• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Quem vai enriquecer a FIFA?

De ser feriado?
Também ouvi sobre isso mas também ouvi q os comerciantes estavam reclamando q teriam prejuízo.

Mesmo sendo feriado, creio que os lojistas podem abrir. Logicamente será feito um horário diferente do dia normal.
 
De ser feriado?
Também ouvi sobre isso mas também ouvi q os comerciantes estavam reclamando q teriam prejuízo.

Como microempresário autônomo estou do lado deles. É péssimo ainda mais numa cidade enorme em que o que acontece lá em Itaquera não impacta em nada no trânsito de vários outros bairros distantes (ex: Butantã) que tem seu comércio e ficar parado prejudica o faturamento do mês.

Uma coisa é quando o feriado é oficial e o comerciante se organiza bem antes e outra é baixar decreto de última hora porque atrapalha todo o planejamento de quem tem que pagar seus funcionários e suas contas.
 
Última edição:
Como microempresário autônomo estou do lado deles. É péssimo ainda mais numa cidade enorme em que o que acontece lá em Itaquera não impacta em nada no trânsito de vários outros bairros distantes.
"Não impacta" ? Os ingressos estão esgotados e vc acha q os turistas todos q vão assistir Uruguai e Inglaterra, por exemplo, estarão hospedados onde? Em Itaquera ou no Tatuapé?
Depois, vc está caindo em contradicao pelos posts do tópico de defasagem da telefonia celular, afinal , segundo sua opinião, se não impacta no trânsito paulistano, reconhecidamente caótico, não deve impactar muito na transmissão via celular.
 
"Não impacta" ? Os ingressos estão esgotados e vc acha q os turistas todos q vão assistir Uruguai e Inglaterra, por exemplo, estarão hospedados onde? Em Itaquera ou no Tatuapé?
Depois, vc está caindo em contradicao pelos posts do tópico de defasagem da telefonia celular, afinal , segundo sua opinião, se não impacta no trânsito paulistano, reconhecidamente caótico, não deve impactar muito na transmissão via celular.

Mencionei bairros distantes genericamente, ok! Explico melhor

Mas não me referi ao trânsito em relação a quem está hospedado em lugares distantes e sim a questão do comércio que era o que você estava discutindo. Quem tem um comércio em Pirituba, na Freguesia do Ó, Americanópolis, Vila Brasilândia, em Perus e tantos outros que são bairros distantes que poderia citar de monte e que tem um fluxo de trânsito próprio que nada tem haver com quem vai ver a copa, o fluxo de trânsito de quem vai pra Itaquera não vai afetar em nada nesses lugares entendeu? E cada dia parado é prejuizo conforme expliquei no post anterior.

Agora contradizer com fluxo de telefonia? Isso é coisa completamente diferente. Aí cidade inteira é afetada inteira.
 
Mencionei bairros distantes genericamente, ok! Explico melhor

Mas não me referi ao trânsito em relação a quem está hospedado em lugares distantes e sim a questão do comércio que era o que você estava discutindo. Quem tem um comércio em Pirituba, na Freguesia do Ó, Americanópolis, Vila Brasilândia, em Perus e tantos outros que são bairros distantes que poderia citar de monte e que tem um fluxo de trânsito próprio que nada tem haver com quem vai ver a copa, o fluxo de trânsito de quem vai pra Itaquera não vai afetar em nada nesses lugares entendeu? E cada dia parado é prejuizo conforme expliquei no post anterior.

Agora contradizer com fluxo de telefonia? Isso é coisa completamente diferente. Aí cidade inteira é afetada inteira.
Mas nem tem como comparar o setor de serviços e comércio de um ou mesmo uns bairros como os q vc citou e o centro da cidade, até porq a maioria dos funcionários (q trabalha no centro) vem da periferia. =/
 
Mas nem tem como comparar o setor de serviços e comércio de um ou mesmo uns bairros como os q vc citou e o centro da cidade, até porq a maioria dos funcionários (q trabalha no centro) vem da periferia. =/

O centro e bairros com concentração hoteleira sim

Mas a minha preocupação quando postei é justamente com o comércio interno desses bairros distantes (supermercado, padaria, cabelereiro, dentista, veterinário, etc) que todos eles tem e quem trabalha por ali, a grande maioria é das proximidades do próprio bairro e assim tá longe e fora desse contexto do fluxo da copa.

É o caso da minha irmã que é veterinária e começou esse agora esse ano por conta própria alugando uma sala numa rua comercial do Jd Bonfiglioli e mora por ali mesmo. Ela já decidiu que não vai deixar de atender ninguém por causa de feriado forçado na marra.
 
O centro e bairros com concentração hoteleira sim

Mas a minha preocupação quando postei é justamente com o comércio interno desses bairros distantes (supermercado, padaria, cabelereiro, dentista, veterinário, etc) que todos eles tem e quem trabalha por ali, a grande maioria é das proximidades do próprio bairro e assim tá longe e fora desse contexto do fluxo da copa.

É o caso da minha irmã que é veterinária e começou esse agora esse ano por conta própria alugando uma sala numa rua comercial do Jd Bonfiglioli e mora por ali mesmo. Ela já decidiu que não vai deixar de atender ninguém por causa de feriado forçado na marra.
A maioria desses comércios de bairro não tem funcionarios registrados, de maneira q ter feriado ou não pra eles dá no mesmo.
Caso da padaria do meu bairro q não fecha nem no Natal nem no dia de ano novo.
Não existe "feriado na marra" pra esse tipo de comércio.
 
A maioria desses comércios de bairro não tem funcionarios registrados, de maneira q ter feriado ou não pra eles dá no mesmo.
Caso da padaria do meu bairro q não fecha nem no Natal nem no dia de ano novo.
Não existe "feriado na marra" pra esse tipo de comércio.

Mas se houver vários feriados forçados no período da copa será ma dor de cabeça pro dono do estabelecimento que tem funcionários sejam eles registrados ou não. Ou abre e paga-se mais se puder, ou então se vê obrigado a fechar mesmo sendo uma padaria. De qualquer maneira é prejuízo e só quem vive estando nessa posição sabe o que isso representa.
 
Eu, como consultor de TI, faturo notas por hora trabalhada. Há uns tempos cada feriado era uma alegria e uma tristeza ao mesmo tempo.
Minha atual alocação é um contrato de valor fixo, então estou mais tranquilo, mas tem muito consultor por ai que com certeza vai odiar qualquer feriado novo.
 
Bom acho que agora não fica mais nenhuma dúvida...

Haddad quer feriado nos seis dias de jogos em SP

Diz que é no Estado todo, diz... :lol:
Isso que vocês estão contando os jogos em São Paulo, independente de seleções. Se for considerar os jogos da Seleção (considerando ainda que o Brasil fique em primeiro no seu grupo e vá até a final), vão ser outros 5 dias úteis (ou ao menos parte deles) a menos: 12 (quinta), 17 (terça) e 23 (segunda) de junho, 4 (sexta) e 8 (terça) de julho. Lembrando, ainda, que 9 de julho é feriado estadual em SP.

Bem, ainda não é certeza, mas tudo indica q será assim . =/
E acho q serão três feriados, dia 19 , se não me engano, é corpus cristi, não?

Sim, isso mesmo, 19/06 é Corpus Christi.
 
Última edição:
É.... o título da matéria comeu bola mesmo, pois Corpus Christi e 9 de Julho já são feriado mesmo.
De qualquer maneira, em passando pela câmara muita gente que depende do seu negócio pra viver já tá fazendo as contas pra conseguir fechar o mês, pois Junho e Julho em dias úteis ficarão tão curtos ou até mais que Fevereiro. Na hora de precisar urgente de ir a um banco ou correio vai ser um merda.
E quem estiver vibrando com os feriados, depois não reclame se o seu patrão demorar uma eternidade pra te dar um aumento dando apenas a correção da inflação. A culpa não é dele.
 
É.... o título da matéria comeu bola mesmo, pois Corpus Christi e 9 de Julho já são feriado mesmo.
De qualquer maneira, em passando pela câmara muita gente que depende do seu negócio pra viver já tá fazendo as contas pra conseguir fechar o mês, pois Junho e Julho em dias úteis ficarão tão curtos ou até mais que Fevereiro. Na hora de precisar urgente de ir a um banco ou correio vai ser um merda.
E quem estiver vibrando com os feriados, depois não reclame se o seu patrão demorar uma eternidade pra te dar um aumento dando apenas a correção da inflação. A culpa não é dele.

Você não está sendo muito dramático, @Furia de la ciudad ?

Deixa eu explicar o porquê de eu achar isso (que você está exagerando) e por tabela justificar o FAIL que te dei no post anterior.

Acho mesmo (de verdade!) um absurdo uma cidade como SP (falo da capital, porque é a que conheço) parar por causa de um jogo do Brasil.
Duplamente absurdo é a cidade parar por causa de um jogo de copa do mundo que nem é com a seleção brasileira.
Acho que se contarmos que isso vai acontecer aqui, nesta cidade, pra algum estrangeiro, ele não vai acreditar nisso, tamanho o despautério que é. =/

Por outro lado, em dias normais, uma pessoa que mora na periferia gasta no mínimo 1 hora para chegar ao local de trabalho.
Isso se for morador de uma periferia "não muito periférica" como é meu caso que moro no bairro da Água Rasa, mas já morei mais longe pra saber que chegar em casa em uma hora, saindo do centro, é um luxo nesta cidade.
O paulistano, portanto, pode escolher entre ser escravo do trânsito (se tiver um carro) ou do transporte público; detalhes sórdidos, pra quem se interessar, podem ser vistos neste artigo do Observatório das Metrópoles.

E, no entanto, é público e notório que nossa amada cidade (de novo, SP, Capital) não fez nenhuma, repito: NENHUMA melhoria no que se refere à infraestrutura pra receber um jogo de Copa do Mundo.
Nem nos transportes, nem no sistema de transmissão para celulares (e aí entra aquela comparação que fiz sobre você postar coisas no tópico de defasagem das transmissões de celular) nem na rede hoteleira, nem na segurança.
Ops, isso não, parece que tem um lance aí de "polícia especial" pra... TCHARAMMM: Conter as possíveis manifestações contra a copadumundu. :gotinha:

Diante disso, Furia, você acha justo que a maioria dos trabalhadores se ferre mais ainda no transporte público em época de copa?
Sem mencionar (e já mencionando) todas as falcatruas na construção de estádios e outras tranqueiras que nos enfiaram goela abaixo?

Se não quisessem que a cidade parasse por causa de um jogo, que a preparasse pra um evento desse naipe, não é?

Mas de verdade (e por isso achar que você está se preocupando à toa) o que eu acho que vai acontecer é o seguinte:

Comércio e serviços pequenos de bairros de periferia, como os que você mencionou em outro post, não estarão "nem aí" pra esse "feriado", tal qual sua irmã na clínica dela.
Duvido muito que um escritório de contabilidade de Pirituba, uma imobiliária do Campo Limpo ou um mercadinho lá da Vila Cachoerinha vá fechar ou pagar horas extras pra os funcionários porque Coréia e Bélgica vão jogar lá em Itaquera.
Não faz sentido, embora fosse o correto pois o feriado é municipal.

Comércio e serviços do Centro e dos bairros próximos ao estádio ou que contenham hotéis pra turistada:
Os pequenos vão funcionar com todos os funcionários (pagando extra ou ameaçando demissão se não vier) e faturar como sempre, e em alguns casos (restaurantes, bares, hotéis etc) vão faturar mais;
As grandes empresas pagarão extra para os funcionários ou fecharão as portas, ou então será feito um meio-a-meio (provável caso do meu trabalho, em um Banco) utilizando o chamado "regime de contingência": numa turma de dez funcionários comparecem apenas três para "fazer o básico" e no dia seguinte, os que não vieram, se esfolam pra fazer o trabalho de dois dias em um.
Sei disso porque é assim que acontece nos feriados municipais de SP (25/01 e 09/07).

E tudo continua como dantes: voltaremos a assar no trânsito, a ser encoxados nos trens, a ficar parados feito postes nos pontos de ônibus, a amaldiçoar as empresas de telefonia celular, a agradecer ao papai do céu por não ter pego Leptospirose na última enchente...
Mas sei lá, né?

De repente a gente ganha a copa! Eêêêê... :dente:

ekissa.jpg
 
Acho que já faz mais de mês que o Paes decretou feriado nos dias de jogos no Rio.
Vai ser feriado parcial (depois do almoço) nos dias de jogos à noite e feriado normal (dia inteiro) no dia que tiver jogo à tarde (04/07, guardei esse pq é aniversário do meu pai =P).
E este mês publicaram no DOU que o expediente em dia de jogo do Brasil acaba 12:30 pros funcionários públicos.
 
Você não está sendo muito dramático, @Furia de la ciudad ?

É que você vem pouco nesta área do Fórum. :dente:

Acho que já faz mais de mês que o Paes decretou feriado nos dias de jogos no Rio.
Vai ser feriado parcial (depois do almoço) nos dias de jogos à noite e feriado normal (dia inteiro) no dia que tiver jogo à tarde (04/07, guardei esse pq é aniversário do meu pai =P).
E este mês publicaram no DOU que o expediente em dia de jogo do Brasil acaba 12:30 pros funcionários públicos.

No IBGE vai ser assim então? É que estou na iminência de retornar à AG/Bauru (aguardando o resultado final), e na época da Copa de 2010 o expediente em dias de jogos do Brasil encerrava duas horas antes do jogo.
 
Você não está sendo muito dramático, @Furia de la ciudad ?
Acho mesmo (de verdade!) um absurdo uma cidade como SP (falo da capital, porque é a que conheço) parar por causa de um jogo do Brasil.

Diante disso, Furia, você acha justo que a maioria dos trabalhadores se ferre mais ainda no transporte público em época de copa?

Ver anexo 55306

Eu também concordo contigo e de pleno acordo quanto a parte de falta de infraestrutura, segurança, etc e quanto é injusto pra imensa maioria dos trabalhadores
Agora estar sendo dramático eu vou explicando por pates, pois repito: ser funcionário é uma coisa, mas ser patrão (que não é fácil!!) é outra e aí que vem a minha preocupação:


Comércio e serviços pequenos de bairros de periferia, como os que você mencionou em outro post, não estarão "nem aí" pra esse "feriado", tal qual sua irmã na clínica dela.
Duvido muito que um escritório de contabilidade de Pirituba, uma imobiliária do Campo Limpo ou um mercadinho lá da Vila Cachoerinha vá fechar ou pagar horas extras pra os funcionários porque Coréia e Bélgica vão jogar lá em Itaquera.
Não faz sentido, embora fosse o correto pois o feriado é municipal.
Ver anexo 55306

Pequenos serviços que a pessoa até consegue dar conta sozinha do serviço como uma pequena oficina mecânica, o jornaleiro ou um contador e cabeleireiro que trabalha só, se eles estiverem apertados precisando trabalhar pra manter suas contas, você pode ter certeza: eles não vão fechar.

O caso da minha irmã idem porque embora tenha começado agora e tem que pagar um aluguel caro, por enquanto ela não tem funcionário(a). Ela tinha intenção de na metade do mês Maio quando finalmente teria condições pra pagar alguém pra fazer a função de recepcionista, atender telefone e organizar a sua agenda, mas já sabendo desse detalhe já adiou pra fazer isso pra depois da Copa, pois se fizesse agora teria que pagar extra. Por enquanto a minha mãe aposentada que mora em S. Caetano e não tem condições físicas pra subir longas escadarias e se deslocar pra tão longe tá quebrando o galho de atender telefone e organizar a agenda dela a distância.

Detalhe interessante: ela tinha participado em Março de uma palestra do SEBRAE e até o palestrante já sabendo desse fato que iria se confirmar mais cedo ou mais tarde que seria oficializado feriado recomendou pra quem tá começando agora se fosse contratar alguém nos próximos meses, a não ser que seja urgente, se puder fazer isso pra depois da Copa melhor.

Mas tirando esse caso, eu enfatizei o comércio e serviço de bairros menores porque eu sou um grande consumidor desses serviços. Apesar de morar na região de Jundiaí, tem uma pequena oficina de usinagem em Perus, Zona Oeste da cidade e bem longe do centro onde há mais de 10 anos terceirizo a usinagem de algumas peças pra minha empresa numa pequena oficina em que o próprio dono trabalha numa retífica e tem um funcionário trabalhando num torno na outra. A realidade não é diferente, o cara precisa ter um mínimo produção pra manter as contas e se for feriado ele já tinha no final do ano passado até desabafado pra mim que o seu único funcionário só vai querer pensar em fugir pra praia.

Quanto aquele detalhe de que você mencionou que em periferia tem muito emprego sem carteira, mesmo nessa situação a vida do patrão não é moleza porque sempre tem algum empregado que não fica satisfeito e mesmo tendo recebido aquilo que o seu patrão pôde pagar, apela pra justiça do trabalho e resolve bota-lo no pau e não duvido que nesse ano vai ter processos feitos em função desses novos feriados.

Agora restaurante, padaria que serve refeição aí sim é o caso que o feriado da Copa até consegue jogar a seu favor mesmo estando mais longe. Se eu fosse dono de um estabelecimento desse não hesitaria em alugar um bom telão, fazer um cardápio diferenciado, deixar o ambiente mais acolhedor pra quem vai porque mesmo pagando extra, se fizer a coisa bem feita dá pra recuperar e ter algum lucro.

E quanto ao centro e outros bairros com turistas, concordo contigo. É claro que aí tudo fica mais a favor e quem puder se moldar em função deles, esse detalhe de extras e compensações nem chega a impactar tanto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo