• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Racismo nos esportes

A questão não é o clube/empresa punir ou não.
Se o fato é crime, tem que ser punido PRIMEIRAMENTE pelo Estado.
Se o clube/empresa quiser punir dentro de seu poder disciplinar, vai do critério de cada um. E uma punição não exclui a outra.
 
Mas explica isso pros europeus...

Pros Europeus não, e sim pros políticos do parlamento. Aposto que qualquer jurista da Alemanha/Italia/Espanha da risada para essas punições objetivas.
 
lembrando uma coisa: Estão começando a dar várias notinhas dizendo claramente ou indiretamente que a torcida do Grêmio é racista por chamar os colorados de "macaco", algo que acontece a tempos assim como os corintianos são chamados de gambá ou os são-paulinos de bambi, mas que essa maldita imprensa começa a encher o saco apenas para levar imagem de boa moça.
 
? disse:
o Di Canio nunca iria ser punido pelo próprio clube, já que ele tem a mesma postura política do clube e da maioria da torcida

Ai sim, as coisas estão claras. Se o clube opoia claramente este tipo de atitude e todos sabem disso fica fácil para a FIFA tomar suas providências. Esse tema esta preocupando cada dia mais a entidade suprema do futebol, esporte admirado e praticado por indivíduos de todas as raças, etinias, religiões, etc (e isso o coloca em destaque dentro todos os outros) seria terrível para a sua imagem o surgimento de "feudos raciais". Portanto, ela poderia impor penalidades sim a clubes que mantenham essa conduta/filosofia, uma vez que ela vai totalmente contra o esporte ao qual praticam, mesmo que as leis do país não sigam a mesma linha. Se o clube quiser então saia da FIFA e faça um campeonato nazista de titulares contra reservas de seu proprio elenco.

Metz: vc tem razão, esses casos de racismo no Brasil são uma piada, uma vez que a torcida de qualquer clube, mesmo os do sul, terão vários negros, mulatos, mestiços, etc. É pura provocação.
 
E a FIFA tá querendo implementar isso já para a Copa da Alemanha.....
Mas acredito q seria só para o caso de atitude dos jogadores ou pessoas da comissão técnica (seria um cumulo ela punir uma seleção porcausa de uma torcida q ninguem nem sequer saberia dizer de q país vieram).....


E a CBF (falou em comodismo de politicos? falou de Brasil) tb já ker adotar isso aqui pro Brasil.....
Clubes cujos jogadores, torcedores ou dirigentes ajam de forma racista perderão 3 pontos na primeira vez, 6 pontos na segunda e serão eliminados da competição numa 3ª vez.....
 
Palhaçada, vou colocar a camisa do time rival e fazer ele perder um punhado de pontos, já era ridicula a punição ao clube toda vez que alguem jogue algo no campo. Eles com os seus super estádios modernos que monitorem os torcedores.
 
Metz eu seiq ue não é o seu caso, ams o pior de tudo é saber que rrealemnte tem gente que faria esse tipo de coisa!!

Eu acho que no caso do racismo, deve ser em caso notório (como o jogador fazendo gesto nazista, ou imitando macaco); de resto prender o caboclo que tá agindo dessa forma e porender o torcedor apenas.

Agfora eu discordo dess epapo que em jogo pode xingar de tudo. Jogo futebol de varzea, e mençoes (nada respeitos ou honrosas) a mãe, sexualidade do cara e coisas "gentis" assim são aceitas (pode-se dizer) em geral. Agora quando vc fala algo referente a religião e raça, vc entra num campo emq ue houveram MUITA perseguição e uma história longa de abusos e violencia.

"Ah mas chamar o cara de viado tam,bém seria um caso desse!", alguns deve estar pensando, mas a diferença é que o homossexualismo é algo amis pessoal, não envolve pessoas que vc gosta; e (por estranho que seja) xingar a mãe do cara também!

Quem, joga futebol sabe que xingar e irritar o adversário é normal, ams instigar alguns animais a atos que podem levar a violência não pode ser aceitável!
 
a diferença é só q o preconceito racial é ilegal enqto q o preconceito contra homossexuais ainda não se trata com rigor.....

Mas tem um passado tão sofrido qto o negro.....Talvez naum no Brasil, mas a Igreja vem fazendo uma idéia de "sujeira", "podridão" e "pecado" há séculos contra os homossexuais.....E, pior, ainda faz.....


Mas isso já é uma kestão mto mais abrangente do q o Esportes.....
Fugiria um poco do tópico.....
 
Homossexualidade é opção, a raça a qual voce pertence, não. Isso resume o motivo pelo qual sensuras em relação à segunda opção ofendem bem mais.
 
KADU disse:
Homossexualidade é opção, a raça a qual voce pertence, não. Isso resume o motivo pelo qual sensuras em relação à segunda opção ofendem bem mais.


Raça quem tem é cachorro.
 
raça
s. f. 1. Conjunto dos ascendentes e descendentes de uma mesma família ou de um mesmo povo. 2. Estirpe, geração, origem. 3. O tronco comum, onde têm origem as várias classes de animais. 4. Boa raça: Cavalo de r. 5. Categoria, classe. 6. Greta no casco das bestas. (Dic. Michaellis)

E graças a Deus o ser humano tem a capacidade de discernirmento, creio que dos significados da palavra "raça" acima, todos aqui tenham capacidade de saber a qual eu me referia.
 
Mas eu concordo com o ombudsman, o conceito de raça não é aplicado em humanos. A gente tem etnias diferentes, não raças. Vamos usar o nome certo né?

E eu sou contra punições com perda de pontos, é injusto com o clube e pode haver erros de julgamentos etc. O máximo que pode é perda de mando de campo e punições financeiras, NUNCA a perda de pontos. Ganha-se e perde-se os jogos nos campos!
 
Ecthelion disse:
Mas eu concordo com o ombudsman, o conceito de raça não é aplicado em humanos.?

Não? Vejo muitos dizeres por ai como "raça negra", que alias são usados pelos próprios negros, com caráter de orgulho. Além disso temos a palavra racismo, que deriva diretamente de raça:

racismo
s. m. 1. Teoria que afirma a superioridade de certas raças humanas sobre as demais. 2. Ação ou qualidade de indivíduo racista.(Dic. Michaellis)

Ecthelion disse:
A gente tem etnias diferentes, não raças. Vamos usar o nome certo né?

Etnia se refere a uma mistura de raças caracterizadas por uma mesma cultura. O português admite ambos os termos. Ok, o sentido de Etnia passou a substituir raça justamente porque essa última, também é aplicada em um de seus sentidos a animais, e para muitos soa estranho. Eu acho besteira. E acho estranho voce vir me dizer os termos que devo usar, uma vez que não estou ofendendo ninguém uso o português como quiser.
 
Não? Vejo muitos dizeres por ai como "raça negra", que alias são usados pelos próprios negros, com caráter de orgulho. Além disso temos a palavra racismo, que deriva diretamente de raça:

racismo
s. m. 1. Teoria que afirma a superioridade de certas raças humanas sobre as demais. 2. Ação ou qualidade de indivíduo racista.(Dic. Michaellis)
Estão errados. Esse conceito é antigo. Foi provado geneticamente que os humanos não tem raças. A gente não é cachorro!

Etnia se refere a uma mistura de raças caracterizadas por uma mesma cultura. O português admite ambos os termos. Ok, o sentido de Etnia passou a substituir raça justamente porque essa última, também é aplicada em um de seus sentidos a animais, e para muitos soa estranho. Eu acho besteira. E acho estranho voce vir me dizer os termos que devo usar, uma vez que não estou ofendendo ninguém uso o português como quiser.
Entenda, eu não estou monitorando o que vc está dizendo. Eu nao estou agindo como o moderador do Esportes não, apenas como um usuário informando a outro usuário que esse conceito está errado. Cabe a vc usá-lo do modo correto ou não. Sem problemas ok?
 
Hehe, sem querer causar polêmica mas vc esta sendo muito simplista. Esta errado porque? Quem disse que é antigo? Me prove. Em nenhum momento o conceito de raça que mostrei falou em diferença genética, vc é que concluiu isso, nao sei porque. Assim como esta ligando a cachorro de forma insistente, esse é apenas um sentido da palavra e pode ser aplicado a vários outros animais como cavalos, etc. Eu estou te mostrando trechos do discionario da lingua portuguesa que provam que posso usar o termo "raça" neste sentido. Uma coisa é alguns não usarem a palavra com esse sentido, outra é esse uso realmente estar errado segundo as definições da língua.
 
KADU disse:
Homossexualidade é opção, a raça a qual voce pertence, não. Isso resume o motivo pelo qual sensuras em relação à segunda opção ofendem bem mais.
É bem relativo isso.....
Mesmo pq tem mta gente que acha que homossexualismo é genético tb.....
Além de que é dificil se medir com exatidão um nivel de ofensa.....Varia de pessoa pra pessoa.....



A questão raça/etnia eu vejo igual a questão preto/negro.....
É sempre melhor evitar as 2 primeiras (raça e preto) pq culturalmente virou um termo pejorativo (mesmo q no dicionário não tivesse problemas).....
Não é errado, mas é bom tentar naum usar.....
 
Raça em biologia

Os zoólogos geralmente consideram a raça um sinónimo da subespécie, caracterizada pela comprovada existência de linhagens distintas dentro das espécies, portanto, para a delimitação de subespécies ou raças a diferenciação genética é uma condição essencial, ainda que não suficiente. Na espécie Homo sapiens - a espécie humana - a variabilidade genética representa 93 a 95% da variabilidade total, nos sub-grupos continentais, o que caracteriza, definitivamente, a ausência de diferenciação genética. Portanto, inexistem raças humanas. No “Código Internacional de Nomenclatura Zoológica” (4ª edição, 2000) não existe nenhuma norma para considerar categorias sistemáticas abaixo da subespécie.

A definição de raça envolve diferenciação biológica de algum tipo entre seres humanos. As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética. O conceitos de raça não se confunde com o de sub-espécie e com o de variedade, aplicados a outros seres vivos que não o homem. Por seu caráter controverso (seu impacto na identidade social e política), o conceito de raça é questionado por alguns estudiosos como construto social; entre os biológos, é um conceito com certo descrédito por não se conformar a normas taxonômicas quaisquer.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raça

Entendeu?
Eu sei que vc usou raça no sentido de etnia, acontece que, como biólogo, o conceito de raça não existe!

Etnia é bem mais adequado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia
 
Aff, gente o português tem muito disso mesmo. Para os biólogos leva mais para o sentido dos animais, para os antropólogos "raça" é mais usado para definir identidades culturais, etc. Eu simplesmente tenho em minha cabeça mais esse segundo conceito, pra mim ele é mais adequado. Mas tudo bem, encerro minha participação nesse tópico por aqui, afinal já parcipei do assunto principal dele como gostaria.
 
KADU disse:
Aff, gente o português tem muito disso mesmo. Para os biólogos leva mais para o sentido dos animais, para os antropólogos "raça" é mais usado para definir identidades culturais, etc. Eu simplesmente tenho em minha cabeça mais esse segundo conceito, pra mim ele é mais adequado. Mas tudo bem, encerro minha participação nesse tópico por aqui, afinal já parcipei do assunto principal dele como gostaria.


Só que para os antropologos "raça" nao define identidade cultural. O consenso hoje é de que raça implica em diferenças geneticas que dao margem a preconceitos descabidos e atitudes como os skin heads.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo