Sauron cai, os Nove somem durante quase 1500 anos. e pelo que se falam eles estavam aguardando as ordens de seu mestre e sim eles receberam elas e o rei-bruxo iniciou o cerco no norte em Angmar e derrubou os ultimos numenorianos.

após o fim dos reinos do norte,os Nazgûl tomaram Minas Morgul e o Portão negro para que as forças de Mordor pudessem retomar a construção da torre de Baradur,enquanto todos focavam na floresta negra e no necromante que la Havia. quando Sauron havia retomado seu antigo poder armamentista ele inicio um ataque massivo a Minas tirith a cidade dos Reis. onde O witch-king fora morto por uma Humana. e algum tempo depois Sauron derrotado e o um Destruído, desnorteados pela perda do pensamento de Sauron em suas cabeças os 8 restantes pereceram perante a montanha da perdição.

ai foi um resumo da vida dos Nove desde sua queda a morte. mas o que acontece após a morte de um espectro?

o mesmo que acontece com qualquer humano.Sauron conseguiu corromper o corpo,a alma,a ponto de se tornarem mortalmente irreconhecíveis. mas como um dia humanos,como nasceram humanos,tem que seguir o que fora designado para as almas humanas,sendo Nazgûl ou não. o poder dos Aneis eram providos de um Maia e nem um Valar podia modificar as almas dos filhos de Eru, Um anel de poder não seria capaz de superar isso, apenas Eru e somente ele Faria isso. então os Nazgûl seguiram o caminho que qualquer humano Mal iria ter.


isso é apenas o meu modo de pensar sobre a vida e morte dos Nazgûl,liguei fatos dos livros,e outras fontes do mundo de Arda para escrever tal resposta a pergunta sugerida, se algo estiver errado ou incoerente com a obra me digam que irei re considerar a minha resposta. obrigado e espero que gostem o que foi dito a cima =]
 
Três foram númenoreanos negros, pelo menos um era do leste (Khamûl) e os outros cinco poderiam ser do leste, Harad ou até mesmo um ou outro rei gwathuirim (que era um povo aparentado com os mortos do Templo da Colina).

Impossível saber quem foram todos os nazgûl.

De qualquer forma, eles eram humanos e estavam fadados a irem até Mandos e depois pra "só Eru sabe onde".

Até a destruição do Um, mesmo se eles morressem, como aconteceu com o Rei-Bruxo, eles iriam para Mordor, já que suas almas estavam ligadas ao Um. Mas quando este foi destruído, o poder que os mantinha em Arda também foi destruído, então eles fizeram a passagem por Mandos e depois pra "só Eru sabe onde".
 
Acabei de pensar numa coisa: sabemos que a escravidão dos Nazgûl foi feita através dos Nove, e Sauron só pôde controlá-los por causa do Um, que controla todos os Anéis menores. Já que eles estavam ligados primariamente aos Nove, e não ao Um, será que se um dos Nove fosse destruído o Nazgûl "correspondente" também seria?

Eu acho que sim. Afinal, o que escraviza mesmo um Nazgûl é o seu Anel "original", tanto que Sauron podia controlar os Nazgûl sem o Um, estando apenas com os Nove. Os Nazgûl só foram destruídos no fim da Guerra do Anel porque com a destruição do Um os Nove perdiam seus poderes de escravizar "por tabela".
 
Acabei de pensar numa coisa: sabemos que a escravidão dos Nazgûl foi feita através dos Nove, e Sauron só pôde controlá-los por causa do Um, que controla todos os Anéis menores. Já que eles estavam ligados primariamente aos Nove, e não ao Um, será que se um dos Nove fosse destruído o Nazgûl "correspondente" também seria?

Eu acho que sim. Afinal, o que escraviza mesmo um Nazgûl é o seu Anel "original", tanto que Sauron podia controlar os Nazgûl sem o Um, estando apenas com os Nove. Os Nazgûl só foram destruídos no fim da Guerra do Anel porque com a destruição do Um os Nove perdiam seus poderes de escravizar "por tabela".

Tu está certo.

Caso alguém conseguisse destruir o Anel (sem malícia) de algum dos nazgûl, tecnicamente ele seria libertado e sua alma poderia fazer a passagem por Mandos, etc. sem precisar passar uma temporada em Mordor até o Um ser destruído, já que, como tu mesmo observou, eles eram escravizados pelos seus Anéis, que por sua vez eram escravos do Um.
 
Achei um artigo interessante sobre esse tema: IDENTITY AND ORIGINS OF THE NAZGÛL

Resumindo alguns pontos do artigo, sabemos basicamente três informações sobre os nazgûls:

1) Três eram numenorianos:

E o que se diz é que, entre aqueles que ele apanhou na armadilha dos Nove Anéis, três eram grandes senhores de raça númenoriana.

Fonte: A Queda de Númenor, O Silmarillion

2) O líder era o Rei Bruxo de Angmar.

3) O segundo em comando, Khamûl, era um easterling:

Naquela época, o Líder dos Espectros do Anel habitava em Minas Morgul com seis companheiros enquanto seu segundo, Khamûl, a Sombra do Leste, habitava em Dol Guldur como lugar-tenente de Sauron, com mais um como seu mensageiro.

Fonte: CAPÍTULO IV - A caçada ao Anel [(i) Da viagem dos Cavaleiros Negros, de acordo com o relato que Gandalf fez a Frodo], Contos Inacabados.

Também sabemos que:

1) Em 1627 da Segunda Era, Sauron ataca Eregion e recupera alguns dos anéis (menos os 3 grandes anéis élficos).

2) A parti de 1800 da Segunda Era os numenorianos começaram a estabelecer domínios nas costas da Terra-Média.

3) Os nazgûls surgiram em 2251 da Segunda Era.

4) Sauron efetivamente só esteve em Númenor a partir de 3255 da Segunda Era, quando se entregou à autoridade do rei Ar-Pharazôn.

Aparentemente:

1) Embora três espectros sejam numenorianos, nenhum deles estava em Númenor quando recebeu o anel do poder de Sauron. Ou seja, estavam em algumas das cidades-colônia na Terra-Média.

2) Os habitantes de Rhûn são chamados de easterlings, então Khamûl possivelmente vem de lá.

3) Ao sul de Rhûn temos Khand, outra possível origem dos espectros.

khand-map.gif


4) Umbar, uma cidade costeira colônia de Númenor, permaneceu sob domínio dos numenorianos pela maior parte da Segunda Era. Nada impediria, no entanto, que Sauron tivesse escolhido alguém da cidade para receber um dos anéis do poder. Afinal, não foram apenas reis que viraram espectros.

siegeofumbar.gif


5) Na realidade, faz sentido que a maior parte dos nazgûl venham da região de Harad por três motivos:

5.1) O domínio costeiro dos numenorianos era muito forte nessa região, dificultando a ação de Sauron.
5.2) Os numenorianos cobravam tributos das tribos de Harad, gerando inimizades na região.
5.3) O período de maior influência dos numenorianos coincide com o período do surgimento dos nazgûl (durante o reino de Tar-Ciryatan, de 1869 até 2029 da Segunda Era).

Ou seja, seria interessante para Sauron aumentar o poder dos inimigos dos numenorianos em Harad, dando para eles os anéis do poder.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo